x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 12
  • #1

    Adaptação de amortecedor de direção - F75




    Galera,

    Fiz um rápida pesquisa e não encontrei muita coisa sobre o assunto.
    Gostaria de saber se alguém tem amortecedor de direção em rural 4x4.
    Em quais pontos deve se preso ? No diferencial e na barra ? Ou no chassis e na barra ?

    []'s
    F 75: Ford Falcon 6cc 3.6 + Clarck 4m + WARM 9.000 + Fate 750 x 16 + um monte de coisas...

  • #2
    Usuário Avatar de Carlos_bass
    Entrada
    01/07/2005
    Local
    Tres Lagoas/MS
    Idade
    42
    Posts
    144
    Agradecimentos: 0
    Na minha F75 que esta com suspensao original, coloquei um amortecedor de gol preso na barra de direcao e no feixe de mola
    T4 3.0 2006, BF35.

  • #3
    Citação Postado originalmente por Carlos_bass Ver Post
    Na minha F75 que esta com suspensao original, coloquei um amortecedor de gol preso na barra de direcao e no feixe de mola
    Valeu ! Vou tentar um destes...

    []'s
    F 75: Ford Falcon 6cc 3.6 + Clarck 4m + WARM 9.000 + Fate 750 x 16 + um monte de coisas...

  • #4
    Usuário Avatar de NeRo
    Entrada
    18/12/2003
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    51
    Posts
    4,048
    Agradecimentos: 0
    No Feixe?
    Bambhoo... Que eu saiba é no diferencial ou no chassi...
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...or+dire%E7%E3o
    :: A ignorância é mãe da admiração. ::

  • #5
    Essa do feixe de molas eu nao tinha visto mesmo.
    Acredito eu (tambem) que seja no chassi.

  • #6
    Usuário Avatar de Carlos_bass
    Entrada
    01/07/2005
    Local
    Tres Lagoas/MS
    Idade
    42
    Posts
    144
    Agradecimentos: 0
    Eu tambem só tinha visto na barra de direção e no chassis. Mas quando fui colocar percebi que iria ficar muito inclinado e não ia adiantar muita coisa coloca-lo. Quando a suspensão movimentasse ia mexer no amortecedor tambem. Então resolvi colocar preso mais embaixo preso na mola.
    T4 3.0 2006, BF35.

  • #7
    Usuário Avatar de flaviovs
    Entrada
    02/08/2004
    Local
    São Gonçalo/RJ
    Idade
    52
    Posts
    237
    Agradecimentos: 0
    Na No.2 o amortecedor é preso na barra de direção e no chassis. Sim, ele fica inclinado, mas no meu caso ele não fica fixo, nem na barra de direção, nem no chassis.

    Péra ai que explico...

    O parafuso fixa o amortecedor mas permite a rotação do mesmo nos seus olhais. Assim, quando a suspensão abre ou fecha, o amorteceder, com os olhais livres, acompanha o conjunto.

    Agora... alguém que já montou a barra de ligação da Rural (aquela que liga o pitman ao bracinho que vai no munhão)? Alí tem umas molas e borrachas de cada lado, que trabalham (em tese) amortecendo a direção. Uma vez me disseram que aquilo já era o amortecimento de direção da Rural, e que, por isso, meu amortecedor era desnecessário.

    Alguém confirma isso, ou seja, se aquelas molas têm a função de amortecer a direção?

    Em tempo, meses atrás quebrou a haste do amortecedor. Andei uns dois dias sem ele e, sinceramente, não senti qualquer diferença na direção (mas tenho tudo revisado -- rolamentos, folgas etc.).

    Por útimo, uso -- se não me engano -- o amortecedor de direção da Brasília.

  • #8
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Idade
    44
    Posts
    14,652
    Agradecimentos: 49
    Bom, vou falar por experiencia própria, meu pai tem uma F75 com eixos band, ele não usa amortecedor de direção, tem dois jogos de pneus, um 750x16 pro dia-dia e um 900x16 pra trilhas. A F75 tem direção hidráulica de opala e as barras com terminais são do MB608.
    No transito e na trilha agente ve e sente o volante vibrando em linha reta pois qualquer imperfeição do terreno é transmitida dos pneus pra todo o sistema de direção.

    Em novembro de 2005 fiz spoa no meu CJ5 e andei sem amortecedor de direção até junho de 2006, meu CJ também tem DH de opala e barra com terminais do MB. Me arrependo por não ter colocado o amortecedor antes, a diferença é enorme pois no CJ tenho pneus 35x12,5 e nas trilhas recebia muitos impactos nas mãos quando tentava segurar o volante pra manter o CJ na trajetória desejada, acontecia o mesmo efeito que vejo em nossa F75...volante vibrando mesmo após ter feito alinhamento e balanceamento.

    Cara depois que instalei o amortecedor de direção senti outro carro nas mãos, no transito o volante "dorme" em linha reta e nas trilhas passo na buraqueira manobrando com apenas uma das mãos e sem receber impactos.

    Agora um detalhe importante, pô pessoal, amortecedor de brasília... olha a diferença de uma brasa pra uma F75... desse jeito é melhor andar sem q não faz diferença.

    O amortecedor de direção ideal como já falei no tópico indicado pelo NeRo na mensagem #4 é o da Toyota band/Silverado/D20 Cofap CB27138.

    E outra, tem gente que instala o amortecedor do pitman pro chassi, alerto que a posição de trabalho mais eficiente é do eixo(diferencial) para a barra que liga roda-a-roda. Pode ser feito também um suporte do feixe pra barra.

    []'s

  • #9
    Citação Postado originalmente por Elmer_Jeep Ver Post
    O amortecedor de direção ideal como já falei no tópico indicado pelo NeRo na mensagem #4 é o da Toyota band/Silverado/D20 Cofap CB27138.

    []'s
    este amortecedor na garra 4x4 : uns R$100,00 + kit de adaptação : uns R$ 130,00
    o kit prende o amortecedor na barra de direção e no diferencial.
    []'s
    F 75: Ford Falcon 6cc 3.6 + Clarck 4m + WARM 9.000 + Fate 750 x 16 + um monte de coisas...

  • #10
    Usuário Avatar de Carlos_bass
    Entrada
    01/07/2005
    Local
    Tres Lagoas/MS
    Idade
    42
    Posts
    144
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por flaviovs Ver Post
    Agora... alguém que já montou a barra de ligação da Rural (aquela que liga o pitman ao bracinho que vai no munhão)? Alí tem umas molas e borrachas de cada lado, que trabalham (em tese) amortecendo a direção. Uma vez me disseram que aquilo já era o amortecimento de direção da Rural, e que, por isso, meu amortecedor era desnecessário.

    Alguém confirma isso, ou seja, se aquelas molas têm a função de amortecer a direção?
    A função daquelas molas é dar folga na direção. Por isso que o pessoal reclama de jogo na direção de rural.
    Depois que troquei alquela barra por uma outra que mandei fazer com terminais de direção nas pontas acabou o problema de jogo na direção, lembrando que troquei o reparo da caixa de direção.
    T4 3.0 2006, BF35.

  • #11
    Citação Postado originalmente por Carlos_bass Ver Post
    A função daquelas molas é dar folga na direção. Por isso que o pessoal reclama de jogo na direção de rural.
    Depois que troquei alquela barra por uma outra que mandei fazer com terminais de direção nas pontas acabou o problema de jogo na direção, lembrando que troquei o reparo da caixa de direção.
    Molas ? Na minha não tem ! Os dois lados da barra de direção são rosqueados diretamente em 2 terminais de direção (ou são pivos ?).
    Será que tem adaptação na minha ?

    []'s
    F 75: Ford Falcon 6cc 3.6 + Clarck 4m + WARM 9.000 + Fate 750 x 16 + um monte de coisas...

  • #12
    Usuário Avatar de flaviovs
    Entrada
    02/08/2004
    Local
    São Gonçalo/RJ
    Idade
    52
    Posts
    237
    Agradecimentos: 0
    Errr... vamos por partes.

    Ricardo, aquilo que a gente está chamando de barra de direção é na verdade a barra de ligação. Ela liga o pitman ao "bracinho" embaixo do munhão direito.

    A barra de direção é a que liga uma roda a outra. Esta tem dois terminais nas pontas. É assim mesmo. Não é adaptação não...

    Carlos, ok, mas... a função é dar folga na direção mesmo? Pra quê? Já não basta a folga da caixa? Os CJs não tem aquela barra mas também não têm uma boa folga na direção?

    Elmer, amortecedor de Brasília ou não, ele está lá firme e forte. Quando comprei a No.2 ela já veio com esta adaptaçzão. Até agora tá agüentando, apesar de que, como disse, já andei um tempo sem ele e não notei nada. Talvez a direção da No.2 esteja certinha o bastante para não exigir demais do amortecedor.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade