x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 17
  • #1

    Deserto do Jalapão - Novembro de 2011




    Queria deixar registrado aqui nossa viagem ao Jalapão, para os que pretendem conhecer a região, trate de se planejar logo, porque realmente o negócio vale a pena. É uma região com atrações diversificadas, bonitas e prazerosas de fazer e conhecer. Recomendo.

    A muito vinha querendo fazer esta viagem, até que recebi o convite de um amigo e padrinho, e não pude deixar de ir. Então juntamos um grupo legal de amigos, fizemos algumas compras de mercado, carregamos os carros e fomos.

    Fomos em duas L200 Tritom e um Fiat Strada Adventure. Isso mesmo, encaramos o deserto com um 4x2 no grupo, o que não nos gerou muitos problemas, ao contrário do que eu esperava.

    Vou separar este relato em uma especie de diário para facilitar, e colocar um vídeo que editei da viagem.:


    Dia 1
    Saímos de Brasília por volta das 14:30, cerca de uma hora e meia após o planejado, seguimos por alto paraíso, cavalcante até taguatinga (TO). Desenvolvemos um ritimo forte e rápido, com poucas paradas, mas depois de cavalcante a buraqueira começou a diminuir bastante o ritimo, a noite chegou e decidimos parar para dormir em Taguatinga (TO).

    Dia 2
    Saímos de Taguatinga cedo e fomos rumo a Dianópolis, e não demorou muito e chegamos a Cachoeira da Fumaça. Uma belíssima cachoeira, de fácil acesso, sem necessidade de se caminhar muito. Não dava para tomar banho alí devido ao volume d'água, mas nem por isso não saímos encharcados pelo forte esguicho de água que a cachoeira proporciona. O legal aqui é andar beirando as pedras até chegar literalmente atrás da cachoeira. Muito bacana.

    Andando mais um pouco chegamos a um outro rio, que ao lado da ponte que a corta, existem arvores que proporcionam uma boa sombra, perfeito para um churrasco, o qual não deixamos de fazer.

    Então seguimos mais um pouco, saímos da estrada principal e fomos conhecer os Canions (não sei o nome de fato). Alí se consegue uma bela paisagem e fotos, e não se gasta muito tempo, pois não tem muito o que fazer...

    Voltando a principal e andando mais um pouco, agora correndo contra o tempo para o sol não se por antes da próxima atração, chegamos a Pedra Furada a tempo. No acesso, quase atolei a Strada na areia, tivemos que manobrar varias vezes e insistir bastante pra passar sem puxar, mas foi... A pedra furada foi uma das principais atrações do dia, pra fechar com chave de ouro. É um lugar muito bonito e interessante, não tem como ir ao Jalapão e não conhecer este local.

    Voltamos pra estrada, com o sol já posto e fomos pra ponte alta. Ficamos em uma pousada que haviamos reserdo e pagado com antecedência, uma pena, pois foi uma péssima estadia,.nem tanto pela pousada em si, mas pelo atendimento que é muito ruim, não recomendo. É a pousada da dona Lazara.

    Dia 3
    Saímos de ponte alta e seguimos pro próximo local turístico, Sussuapara. É um Canion bem próximo a estrada principal, dentro passa um riozinho calmo e nas paredes do Canion não para de gotejar água. É um local bonito e interessante.

    De lá seguimos pro rio Lajeado. Lugar tranquilo e de agua cristalina, são varias quedinhas, e entre uma e outra, a pedra é tão lisa (no sentido de plana) que parece ser feita industrialmente, e assim segue até uma cachoeira maior, onde lá em baixo tem um poço bacana de banho. Não chegamos a descer, mas parece bem possível.

    De volta pro carro seguimos viagem até a Cachoeira da Velha. O volume de água impressiona e não é atoa que a chamam de mini foz do iguaçu.. hehehe

    Fotos tiradas e visual apreciado, seguimos mais um poquinho até a prainha, no mesmo rio da velha. É uma praia mesmo, só de água doce e calma. Perfeita pra banho e um churrasco, é claro. Almoçamos já por volta das 15:00 horas mesmo um belo dum churrasco e depois seguimos viagem...

    Seguimos até um camping extremamente rústico, onde os donos, um casal de velhinhos simpáticos e gente boa ofereceram fazer o jantar enquanto tomávamos banho no rio (o mesmo da velha, com direito a prainha também) e aprumávamos as barracas, até por que, ninguém teve coragem de dormir nos chalés que tinham disponíveis... hehehe. Comida muito boa, dia puxado, minha esposa gravida já enjoando, fomos logo dormir enquanto lá fora o papo e cerveja rolou solto até não sei que horas....

    Um detalhe interessante deste camping é a história dele, este casal apenas morava lá até aparecer uns gringos com contratos na mão querendo alugar a fazenda para filmagem do Survivor Tocantins. Versão gringa do nosso No Limite. E realmente o fizeram, se procurar no youtube acha filmagens do programa no rio que banha a fazenda. Só depois disso, resolveram transformá-la em camping.

    Dia 4
    Amanheceu, nós mesmo preparamos um belo café da manhã com o que tinhamos no carro, desarmamos a barraca e o senhor do camping ofereceu umas boias pra gente fazer um boa crós no rio. Ok, bora nessa, subimos até um ponto e decemos, algumas corredeiras que até deram uma certa emoção, mas no geral, é bem calmo, com necessidade até de dar umas remadas as vezes.

    Na hora de pagar a surpresa. O simpático senhor cobrou um precinho bem salgado pela estadia e jantar, mas, depois de uma conversa ele baixou um pouco o preço e saímos satisfeitos. Ainda assim recomendo do camping.

    Saímos um pouco tarde do camping e seguimos em direção a tão esperada Dunas do Jalapão. Logo na entrada, paramos em uma casinha simples e encomendamos logo uma galinhada para a volta.

    Entrando na estrada de acesso as dunas, alias, nas estradas, pois são várias estradinhas paralelas que as vezes se cruzam e que levam ao mesmo lugar. Mas tem um diferencial, algumas são com mais emoção que outras. Aqui é o trecho de areia mais difícil da viagem. Não por atoa, a Strada logo atolou na areia. Vendo que não ia dar pra seguir, engatamos na Triton e a puchamos até o final, sem parar. Só na volta eu percebi o segredo, quanto mais a esqueda (na ida) a estradinha está, menos funda a areia é, o que me possibilitou voltar com Strada sem atolar, mas que mesmo assim, exigiu um pouco de técnica de condução e nenhuma dó do carro. Parar, nem pensar. Coloca a segunda marcha e vai embora...

    As Dunas, é simplesmente inexplicável e bonito. Parada obrigatória do Jalapão. As fotos falam por si só.

    Saindo das dunas, a galinhada já estava pronta. Muito saborosa por sinal. Daí começou a discussão, acampar ou pousada, foi e não foi até que decidimos pela pousada em Mateiros. Achamos uma pousada novinha, com piscina, quarto espaçoso, TV, um bom ar condicionado e um bom preço. Pra variar, fizemos até um churrasco próximo a piscina. Não lembro o nome da pousada, mas pelo tamanho de Mateiros é bem fácil de encontrar.

    Dia 5
    De lá fomos ao famoso Fervedouro. Outro lugar que realmente impressiona, quando você chega, ou até mesmo vê as fotos, a primeira coisa que você pensa é: “É isso o famoso fervedouro? Mais parece um brejo no meio do mato, vou entrar aí não”. E quando você começa a entrar, aí é que assusta e da vontade de sair correndo. A água é muito limpa e transparente, só que conforme você entra, a areia parece que começa a te sugar pra baixo, você acha que é areia movediça, da até um medo. Aí quando você chega no meio percebe que na verdade ela está te jogando pra cima, você simplesmente não consegue afundar ou mergulhar. É uma sensação estranha, única e legal ao mesmo tempo. Ao tentar ficar em pé, e olhando pra baixo, a areia está encobrindo sua cintura, mas incrivelmente você não a sente e nem muito menos te atrapalha a movimentar as pernas. Logo você se acostuma e aproveita essa experiência única.

    Saíndo dali, não é preciso andar muito, e logo se chega na Cachoeira da Formiga. Uma excelente opção pra banho, uma água de um azul que não tinha visto antes, tão transparente que mesmo onde a água é corrente se enxerga o fundo. Recomendo bastante conhecer o local, pois é muito bonito e bom de se ficar por alí.

    Ficamos algum tempo e voltamos pra Mateiros almoçar. De lá pegamos uma estrada que liga Materios até Dianópolis por estradas que cortam fazendões de soja. Eram pra ser um trecho reto de uns 100 km mais ou menos, que no começo estava até bom, conseguíamos até desenvolver uma velocidade boa, só que foi piorando, piorando, até chegar a um ponto onde só se andava de 1° e 2° marcha praticamente, e ainda bem que não choveu, porque os atoleiros eram bem visíveis, porém estavam quase secos. Esse trecho judiou bastante das viaturas.

    De Dianópolis decidimos não voltar por Cavalcante novamente, por causa das buraqueiras, então seguimos até Luiz Eduardo Maganhães para pegar a BR-020. Chegamos lá e já estava escurecendo, mas decidimos seguir viagem assim mesmo, pois sabíamos que o asfalta era bom e sinaliazdo. Chegamos em brasília por volta de meia noite, ou um pouco mais.


    É uma viagem que vale muito a pena fazer, e pretendo voltar futuramente com mais tempo, a aproveitar um pouco mais cada passeio.

    Algumas observações.
    - Rodamos aproximadamente 2.000 KM, contando com os deslocamentos apartir de Brasília até chegar em Brasília novamente.
    - A Strada fez uma média 07 Km/l, à gasolina (o tempo todo andávamos num rítimo bem forte).
    - A falta de Gasolina e Diesel no Jalapão não é mais um problema como era antigamente.
    - Dá pra fazer todos os passeios com um carro 4x2, mas não da pra ter muita dó do carro, e tem que ter um certo conhecimento de condução offroad, principalmente na areia, e é muito importante ter no grupo pelo menos um bom 4x4 para dar apoio aos menores quando necessário.
    - Preserve a natureza, deixe o local visitado do jeito que você encontrou, leve o lixo que você produziu. Seus filhos, netos e bis-netos pode querer um dia conhecer o local, não tire essa chance deles.

    Fotos:
    https://picasaweb.google.com/1082799...NovembroDe2011

  • #2
    Usuário
    Entrada
    27/04/2010
    Local
    Rio De Janeiro/RJ
    Idade
    59
    Posts
    3,077
    Agradecimentos: 12
    Ricardo
    Excelente relato. estive por lá em Abril desse ano e o sentimento é esse mesmo. Tb fiz o caminho de Mateiros a Dianópolis, como era final da estação de chuva tinha muitos atoleiros, verdadeiros baciões de lama onde só um 4x4 + alto passava.
    Abs
    SW4 95 caveirão

  • #3
    Usuário
    Entrada
    11/09/2011
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    59
    Agradecimentos: 0

    Otimo relato Ricardo

    Eu estou querendo sair de sampa e ir pro jalapão no carnaval que se aproxima, tenho uma tracker 08 original pelo que li pegarei o fim da temporada de chuvas vc acha que poderei ter problemas com atoleiros? Se vc tiver os contatos das pousadas que vcs ficaram por favor me passe.
    Sobre os passeios vcs tiveram o acompanhamento de guia ou já conheciam bem a região?
    Muito obrigado e abraços.

  • #4
    Usuário
    Entrada
    27/04/2010
    Local
    Rio De Janeiro/RJ
    Idade
    59
    Posts
    3,077
    Agradecimentos: 12
    tazinho
    Com a tracker, vc vai na boa. Quanto a guias, eu particularmente não gosto. No Jalapão, as principais atrações, são sinalizadas, apesar que algumas, não tem. Mas nada que uma boa pesquisa e informações não resolvam. assim vc fica livre para fazer seu roteiro e ficar o tempo que desejar em cada lugar.
    Abs
    SW4 95 caveirão

  • #5
    Tazinho,

    Como o Dimasi falou, a traker, se estiver com as revisões em dia e tudo certo, vai numa boa.

    Nós demos sorte de pegar chuva nenhum dia, mas chegamos a pegar a estrada molhada de uma chuva do dia anteior, tirando a estrada que liga Mateiros a Dianópolis, não tinha muitos pontos de atoleiros não...

    Jogaram umas pedras em alguns trechos para inibir os atoleiros, mas as vezes você desejaria estar em um atoleiro ao invés das pedras... hehehe

    O melhor guia é um GPS carregado com um bom tracklog. Nós pesquisamos vários tracks na internet, e juntamos no computador pra fazer o que nós queriamos. O meu amigo que foi conosco que ficou a cargo disto e está com o track. Vou ver se ele ainda tem.

    Não tenho os contatos das pousadas não, a unica que marcamos com antecedencia foi a mais decepicionante, então nem vou te passar o contato desta.

    Abraço.

  • #6
    Usuário Avatar de Daril camassola
    Entrada
    27/02/2009
    Local
    Gramado/RS
    Idade
    49
    Posts
    199
    Agradecimentos: 0
    Ricardo

    Execelnte relato mt bem detalhado , que viagem show o video ja da uma palhinha de como foi , parabens, um dia eu tambem vou pro jalapao nao sei quando mas esse dia vai chegar kkkkkk
    Troller 2015 prata
    Willys 59 branco 4.1 pra ralar
    ex Troller 2006 prata

  • #7
    Usuário Avatar de nicksalgado
    Entrada
    23/08/2011
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    60
    Posts
    222
    Agradecimentos: 2
    Como foi a parte de hospedagem ?
    Nick Salgado
    Discovery4 SE 3.0

  • #8
    Usuário
    Entrada
    07/12/2009
    Local
    Resende/RJ
    Idade
    63
    Posts
    1,290
    Agradecimento: 1
    Ricardo,
    Muito bom o seu relato, vai me ajudar muito quando for pra lá .
    Abs.
    Carlos Feitosa.
    LAND CRUISER PRADO 2009
    EX - SW4 3.0 TD 2002

  • #9
    Então nicksalgado, quanto as hospedagens...

    Em Taguatinga - To fiquei num hotelzinho simpático (não lembro o nome), preço bom e bom café da manhã.

    Em ponte alta ficamos numa pousada fraca (Lazara)

    Um dia acampamos no camping que rodou o survivor, bom camping, só que o preço um pouco salgado, mas vale a pena.

    Em Mateiros, achamos uma pousada novinha, com piscina, quarto espaçoso, TV, um bom ar condicionado e um bom preço. Pra variar, fizemos até um churrasco próximo a piscina. Não lembro o nome da pousada, mas pelo tamanho de Mateiros é bem fácil de encontrar.

  • #10
    Usuário Avatar de vinicius10
    Entrada
    07/08/2011
    Local
    Araruama/RJ
    Idade
    52
    Posts
    198
    Agradecimentos: 0
    caro feitosac,
    Estou programando de sair do RJ em junho ou julho, criei um novo topico em planejamento. A principio, irei em uma so viatura, estou a espera de novos candidatos. Caso se interesse , faca um contato . cel 22 7824-0810 Marcus chagas
    abracos!

  • #11
    Usuário
    Entrada
    04/01/2012
    Idade
    54
    Posts
    32
    Agradecimentos: 0
    RICARDO POR FAVOR SE VC PUDER ME MANDA TEU TELEFONE? PRETENDO IR PARa o JALAPAO AGORA NO CARNAVAL , QUE RIA TE FAZER UMAS PERGUNTAS MANDA NO MEU E MAIL niklasklos@gmail.com

    ob ab nicolas

  • #12
    Niklasklos,

    Enviei pro seu e-mail... mas se quiser perguntar por aqui, seria interessante, suas dúvidas podem ser as mesmas de outras pessoas...

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Jalapão e Chapada dos Veadeiros - Dez 2011 / Jan 2012
      Por Vitor Rolo no fórum Planejamento
      Respostas: 54
      Última resposta: 16/02/2012, 01:15
    2. Respostas: 14
      Última resposta: 09/11/2011, 07:27
    3. Bonito - MS - novembro 2011
      Por Marcelo_Taz no fórum Planejamento
      Respostas: 7
      Última resposta: 17/09/2011, 22:21
    4. Jalapão - ABR 2011, quem vai !!!
      Por Dimasi no fórum Planejamento
      Respostas: 351
      Última resposta: 04/05/2011, 17:08

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade