x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 15
  • #1

    Motor 4.9i + Cambio 4m sinc Toyota Band 91. O cambio aguenta!????




    Olá PessoALL!

    Estou adaptando o motor 4.9i da F1000 em uma F75... e semana passada, adquiri um cambio de Toyota Bandeirantes 4m Sincronizado ano 91 + Caixa de Transferencia em perfeito estado! Pergunto:

    Este cambio, apesar de aguentar o alto torque do motor original... aguentará no meu caso, o alto giro do motor tambem? Será que serei "feliz" 8) na escolha ou terei problemas a curto/medio/longo prazo!???

    Aguardo um parecer dos amigos!

    Um abraço

    Carlos Eduardo Eloy

  • #2
    Usuário Avatar de Luca
    Entrada
    21/05/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,536
    Agradecimentos: 0
    Parabéns, Carlos! Vai ficar um brinquedão. Quanto à rotação, sem problema algum. Câmbio não dá defeito por rotação em excesso. Nem existe dimensionamento prá isso. Câmbio quebra por esforço indevido.
    Mas isso você já sabe que não será o caso.
    Porém, já te adianto, seu carro vai ficar bem reduzido em 1a. e 2a. marchas e extremamente longo em 4a. marcha. Pode ir fazendo as contas.
    Abraço
    Pajero 2P Mecânico 3.5 V6 - Flexa
    Engesa EE4 (motor Toy 14B) - ViraLatas

  • #3
    Fala Luca, tudo bem!???

    Boa noticia a tua... ganhei o feriado!

    Soh nao entendi uma coisa... a 4 marcha extremamente longa! Ela não é 1:1 ??

    Vou instalar o conjunto de coroa e pinhao com relacoes 44/9. Sera que seria interessante um conjunto mais longo!?? Pretendo tambem utilizar inicialmente pneus 750/16 ... e posteriormente pneus 33"... que tem diametros praticamente iguais.

    No meu caso... o carro vai ser mais para o dia a dia... salvo alguns fds que irei para trilha, mas para isto tem reduzida! ... No caso, o que seria mais recomendavel!???

    Um abraço!

    Carlos Eduardo Eloy

  • #4
    Banido
    Entrada
    29/07/2006
    Posts
    3,001
    Agradecimentos: 0
    Também estou instalando um câmbio 4 marchas toyota no meu jeep. A primeira marcha tem relação 4,9:1, pelo que vi no site. É bastante reduzida. Como o câmbio somente têm 4 marchas, para compensar a ausência da quinta marcha, estava pensando em aumentar o diâmetro dos pneus de 33" para 35", e/ou alterar a relação do diferencial para 47x11 (4,27) em vez de 44x9 (4,89).
    Também gostaria de saber a opinião dos experientes: com esse câmbio é recomendável trocar apenas os pneus, apenas a relação do diferencial, ou os dois. (pretendo usar o jeep, assim como o Carlos, tanto no dia a dia como em trilhas).
    um abraço.
    Antonio.

  • #5
    Usuário Avatar de José Augusto
    Entrada
    13/03/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    61
    Posts
    1,332
    Agradecimento: 1
    Carlosee, o conjunto vai ficar legal, a relação da caixa é:

    1) 1:4.925;
    2) 1:2.643;
    3) 1:1.519;
    4) 1:1.000

    O diferêncial 9x44 com esse motor e este cambio deve ficar meio curto (mesmo com pneus 33"), acho que uma relação mais longa, como a 11:47 (4.27) ficaria legal 4.89/4.27=1.15, 15 % mais longa que somados ao pneu 33/29=1.14, 14 % mais longo, ou seja 30% que praticamente equivaleria a um diferêncial original da BAND, ou seja ainda teria um brinquedo bem forte na mão.

    Obs.: quando entrei neste tópico imaginei se tratar de uma BAND, acho que este tópico deveria ficar junto com os das F75, Rural e F85, manda uma mp para o moderador para ele mover para a seção certa.

    []'s coerentes

  • #6
    Usuário Avatar de José Augusto
    Entrada
    13/03/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    61
    Posts
    1,332
    Agradecimento: 1
    Antonio, quando estava escrevendo vc acabou postando a sua mensagem, pelas contas que fiz e baseado no torque deste motor, até uns 35" poderiam ser usados com a relação 11:47, que o comportamento ainda seria muito bom (forte).

    Existe uma planilha onde jogamos, as relações de cambio, diferencial e tamanho dos pneus que dá uma noção das velocidades em função da rotação do motor, estou anexando a planilha que usei na minha rural, assim vc pode colocar os dados e simular a vontade.
    Motor 4.9i + Cambio 4m sinc Toyota Band 91. O cambio aguenta!???? Arquivos Anexos

  • #7
    Banido
    Entrada
    29/07/2006
    Posts
    3,001
    Agradecimentos: 0
    José Augusto,
    gostei bastante da tabela. Obrigado.
    O meu motor não é o 4.9, estou instalando um diesel MWM Sprint 2.8 (torque de 32 Kgfm a 1800 rpm). Será que com pneus 35", Câmbio Toyota 4 marchas e relação 47x11, vou ter torque suficiente em primeira marcha?
    Um abraço.
    PS - embora more na Mooca, sou seu colega de ABC, pois trabalho em Santo André...

  • #8
    Banido
    Entrada
    29/07/2006
    Posts
    3,001
    Agradecimentos: 0
    José, esqueci de perguntar:
    você conhece algum lugar em que eu possa comprar uma relação 47x11? (nova ou usada)
    Ja jipebrás eles não tem...
    um abraço.
    Antonio.

  • #9
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Idade
    44
    Posts
    14,652
    Agradecimentos: 49
    Nobre Antonio, hehe.
    Meu CJ5 tem motor toyota 14b aspirado, originalmente possui 106cv e 27kg de torque se não me engano à partir de 1600 rpm. O cambio é band 5 marchas.

    Rodo com pneus 35" e relação 44x9. Pra mim a configuração está ideal, uma boa redução e uma boa velocidade de cruzeiro em baixa rotação.
    No seu caso como o motor é turbo e tem mais potencia creio que as 47x11 vão te dar um desempenho satisfatório.

    []'s

  • #10
    Usuário Avatar de José Augusto
    Entrada
    13/03/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    61
    Posts
    1,332
    Agradecimento: 1
    Antonio, pelas informações que tenho a relação 11:47, sairam nas Rural 4x2, nos Aerowillys de 1969 para frente e recentemente nas Blazer e S10 de 97 para frente (mas já aí já no DANA44-3).
    Comparativamente vc terá um desempenho mais forte (reduzido) que do troller na 1a marcha, 4.079*4.09=16.68, 4.925*4.27=21.03, 21.03/16.68=1.26 ou 26% mais curto.

  • #11
    Banido
    Entrada
    29/07/2006
    Posts
    3,001
    Agradecimentos: 0
    Obrigado José e Elmer,
    Mas zé, terei um conjunto 26% mais reduzido que o troller em primeira marcha, considerando o mesmo tamanho de pneu, estou certo?
    Se colocar pneus 35" como vai ficar?
    Obrigado.
    Antonio.

  • #12
    Maravilha José Augusto

    A tabela realmente é muito boa... e veio em boa hora! Por enquanto, jah disponibilizo das relacoes 44/9 .... portanto, devo instalar estas mesmo, pois jah estou gastando demais na empreita... entao, quero fazer a "tralha" andar primeiro, e depois comecar a mexer aqui, mudar ali... enfim! Ah, ah respeito da tua observacao... vou mandar uma msg pro polvora pra ele mudar o topico para os de F75! Achei melhor postar no de toyota, pelo fato do pessoal daqui conhecer melhor o cambio original!

    Tenho uma outra duvida... desmontei um eixo de rural que tenho (traseiro chavetado) pra utilizar o conjunto coroa e pinhao pelo fato de serem 44/9 ... pergunto: Vou ter algum problema em utiliza-lo na minha F75 canela grossa!? Vou instalar o conjunto flutuante ensimec na traseira... Existe alguma diferenca na cx satelite de um modelo e outro... ou posso apenas colocar ajustar e pronto!?

    Abraços agradecidos!

    Carlos Eduardo Eloy

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade