x
Convex Datacenter
Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
Resultados 13 a 17 de 17
  • #13



    Boa noite Pedro.
    Achei uma converça que tive com um colega nosso lá de Lajes SC, inclusive está a tabela que te falei
    Citação Postado originalmente por betocherokee4 Ver Post
    Bom dia amigos tenho uma F75 1976 com motor 2.5 à diesel da landrover 1995 caixa e reduzida da hilux 3.0, gostaria de tricar uma ideia com vcs na qual relação de coroa e pinhão pra ela, assim ele relação 8/43 mas coloquei o motor a um mês não fiz nem uma trilha ainda. Ressaltando só uso para trilha estou com pneus 35”. E eixos original. Desde ja fico grato a vcs , forte abraço.
    Boa Noite Beto. Como estás? Bem vejo que ainda está por aqui. Isto é Bom. Vou contar minha experiência. Na Minha rural, primeiramente adaptei um motor nissan 6 cilindros(2.8) da patrol diesel, e com o mesmo cambio da patrol(5 marchas). como a relação dela na época era 12x47(3,916) - o carro ficou uma fraqueza só. Conversando com o mecânico, ele falou que deveríamos colocar uma relação mais curta. Ele tinha uma relação de diferencial parada 9X44(4,888), fizemos a troca - ficou perfeito. Arrancada e final. o câmbio quebrou eu coloquei um câmbio da S 10, e novamente tivemos o problema de "fraqueza". Instalamos uma relação 43X8 - voltou a ficar ótimo. Tava tudo bem quando o virabrequim do motor quebrou. Desisti deste motor. comprei um Q20B com o câmbio clark 240(o famoso ré para frente). câmbio reduzido, a relação 43X8 ficou preso o carro não andava. 60KM/h era o máximo com rotação altíssima. Foi que observando uma tabela que os colegas postaram aqui. Decidi por uma relação 40X13(3,076) da ranger 6 cilindros gasolina. Rapaz, o carro ficou excelente. arrancada e final. Vou colocar a tabela aqui. Pois leva-se em consideração o tamanho o pneu utilizado. Outra coisa, é díficil te falar em uma relação para você utilizar, já que você tem uma mistura de motor, câmbio e diferencial. Melhor é dar uma rodada com a relação original e ver como se comporta. carro amarrado ou fraco. sem força de arranque, mas com final até perigoso. ok Espero ter de ajudado. vai abaixo a tabela
    Responder com CitaçãoRESPONDER COM CITAÇÃO23/08/2020 20:55#30
    Wilson Oliveira Santos
    Wilson Oliveira Santos está offline
    Usuário
    Entrada
    29/12/2005
    Idade
    58
    Posts
    180
    Agradecimentos: 0
    relação engrenagens diferencial na F 75
    Qual a Melhor Relacao de Coroa e Pinhao para seu Veiculo? - Blog do Gama 4x4

    este ai é um sítio onde você pode passo a passo acompanhar cálculo para chegar a uma boa relação de diferencial.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos
    -tabela.jpg

  • #14
    Qual a Melhor Relação de Coroa e Pinhão para seu Veículo?
    Posted on 11 de junho de 2015 by admin
    Essa é uma das maiores dúvidas de nossos clientes:
    Qual a melhor relação de coroa e pinhão para usar no meu 4×4?
    Primeiramente é necessário saber que isso depende de qual será o Diâmetro do pneu usado em seu Veículo. Tendo isto em mente, iremos fazer um cálculo para definir o número de Giros por Minutos que você irá obter utilizando determinada relação em diversas medidas de Pneus.

    Primeiro passo: Calculando a Relação de Coroa e Pinhão

    Calcular a Relação da coroa e pinhão é bem simples, para isso, basta contar o número de dentes da coroa e do pinhão, e dividir um pelo outro, você terá o valor da Relação de sua Coroa e Pinhão.

    Exemplo: Coroa com 44 dentes / Pinhão com 9 Dentes = 44:9 = 4.88

    Segundo Passo: O Diâmetro do pneu

    Para chegarmos ao número de Giros por Minuto (RPM) utilizaremos o diâmetro do Pneu em Polegadas.

    Alguns pneus já vem com a medida em polegada identificado na lateral, por exemplo 31×12,5 R15, aonde 31 seria o diâmetro em polegadas do Pneu. Essa medida normalmente é bem comum em Caminhões e ônibus.

    Outros utilizam o sistema métrico, aonde você vai precisar fazer um cálculo para saber qual o diâmetro do mesmo em polegadas. Para facilitar, criamos abaixo um formulário que fará o cálculo para você:

    Calcule Aqui o Diametro de seu Pneu:
    Largura do pneu
    265

    Altura do perfil
    75

    Diametro da roda em polegadas
    16
    Diâmetro
    (Pol)

    Agora que você já sabe o diâmetro do seu Pneu, iremos prosseguir com o cálculo dos giros por minuto.

    Para fazer esse cálculo, levamos em consideração veículos nas seguintes condições:

    Velocidade: 65mph (cerca de 100km/h)
    Veículo com Câmbio manual com relação final 1:1 (algumas transmissões automáticas possuem uma relação diferenciada)

    A Fórmula aplicada é a seguinte:

    RPM = MPH (65) x Relação x 336 **
    Diâmetro do Pneu
    Veja a Planilha após aplicada a fórmula, pegamos o os valores considerados geralmente como “acetáveis” pelo mercado entre 2000 e 3000RPM. Separamos esses valores em 3 cores diferentes, para ficar mais claro, sendo que cada cor define um tipo de característica diferente:
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Rural 4x2 para viagens-pneu.jpg  
    4X4 Brasil

  • #15
    A formula para cálculo do diferencial levando-se em conta tamanho do pneu e diametro da roda.
    Segue também tabela de cores para interpretar o gráfico.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Rural 4x2 para viagens-formula.jpg  

  • #16
    Usuário
    Entrada
    18/11/2020
    Local
    Pelotas/RS
    Idade
    25
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0
    Muito obrigado pela atenção, colega!

  • #17
    Usuário Avatar de Sadlowski
    Entrada
    28/03/2012
    Local
    Blumenau/SC
    Idade
    34
    Posts
    309
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Pedro teles Ver Post
    Saudações, sou novo no fórum e necessito de ajuda dos mais experientes!
    Estou montando uma rural 1964, 4x2, que está com as molas da Band. e motor (bf 161), caixa 3m, e diferencial originais Willys.
    Este carro estou usando para o dia-dia e gostaria de fazer viagens com ele mas o consumo e a instabilidade me impedem no momento. Já fiz uma pequena viagem com trechos de serra mas a 70km/h o motor fica esguelando, o consumo ficou em torno de 5km/l e foi simplesmente horrível pela instabilidade a esta velocidade.
    Já procurei no fórum e não encontrei nenhum post que esclarecesse qual a configuração ideal para uma rural para uso urbano e rodoviário (sem terra).
    Qual motor e caixa posso usar para substituir o velho BF e deixa-la mais econômica e poder rodar com tranquilidade acima de 100km/h, além de como melhorar a estabilidade dela para ser possível andar a esta velocidade haha.
    Desde já agradeço!
    Estou com uma F75 4x2 desmontada tem um bom tempo...na época desmontei pois ia trocar a mecanica completa e o despachante me enrolou e nunca resolveu meu problema....tem outros projetos no forum de Rural e F75 que foram vendidos em peças por não conseguirem documentar.

    Se andar com a documentação irregular não for um problema, substitua a mecânica, mas é certeza que aí no RS vc não vai conseguir legalizar sozinho sem ter alguém que faça vistas grossa (sei disso pq conheço pessoas que não conseguiram).

    O meu projeto eu segui de forma mais simples, comprei e adaptei um cambio 5 marchas da S10 2.4 Gasolina. Na dianteira suspensão com molas iguais ao do troller, no motor por enquanto está original com carburador e ignição eletrônica. Funciona redondinho.

    Com o cambio de 05 marchas e a quinta com relação mais longa, fica melhor o desempenho e consumo.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. SUV ate 25.000 bom para viagens?
      Por MR=Araujo1980 no fórum SUV's (Sport Utility Vehicles)
      Respostas: 3
      Última resposta: 16/07/2018, 19:08
    2. 4x4 para viagens longas
      Por Nicolas salama no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 1
      Última resposta: 23/04/2018, 13:32
    3. 4x4 para uso misto e viagens
      Por BrunoGomes no fórum Mitsubishi
      Respostas: 12
      Última resposta: 13/12/2007, 10:11
    4. Camionete para cidade e viagens
      Por Alex76... no fórum Picapes
      Respostas: 25
      Última resposta: 20/10/2007, 15:04
    5. RURAL 4x4 p/ longas viagens
      Por Tarcisio Pinheiro no fórum Rural, F-75 e F-85
      Respostas: 1
      Última resposta: 25/09/2007, 09:50

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade