Olá pessoal, Estou chegando agora aqui no Fórum, antes já vou agradecendo pela orientação. Andei passeando pelo fórum e já percebi que são todos muito solicitos.

Estou iniciando nesse mundo agora como proprietário de uma F-75 72, 4x2 quase que 100% original. Sempre acompanhei a rotinadE alegria e dores de amigos que possuíam carros antigos, com seus erros e acertos... chegou a minha vez, e espero ter mais acertos, claro. Por isso venho recorrer a vocês.

O veículo estava em uma chácara, praticamente parado a cerca de 15 anos, motor está redondo, rodando e etc... de resto o normal, folga no volante, conjunto de freios sem manutenção... até ai tudo bem.
Tenho inúmeras perguntas, mas vamos por partes...

Minha principal duvida é o que fazer de imediato pra garantir mais longevidade de motor e carroceria. Devo abrir o motor, mesmo funcionando e regulado, pra fazer uma limpeza geral, troca de juntas e demais componentes possivelmente desgastados? Ou melhor rodar assim, manter a troca de óleo até ele apresentar necessidade de manutenção?
Sobre o chassis, vi relatos de que entra sujeira e a ferrugem toma conta... preciso fazer algum tratamento no chassis? A ferrugem, trincas ou outros problemas que posso encontrar relacionado?