x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 14
  • #1
    Usuário Avatar de neutofm
    Entrada
    25/09/2016
    Local
    Realeza/PR
    Idade
    40
    Posts
    11
    Agradecimentos: 0

    BF-161 Fumaça após troca de óleo / Barulho na transmissão




    Saudações amigos,

    Tenho uma F75 73 6cc 4x4, comprei recentemente, ela está toda original... Fui mexendo devagarinho, pois ela estava muito tempo parada, primeiro fiz o carburador e uma revisada nos freios, depois troquei velas e cabos, ignição eletrônica, óleo (20w50) e filtros novos... Porém, depois desta troca de óleo, o motor começou a sair fumaça "branca" em marcha lenta, bem pouco mas sai, e quando exige mais força do motor e elevo o giro, a fumaça aumenta consideravelmente e parece ser um pouco mais "escura"... Tenho notado que o nível de água sempre baixa tbm... pesquisei aqui no fórum mas não achei nada relacionado a troca de óleo (suponho eu que seja por isso). Gostaria da opinião dos amigos mais experientes em motores... Seria junta do cabeçote queimada? Anéis? O óleo novo pode ter algo a ver com a fumaça ou seria coincidência?

    Aproveitando o tópico, isso tbm começou de uns dias pra cá, quando ando em uma descida com a marcha engrenada, faz um barulho alto tipo uns estralos (trec trec), proporcionalmente ao giro do motor, quanto mais rápido, mais alto e acelerado é o barulho... Se piso na embreagem o barulho para... Seria folga nas cruzetas ou pode ser algo mais serio na caixa?

    Abraços!

    Ps. Perdoem-me se o tópico é repetido mas não encontrei nada parecido aqui no fórum...
    4X4 Brasil

  • #2
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    52
    Posts
    10,354
    Agradecimento: 1
    Opa Neutofm!
    Vamos lá!
    Sobre a fumaça branca, provavelmente é devido a folga nos anéis de compressão, pois se fosse junta do cabeçote, haveria falhas no funcionamento do motor, bem como contaminação do óleo por liquido de arrefecimento, ou perda de compressão pelo radiador ou ainda, liquido de arrefecimento saindo pelo escapamento/descarga.
    Então, NMHO (na minha humilde opinião), trocaria o óleo, utilizando Visco, da Petrobras, ou algo similar, vejo que o óleo que utilizou está "muito fino" para o motor.

    Sobre o barulho, não compreendi a sua explanação sobre como é.

    Abraços.

  • #3
    Usuário
    Entrada
    23/01/2013
    Local
    Gravataí/RS
    Posts
    16
    Agradecimentos: 3
    Olá, sobre o barulho na caixa, pode ser cruzeta sim, pois quando vc pisa na embreagem, o torque que o cardã é submetido devido o "freio do motor" desaparece. Mas com um barulho alto como vc fala, fica fácil de ver se é cruzeta mesmo, pois a folga deve ser grande. Comece por aí, coloque ela em uma rampa e com uma chave de fenda force um pouco para ver se tem folgas. Se não tiver, provavelmente é caixa!!!! Sua embreagem, como está? será que ela não tem nada quebrado também??
    Tomara que seja alguma dessas coisas, pois mexer em uma caixa dessas custa caro.

    Sobre o motor, acredito ser junta do cabeçote, pois estava muito tempo parado e esses motores para queimar junta são campeões. Aliado a isso vc pode estar com os anéis gastos também. O que o Kim falou tem todo o sentido, mas acho que são as duas coisas aliadas.
    Sugiro retirar esse óleo que vc colocou e colocar um mais grosso. No momento que retirar o óleo verá se tem água.
    Se no caso constatar que foi junta, vc mesmo poderá trocar em casa sem problemas. Coloque uma Sabó e aplique uma fina camada de tinta spray alta temperatura nela, pois irá eliminar seu problema de vez, claro, se seu cabeçote não estiver empenado. Dê uma olhada nos parafusos, se estes apresentarem estrangulamento, por mínimo se seja, troque-os também.

  • #4
    Usuário Avatar de neutofm
    Entrada
    25/09/2016
    Local
    Realeza/PR
    Idade
    40
    Posts
    11
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Kim Ver Post
    Opa Neutofm!
    Vamos lá!
    Sobre a fumaça branca, provavelmente é devido a folga nos anéis de compressão, pois se fosse junta do cabeçote, haveria falhas no funcionamento do motor, bem como contaminação do óleo por liquido de arrefecimento, ou perda de compressão pelo radiador ou ainda, liquido de arrefecimento saindo pelo escapamento/descarga.
    Então, NMHO (na minha humilde opinião), trocaria o óleo, utilizando Visco, da Petrobras, ou algo similar, vejo que o óleo que utilizou está "muito fino" para o motor.

    Sobre o barulho, não compreendi a sua explanação sobre como é.

    Abraços.
    Então, o motor estava falhando bonito mesmo, mas creio que a falha fosse do platinado, pois depois que troquei para ignição eletrônica as falhas pararam... no caso para troca do óleo será que um 25w60 ajuda?

    O barulho é difícil de explicar, mas é um barulho de ferro com ferro, sincronizado, por isso suspeito de algo no cardã, pois é proporcional ao giro do motor, quanto maior o giro, mais rápido é o barulho... isso notei quando desço engrenado, com freio motor, mas vou prestar a atenção se quando está forçando numa subida ou no plano mesmo se o barulho tbm acontece, mas confesso que não notei....

    Obrigado pelas explicações... Abraço!

  • #5
    Usuário Avatar de neutofm
    Entrada
    25/09/2016
    Local
    Realeza/PR
    Idade
    40
    Posts
    11
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por silvaluc Ver Post
    Olá, sobre o barulho na caixa, pode ser cruzeta sim, pois quando vc pisa na embreagem, o torque que o cardã é submetido devido o "freio do motor" desaparece. Mas com um barulho alto como vc fala, fica fácil de ver se é cruzeta mesmo, pois a folga deve ser grande. Comece por aí, coloque ela em uma rampa e com uma chave de fenda force um pouco para ver se tem folgas. Se não tiver, provavelmente é caixa!!!! Sua embreagem, como está? será que ela não tem nada quebrado também??
    Tomara que seja alguma dessas coisas, pois mexer em uma caixa dessas custa caro.

    Sobre o motor, acredito ser junta do cabeçote, pois estava muito tempo parado e esses motores para queimar junta são campeões. Aliado a isso vc pode estar com os anéis gastos também. O que o Kim falou tem todo o sentido, mas acho que são as duas coisas aliadas.
    Sugiro retirar esse óleo que vc colocou e colocar um mais grosso. No momento que retirar o óleo verá se tem água.
    Se no caso constatar que foi junta, vc mesmo poderá trocar em casa sem problemas. Coloque uma Sabó e aplique uma fina camada de tinta spray alta temperatura nela, pois irá eliminar seu problema de vez, claro, se seu cabeçote não estiver empenado. Dê uma olhada nos parafusos, se estes apresentarem estrangulamento, por mínimo se seja, troque-os também.
    Quanto ao barulho é este raciocínio que estou seguindo, só não tive tempo ainda de verificar... O rapaz que eu comprei disse que ja tinha mexido na caixa e gastou 4mil, se é verdade não sei.... a embreagem patina um pouco, mas creio que o problema seja no pedal que não volta todo quando tiro o pé, as vezes tenho que puxar pra cima com o pé para ele voltar todo, e isso que tem 3 molas puxando o pedal, mas não sei o que estaria prendendo ele, ou se realmente é só o pedal ou se tem algo mais prendendo o curso....

    Quanto ao motor acho que primeiro vou trocar o óleo por um 25w60 (o que acha?) e verificar a fumaça, depois vou pra junta... não entendi direito esse esquema do spray, seria como uma forma de ajudar na vedação tbm? aplico ela na junta toda?

    Obrigado! Abraços

  • #6
    Usuário
    Entrada
    23/01/2013
    Local
    Gravataí/RS
    Posts
    16
    Agradecimentos: 3
    25W60 é um óleo bom para esse tipo de motor mais antigo.
    A aplicação desta tinta é em toda a junta, aplique e deixe secar, prefira a tinta cor alumínio, de boa qualidade, depois coloque a junta pintada e aperte os parafusos de acordo com a tabela do motor, usando um torquímetro. A tinta ajudará na vedação e na proteção da junta nas altas temperaturas próximas ao cilindro.
    Se está baixando água alguma coisa tem nesta junta, mas com a troca de óleo vc verá direitinho.

  • #7
    Usuário Avatar de neutofm
    Entrada
    25/09/2016
    Local
    Realeza/PR
    Idade
    40
    Posts
    11
    Agradecimentos: 0
    Pessoal,

    Infelizmente o barulho que eu ouvia era no cambio... Se foi o eixo piloto, rolamento, e carretão... Mas agora preciso de uma opinião sobre o que fazer, porque ocorreu a seguinte situação:

    Peguei as peças danificadas e fui na auto peças para comprar, aí o eixo piloto estava certo, rolamento ok, mas o carretão, segundo o catálogo da Patral, o que estava montado era o carretão do motor 4cc e meu motor é 6cc. Como mencionei anteriormente, quando comprei ela o rapaz disse que tinha feito a caixa nova, que estava tudo certo, mas como moro numa região que não temos muitas opções para comprar peças, e aqui é um povo mais das antigas que não tem muito o costume de comprar pela internet, pode ter acontecido de o cara não ter achado o carretão da 6cc e montou o da 4cc (este é a minha avaliação de leigo, manjo MUITO pouco de mecânica).

    É possível que isso tenha acontecido? (montar o carretão da 4cc no cambio da 6cc)?

    Dá uma diferença de 2 dentes na primeira engrenagem (33/35) e 1 na segunda (29/30).

    Alguém saberia me informar qual a medida correta deste carretão?

    Vocês tentariam montar esse que supostamente é o original segundo o catálogo da Patral?

    Obrigado!

    Abraços!
    Neuto Maschio
    F75 - Cheirosa
    BF-161/4M/4x4

  • #8
    Usuário Avatar de antonio umino
    Entrada
    29/08/2009
    Local
    T U P Ã/SP
    Idade
    75
    Posts
    3,658
    Agradecimentos: 26
    Citação Postado originalmente por neutofm Ver Post
    Pessoal,

    Infelizmente o barulho que eu ouvia era no cambio... Se foi o eixo piloto, rolamento, e carretão... Mas agora preciso de uma opinião sobre o que fazer, porque ocorreu a seguinte situação:

    Peguei as peças danificadas e fui na auto peças para comprar, aí o eixo piloto estava certo, rolamento ok, mas o carretão, segundo o catálogo da Patral, o que estava montado era o carretão do motor 4cc e meu motor é 6cc. Como mencionei anteriormente, quando comprei ela o rapaz disse que tinha feito a caixa nova, que estava tudo certo, mas como moro numa região que não temos muitas opções para comprar peças, e aqui é um povo mais das antigas que não tem muito o costume de comprar pela internet, pode ter acontecido de o cara não ter achado o carretão da 6cc e montou o da 4cc (este é a minha avaliação de leigo, manjo MUITO pouco de mecânica).

    É possível que isso tenha acontecido? (montar o carretão da 4cc no cambio da 6cc)?

    Dá uma diferença de 2 dentes na primeira engrenagem (33/35) e 1 na segunda (29/30).

    Alguém saberia me informar qual a medida correta deste carretão?

    Vocês tentariam montar esse que supostamente é o original segundo o catálogo da Patral?

    Obrigado!

    Abraços!
    O cambio do OHC. tem o carretel de 35 dentes.. e o eixo piloto de 16 dentes.... (casamento).......

    O cambio do BF 161 6 cilindros. tem o carretel de 33 dentes e o piloto de 18 dentes...

    Tem piloto de 16 dentes do Ohc. para o motor de 6 cilindros.. (estria grossa no entalhado do piloto...e do OHc tem a estrifa fina no piloto.... e mais comprido...

    Se a sua caixa estava com o carretão de 35 dentes então todo o conjunto é de uma caixa do OHC.... e o piloto com certeza de 16 dentes e não de 18 dentes do carretão de 33...Ok.

    final.. se estragou o eixo piloto e o carretão vc vai ter que comprar o eixo e o carretão da caixa de maverick, f100 e jeep de 4 cilindros.....pois as outras engrenagens é do carretão de 35 dentes..


    abraços
    Rural Willys,1965. 1966. 1973

    Pickup Willys F 75 1966, e 1976


  • #9
    Usuário Avatar de neutofm
    Entrada
    25/09/2016
    Local
    Realeza/PR
    Idade
    40
    Posts
    11
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por antonio umino Ver Post
    O cambio do OHC. tem o carretel de 35 dentes.. e o eixo piloto de 16 dentes.... (casamento).......

    O cambio do BF 161 6 cilindros. tem o carretel de 33 dentes e o piloto de 18 dentes...

    Tem piloto de 16 dentes do Ohc. para o motor de 6 cilindros.. (estria grossa no entalhado do piloto...e do OHc tem a estrifa fina no piloto.... e mais comprido...

    Se a sua caixa estava com o carretão de 35 dentes então todo o conjunto é de uma caixa do OHC.... e o piloto com certeza de 16 dentes e não de 18 dentes do carretão de 33...Ok.

    final.. se estragou o eixo piloto e o carretão vc vai ter que comprar o eixo e o carretão da caixa de maverick, f100 e jeep de 4 cilindros.....pois as outras engrenagens é do carretão de 35 dentes..


    abraços
    Umino,

    Entendi sua explicação, por sinal foi a mesma que o mecânico deu... A questão é, será que este foi o motivo da quebra? Quebrou sem eu forçar, só uso ela pro dia dia mesmo(muito pouco por sinal), nada de trilha, bem tranquilo... O mecanico me falou que o óleo que estava na caixa era muito fino... Estou tentando entender o que causou a quebra para tentar evitar isso num futuro próximo, pois o custo de conserto é alto.... O que faria no meu lugar?

    Obrigado!

    Abraços!
    Neuto Maschio
    F75 - Cheirosa
    BF-161/4M/4x4

  • #10
    Usuário Avatar de antonio umino
    Entrada
    29/08/2009
    Local
    T U P Ã/SP
    Idade
    75
    Posts
    3,658
    Agradecimentos: 26
    [QUOTE=neutofm;2441305]Umino,

    Entendi sua explicação, por sinal foi a mesma que o mecânico deu... A questão é, será que este foi o motivo da quebra? Quebrou sem eu forçar, só uso ela pro dia dia mesmo(muito pouco por sinal), nada de trilha, bem tranquilo... O mecanico me falou que o óleo que estava na caixa era muito fino... Estou tentando entender o que causou a quebra para tentar evitar isso num futuro próximo, pois o custo de conserto é alto.... O que faria no meu lugar?

    obrigado
    abraços

    No seu lugar... Montaria novamente a caixa e conferia todas as engrenagens, se elas são da caixa de 6 ou se é do de 4 cilindro
    Feito isto....verificar as peças integras, se do 6 ou do 4 ... e trocar as peças danificadas e fazer a montagem...

    Comprei uma caixa de cambio... e tinha uma engrenagem nova quebrada a terceira marcha colocaram uma de 4 cilindros na caixa de 6....... barulhou...... e na base troca deixou este cambio. e me vendeu como boa..... mas ficou aqui de reserva.... e está desmontado.....mas novamente penso que o melhor é montar com peças novas seja o de 6 ou de 4.... e curtir..

    ok/
    Rural Willys,1965. 1966. 1973

    Pickup Willys F 75 1966, e 1976


  • #11
    Usuário Avatar de neutofm
    Entrada
    25/09/2016
    Local
    Realeza/PR
    Idade
    40
    Posts
    11
    Agradecimentos: 0
    Umino, sei que és profundo conhecedor destas máquinas, me tira uma outra dúvida...

    Hj peguei o eixo piloto que deu pau, vi que tinha um rolamento travado dentro dele na parte onde tem os dentes... falei pro mecanico deste rolamento travado e ele disse que pode ter sido esta a causa da quebra... mas o que achei estranho é que ele disse que o correto não é usar rolamento ali, e sim aqueles bastões que vão tbm dentro do carretel... procede esta informação? O travamento deste rolamento pode realmente ter causado a quebra?

    Obrigado....

    Grande abraço e bom FDS
    Neuto Maschio
    F75 - Cheirosa
    BF-161/4M/4x4

  • #12
    Usuário Avatar de antonio umino
    Entrada
    29/08/2009
    Local
    T U P Ã/SP
    Idade
    75
    Posts
    3,658
    Agradecimentos: 26
    Dentro do eixo piloto, onde encaixa o eixo entalhado originalmente usa roletes em numero de 14.... se tem rolamento deve ter sido adaptado, já vi também com uma bucha de bronze no lugar.....(fazem cada adaptação)....
    O rolamento do piloto tem uma trava no eixo piloto que sai do lugar e fica dificil o engate das marchas. (já tem acontecido comigo).. quanto ao rolamento dentro do piloto ter travado não interfere muito na quebra... mas pode ser a causa..
    Rural Willys,1965. 1966. 1973

    Pickup Willys F 75 1966, e 1976


  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Barulho apos troca dos bicos l200 triton 3.2 hpe 2009
      Por Rafael Noronha no fórum Mitsubishi
      Respostas: 4
      Última resposta: 27/09/2016, 09:52
    2. Barulho no motor após troca óleo
      Por Alex SPI no fórum Suzuki
      Respostas: 46
      Última resposta: 19/09/2016, 23:49
    3. l200 barulho estranho no motor apos a troca de oleo socorro
      Por elton andrade no fórum Mitsubishi
      Respostas: 1
      Última resposta: 19/05/2012, 18:14
    4. Troca de óleo da transmissão
      Por Raposo no fórum Ford
      Respostas: 6
      Última resposta: 09/06/2008, 16:59
    5. Vazamento de óleo após a troca
      Por Onezimo Ribeiro no fórum Toyota
      Respostas: 9
      Última resposta: 14/04/2008, 18:03

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade