x
Convex Datacenter
Página 1 de 7 1234567 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 82
  • #1
    Gleisson
    Visitante

    Motor Falcon 3.6 na rural




    Caros colegas boa tarde;

    Conforme vi nesta lista vários proprietários de Rural instalaram o Motor Ford Falcon 3.6 Argentino em suas viaturas, acredito que tenham ficado excelentes, pois tenho uma F1000 94 com este motor e é ótimo, e até por esta razão comprei um igualzinho para instalar na minha rural-67. Pois bem, agoram começam os problemas!!

    Aqui em BH onde moro são poucas as lojas que tem peças para este motor. Ele somente esteve no nosso mercado entre 1990 e 1994 e as peças não custam barato.

    Estou a quase 30 dias procurando a tabela de torque com a sequencia de aperto do cabeçote, e nem as autorizadas tem este dado(Informam que quando o motor vai pro saco o proprietário troca o motor a Gasolina por um a diesel), assim não é comum manutenção neste engine.

    É um absurdo ter que ficar procurando informações técnica nos sites portenhos(argentinos).

    Bom chega de reclamação, na minha Rural, a configuração final está assim:

    - Motor Falcon 3.6 Argentino
    - Caixa de 3m da C10 (é bem resistente)
    - Redução original da Rural (Com flange e adaptações para a cx da C10)
    - Freio dinateiro a disco (por enquanto sem servo freio)

    Estou a disposição para troca de ideias, não é a minha primeira adaptação, mas com certeza está sendo a mais trabalhosa(ter dados técnicos)

    A cerca de dois anos, instalamos na Rural de um amigo, um motor da Ranger( V6 americano), a caixa utilizada naquela ocasião também foi da C10(Mexemos no piloto e na furação do acoplamento). Tudo funciona muito bém. o difícil foi botar toda a eletrônica pra funcionar(O eletricista arrancou o couro.)

    Ah. Será que alguem ai tem a tabela de torque e a sequencia de aperto do cabeçote do motor falcon 3.6 argentino ???

    Grato.

  • #2
    Usuário Avatar de Cícero Franco
    Entrada
    09/06/2003
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    68
    Posts
    1,436
    Agradecimentos: 0
    É mosca branca. Talvez os argentinos te ajudem. Dá uma olhada no site:
    www.estancieraybaqueano.com.ar.

    []s
    Cícero Franco
    Floripa, SC
    Petiço: Jimny 4sport 2022

  • #3
    Usuário Avatar de marco cruz
    Entrada
    13/03/2003
    Idade
    51
    Posts
    357
    Agradecimentos: 0
    Gleisson,
    sem querer te desanimar, mas realmente é difícil obter informações sobre o 3,6l. Qdo estava para decidir se colocava ou não esse motor no CJ, tentei com a FORD, mas não obtive resposta positiva.
    De qualquer forma, segue umas informações passadas pelos amigos do forum:

    F-1000 motor 3.6 L - gasolina E-Max

    Número de cilindors ............................................. 6 em linha
    Diâmetro dos cilindros ......................................... 93,47 mm
    Curso dos êmbolos .............................................. 87,88 mm
    Cilindrada .................................................. .......... 3.620 cm³
    Taxa de comprensão ............................................ 7,4:1
    Carburador .................................................. ........ simples
    Potência máxima líquida ........................................ 79,4kW (108,0 cv) a 3.700 rpm
    (ABNT-NBR-5484)
    Torque máximo líquido .......................................... 252,2 Nm (25,7 mkgf) a 1.400 rpm
    (ABNT-NBR-5484)
    Ordem de ignição
    (cilindro nº 1 do lado direito do ventilador) ............. 1 - 5 - 3 - 6 - 2 - 4
    Avanço inicial do motor - apms
    (com o tubo de vácuo desconectado e fechado) ..... 10º apms a 600 rpm
    Marcha lenta .................................................. ....... 600 ╧ 25 sem ar condicionado
    750 ╧ 25 com ar condicionado
    Índice de CO na marcha lenta- máximo ................. 3 %

    Só te digo que no CJ ficou muito bom. É isso aí.

  • #4
    Gleisson
    Visitante

    Finalmente consegui...


    Caros colegas bom dia;

    Não é que apareceu a margarida!,

    O pessoal da DANA(Fabricante dos aneis de pistão Perfect Circle) de forma bastante gentil respondeu por intermédio de um dos consultores de seu portal a esta pergunta que párecia absurdamente sem resposta.

    Bom vamos lá, o torque de aperto do cabeçote da F1000 com motor Falcon 3.6L E-Max deverá ser aplicado em três etapas de:

    1ª - 60Nm
    2ª - 75Nm
    3ª - 90°

    Assim sendo posso acabar de montar o motor Falcon na minha Rural.

    Assim que estiver pronto envio as fotos da adaptação.

    Como documentei todo o processo, poderei postar o projeto com todas as medidas e peças utilizadas, a fim de facilitar a vida de que for fazer o mesmo.

    Inté a próxima!


  • #5
    Gleisson,

    Beleza ??? Vc já fechou o motor ???

    Fiquei interessado nessa configuração para o meu. Se vc puder posta umas foto da adptação.

    []

  • #6
    Gleisson
    Visitante

    Documentação


    Caros colegas;

    Só está faltando funcionar a bichona, é que a bateria foi pro saco com a inatividade, e faltou grana para uma novinha de 80 amperes...

    Lá pelo dia 10/06, eu compro outra, funciono a danada e digo se ficou bom, tomara que sim, pois já gastei uma grana enorme...

    Documentei todo o processo, tenho todas as medidas e desenhos das peças utilizadas para solda no chassis, corte e dobra do novo coxin da caixa da C10, nova furação da travessa(Caixa e Redução), adaptação da embreagem, etc...


    Estou organizando tudo, em breve disponibilizarei, como sessão especial no website de minha empresa(são muitas fotos e desenhos).

    Assim que estiver pronto avisarei aqui...

    Se alguem quiser maiores detalhes, pode encaminhar email para gleisson@ati.srv.br, que cadastrarei em meu mailling, e avisarei no ato da disponibilidade.

    Atenciosamente,

  • #7
    Usuário Avatar de jdutra
    Entrada
    02/05/2004
    Local
    Gramado/Caxias do Sul/RS
    Idade
    43
    Posts
    348
    Agradecimentos: 0
    Esse motor é muito mais forte que o original (interrogacao).....
    Sera que a caixa 3m original com primeira seca das 63 aguentam o tranco (interrogacao)....

    PS: estou sem acento de interrogacao ....

  • #8
    Usuário Avatar de marco cruz
    Entrada
    13/03/2003
    Idade
    51
    Posts
    357
    Agradecimentos: 0
    sim, agüentam desde que você não mude a relação.

  • #9
    Gleisson
    Visitante

    Sobre a resistência da cx. e transmissão willys c/mtr Falcon


    Prezados colegas, bom dia...
    Fazia tempo que eu não vinha por aqui...
    Passei por alguns problemas e fiquei fora do circuito 4x4 por mais de 1 ano.
    :P Agora estou de volta...
    Com relação a pergunta do colega sobre a resistencia do conjunto original de caixa e transmissão willys para utilizar com o mtr Falcon 3.6, posso dizer com autoridade que:
    NÂO AGUENTA...
    FUNCIONA provavelmente até a próxima subida forte...
    O torque do mtr falcon 3.6 é muito próximo do motor a diesel da F1000 94, o maxion s4t(diferente do s4t-plus que é maior), assim como a Rural é bem pesadinha, você fará como eu fiz.. vai enfiar o pé, porque o motor aguenta, e ai, vai ouvir como eu ouví... a caixa willys se desfazendo...
    Foi uma tristeza...
    Quase entrei em depressão(Epa, isto parece coisa de boiola, más não é não)...
    Depois de ter gasto uma fábula arrumando o carro, ao sair a caixa deu problema...
    Sem contar que seis meses antes na mesma situação foi o mtr willys que fumou no quinto dia de uso(quebrou o anel de segmento do segundo cilindro)
    Ai eu fiz o seguinte:
    Troquei a caixa willys por uma de C10 com três marchas, utilizando um kit comum em nossa região, que permite a perfeita adaptação da tcase dana60 na caixa da C10, que alias foi feita em regime de O&M pela Clark para a GM, para a Ford e para os Dodge...
    Quem compara as três caixas vê pequenas diferenças de relação, furação e acabamento, más na excência elas são a mesma coisa...

    Agora, falta apenas alguns ajustes no freio, que passei para disco na dianteira.

    O pior disto tudo é que agora, após quase tudo do jeito que eu queria, terei que vender a danada.

    11 anos de uso, prazeres e dores de cabeça(normal para um carro 67).

    Precisando de maiores detalhes, pode especificar as dúvidas que terei o maior prazer em ajudar, caso é claro eu saiba do que se trata...

    Grato;

    Gleisson

  • #10
    Usuário Avatar de jdutra
    Entrada
    02/05/2004
    Local
    Gramado/Caxias do Sul/RS
    Idade
    43
    Posts
    348
    Agradecimentos: 0
    Gleisson, a questão é que minha caixa é a 3m antigas com primeira seca...bem mais fortes que as mais novas...levou em consideração isso...a sua era essa tbem....
    Quanto mais ou menos se gasta com compra desse motor, mais caixa c10 e tcase adequada, mais mao de obra.....pra ter uma ideia....
    obs. nao pensei que esse motor fosse tão forte assim já que não chega a 110cv e o da rural original são 90cv....por isso pensei que fosse aguentar...

    Valeu!!

  • #11
    Gleisson
    Visitante

    Cambio original willys


    Ô colega; Bom dia!!

    Desculpe-me se pareci grosso ou mal educado... Não era esta a intensão!!!

    Quanto a minha caixa original willys era de três marchas com a primeira seca, porém não conheci outras, pois tive somente este jeep(Rural).

    Assim não tenho parametros de comparação...

    Tive outros willys, porém AeroWillys, e a caixa apesar de externamente parecida tem as relações diferentes, ai não dá para avaliar...

    Agora, de uma coisa eu tenho certeza... Vendo as duas caixas abertas, conclui-se que a de C10 é muiiiito mais resistente, tudo tem bitola maior e mais encorpato, a diferença é grotesca...

    Quanto a valores vamos lá:

    Motor Falcon 3.6 completo sem radiador: 1150,00
    Caixa C10 3m en bom estado.: 400,00
    Tcase em bom estado: 700,00
    Peças para adaptação: 400,00
    Eixo Piloto p/ Caixa da C10 adaptado para o motor da F1000.: 200,00

    Kit (caixa + tcase + adaptação) já pronto aqui na TN 4x4.: 1.400,00

    Assim para ficar tudo bonitinho separe algo em torno de R$ 2500,00, convenhamos não é tanto assim se avaliarmos que a reforma de um BF161 pelo menos por aqui em Belo Horizonte/MG fica em torno de 1300,00.

    Olha colega, vale a pena se for uma Rural ou F75, pois são bem mais pesados que o CJ5, para o CJ5 o pessoal por aqu tem optado por utilizar o motor Ap2000 do santana, com a caixa original ou caixa de C10.

    O Motor Falcon 3.6 é muito bom, porém tem-se alguma dificuldade para encontrar peças fora de são paulo ou para que mora longe da argentina(pois lá este motor foi muito difundido).

    Assim só opte por ele se for Rural ou F75...

    Outra opção excelente é o motor 4.9i da F1000 96,97 e 98, porém este bebe muiiiito, e as peças são muito caras e raras...

    Espero ter ajudado, e estou a disposição...

    Gleisson

  • #12
    Usuário Avatar de José Augusto
    Entrada
    13/03/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    61
    Posts
    1,332
    Agradecimento: 1

    Re: Sobre a resistência da cx. e transmissão willys c/mtr Fa

    Citação Postado originalmente por Gleisson

    O torque do mtr falcon 3.6 é muito próximo do motor a diesel da F1000 94, o maxion s4t(diferente do s4t-plus que é maior), assim como a Rural é bem pesadinha, você fará como eu fiz.. vai enfiar o pé, porque o motor aguenta, e ai, vai ouvir como eu ouví... a caixa willys se desfazendo...
    Desculpe, só farei algumas correções para não propagar erro.

    Só uma correção as F1000 diesel utilizavam MWM (226 torque de 27 kgfm ou 229 turbo torque de 36 kgfm), os maxion equiparam a linha GM, D20 e silverado, o torque do S4 é de 29 kgm do S4T é de 38 kgm e do S4T+ 47 kgm, em configuração original.

    O falcon 3.6 é um bom motor mas inferior tanto em torque quanto em potencia a um GM 6cc, diferente dos 4.9 L que equiparam algumas F1000 este sim muito forte.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade