Registro os acontecimentos lamentáveis proporcionados por viajantes (esses não são trilheiros) do Estado do Piauí que estiveram em Santo Amaro do Maranhão (dentro do Parque Nacional) nos dias 29 e 30 de julho.
Na Lagoa da Gaivota, subiram com os veículos nas dunas, fizeram manobras perigosas e um deles ainda partiu para agredir um turista italiano, pasmem, com um chicote. Tudo porquê o cidadão reclamou da baderna.
Autuados pelo ICMBio (órgão que fiscaliza o Parque), deixaram a cidade logo cedo, no domingo, com um pesado boleto de multas. Conta-se que se desentenderam entre eles próprios. Tiveram muita sorte, porquê a população já se mobilizava para "convidá-los a se retirar".
Que fique bem claro, que cito o Estado de origem, mas nada contra os piauienses e sim contra pessoas que saem no intuito de se divertir mas ainda não têm noção de civilidade e respeito principalmente a uma população que tão bem recebe seus visitantes.
Fica também o alerta: O trânsito de veículos é PROIBIDO nas dunas da área dos chamados Grandes Lençóis - a oeste de Barreirinhas. A fiscalização é forte e as multas são astronômicas. Os agentes do ICMBio têm poder inclusive de apreender veículos.