x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 12
    Usuário Avatar de ZIQUE
    Entrada
    22/12/2013
    Local
    Morretes/PR
    Agradecimentos: 4

Lightbulb Fotos Freio de Mão Rural (para instalação)

Colegas,

Depois de muitos anos realizei meu sonho de infância, estou com uma Rural 1961, a CAMPONESA, que me acompanhará por muitos anos da minha vida (espero poder repassá-la ao meu neto, sendo que ainda não tenho sequer filhos).
    Já fiz algumas adaptações na Rural, muitas das quais contei com as dicas deste fórum. Mas agora estou em um aperto que precisarei de ajuda dos mais experientes. A Rural está sem freio de mão, não tem sequer resquícios externos do que foi um dia freio de estacionamento. Comprei as peças pela internet e algumas encontrei em ferro velho. Mas o mecânico não sabe como instalar e não tem outras Rural por perto para conferir.
    Gostaria de saber se alguém pode me enviar, por gentileza, algumas FOTOS DO FREIO DE MÃO perfeitamente instalado na Rural. Se possível:
    - logo na saída do puxador, como faz a volta, por que lado da direção passa o cabo
    - de baixo, como é o encaixe da alavanca central, do tirante, equalizador e forquilha
    - extremidades dos cabos e forma correta de engatá-los, melhor maneira de prendê-los
    - se possível, alguma foto do interior do tambor, com a disposição da alavanca e haste
    - regulagem correta dos patins de freio, as molas, centralizadores, travas...

Se alguém tiver alguma dica de adaptação também será bem vinda. Pensei em dispor os cabos e alavancas em locais mais protegidos possível para evitar que logo sejam levados de arrasto, quem sabe até fazer alguma proteção adicional aos cabos.

Agradeço a atenção, peço desculpas pelo abuso do pedido (pedir não ofende né?) e prometo que irei postar fotos da freio instalado se eu tiver sucesso.

Abraços

Zique

Usuário Avatar de euclidesjr
    Entrada
    04/07/2012
    Local
    ASSAÍ/PR
    Agradecimentos: 0
    Zique, seja bem vindo, nesse site Rural Willys Brasil e Jeep Station Wagon e Pick Up F-75 e Jipe 4x2 e 4x4 Ford voce vai encontrar o que precisa.

Agora um conselho: Monta disco na dianteira e na traseira, muito mais eficiente e mais fácil de montar o freio de mão(pé).

Att
    Euclides Guimarães Junior
    ASSAÍ - PR
    Ford/ F-75 1973 6cc (BF 161) 4x4 - "Geruza"

Usuário Avatar de lucciano amaral
    Entrada
    10/01/2006
    Local
    Varginha MG/MG
    Agradecimento: 1
    no meu caso coloquei freio a dsico na traseira com pinça kadet, e coloquei pedalç de freio da s10 na lateral logo apos a porta ficou showwwww
    Rural 1965 4x4 diesel maxion hsd f1000 1997 turbo intercoole
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=39444

Usuário Avatar de ZIQUE
    Entrada
    22/12/2013
    Local
    Morretes/PR
    Agradeço as dicas!!!
    Pois é, agora já tenho as peças todas compradas, e acho que não teria dinheiro para instalar o freio a disco no momento.
    Eu já conhecia o site Rural Willys Brasil e Jeep Station Wagon e Pick Up F-75 e Jipe 4x2 e 4x4 Ford, vi que no manual do mecânico tem uma foto "malemar" da regulagem da alavanca central do freio de mão e outra das peças que vão junto ao disco de freio, mas sem detalhes da instalação. Se eu tivesse algumas fotos da disposição correta das peças eu mesmo iri fazer a instalação, mas vou deixar à intuição do mecânico (porque ele também nunca viu um freio de mão montado em Rural).
    Estou pensando em colocar os cabos protegidos por mangueiras e soldar algumas peças metálicas de proteção para que os cabos não sejam arrancados.
    Sigo aceitando sugestões...

Saudações

Ezequiel

Usuário Avatar de ZIQUE
    Entrada
    22/12/2013
    Local
    Morretes/PR
    Pessoal,

Foi bem difícil instalar o freio de mão sem ter noção de onde iam os cabos e alavancas (não tinha sequer resquícios de onde se fixava as peças), mas consegui e está funcionando legal.
    Envio em anexo fotos caso alguém um dia queira ajuda para instalar e encontre este tópico, será mais fácil do que foi pra mim...

Anexo 455295

Anexo 455301

Anexo 455302

Anexo 455303

Acho que eu entendi porque ninguém me enviou fotos, com tanta Rural rodando por esse brasil a fora. Os cabos de freio de mão já devem ter sido todos perdidos em alguma trilha. A posição das peças é muito susceptível a qualquer galho ou enrosco no chão. Pelo menos a abraçadeira de fixação do cabo posterior eu inverti a posição para ver se fica mais protegido.
    Estou bolando umas adaptações para deixar todo o conjunto mais elevado e protegido, assim que eu fizer posto algumas fotos aqui.

Abraços

Zique

Usuário Avatar de ZIQUE
    Entrada
    22/12/2013
    Local
    Morretes/PR
    Citação Postado originalmente por ZIQUE Ver Post
    Pessoal,

Foi bem difícil instalar o freio de mão sem ter noção de onde iam os cabos e alavancas (não tinha sequer resquícios de onde se fixava as peças), mas consegui e está funcionando legal.
    Envio em anexo fotos caso alguém um dia queira ajuda para instalar e encontre este tópico, será mais fácil do que foi pra mim...

Anexo 455295

Anexo 455301

Anexo 455302

Anexo 455303

Acho que eu entendi porque ninguém me enviou fotos, com tanta Rural rodando por esse brasil a fora. Os cabos de freio de mão já devem ter sido todos perdidos em alguma trilha. A posição das peças é muito susceptível a qualquer galho ou enrosco no chão. Pelo menos a abraçadeira de fixação do cabo posterior eu inverti a posição para ver se fica mais protegido.
    Estou bolando umas adaptações para deixar todo o conjunto mais elevado e protegido, assim que eu fizer posto algumas fotos aqui.

Abraços

Zique
    Agora sim seguem as fotos...

Fotos Freio de Mão Rural (para instalação)-p1130121.jpg

Fotos Freio de Mão Rural (para instalação)-p1130133.jpg
    Fotos Freio de Mão Rural (para instalação)-p1130137.jpg

Fotos Freio de Mão Rural (para instalação)-p1130136.jpg

Usuário Avatar de antonio umino
    Entrada
    29/08/2009
    Local
    T U P Ã/SP
    Agradecimentos: 26
    Citação Postado originalmente por ZIQUE Ver Post
    Agora sim seguem as fotos...

Fotos Freio de Mão Rural (para instalação)-p1130121.jpg

Fotos Freio de Mão Rural (para instalação)-p1130133.jpg
    Fotos Freio de Mão Rural (para instalação)-p1130137.jpg

Fotos Freio de Mão Rural (para instalação)-p1130136.jpg
    Nesta última foto. a inversão do cabo que originalmente passa por baixo, e vc passou por cima e por dentro do suporte, foi uma boa pedida.....
    Na primeira foto.... o cabo passa por uma forquilha soldada na travessa..
    Originalmente o revestimento do cabo, (capa do cabo de freio de mão) tem uma braçadeira que prende o cabo com um parafuso 5/16 na travessa.
    Da maneira como está quando vc acionar o freio de mão o cabo de aço vai fazer uma curva e vai acabar rompendo...
    Esta forquilha soldada no chassis, nos modelos de 4 cilindros OHC, tem um cabo de aço identico ao cabo da embreagem ligado ao bloco do motor se não me engano.... não é para fixar o cabo ou passar o cabo por ele..
    abçs
    4X4 Brasil
    Rural Willys,1965. 1966. 1973

Pickup Willys F 75 1966, e 1976

Usuário Avatar de ZIQUE
    Entrada
    22/12/2013
    Local
    Morretes/PR
    Informações interessantes estas Antonio... você tem uma dica para evitar o rompimento do cabo de aço?

Depois de instalar o sistema, percebi que logo perderia os cabos (e outras peças) pois ficam muito baixos, então fiz uma adaptação que garantirá a eternidade do freio de mão na Camponesa. Fiz uma nova travessa, de cantoneira 2', para fixar aquela forquilha. Prendi esta travessa em cima das longarinas, quase na altura do assoalho, então agora a alavanca central e todos os cabos ficam acima do cardan e do escapamento. Impossível de serem arrancados!!! Mas a maior das sacadas foi perceber que estava sobrando cabo dianteiro, então ao prender a nova travessa coloquei-a bem para trás em relação à posição original de fixação da forquilha. Assim, sobrou cabo traseiro suficiente para também elevá-los quase na altura do assoalho. Neste caso tive que fazer uma última adaptação para fixar o cabo traseiro (nos dois lados), mas ficou muuuuuuuuuuito melhor do que simplesmente inverter a posição de fixação do cabo vista na última foto.

Chamo isso de GAMBIARRA... e pra mim isso é ARTE!!! não é qualquer um que sabe fazer gambiarra bem feita...

Abraços

Entrada
    29/08/2009
    Local
    T U P Ã/SP

Para ilustrar.. a montagem do sistema de freio de estacionamento..

Ou melhor as peças que compõem o sistema.....

Abraços....
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Fotos Freio de Mão Rural (para instalação)-imagem-305.jpg  

Entrada
    29/08/2009
    Local
    T U P Ã/SP

Alavanca de freio de mao da Rural. e jeep.

Fotos Freio de Mão Rural (para instalação)-imagem-572.jpgA alavanca de freio de mao da Rural e Jeep. quando acionado nao trava..
    Geralmente a alavanca tem duas travas acionadas por mola.. Puxando ela trava, e para destravar tem que dar um giro e a alavanca volta a posicao original....Para fazer a troca da mola tem que desmontar esta alavanca. Tem um pino guia no eixo da alavanca. retirando ela que e prensado com um alicate de pressao. a alavanca (cabo de guarda chuva) ela sai, liberando as duas travas colocadas no suporte... (deve ter a mola quebrada no lugar). a mola feita de arame de aco, (usa em pesca). refaz esta mola e coloca no lugar. e faz a montagem inversa da desmontagem... . segue fotos da alavanca...
    4X4 Brasil

Entrada
    29/08/2009
    Local
    T U P Ã/SP
    Fotos Freio de Mão Rural (para instalação)-imagem-592.jpgFotos Freio de Mão Rural (para instalação)-imagem-586.jpgFotos Freio de Mão Rural (para instalação)-imagem-594.jpg

Entrada
    29/08/2009
    Local
    T U P Ã/SP
    Fotos do cabo do freio de mao desmontado.
    Para desmontar tem que tirar o pino de trava do movimento lateral..Este pino trava e conico. tem que bater com um puncao.... depois de tirar o pino. retire a alavanca,.. vai sair e ficar a trava H..e nela tem mola que trava a alavanca....
    veja nas fotos. tem dois H. e nela tem mola para fazer travar o cabo...uma delas esta com a ponta quebrada... se nao achar fazer com arame de aco de pescaria. que nao e dificil de fazer...
    Fotos Freio de Mão Rural (para instalação)-imagem-597.jpgFotos Freio de Mão Rural (para instalação)-img_0517.jpgFotos Freio de Mão Rural (para instalação)-img_0519.jpgFotos Freio de Mão Rural (para instalação)-imagem-596.jpg
    4X4 Brasil

Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Freio traseiro à disco para Rural
    Por Walther PPK no fórum Rural, F-75 e F-85
    Respostas: 3
    Última resposta: 08/04/2014, 13:03
  2. Fotos da instalação do motor limpador parabrisa atras do painel
    Por kggfranca no fórum Toyota Bandeirante
    Respostas: 1
    Última resposta: 06/12/2012, 23:52
  3. Pinças com Freio de Mão para Jeep, Rural, F 75
    Por Alexandre Scarfi no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
    Respostas: 3