Caro Dá la i Lama
Bem, podê, pode, porém provavelmente começará a bater pino.
Caso ocorra esse problema, poderá atrazar um pouco o ponto de ignição.
Agora que fica forte, isso fica sem dúvida!
Abraços.
Kim.
Versão Imprimível
Caro Dá la i Lama
Bem, podê, pode, porém provavelmente começará a bater pino.
Caso ocorra esse problema, poderá atrazar um pouco o ponto de ignição.
Agora que fica forte, isso fica sem dúvida!
Abraços.
Kim.
Kim.
Primeiro: Obrigado pelo elogio mas, não chego nem na joanete do pé esquerdo desse homem. Eu estaria mais pra "La vai Lama". KKKKKKKKKKKKK
É bem nesse ponto que queria chegar. No fundo, queria saber como ganhar mais potência e por uma consequencia, ou não - acho que acaba influenciando - , ficar um pouco mais econômico.
Fala a verdade, tenho uma Rural com motor 6 cilindros, se quisesse economia comprava uma Biz. Infelizmente economia anda junto com autonomia e isso me incomoda. Odeio ter que parar no meio da trilha pra colocar tanque reserva!!!
Bom, tirada minha dúvida inicial, vamos à próxima: Se rebaixo o cabeçote pra continuar andando na gasolina ganho potência mas corro o risco de bater pino. Então, quanto devo rebaixar pra ganhar potência e NÃO bater pino????????????????????
Aquele abraço.
Bem para responder a essas perguntas, terei que ter ajuda dos amigos!
Para tal feito chamo...
ELMERRRRR.....
ou
LEOPOLDOOOOO...
Isso que perguntou, não saberei responder.
Abraços.
Kim.
Srs. Boa noite.
Tem um bom tempo que so leio os tópicos, principalmente este da Rural e F-75, feito "mineirinho" só "ispiando", sem participar, mas quero relatar minha experiencia com a minha Vick "Rural 65": O motor dela é o 3000 o mesmo do Maveco, bem parecido do Willys 2600. Era a ga$olina, queria mai$ economia e prefiro o cheiro do álcool ao da gasolina, embora não beba. A primeira tentativa foi com o DFV 228 c/ difusor menor, giclê maior etc., sem muitos quase nenhun resultado. Passado um tempo peguei um cabeçote, rebaixei 2mm e pimba, roncou legal por um tempo, mas nada de afirmar, falhava da média p/ alta, até que, queimou junta entre 4º e 5º cil. Junta nova (sabó), cabeçote limpo e [surpresa] trinca junto da rosca da vela. Ainda em dúvida, passei a faca, ou melhor a fresa, no único cabeçote disponível, o original que havia tirado e guardado pensando no pior. De novo, junta nova, montar, regular, etc.. Animado, tentava avaliar se de fato havia melhoras, já que p/ mim, rodar no álcool (R$ 0,90) já era um prazer, sem o cheiro ($$$$) da gasolina (R$ 2,00), Mais animado ainda, a confiaça e o pézão mais pesado e outra junta queimada, desta vez vindo do encontro em Tambaú, + de 100 Km mas cheguei. Dúvidas eu tinha e chamei amigos mecanicos p/ avaliar a questão. O cabeçote foi aplainado em mandrilhadora CNC, e estava OK, o bloco bem examinado, tambem estava OK, De novo, junta nova, envernizada, e pau na jáca, até que num domingo indo p/ um "porco no rolete" em Rio Claro, junto com os amigos, apenas uns 8 Km da cidade, "tak tak tak tak", outra vez a junta, tudo igual. Jogar o motor fora? NÂO. Encomendei uma junta recoberta com cobre em Rib. Preto, e desta vez exagero! 12 Kg de aperto final nos prisioneiros do cabeçote e fim. Rodei +- 2000 Km e até agora tudo bem. Esqueci de dizer que entre a 1ª e 2ª troca das juntas eu troquei o DFV p/ 1 Solex DEIS 40, que ao meu ver foi o que deu o melhor resultado, junto com o rebaix. do cabeçote. Recentemente ganhei um aquecedor p/ o pé do carburador, instalado percebí de imediato uma boa diferença principalmente no torque em baixa, e não falha mais, o funcionamento está firme, nem parece o mesmo motor.
Beleza Jorge.
Acho muito legal esta troca de experiências entre o pessoal do forum. Li sua postagem e ja comecei a ter idéias.
O único problema é que não quero rodar no álcool. Podem até me chamar de louco mas, por um motivo que ainda desconheço, prefiro a gasolina.
Estava pensando em fazer algo do tipo:
*Rebaixar cabeçote, uns 0,8mm ou 1mm no máximo - se for preciso, tenho como fazer isso até em retifica plana tangêncial;
*Colocar uma junta porreta (conforme experiências do meu amigo Joge);
*Ignição eletrônica (a qual eu já possuo mas ainda não instalei porque vou fazer a elétrica interia junto);
*trocar a carburação por alguma coisa do tipo "2E" (não pesquisei no forum, será que fica bom? Tem como adaptar?)
*não sei mais o que!
Acho que por ai eu consigo ganhar alguma coisa em potência (rebaixar cabeçote) e, quem sabe, em economia (ignição, carburação...).
Alguma idéia ou opinião?
Será que estou falando muita besteira ou até que faz algum sentido?
Aproveitando para ajudar um pouco o meu camarada Kim, também grito por socorro!!
ELMERRRRR.....
ou
LEOPOLDOOOOO...
ou
ALGUÉM MAIIISSS...
Abraços!
Às perguntas do companheiro Lama logo acima, vou acrescentar mais uma, qual seja:
Transformado o BF 161 para o alcool, com o abaixamento do cabecote entre 1 e 2 mm e carburação adequada etc, não seria o mesmo um ótimo candidato também para o GNV (como combustível alternativo) ?
Ótimo no sentido de se neutralizar - parcialmente, talvez ? - a perda de potência que acompanha o uso de GNV em motores projetados para rodarem com gasolina ?
Isso porque o GNV ganha de gasolina e de outros combustíveis líquidos em materia de eficiência térmica - por mínimo que seja - por já dar entrada no duto de admissão em forma gasosa.
Além disso, os componentes mecânicos em íntimo contato com GNV não sofrem com a "lavagem" do óleo lubrificante como ocorre no caso dos combutíveis líquidos.
Se essas considerações forem procedentes, talvez vale a pena transformar o BF 161 para rodar com alcool...... e sim, GNV também, em função do preço !
Oi galera!
Bom, já se passaram quase 5 mêses e nada de respostas para as minhas dúvidas e as do companheiro Cedric. Perguntei para alguns mecênicos - nenhum deles especializados em retifica de motores de fato - e a única coisa que tive como resposta foi um monte da cara feia, como quem queria dizer: Éééééééé... até que pode dar certo!!!
Então, só pra não deixar morrer o assunto, volto a postar as mesmas dúvidas para, caso alguém saiba as respostas, favor sana-las!
Obs.: Para saber quais dúvidas estou falando, basta ler as duas últimas mensagens postadas, fora essa.
Valeu galera!
Caro amigo Lama!
Sobre repontecializar o BF, pode ser uma boa, principalmente com o uso do GNV.
Talvez não aguente a gasolina, mais colocando a junta de cobre, por exemplo, não haverá problema.
A colocação do 2E, é possivel, desde que tenha paciência para o ajuste de giclagem.
Como vai mecher no motor para repotencializa-lo, com o cabeçote fora e desmontado, faça a flange para a colocação do 2E, onde consiste em reabrir a entrada do coletor, utilize os prizioneiros para prender a falange, colocando uns mais curtos.
Tenho pouca experiência nesse tipo de preparação, o que fiz, foi passar o meu BF a álcool pois abasteço na usina e, mesmo sem rebaixar o cabeçote, ficou muito bom.
Na minha cidade tem um menino que so mexe com bura para turbo, recentemente colocou um 3E em uma panorama e turbinou, somente para arrancada, tava levando tudo. (em matéria de interior, não vou comparar com os carros que vejo nas capitais, onde o poder aquisitivo é maior)
O negócio é começar e ser persistente, pois tropeços haverão.
Abraços.
Kim.
amigos rebaixar o cabeçote do bf 161 é algo complicado não esqueção que a vela fica logo acima da valvula de descarga ceio eu que 2 mm seria algo complicado pois caso acontecer de cabeçote empenar soh outro pois não vi ter como retirar mais material se naum a vela bate na valvula!!!!!
Caro amigo cangu!
Acho que não stá utilizando as velas corretas!
No BF, tem que ser a vela do VW fusca, aquelas curtas.
As longas para serem colocadas, somente se forçar bastante a amizade com o cabeçote, pois será numa marra danada.
Sei disso, pois tentei colocar no meu BF quando o transformei a álcool. A intenção seria aumentar um pouco a taxa, preenchendo o espaço com uma vela maior.
Então, se a vela for a original, não haverá problema da válvula encontrar a vela.
Abraços.
Kim.
Olá pessoal!
Acabei de adquirir um willys 59 com motor bf 161 a gasolina.
compensa converter motor bf 161 para alcool?
Att,,