x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 11 de 11
  • #1
    Usuário Avatar de Cícero Franco
    Entrada
    09/06/2003
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    68
    Posts
    1,436
    Agradecimentos: 0

    Óleo para caixa de redução




    Amigos, estou precisando de uma ajuda. A Potranca tem a caixa de câmbio da Sprinter, 5 marchas. Foi feita uma adaptação, fechando a caixa de reduzida e acionando-a com um cardã pequeno. Funciona bem, porém, duas vezes já moeram as engrenagens por excesso de temperatura, eu acho. Como o volume de óleo é pequeno e não tem circulação com a caixa de câmbio, termina aquecendo demais, afina e já era. Foi colocado até um radiadorzinho para melhorar a ventilação, mas não foi suficiente.

    Gostaria de saber se alguém tem alguma dica de um tipo de óleo para trabalho pesado ou algum aditivo que termine melhorando o desempenho nesta caixa. Estou enviando duas fotos da caixa

    Abraços

    -rural-20.jpg-rural-19.jpg
    Cícero Franco
    Floripa, SC
    Petiço: Jimny 4sport 2022

  • #2
    Usuário
    Entrada
    23/08/2010
    Local
    Lapa/PR
    Idade
    54
    Posts
    1,385
    Agradecimento: 1
    Posso estar enganado mas não deve ser por falta de lubrificação, é quase certeza que é o pé aliado a pneuzão na verdade a reduzida da willys foi feita para motor de 90 cv e com torque moderado dos BF's, o correto é colocar outra caixa de transferência principalmente que você já está a meio caminho andado procura uma da engesa que equipava as C-10 do exercito ou outra caixa robusta.

  • #3
    Usuário Avatar de Cícero Franco
    Entrada
    09/06/2003
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    68
    Posts
    1,436
    Agradecimentos: 0
    Ela azulou, meu amigo. Aqueceu demais. O Motor Maxion é mais potente, mas nem tanto, pois tem 95cv sem o intercooler. Não piso muito, então creio que seja aquecimento excessivo mesmo. O problema é que caixas que servem direitinho, com o câmbio e a transferência, são da S10 e da Ranger, mas se acha nos desmanches por 5 mil ou mais. E pela minha de câmbio Mercedes não dão nada. Menos ainda pela de transferência Willys. Hehehehe.
    Cícero Franco
    Floripa, SC
    Petiço: Jimny 4sport 2022

  • #4
    Usuário
    Entrada
    23/08/2010
    Local
    Lapa/PR
    Idade
    54
    Posts
    1,385
    Agradecimento: 1
    Bom dia Cicero, então como a tua reduzida azulou as engrenagens é com certeza falta de lubrificação, foi só a engrenagem de entrada da reduzida ou mais alguma pois se foi só a de entrada provavelmente precisará colocar mais óleo, se bem que a possibilidade de vazamento vai aumentar (praticamente inevitável), aparentemente o rolamento do eixo de entrada está ficando sem lubrificação pois quem lubrifica ele é o óleo da caixa de marchas, já tinha pensado em fazer como você fez com a reduzida para montar desquitada da caixa de marchas mas não tinha pensado que este rolamento ficaria com a lubrificação comprometida, se bem que nos kit's de adaptação da caixa do chevete ele fica somente com o óleo da reduzida pois a caixa do chevete é fechada com a luva do cardã e isolado pelo retentor da caixa, estranho este defeito na tua, como foi feito o eixo de entrada onde fixa a engrenagem que vem da caixa de marchas?

  • #5
    Usuário Avatar de Cícero Franco
    Entrada
    09/06/2003
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    68
    Posts
    1,436
    Agradecimentos: 0
    George, é um cardã curtinho. Pensa assim. Troca o cardã normal dianteiro pelo traseiro. A caixa irá ficar mais pra trás que o normal, certo? Monta a reduzida ali e entre a saída da caixa de câmbio e a da reduzida bota um cardã curtinho com duas cruzetas. É assim.A primeira foto mostra a cruzeta da caixa de marchas, a segunda a cruzeta de entrada na caixa de transferência e a saída para o eixo dianteiro. A terceira mostra a saída para o eixo traseiro e a quarta também a entrada e a saída para o dianteiro.

    Abraço
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -rural-19.jpg   -rural-20.jpg   -rural-21.jpg   -rural-22.jpg  
    Cícero Franco
    Floripa, SC
    Petiço: Jimny 4sport 2022

  • #6
    Usuário
    Entrada
    28/05/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    55
    Posts
    1,338
    Agradecimento: 1
    Cícero, tem fotos das engrenagens quebradas?
    Tinha óleo na caixa?
    Aparentemente a adaptação está bem feita pelo menos externamente. Sem ver as engrenagens fica difícil dar um parecer mas o que pode estar acontecendo, e vai acontecer novamente, é que as engrenagens não aguentam o torque do motor e quebram.
    Ja aconteceu comigo tres vezes depois que troquei o motor opala 4cc pelo Q20B. Quebra a engrenagem de ligação entre cambio e caixa de tração.
    O Maxiom 2.5 tem de 26 a 29 kgfxm e 95 a 115cv dependendo da aplicação. Só com esses dados posso afirmar que a caixa de tração que vc está usando não vai aguentar muito tempo independente do óleo que usar.
    Essa engrenagem foi a primeira a quebrar, depois dela foram mais 3 até eu trocar a tração por uma engesa.


    -engre-rural-peq22.jpg

  • #7
    Usuário Avatar de Cícero Franco
    Entrada
    09/06/2003
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    68
    Posts
    1,436
    Agradecimentos: 0
    Bom, Roger, é possível. Eu não forço muito a Potranca. Raramente boto ela em alguma encrenca, mas pode ser sim. Obrigado pela dica.

    Abraço
    Cícero Franco
    Floripa, SC
    Petiço: Jimny 4sport 2022

  • #8
    Usuário
    Entrada
    28/05/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    55
    Posts
    1,338
    Agradecimento: 1
    Exatamente meu amigo, quebra andando em 4x2 a passeio!
    A primeira vez que quebrou achei que pudesse ser por sobrecarga já que andei bastante na areia nas pescarias. Nas seguintes a viatura só rodou em asfalto e mesmo assim com pouco tempo quebrou. Jà ví relatos de outros foristas que também quebraram depois de instalar o diesel...
    Eu usava um cambio 2215A e tração original. Depois das quebras troquei o cambio por outro mercedes e tração do jeep engesa F1, o conjunto teria ficado muito bom se não fosse pelo alto ruido emitido pela tração engesa a depois de uma viagem de 900km desistí dessa tração e instalei outra engesa divorciada. Aí sim meus problemas acabaram, já são dois anos de rodando e um pouco mais de 10.000Km sem problemas.
    abraço-sam_2396.jpg-sam_2399.jpg-sam_2397.jpg
    4X4 Brasil

  • #9
    Usuário
    Entrada
    16/02/2010
    Idade
    66
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0

    Smile Óleo para caixa

    Citação Postado originalmente por Cícero Franco Ver Post
    Bom, Roger, é possível. Eu não forço muito a Potranca. Raramente boto ela em alguma encrenca, mas pode ser sim. Obrigado pela dica.

    Abraço
    Oi Cícero, se ainda não achou o óleo adequado, sugiro que voce utilize MOLYCOTE junto com o que voce costuma usar, pois é muito antigo e até hoje não inventaram algo parecido... contém molibidênio e quanto mais pressão de trabalho, mais ele agarra na superfície do metal. Depois de utilizar, pode até faltar óleo na caixa que voce não ficará na mão. Tá custando uns 20 reais. Abraços, Fasano

  • #10
    Usuário Avatar de rodrigo fonseca
    Entrada
    17/05/2013
    Local
    canguçu/RS
    Idade
    45
    Posts
    117
    Agradecimentos: 0
    ola amigo, tambem acho que é a caixa de tração que é fraca para o conjunto! aqui na minha cidade tem uma f 75 com esta mesma mecanica e ja quebrou umas duas vezes! mas a dica que o cara deu ai sobre este molicote é intereçante, mas não sei oque é! queria sabe

  • #11
    Usuário
    Entrada
    28/05/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    55
    Posts
    1,338
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por hmfasano Ver Post
    Oi Cícero, se ainda não achou o óleo adequado, sugiro que voce utilize MOLYCOTE junto com o que voce costuma usar, pois é muito antigo e até hoje não inventaram algo parecido... contém molibidênio e quanto mais pressão de trabalho, mais ele agarra na superfície do metal. Depois de utilizar, pode até faltar óleo na caixa que voce não ficará na mão. Tá custando uns 20 reais. Abraços, Fasano
    Sai barato usar o Molycote e é um excelente aditivo já consagrado.Esse aditivo, a base de bisulfeto de molibdênio, forma uma película extremamente resistente e aderente na superfície metálica contra DESGASTE por abrasão. A quebra nesse caso não é por abrasão e sim por fratura devido torque elevado do motor diesel para as engrenagem da tração original.
    Com ou sem o aditivo, vai quebrar da mesma forma.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Óleo para Caixa - CJ5 - SAE 90 x 140
      Por JJUNIOR no fórum Jeep Willys
      Respostas: 174
      Última resposta: 14/04/2024, 22:17
    2. Alguem ai tem uma ideia de fazer uma redução para uma caixa de fusca?
      Por Andinho Otc no fórum Gaiola, Baja e Buggy
      Respostas: 15
      Última resposta: 26/11/2012, 23:06
    3. òleo para diferencial / caixa, qual usar?
      Por dands010 no fórum Niva
      Respostas: 7
      Última resposta: 08/06/2012, 15:11
    4. óleo para caixa gl4, sintetico ou mineral......?
      Por trilha doida no fórum Suzuki
      Respostas: 0
      Última resposta: 10/11/2010, 13:59
    5. Respostas: 24
      Última resposta: 28/02/2008, 19:13

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade