x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 10 de 10
  • #1

    Problemas com o câmbio




    Povo da Lama!!!
    Hoje vindo para o trabalho (sim, sou um maluco que usa a F todos os dias) do nada o câmbio começou a "arranhar" na banguela em ponto morto. Andando normalmente não faz nada, mas se joga a banguela fica "arranhando", como se as engrenagens estivessem se tocando levemente... e quando reduzo de 4ª p/ 3ª arranha brabo, como se estivesse sem embreagem, coisa que também não acontecia. Fora isso o comprtamento do câmbio está normal...
    Tenho um 4 marchas Willys com BF161... pô, justo agora que eu ia encostar a jaca pra reforma vou ter que gastar no câmbio? Miercules!!!
    Algum diagnóstico?

  • #2

    Smile

    olá
    verifique o nível do oleo da caixa pelo bujão;se possivel retire a tampa e verifique os garfos quanto a desgaste,pois as luvas de acoplamento dentro da caixa podem estar um pouco folgadas e permitindo que as engrenagens se toquem(um ligeiro movimento com as mãos para frente e para tras).com a tampa fora ainda,aproveite e dê uma olhada na folga dos aneis sincronizadores com um calibrador de laminas(+- .055") ,bem como no posicionamento das engrenagens com ela parada e o motor funcionando(isto caso tenha abertura no assoalho para tal).
    verifique ainda os rolamentos do eixo piloto e de entrada na cx multipla(podem estar gastos e dar alguma folga ),bem como o aperto da porca na extremidade.

  • #3
    Usuário Avatar de reslima
    Entrada
    10/10/2006
    Local
    Engenheiro Beltrão/PR
    Posts
    3,793
    Agradecimentos: 7
    um amigo meu teve o mesmo problema e quando abriu o cambio teve que trocar apenas os rolamentos...

  • #4
    Valeu galera, o óleo completei (coube um litro) mas continua...
    Este fds irei tirar a tampa e verificar se tem alguma folga.

  • #5

    Smile

    Citação Postado originalmente por Otávio Luiz Freitas Ver Post
    Valeu galera, o óleo completei (coube um litro) mas continua...
    Este fds irei tirar a tampa e verificar se tem alguma folga.
    olá
    se coube um litro ,seria o caso depois de drenar todo o oleo e verificar se possui limalha de metal prateado e dourado(aço dos rolamentos e engrenagem e bronze dos anéis sincronizados) e colocar oleo novo após a manutenção da caixa.provavelmente deve ser rolamento pifando e com folga axial.

  • #6
    Neste fds deixei a viatura no mecânico... ele acha que alguma coisa se soltou na conexão da caixa com o motor. Ele falou algo sobre não sei o que do eixo piloto, agora me esqueci...
    Resumindo, ele vai tirar caixa e verificar. Depois posto aqui o diagnóstico e a solução.

  • #7

    Qual o óleo?

    Por curiosidade amigos.... qual é o óleo que vcs colocam no câmbio de suas viaturas ? está na hora de dar uma trocada no meu............. e eu ainda não fiz essa operação.........

    obrigado

  • #8
    Eu utilizo o Shell Helix 90 nas caixas e diferenciais.
    Tem um tópico sobre isso muito bom, dá uma pesquisada...

  • #9

    Smile

    Olá
    Dá Para Usar O Trm -5 ,sae 90 ,da Petrobras.

  • #10
    Pessoal,
    Resolvido o problema, o garfo da alavanca de marchas tinha entortado.
    Foi retirada a tampa da caixa e consertado. Agora tudo ok.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade