x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 10 de 10
  • #1
    Usuário Avatar de Davilson Titton
    Entrada
    13/09/2005
    Idade
    72
    Posts
    33
    Agradecimentos: 0

    Engate de tração e reduzida




    Sou meio novato por aqui, mas tenho um Rural 1972 e é usada somente para ir ao sitio. O problema dela é o seguinte: na hora de engatar a tração e reduzida ocorre uma dificuldade enorme, tanto para engatar quanto para desengatar, essa mais ainda. Dei uma olhada nas alavancas de acionamento e tudo parece ter um pouco ou muita folga, principalmente numa peça que parece um bumerangue.
    Alguem poderia me ajudar a solucionar esse problema?, teria eu que trocar todas essas alavencar ou teria que tratar com um bom torneiro pra ajustar essas folgas todas.
    Abraços

  • #2
    Usuário Avatar de NeRo
    Entrada
    18/12/2003
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    51
    Posts
    4,048
    Agradecimentos: 0
    Eu tava apanhando com isso também... esse sistema é um pé no saco.
    O que acontecia comigo é que engatava 4x4, neutro e Reduzida, mas não voltava pra 4x2. Me obrigando a desengatar o 4x4 na mão.
    Eu troquei os embuchamentos da vareta (tem na Donatti) que liga esse bumerangue à caixa de transferência, ao invés de usar as travinhas (que soltam quando usado muita força) amarrei fortemente com um arame mais grosso.
    As folgas laterais dos encaixes eu coloquei arruelas para firmar, mas se os eixos está gasto, acho que só embuchando mesmo.
    Eu não consegui tirar todas as folgas mas parece que agora tá funcionando.

    ps. na primeira oportunidade que eu tiver vou jogar pra baixo.
    :: A ignorância é mãe da admiração. ::

  • #3
    Usuário Avatar de NeRo
    Entrada
    18/12/2003
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    51
    Posts
    4,048
    Agradecimentos: 0
    Ah! Quando estiver muito duro pra engatar/desengatar, ande um metrinho pra frente ou pra trás, e tente de novo, geralmente ajuda.
    :: A ignorância é mãe da admiração. ::

  • #4
    Usuário Avatar de Davilson Titton
    Entrada
    13/09/2005
    Idade
    72
    Posts
    33
    Agradecimentos: 0
    Então caro amigo, será que todas as Rurais acabam tendo esse problema?
    Pois na minha esta grave, veja: um dia desses ai antes de enfrentar uma coisa ruim (lama até dizer chega) eu fique tentando tracionar tudo, um metrinho pra trás, metrinho pra frente, só não tentei pros lados, conclusão sai da Rural, deitei na lama e dei de martelo no acionamento da caixa de transferencia até engatar tudo, depois que passei pela coisa ruim, deitei novamente na lama, só que dessa vez do outro lado pra sujar por igual e dei de martelo novamente pra desengatar, pô isso vem ficando cada vez mais grave sendo necessario um solução, já andei procurando peças novas e não encontrei ainda, agora das buchas eu não sabia.
    Andei vendo alguma coisa na net e encontrei isso ai, será que não seria uma modificação que poderia resolver o problema?
    Abraços
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -of003_181.jpg   -of002_108.jpg  

  • #5
    Usuário Avatar de Cícero Franco
    Entrada
    09/06/2003
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    68
    Posts
    1,436
    Agradecimentos: 0
    A minha acontecia isto. Travava no 4x4 e não saia mais. Aí eu soltava a roda livre, andava um pouco para frente e um pouco para trás e desengrenava. A dica foi do meu mecânico que disse que com o tempo isto iria sanar, já que eu tinha trocado as engrenagens da reduzida. Realmente, com o tempo resolveu. Agora entra e sai com facilidade. O segredo é usar. Não ficar muito tempo sem engrenar o 4x4.

    []s
    Cícero Franco
    Floripa, SC
    Petiço: Jimny 4sport 2022

  • #6
    Pra resolver isso definitivamente, modifiquei o sistema, que no original tem muitas articulações e as folgas vão se somando...
    Adaptei duas alavancas separadas, iguais às do Jeep, assim aciono uma de cada vez direto no eixo do garfo. Fresei umas peças e construí um suporte para as alavancas, e abri duas fendas no assoalho para a passagem das alavancas, ficou show.
    abs

  • #7

    Alavancas Adaptadas

    Aí...... acabei de pegar meu câmbio totalmente revisado e já com a alteração das duas alavancas embaixo, para isso foi trocado o que chamam de focinho da reduzida.......
    vou ver se ponho umas fotos...........

  • #8
    Usuário Avatar de Davilson Titton
    Entrada
    13/09/2005
    Idade
    72
    Posts
    33
    Agradecimentos: 0
    Então, eu pensei em colocar esse focinho do Jeep, até arrumei um de gratis, somente pagaria a MO, mas depois que eu vi uma Rural com esse sistema, achei muito feio de descomodo, as alavancas ficaram muito pro lado do passageiro, ou seja quase que no assoalho, pode ser que, quem fez a adaptação fez muito ruim, ou poderia se feito melhor, mas não gostei nada do que vi. Eu acho que funciona melhor mesmo, pois o acionamento é direto né.
    Bom nessa semana acredito ter resolvido, vou ver isso na trilha nesse Domingo, eu retirei todos os eixos, mandei ajustas os engate, troquei o eixo que vai do bumerangue à caixa de tranferencia, as buchinhas, etc.. a unica coisa que não consegui fazer foi resolver a folga que existe no bumerangue, quando vc aciona a alavanca de tração ele primeiro cai pro lado e depois aciona, acho que essa folga é importante retirar.
    Sem estar na trilha parece que tudo esta engatando melhor e não tive que dar nem as balançadinhas, agora vamos ver na trilha.
    Depois reporto, abraços

  • #9
    Usuário Avatar de João A
    Entrada
    01/02/2006
    Local
    Maringá/PR
    Idade
    48
    Posts
    229
    Agradecimentos: 0
    Aí...... acabei de pegar meu câmbio totalmente revisado e já com a alteração das duas alavancas embaixo, para isso foi trocado o que chamam de focinho da reduzida.......
    vou ver se ponho umas fotos...........


    Adriano

    Vê se coloca umas fotos do resultado final pra gente dá uma olhadinha

    Quanto ao que você trocou, foi só esse tar de "focinho da reduzida"?

    Tenho que revisar o meu câmbio e tô pensando em "descer" a alavanca da tração/reduzida.

    Valeu

    João
    Lista de pessoas proibidas de coçar o saco: Wolverine, Freddy Krueger e Edward Mãos de Tesoura.
    MSJ

  • #10
    Aí.....não esqueci da sua solicitação João A, é que a minha viatura está no estaleiro e talvez saia esta semana...............

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Bloqueio tração - TR4
      Por MINTAO no fórum Mitsubishi
      Respostas: 58
      Última resposta: 02/04/2017, 08:04

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade