Que maravilha de viagem!!
Excelentes números de consumo!
Continue colocando os relatos. Estão muito bacanas!
Parabéns e um forte abraço
Clemente
Versão Imprimível
Que maravilha de viagem!!
Excelentes números de consumo!
Continue colocando os relatos. Estão muito bacanas!
Parabéns e um forte abraço
Clemente
Valeu Clemente;
hj estamos em Victoria, Entre Rios, amanhã já cruzamos para Uruguaiana.
cidadezinha interessante, bem antiga, com arquiteura bem preservada, levamos sorte e fugimos de Rosário!
agora já bateu a saudade do rípio e ao passar pelo trevo de Bariloche - Villa Angostura/Passo Cardenal, deu uma baita vontade de retornar para o Chile e descer tudo novamente..rsrsrs
a Carretera Austral vale muito a pena, todo cansaço do deslocamento, a cinza que nos amedrontou em Bariloche, o pará-brisa despedeçado, a poeira!! (putz, quanta poeira - vou ter que lavar o jimny umas dez vezes seguidas).
o jipinho se comportou muito bem, e apesar de não ser necessário um 4x4 para percorrer a carretera é recomendável, inclusive pelo serviço de turismo chileno. um veiculo normal iria sofrer muito nos inúmeros trechos com costelas de vaca (o desafio era dizer uma frase inteligível quando passávamos por elas..rsrsrs), buracos e pedradas (preciso dar uma boa olhada por baixo quando retornar e realizar a revisão, pois foram inúmeras as pedras que atingiram o chassi e os eixos).
destaco também o outro veículo da viagem, uma L200 GL 2000, com seus 320.000 km originais e que se portou muito bem, sem incomodar em nada.
dica para quem vier a Argentina em breve: traga uma boa quantia em espécie para abastecer, pois os valore cobrados da YPF estão bem melhores (quando há combustível) mas raramente são aceitos cartões.
fotos:
1- por do sol Puyuguapi
2- Puerto Bertrand (nascente do Rio Baker) lugar idílico;
pelo que acompanhamos no Chile, as 5 hidroelétricas vão sair realmente, portanto muitas dessas paisagens provavelemente irão se perder para sempre:
Página Principal Patagonia Chilena ¡Sin Represas!
Abraços!
Belíssimas fotos, show.
Bom retorno.
Abraços
Obrigado Jeison.
já estamos no Brasil, em Uruguaiana.
bem , para não fugir da tradição, fomos achacados hj pela policia caminera de entre rios e corrientes.
comprei "espontaneamente" um ridículo atlas da Argentina e fui multado em $94 pesos por dirigir com minha carteira vencida desde 11/12.
mas como o importante é lembrar sempre das boas coisas, mais umas fotos que marcaram o caminho.
1- rumo Cochrane (trecho muito bonito onde encontramos uma fêmea de Huemul)
2- guanaco arisco perto do Rio Baker
3- Cochamó.
Abraços e até a próxima!
E aí Franco, como foi fim da viagem?!
Media geral de consumo, etc...
Abs
Clemente
Olá Clemente;
não medi direto o consumo, mas para mim foi perceptível a melhora no desempenho do jipinho com a gasolina estrangeira (sempre abasteci com a Super 93, poucas vezes fui obrigado a colocar a Premium). ele fiocu bem mais esperto!
o consumo sempre ficou na casa dos 14km/l, a nao ser nos trechos de muito vento contra, quando caiu para os 12km/l. no ripio 13km/l mais ou menos.
excepcionalmente fez 16km/l por duas vezes em trechos livres com vento a favor e andando bem na boa.
"problemas" somente o para-brisas e o filtro de ar que tive que trocar antes da hora por conta das cinzas e da poeira.
hj verifiquei de relance a parte de baixo e em poucos pontos da para ver a pancada das pedras no revestimento do chassi (mesmo assim bem pequenas e não chegou a retirar a proteção). um dos pontos fracos (as bases dos amortecedores dianteiros) estão aparentemente intactos. segunda-feira vou leva-lo para a revisão e verificar com mais cuidado.
em relação a dirigibilidade no ripio, em um trecho levei um susto, quando vinha em um trecho de ripio consolidado (em 4x2) e de repente entrei em uma sequencia de buracos bem grandes. o jipinho flutuou a traseira e dançou de um lado para o outro. frio na espinha forte.
no mais td bem, só restou a vontade de voltar para a patagonia chilena...quem me dera para morar...
Abraços!
fantástica expedição, Parabéns... ano que vem, se deus quiser serei eu!! Obrigado por compartilhar conosco!!
e o valor do diesel argentino!??
Sfranco, muito bom o relato, parabéns. Como pretendo ir no fim de janeiro, me arrisco a perguntar se o trecho entre Puerto Montt e Chaitén merece ser atravessado ou é melhor a opção que você tomou de transbordo? obrigado.
obrigado Tiago;
então, o valor do diesel na Argentina varia muito, bem como a sua disponibilidade.
foi comum nos YPF a falta de combustivel, em especial o diesel Ultra. Em muitos só havia o Euro.
logicamente com valor mais elevado, muito próximo da gasolina Super. Leve sempre dinheiro em espécie para abastecer nos YPF, pois raramente são aceitos cartões.
em outras bandeiras os valores cobrados são maiores, porém aceitam cartões, não esqueça de acrescentar os 6% de IOF no valor.
em valores: desde R$ 1,70 até R$ 3,20 no Chile (Cochrane).
na Argentina ficou claro que veiculos diesel não são mais vantajosos, em especial qdo comparava os valores de consumo com os do Jimny..rsrsrs
Abraço e boa viagem.
Perambulante;
se vc quiser ir para Puerto Montt, o melhor é o ferry de Hornopirén para Caleta Gonzalo.
o problema é a sua disponibilidade, se tiver certeza da sua data de partida da região, convém comprar com bastante antecedência.
para escapar desta chatice, porém perdendo a parte da região dos lagos chilenas (e ainda do Pq. Pumalin norte) é entrar na carretera via Futaleufu.
nossa opção foi devida à falta de opções disponíveis..rsrsrs, mas valeu a viagem, um visual bem bonito dos vulcões e da costa das ilhas chilenas.
Boa viagem, abraço!