x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 7 de 7
  • #1
    Usuário Avatar de snake
    Entrada
    04/11/2006
    Idade
    47
    Posts
    16
    Agradecimentos: 0

    Question Pressão de óleo baixa - BF-161 !!!




    Pessoal,

    Instalei, finalmente, um medidor de pressão de óleo no motor da minha Rural. Os valores de pressão do óleo, segundo o manual (para óleo SAE-30) são:

    20 lb/pol² a 2000 RPM (0,4 kgf/cm²)
    30-40 lb/pol² MAX RPM (2,1-2,8 kgf/cm²)

    A minha rural indica aproximadamente isso até percorrer uns 6km, depois desta distância, a pressão indicada cai a 0,4 kgf/cm², aproximadamente, subindo um pouco nas rotações mais altas.
    Imaginei que poderia ser sujeira no filtro bóia, pelo fato da pressão cair após certo tempo de funcionamento (por isso descartei o fato da bomba estar comprometida). Como adquiri este veículo em março de 2006 e não havia verificado o estado do carter, decidi fazê-lo.
    O resultado não foi animador, não consegui descolar a tampa do carter, mesmo com o auxílio de uma pequena talhadeira e um martelinho (não abusei da força para não danificar a peça). Coloquei óleo novo, mesmo assim, e o problema persistiu.
    O veículo roda no total uns 15 km por dia e não tem andado todos os dias. O motor não apresenta problemas, mas fiquei com a pulga atrás da orelha, visto que planejo realizar viajens maiores com o carro.
    Farei uma pergunta de iniciante em mecânica, portanto, perdoem-me a ignorância: se houver uma boa probabilidade deste problema estar no filtro bóia, haveria a possibilidade de limpá-lo, injetando solvente sob alguma pressão sem retirar a tampa do carter (já que ele deve estar posicionado em cima do bujão magnético)? Obviamente, após o motor funcionar, o óleo e o filtro de óleo seriam descartados em virtude da contaminação pelo solvente.
    Aceito sugestões.

    Forte abraço e o desejo de um feliz ano novo para todos!!!

  • #2

    Smile

    olá
    eu tive que mudar o motor da minha rural por um problema parecido,pois não subia oleo para o comando de valvula do cabeçote,devido a um entupimento interno.coloquei um 4.1 e estou feliz.mas vamos lá:
    na epoca(1994)não havia produto´para limpeza de motor,como hoje.procure um produto de limpeza da WURTH ,que auxilia muito na limpeza retirando borras e oleo velho e é colocado no interior do motor,sendo facil de usar.no seu caso,o problema pode ser a bomba de oleo com pouca pressão.ela é localizada na parte externa da bomba e pode ser regulada para aumentar a pressão ,colocando calços na mola .a pressão normal de trabalho é de 6lbs com 600rpm e 20lbs com 2000rpm(manual do mecanico willys fig33 pag 28.verifique tambem a marcação do medidor ,pois pode estar um pouco 'descalibrado' e dando uma informação um pouco "errada".tenho um problema igual com meu marcador de temperatura e "recalibrei-o"com uma caneta para retroprojetor,escrevendo no vidro a marcação correta
    qualquer duvida entre em contato
    bom ano novo!
    4X4 Brasil

  • #3
    Usuário
    Entrada
    04/11/2005
    Local
    rio de janeiro/RJ
    Idade
    41
    Posts
    454
    Agradecimentos: 0
    Ola caro amigo como faço pra colocar calços naum entendi em que parte da bomba????????

  • #4
    num conheco a bomba, mas nos AP tem um tipo de um selo(tampinha) embaixo dela, ai voce tira e poe um calco atraz da mola, pode ser uma moeda de 10centavos, arruela. Com isso voce aumenta a pressao porque fecha mais o bypass, mas diminui um pouco a vazao.
    Voce ta medindo a pressao aonde? cabecote do filtro?

  • #5
    Usuário
    Entrada
    04/11/2005
    Local
    rio de janeiro/RJ
    Idade
    41
    Posts
    454
    Agradecimentos: 0
    ola eu li no orkut no clube da rural que vc tb pode medir a folga e se estiver gasto manda encher de solda no rotor e usina pra folga certa alem da opção do claço

  • #6

    Smile

    olá
    no lado da bomba de oleo(que fica do lado de fora do motor) tem um parafuso grande,que abriga a valvula reguladora de pressão .ao retirar,voce deve encontrar um "calcinho",uma mola e um embolo(nessa ordem).esse calço é que voce altera para regular a pressão.mexa somente nele!qualquer outro lugar pode alterar o conjunto original sem condição de volta depois!meça o diametro do calço e sua espessura e faça um outro(cortando um pedaço de lata com uma tesoura apropriada por exemplo) e coloque-o na sequencia descrita acima.não se esqueça de fazer uma junta de papel (guarnital fino)para acoplar a cabeça do parafuso na carcaça da bomba de oleo e evitar vazamentos(evite usar adesivos ).
    meça a pressão e caso necessite vá aumentando a quantidade de calços.
    qualquer duvida pergunte.

  • #7
    Usuário
    Entrada
    21/06/2006
    Idade
    72
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0

    Pressão de Óleo Baixa

    Caro amigo, se ainda não resolveu o problema da bomba de óleo, pressão baixa. Ha uma maneira muito simples de resolve-lo.
    Ao lado da bomba de oleo existe um parafuso bem maior que os de fixação da mesma. Retire-o e ali dentro voce encontrará a mola que regula a pressão do óleo.
    Retire a mola e alongue-a cuidadosamente, recoloque e teste. Se ainda continuar com a pressão do óleo baixa, refaça a operação.
    Abraço.
    Petali.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. GM Tracker.
      Por mpsouza no fórum Chevrolet - GM
      Respostas: 4345
      Última resposta: 07/11/2023, 15:51
    2. Kit Nacional = > Conversão Diesel X óleo Vegetal
      Por BIOCOM no fórum Geral Off-Topic
      Respostas: 34
      Última resposta: 05/10/2020, 17:47
    3. Respostas: 31
      Última resposta: 05/10/2018, 12:23
    4. Perda de pressao do oleo - Dakota diesel 2001
      Por miute no fórum Picapes
      Respostas: 2
      Última resposta: 14/07/2012, 11:50

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade