x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 16
  • #1
    Usuário Avatar de Vulczak
    Entrada
    30/05/2013
    Local
    Guarapuava/PR
    Posts
    68
    Agradecimentos: 0

    Adaptação Pedal Embreagem F75 - Caixa Chevette 5m




    Olá Companheiros!

    Alguém sabe me dizer como faço para adaptar o pedal original da F75 na caixa do chevette 5m? (porque uma puxava e a outra empurra o garfo).

    Grato,

  • #2
    Usuário Avatar de antonio umino
    Entrada
    29/08/2009
    Local
    T U P Ã/SP
    Idade
    75
    Posts
    3,658
    Agradecimentos: 26
    -imagem-001.jpg-imagem-002.jpg
    Vulczak...

    Esta caixa do chevette, está com caixa seca para motor Bf ???
    O sistema de embreagem é a original Willys???
    Platô original e disco de embreagem adaptada para o cambio chevette??
    Se estiver com a reduzida, deve ter aumentado a distância ente a caixa seca e a caixa de reduzida....

    A solução é aumentar a haste que vem do pedal para o eixo de controle e

    fazer um novo furo no chassis, na mesma distancia do aumento do comprimento entre caixa seca e a caixa de reduzida...

    até +
    abçs
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -imagem-001.jpg  
    4X4 Brasil
    Rural Willys,1965. 1966. 1973

    Pickup Willys F 75 1966, e 1976


  • #3
    Usuário Avatar de Vulczak
    Entrada
    30/05/2013
    Local
    Guarapuava/PR
    Posts
    68
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por antonio umino Ver Post
    Vulczak...
    Vc está querendo dizer
    Esta caixa do chevette, está com caixa seca para motor Bf ???
    O sistema de embreagem é a original Willys???
    até +
    abçs
    Olá Sêo Antônio!

    Então... comprei um conjunto de caixa do chevette 5m, flange, etc... já montado (Coelho 4x4 - Curitiba-PR), e estou montando (eu mesmo, como o pouco de conhecimento em mecânica que tenho, e muuuuita pesquisa na net).

    Já observei que tenho que comprar o disco de embreagem do chevette, cortar o cardã, mudar o suporte da caixa e acho q o próprio coxim do chevette dará certo. Mas fiquei com a "pulga atrás da orelha" em relação aos pedais!!!

    Porque o sistema antigo puxava o garfo, agora com o esquema do chevette, o garfo é empurrado (eu acho). Então, creio que devo fazer alguma adaptação para funcionar?

    No futuro quero por uma pedaleira suspensa do opala, mais servo e tal.. mas por hora, queria ficar com a original mesmo, se não for dar muito trabalho para adaptar. Do contrário, se for dar muito serviço p/ ficar com a original, já meto logo a do opala.

    Não sei se minhas dúvidas são amadores, juvenis, enfim, mas é que não sou mecânico, e estou aproveitando a semana de folga para desestressar na viatura... rsrs

    gde abrço,

  • #4
    Usuário Avatar de Vulczak
    Entrada
    30/05/2013
    Local
    Guarapuava/PR
    Posts
    68
    Agradecimentos: 0

    Foto caixa cambio

    Segue foto caixa cambio
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -foto0574.jpg  

  • #5
    Usuário Avatar de Vulczak
    Entrada
    30/05/2013
    Local
    Guarapuava/PR
    Posts
    68
    Agradecimentos: 0
    Beleza Sr. Antônio!
    Obrigado...

    Postei uma foto da caixa p o sr. ter ideia do que tenho em mãos.
    A F-75 estava original (exceto cambio, mudado para assoalho).
    Quanto a capa seca, o kit que comprei já venho com uma (ver foto acima)

    abs.
    4X4 Brasil

  • #6
    Usuário Avatar de antonio umino
    Entrada
    29/08/2009
    Local
    T U P Ã/SP
    Idade
    75
    Posts
    3,658
    Agradecimentos: 26
    Bom meu palpite..
    Com esta caixa seca para caixa chevette,
    O sistema de embreagem deve ser o mesmo.
    O disco é que vai ter uma mudança. pois o entalhado do chevette é diferente..
    Também tem uma bucha de bronze no centro do volante. onde vai o eixo piloto.
    A opção que vc tem é
    Na caixa de cambio do chevette, tem a parte de aluminio. (tampa onde no caso acopla a reduzida)
    Nesta Junção faz um suporte para receber o apoio do eixo de controle que está na caixa de reduzida .isto para não mudar muita coisa.


    Se for o sistema original com o cabo e o eixo de controle,
    Este eixo vai passar mais para traz. fazer um novo furo no chassis, onde prende o Pino esferico...
    vc vai ter que fazer um novo cabo ou fazer uma emenda neste cabo que vai do controle ao garfo de embreagem, pois este eixo de controle está na caixa de reduzida e no chassis..
    Bem como a haste que vem do pedal ao eixo de controle fazer o mesmo (aumentar). ou fazer uma nova haste..
    bom deve ser isto..
    até mais.
    4X4 Brasil
    Rural Willys,1965. 1966. 1973

    Pickup Willys F 75 1966, e 1976


  • #7
    Usuário Avatar de Vulczak
    Entrada
    30/05/2013
    Local
    Guarapuava/PR
    Posts
    68
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por antonio umino Ver Post
    Bom meu palpite..
    Com esta caixa seca para caixa chevette,
    O sistema de embreagem deve ser o mesmo.
    O disco é que vai ter uma mudança. pois o entalhado do chevette é diferente..
    Também tem uma bucha de bronze no centro do volante. onde vai o eixo piloto.
    A opção que vc tem é
    Na caixa de cambio do chevette, tem a parte de aluminio. (tampa onde no caso acopla a reduzida)
    Nesta Junção faz um suporte para receber o apoio do eixo de controle que está na caixa de reduzida .isto para não mudar muita coisa.


    Se for o sistema original com o cabo e o eixo de controle,
    Este eixo vai passar mais para traz. fazer um novo furo no chassis, onde prende o Pino esferico...
    vc vai ter que fazer um novo cabo ou fazer uma emenda neste cabo que vai do controle ao garfo de embreagem, pois este eixo de controle está na caixa de reduzida e no chassis..
    Bem como a haste que vem do pedal ao eixo de controle fazer o mesmo (aumentar). ou fazer uma nova haste..
    bom deve ser isto..
    até mais.

    Olá Sr. Antonio!

    Muuuito Obrigado!
    Confesso que quando lancei o post estava na espera de uma resposta sua... pois já me auxiliou anteriormente, em outras dúvidas com a F...
    Mais uma vez obrigado pela gentileza em compartilhar seu conhecimento...

    Abs.

  • #8
    Usuário Avatar de Vulczak
    Entrada
    30/05/2013
    Local
    Guarapuava/PR
    Posts
    68
    Agradecimentos: 0
    Olá!!

    Bem, tive problemas com a furação da carcaça da caixa, e o Coelho ficou de mandar outra. Como vai ficar um tempo parada a viatura, vou adaptar o pedal do opala ou outro!

    Neste caso, alguém sabe me responder qual é o melhor é mais fácil para adaptar (configurações: Caixa Chevette; Freio à Disco-à ser instalado)????

    Att,

  • #9
    Usuário
    Entrada
    04/11/2005
    Local
    rio de janeiro/RJ
    Idade
    41
    Posts
    454
    Agradecimentos: 0
    pode pegar a alavanca desse eixo e colocar os dois p baixo!!! soh que vai qter q colocar um varão no lugar do cabo

  • #10
    Usuário Avatar de antonio umino
    Entrada
    29/08/2009
    Local
    T U P Ã/SP
    Idade
    75
    Posts
    3,658
    Agradecimentos: 26
    Hoje estava vendo........
    A caixa seca do BF....com o garfo da embreagem original e também o rolamento da embreagem.

    Adaptando o pedal suspenso. que geralmente é por cabo... (opala, F 100, chevette e outros)..... O sistema de embreagem usado no opala que é direto no garfo.
    Então se colocar um garfo de embreagem do opala. não vai precisar fazer uso do controle, ficando o cabo direto no garfo...... Seria uma boa opção....
    Até, estou pensando em fazer uma modificação.... em vez de puchar para traz (sistema original Willys). colocando o garfo do opala (não sei se o sistema do chevette é igual ao do opala, mas com certeza deve ser igual) que no caso nesta modificação o garfo passa a ser puchado para a frente......
    Bem como o cubo da embreagem do chevette no sistema de embreagem original do motor BF....
    Para quem está colocando o cambio do chevette. usa o cubo, garfo da embreagem do chevette.... fazendo um furo com rosca no lado oposto do garfo onde vai o birro de regulagem da embreagem do opala (chevette).
    ficando o sistema de embreagem original (chevette ou opala).....
    Nas viaturas com cambio original...
    a mesma modificação, modificando o garfo da embreagem Willys, para o sistema do garfo do opala (chevette deve ser igual)....
    Aí elimina o controle da embreagem. passando o cabo direto no garfo..... pois o sistema do opala é puchado para a frente, inverso do sistema original Willys.....
    bom palpite...
    abçs


    Pensando.....

    abçs
    4X4 Brasil
    Rural Willys,1965. 1966. 1973

    Pickup Willys F 75 1966, e 1976


  • #11
    Usuário Avatar de Vulczak
    Entrada
    30/05/2013
    Local
    Guarapuava/PR
    Posts
    68
    Agradecimentos: 0
    Olá Pessoal!

    bem, talvez hoje eu dê START na viatura... mas fiz o serviço da seguinte maneira:

    Tive de elaborar um suporte novo para a caixa do chevette. A única coisa que fiquei na dúvida, foi quanto a altura correta (o mexanico que iria ajudar abandonou o serviço então fiz tudo sozinho) pois isto influencia no ângulo do motor/caixa. Então, deixei como base os parafusos da tampa de válvula alinhados ao friso que existente na parede corta-fogo. Espero que este seja o ângulo altura correta para não prejudicar o eixo piloto.....

    O pedal coloquei do opala. O friso (ressalto) que há pelo lado de fora da parede corta fogo, deixa um sulco no interior da cabine, e esta é a altura que está fixado o pedal. Lateralmente, encostei-o no início da "dobra" que há no centro da cabine. Também inverti o lado da "chapinha" do pedal de freio, isto deixou o acionamento do pedal ergonomicamente mais próximo do ideial.

    O Servo freio/cilindro mestre está o do opala. Para a fixação coloquei duas vigas U de cada lado, e fiz a furação.... (sugestão do Sr. A. Umino). Hoje vou terminar a sangria de freios e regulagem da altura do pedal de freio.... troquei toda a tubulação... e aumentei os flexíveis para 60cm... assim ficaram compatíveis a altura da viatura. O flexivel intermediário tbm...

    A embreagem, agora puxa para frente... e fiz uma espécie de chapinha de encosto, mimetizando o sistema com a caixa do opala. Explicando: a carcona do opala tem um furo na lateral, que serve de guia para o cabo de embreagem... como na carcona para adaptação na viatura não tem nada disso, fiz uma chapinha (vou fixar hj) e no mais, é o cabo do opala.

    Porém, ainda na testei tudo isso, mas se não for hj, ainda esta semana com certeza.... espero que não quebre nada

    Tirei foto de tudo o que fiz... então, logo posto um passo-a-passo (se der certo neh...kkkk) e chega de mexanico explorador!!!!

    Temos que criar algo do tipo FAÇA VOCÊ MESMO!!!

    A braços e obrigado a todos que tem contribuído....

  • #12
    Usuário Avatar de antonio umino
    Entrada
    29/08/2009
    Local
    T U P Ã/SP
    Idade
    75
    Posts
    3,658
    Agradecimentos: 26
    Citação Postado originalmente por antonio umino Ver Post
    Hoje estava vendo........
    A caixa seca do BF....com o garfo da embreagem original e também o rolamento da embreagem.

    Adaptando o pedal suspenso. que geralmente é por cabo... (opala, F 100, chevette e outros)..... O sistema de embreagem usado no opala que é direto no garfo.
    Então se colocar um garfo de embreagem do opala. não vai precisar fazer uso do controle, ficando o cabo direto no garfo...... Seria uma boa opção....
    Até, estou pensando em fazer uma modificação.... em vez de puchar para traz (sistema original Willys). colocando o garfo do opala (não sei se o sistema do chevette é igual ao do opala, mas com certeza deve ser igual) que no caso nesta modificação o garfo passa a ser puchado para a frente......
    Bem como o cubo da embreagem do chevette no sistema de embreagem original do motor BF....
    Para quem está colocando o cambio do chevette. usa o cubo, garfo da embreagem do chevette.... fazendo um furo com rosca no lado oposto do garfo onde vai o birro de regulagem da embreagem do opala (chevette).
    ficando o sistema de embreagem original (chevette ou opala).....
    Nas viaturas com cambio original...
    a mesma modificação, modificando o garfo da embreagem Willys, para o sistema do garfo do opala (chevette deve ser igual)....
    Aí elimina o controle da embreagem. passando o cabo direto no garfo..... pois o sistema do opala é puchado para a frente, inverso do sistema original Willys.....
    bom palpite...
    abçs


    Pensando.....

    abçs
    Hoje fui ver com mais clareza....
    A caixa seca do willys, junto ao câmbio. não tem espaço para adaptar o garfo do opala...
    Então tem que deixar o sistema orginal Willys com o eixo de controle e o cabo puchando para traz o garfo de embreagem
    e por outro lado, neste mesmo eixo. fazer uma emenda de forma que fique mais comprido a asa que é puchado pelo cabo..

    Se alguem souber de como fazer o garfo direto no cabo de forma que em vez de ser puchado para traz, e que o cabo puche para a frente......
    No caso da caixa seca para cambio chevette e motor original deve ter espaço para o garfo do opala ou chevette....
    E sendo assim deve dar para colocar o cabo direto no garfo, sem usar o eixo de controle...

    Abçs
    Rural Willys,1965. 1966. 1973

    Pickup Willys F 75 1966, e 1976


  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Pedal Acelerador - Chevette x Uno
      Por Ulisses N. Ribeiro no fórum Jeep Willys
      Respostas: 30
      Última resposta: 03/08/2015, 22:11
    2. PEDAL DA EMBREAGEM
      Por paulomachadoadv no fórum Niva
      Respostas: 12
      Última resposta: 08/01/2014, 19:25
    3. Quebra do pedal de embreagem.
      Por guivil no fórum Troller
      Respostas: 2
      Última resposta: 27/04/2009, 11:13
    4. Adaptaçâo de pedal do acelerador...
      Por Santoro no fórum Jeep Willys
      Respostas: 32
      Última resposta: 16/01/2008, 19:15
    5. Pedal da Embreagem.
      Por MariusJr. no fórum Niva
      Respostas: 2
      Última resposta: 04/10/2007, 08:12

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade