galera, queria saber de vcs se uma f-75 com esse motor S4t Plus da D-20 ficaria mto pesada, principalmente pra fz trilha... pois será um carro de uso misto, pretendo usar no dia-a-dia, viagens, mas na trilha nos fins de semana tb... será q o peso dele prejudicaria? claro q fznd as devidas alterações na suspenção etc....
e em termos d torque e potencia acho q ta bem servido ne... conto com a ajuda dos amigos, pois em breve estarei fznd essa mudança...
É um motorzão, mas eu escolheria um mais leve. Na minha coloquei o maxion Hs 2.5, não é o motor mais forte do mundo, mais cabe direitinho no cofre do motor e não é muito pesado.
Bom dia Lucas! aqui na minha cidade tem uma Rural com este motor o dono dela usa no dia a dia , o motor e muito pesado teve que adaptar molas da toyota, Eu tenho uma com o Maxiom 2.HS nao precisa melhor e um motor bom que pesa 200kg,se ele nao fosse bom nao equipava as land rovers, sprinter da mercedes, tem muitos que colocam o OM314, Q20b, mas tbem pesa 390kg eu nao colocaria.
vixi, é peso demais msm hehe até no perkinho eu tava pensando, mas pelo visto vou ter q recorrer pra algo mais leve msm, 2.5 hs... lembrando q eh na minha F-75, nao eh na rural naumm... tomara q fike legal na trilha tb! abraço a vcs q ajudaram!!
Eu tb tenho um F75 e cheguei a adaptar este motor S4T nela. É um "puta motorzão!!!", mas a relação motor x benefício no meu caso, não valeu a pena. Eu uso o "Bizão" no dia-dia na cidade, não faço trilhas e uso a camionete para levar a cachorrada para o campo trabalhar com rebanho.
Ai vai uma série de transformações que fui obrigado a fazer, sem querer na realidade fazer.
1º Tive que passar as molas para cima do eixo (SPOA) em função da altura do motor (batia no diferencial dianteiro, a minha F é 4x4).
Mola para cima = trocar flexiveis do freio.$$$$
2º Reforço nas molas em função do peso do motor. É muito pesado, algo em torno de 500 kg. (teria que obrigatoriamente reforçar o chassis....por má orientação do mecânico não fiz e em um mês de uso já havia começado a trincar)
3º Tive que colocar ventuinha elétrica pois a original entrava no radiador, mesmo tendo rebatido o painel em função do comprimento do motor.$$$$
4º Tive de trocar o setor da direção, pois um dos filtros ficava bem em cima do setor original. $$$$$$
5º Troquei a caixa de mudança (D-40) e de tração (Sportage) porque não iriam aguentar.
6º Alonguei a relação, visto que é para uso misto. (9/44 para 12/47)
Estas foram as mudanças mais significativas fora outras coisinhas que são decorrentes mas que geram custos.
Além de ser pesado é um motor muito barulhento e cada vez que liga ou desliga parece que vai virar a camionete, pois balança e treme tudo...
No final de seis meses que o MEIAcânico me enrolou, e de fazer um serviço um tanto "porco" optei por refazer TUDO de novo (com outro mecânico é óbvio) e troquei o S4T Plus por um Maxion HS 2.5L.
É outro departamento!!! Se vais usar na cidade e em viagens no asfalto o motor é show...não sei do desempenho nas trilhas mas com 115 cv não deve ser tão ruim assim!!!
Qualquer coisa "prende o grito"!!!
Alguma experiência ganhei nesta minha empreitada....
Abs,
PIKENO
oláa pikeno! blz? Nossa rapaizz, valeu por ter me passado essa experiência sua, nao imagina q fosse tão trabalhoso pra colocar esse motor, ia comprar ele logo logo... agora sem dúvida vou de 2.5 hs... ele deve se virar bem nas trilhas sim, nd fenomenal, mas acho q suficiente, como vou usar 80% no asfalto, acho q eh mais jogo pra mim msm... mais uma vez mto obrigado, sua experiencia foi d grande valia na minha decisão!
Grande abraço! se alguem mais tiver experiencia e sugestão pra dar pode postar, ainda nao comprei o motor.. vlwww
Se quiseres alguma dica para a adaptação do HS posso te passar numa boa!!!
O mecânico que fez esta adaptação é muito bom....está acostumado a fazer este trabalho e conhece muito, inclusive tenho fotos que posso te enviar.
Abs,
PIKENO
Lucas, vai de Hs que v/c não se arrepende. Se quiser algo mais potente, vai de Hs 2.8 PS, é um 2.5 " envenenado". Tem uma coisa que eu acho que deva ser levado em conta sempre que vamos fazer uma adaptação para uso cotidiano(fazer trilha uma vez por mes não pode ser considerado muito uso), é usar peças facilmente substituíveis. Eu já tive um jipe Bandeirantes e uma chevrolet D-20 com motor Maxion, te falo com toda a certeza, as peças de motor diesel mais baratas que eu já ví são as do Maxion 2.5 . Na minha F-75 eu fiquei mais de 1 ano me decidindo sobre qual motor colocar nela, comprei um Maxion Hs 2.5(da F-1000 HSD 1997), comprei o motor precisando de uma retífica, sem a turbina e com os bicos injetores ruins, retifiquei-o inteiro, com troca de camisas, pistões, reformando a bomba injetora com a troca do corpo distribuidor dela e tudo o mais. Incluíndo a compra do motor, eu já gastei nele 8 paus, mas ele está zaro, montado por uma retífica certificada, só com peças originais da international e tudo novo. Pela confiança que isso dá, acho que o preço compensa. Na minha eu pus o cambio Mazda que vem na F-1000 HSD, com a redução Willys, cardãns com peças do Toyota Bandeirantes e diferenciais da F-75, canela fina.
Estou terminando algumas coisinhas na minha camionete, e, semana que vem eu a mando para a pintura.
O amigo Pikeno mandou umas fotos da adaptação do motor na "F" dela para mim, e pude ver que a posição que o mecanico dele colocou o motor foi exatamente a mesma que eu usei na minha camionete, muito bom.
Se eu puder te ajudar em algo, é só falar.
Lucas, esqueci de fazer um comentário, a minha "F" eu estou montando prevendo a ultilização dela em viagens de longas distancia(esse é o motivo do motor diesel), por isso o cambio de cinco marchas com a quinta drive in.
A minha Rural, está com 3.0 Maverick e cambio original 4 m, e meu objetivo é colocar um motor a diesel e cambio 5 m, já pensei no ST4, mas desisti visto a confusão já relata, o 2.5 hs passou a ser minha opção, mas tenho dúvida em relação ao cambio e tcase, tem como passar mais informações e fotos.
Também estou pesquisando todo o conjunto da Hilux, motor 3.0 cambio e tcase, principalmente que as saídas dos cardans são do mesmo lado, correto ? Alguem já viu ou conhece um F75 ou Rural com esta configuração.