x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 5 de 5

Tópico: Iniciante

  • #1
    Usuário
    Entrada
    30/05/2006
    Idade
    54
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0

    Smile Iniciante




    Preciso de Ajuda! Adquiri recentemente uma Rural. junto com ela veio o tal de Shimmy ou Shimbre. é eu passar de 40 km e ela começa a balançar!
    Me falaram que tal problema melhora com a adaptação de amortecedor de direção. Gostaira de saber como fazer esta adaptação inclusive receber fotos de quem fez
    Abraços

    André

  • #2
    Usuário Avatar de pedro y
    Entrada
    09/04/2006
    Local
    Campinas/SP
    Posts
    229
    Agradecimentos: 0

    começa pelo rolamento...

    Primeiramente, dá uma revisada nos rolamentos do pino mestre.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Iniciante-corte-munhao.jpg   Iniciante-legenda-munhao.jpg  

  • #3
    Usuário Avatar de José Augusto
    Entrada
    13/03/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    61
    Posts
    1,332
    Agradecimento: 1

    Talking

    alxavier, amortecedor de direção só esconde o problema.

    Primeiro vc resolve shime e depois se quizer bota o amortecedor.8)

    O shime já foi bem discutido aqui, se trata de um acumulo de folgas nos sistema de direção, as vezes vc tem alem do shime outro problemas, procure inspecionar bem peças com folga e desgaste.

    Os ângulos de alinhamento estão corretos? que pneus vc usa, estão balanceados? as buchas da suspenção como estão? o estado do feixe e jumelos?

    Como disse o Pedro, os rolamentos do pino mestre, rolamentos do cubo de rodas?

    Porque fiz tantas perguntas, por que vc citou shime a partir dos 40km/h, mas shime, quando existe, ocorre sempre (piora com o aumento da velocidade).

  • #4
    Usuário Avatar de Cícero Franco
    Entrada
    09/06/2003
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    68
    Posts
    1,437
    Agradecimentos: 0
    No meu caso, quer dizer, no caso da Potranca, eu ando sem sentir nada. Se a estrada for péssima, de terra, posso ir até onde aguentar sem aparecer nada. Se a estrada for boa, aquele asfalto lisinho, consigo ir até 140 km/h, mas se a estrada for asfaltada e tiver buracos, principalmente buracos onde cai uma roda e a outra não, começa uma oscilação do conjunto todo que fica impossível dirigir. Eu não chego a perder o controle, mas tenho que reduzir a velocidade imediatamente para algo em torno de 40 km/h. Aí ela volta ao normal e eu posso continuar a viagem. Eu tenho que desmontar as pontas de eixo e tudo o mais e trocar tudo que der prá trocar.

    []s
    Cícero Franco
    Floripa, SC
    Petiço: Jimny 4sport 2022

  • #5
    Usuário Avatar de jijoe_78
    Entrada
    22/05/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    46
    Posts
    215
    Agradecimentos: 0

    Talking

    Ô cícero!

    No seu caso está realmente bom o conjunto, pois só dá shimmy quando existe uma situação adversa no trabalho das rodas. E mesmo assim, pelo que você comentou, não tão ruim...
    No meu carro, p´ra vc ter uma idéia, os pinos mestres estavam tão apertados que chegaram a azular os rolaentos, mas não chegou a estragar o conjunto. O calço do pino mestre tinha papelão no meio... Os terminais de direção são da Nakata e novos!
    Troquei tudo e fiz os ajustes. Não percebi shimmy até os 60 km/h aprox., mesmo com asfalto ruim. E olha que praticamente não tem buchas nos jumelos, o alinhamento fiz no olhômetro, os pneus são 225/80/15 e estão completamente gastos e a caixa de direção está em quase 1/4 de folga.

    Agora, o caso do nosso amigo, tá tudo muito ruim p´ra dar shimmy a 40 km/h. É até melhor que dê nessa velocidade, pois acima dos 60 é assustador... eh,eh,eh...

    O negócio é levantar a frente e dar uma mexida nas rodas p´ra ver onde tem folgas e o que está ruim.

    []´s!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade