x
Convex Datacenter
Página 44 de 45 PrimeiroPrimeiro ... 343536373839404142434445 ÚltimoÚltimo
Resultados 517 a 528 de 529
  • #517
    Usuário Avatar de CGAUER
    Entrada
    11/11/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    43
    Posts
    1,730
    Agradecimentos: 6



    Pois é, pois é!

    Um assunto que me preocupa com Jipes com suspensões que utilizam barra Panhard na traseira (a maioria) é a famosa perda de controle em curvas com costelas de vaca. A temida "caranguejada" do eixo traseiro.

    Explico, a barra Panhard fica montada na transversal entre chassi e eixo, logo ao comprimir a suspensão, o eixo é deslocado alguns centímetros para o lado. Num piso com obstáculos sucessivos, este efeito faz com que a roda a que cada vez toque o chão, entre as costelas de vaca, se desloque para o lado empurrando o resto do carro. Aí entra o azar, se a ressonância da suspensão (o movimente sobe e desce por/segundo) for equivalente a velocidade de batida das costelas de vaca (velocidade do carro), pronto, perde-se totalmente a direção. De pulo em pulo o carro vai perdendo a traseira cm por cm. O mesmo processo pode acontecer no eixo dianteiro, mas neste caso a recuperação do controle é mais rápida e intuitiva. Por sorte o peso dos eixos nunca é igual logo este efeito nunca vai afetar ambos os eixos de uma vez.

    Tive este sintoma com o Niva e muitas vezes com o Tracker e Jimny, por sorte consegui ganhar o controle do carro, mas o susto foi muito grande.

    Aqui tem alguma literatura sobre o efeito e os sistemas:

    Most racers think of the panhard bar simply as a lateral locating device
    Watt's linkage - Wikipedia, the free encyclopedia
    Panhard rod - Wikipedia, the free encyclopedia
    panhard bar

    Alguns Jipes de eixo rígido não tem barras Panhard, como é o caso de todos aqueles com suspensão de feixe de molas (A traseira do Xterra por ex) e os Land Rovers depois de 84. Em seu lugar usam barra A longitudinal ao chassi com pivô central sobre o diferencial, deixando assim o comportamento neutro à custa de maior manutenção, não esquecendo da primeira e excelente geração de Vitaras, ou o sistema Watt's que limita o curso mas garante maior controle, como nas Discos II. Porém o JPX possui barras A na dianteira e traseira, este sim é o rei do controle!

    O uso de barras Panhard não é muito bem vindo em carros com curto entre-eixos (vide Wiki)....

    Como evitar a perda de controle?

    Evitar velocidades de ressonância, aquela onde o carro fica leve e solto ao comendo do volante. Baixar a velocidade usar amortecedores mais fortes e de DUPLA ação junto molas mais firmes é uma saída.

    O efeito no Jimny e Tracker, onde os a barra é presa na longarina direita do chassi com a ponta esquerda do eixo, costuma apresentar maior instabilidade nas curvas para direita, situação onde a barra fica alinhada com o vetor da inércia do carro, empurrando assim o carro fora de controle mais facilmente. Mas isso varia de acordo com a quantidade de carga e angulo da barra... A traseira também costuma sempre sair para o mesmo lado. Vale a pena observar o efeito para não ser surpreendido numa situação complicada.

    Baixar a pressão dos pneus seria uma boa alternativa, mas no cascalho (rípio) pode trazer enorme prejuízo aos pneus. Na realidades, todas as "gomerias" da Argetina recomendam pressão ultra elevada no rípio, para que assim, o perfil fique mais aberto, evitando assim retenção e perfuração por pedras afiadas. Obviamente a cada libra que se adiciona, pior fica o comportamento do carro.

    A escolha do carro é uma alternativa. Se der evitar carros com Panhard na traseira e chassi curto... Carros com tração integral (com terceiro diferencia) são uma boa.. Neste sentido o Defender é fantástico, se não fossem os amortecedores originais, que são fracos. Basta instalar um jogo australiano ARB Old Man Emu (OME) ou coisa que o valha (Bilstein, Koni, etc) que fica excelente. Agora se tivesse capotado com um Defender, provavelmente não estariam vivos para contar a história... O teto destes LR são um marmitex, mas justamente por isso tem um baixíssimo centro de gravidade prevenindo tais situações, razão pela qual jamais recomendo levar peso no teto do Defender, ou melhor, de qualquer veículo de expedição.

    Em resumo, acidentes acontecem, indiferente do veículo, velocidade, estradas, aptidão, etc... Não tem muito o que possamos fazer a não ser contar com a sorte.

    Fortes abraços

    Clemente

    Citação Postado originalmente por vbeltram Ver Post
    Eu estava com o No na expedição, e realmente, eu achei bem esquisito o que aconteceu. De acordo com o relatado pelo caro colega forista CGauer, se de fato, apenas como mera especulação, foi uma cagada da Souza Ramos (Mitsubishi Catalão e também Suzuki Catalão) é tremendamente preocupante. Eu sei bem como é isto. Eu já capotei um Tracker em estrada de terra (não estava correndo e estava com o 4x4 acionado) e até hoje eu não consegui entender direito o que de fato aconteceu. Como o carro estava levantado e mexido eu não posso culpar o fabricante, entretanto, de qualquer forma, eu acho melhor o carro original e trocar apenas os pneus, de acordo com o uso do mesmo. Não quero mais passar pelo que eu passei, bem como não desejo que ninguém passe. Acredito que o amigo No, pense da mesma forma.Abs.Válter.
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

    www.cgauer.com.br / vimeo.com/gauer / flickr.com/cgauer / 4explorers

  • #518
    Usuário Avatar de NO - CT Santos/SP
    Entrada
    28/05/2009
    Local
    Santos/SP
    Idade
    63
    Posts
    2,111
    Agradecimentos: 0
    Clemente
    Obrigado pelas explicações ...
    A policia argentina so colocou no BO ... acidente por causa do rípio ...
    A Suzuki se calou e não falou nada ... mas como eles me socorreram e a Seguradora MAPFREE NÂO, deixei pra lá ...
    Logo se foi somente o efeito "caranguejada" ou não ... nunca saberei kkkk

    Mas nisso tudo vc me deu uma boa noticia kkkkk A traseira da XT não sofre desse mal, não é isso?? kkk
    Abs
    No - Cls Tracker e XTCB; Kataya4x4; Viajantes4x4
    XT 05/06 (Chumbo) - ex-Jimny e TK

  • #519
    Desativado
    Entrada
    13/12/2007
    Idade
    71
    Posts
    6,146
    Agradecimentos: 93
    Explico, a barra Panhard fica montada na transversal entre chassi e eixo, logo ao comprimir a suspensão, o eixo é deslocado alguns centímetros para o lado. Num piso com obstáculos sucessivos, este efeito faz com que a roda a que cada vez toque o chão, entre as costelas de vaca, se desloque para o lado empurrando o resto do carro. Aí entra o azar, se a ressonância da suspensão (o movimente sobe e desce por/segundo) for equivalente a velocidade de batida das costelas de vaca (velocidade do carro), pronto, perde-se totalmente a direção. De pulo em pulo o carro vai perdendo a traseira cm por cm. O mesmo processo pode acontecer no eixo dianteiro, mas neste caso a recuperação do controle é mais rápida e intuitiva. Por sorte o peso dos eixos nunca é igual logo este efeito nunca vai afetar ambos os eixos de uma vez.



    Boa noite caro CGauer. Acho que você matou a charada. Parabéns e obrigado pela elucidação. Eu estava numa estrada de terra, na reta, com inúmeras costelas de vaca (não estava correndo, mas estava com os pneus bem cheios, pois, por preguiça, deixei de esvazía-los, já que tinha compressor de ar no carro). Nunca vi tantas costelas na minha vida e a sensação que eu tive é de que , num determinado momento, as 4 rodas ficaram no ar. Como havia muito pó na superfície, parecendo talco , quando as rodas da frente desceram, eu perdi o controle e aí aconteceu a fatalidade. O lado da frente do passageiro, bateu num barranco e houve o capotamento. Como você bem disse, ainda bem que eu estava de Tracker. Estávamos em dois, eu e a esposa, sendo que no lado dela, o teto afundou, o banco quebrou e segurou o teto. Nenhum arranhão ,nem tampouco qualquer lesão nos dois. Se nós estivéssemos de Defender ou de Troller, não sei o que teria acontecido, ou talvez, eu nem estaria aqui escrevendo esta mensagem, ou talvez, nem teríamos capotado. Foi o meu primeiro acidente em estrada (e quase o último) , depois de quase 40 anos dirigindo e viajando por este Brasil afora, ininterruptamente. Abs. e uma ótima semana. Válter

    p.s. minha esposa sempre reclamou das "dançadas traseiras" do Tracker, dizendo que qualquer dia, teríamos uma surpresa. " ô boca"

  • #520
    Usuário Avatar de CGAUER
    Entrada
    11/11/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    43
    Posts
    1,730
    Agradecimentos: 6
    NO, é isso mesmo.

    Por pior que seja a costela de vaca, o Xterra vai ficar na reta. Pode até perder contato com o chão, mas pelo menos não te joga fora da trajetória.

    Abs

    Clemente

    Citação Postado originalmente por NO - CT Santos/SP Ver Post
    Clemente

    Mas nisso tudo vc me deu uma boa noticia kkkkk A traseira da XT não sofre desse mal, não é isso?? kkk
    Abs
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

    www.cgauer.com.br / vimeo.com/gauer / flickr.com/cgauer / 4explorers

  • #521
    Usuário Avatar de NO - CT Santos/SP
    Entrada
    28/05/2009
    Local
    Santos/SP
    Idade
    63
    Posts
    2,111
    Agradecimentos: 0
    Amigos

    Criei um novo tópico aqui no relato de viagens: Exp. Costa do Sol Poente ...

    Quem tiver alguma dica, informação, sugestões, etc ... AGRADEÇO

    Abs
    No - Cls Tracker e XTCB; Kataya4x4; Viajantes4x4
    XT 05/06 (Chumbo) - ex-Jimny e TK

  • #522
    Usuário Avatar de NO - CT Santos/SP
    Entrada
    28/05/2009
    Local
    Santos/SP
    Idade
    63
    Posts
    2,111
    Agradecimentos: 0
    Amigos
    Terminei os relatos no Blog: Patagonia 2010 / 2011
    Agora a história ta completa la ... boa leitura
    Depois vou atualizar as fotos
    abs

    PS: NÃO falei que terminava ANTES de iniciar a nova expedição??? kkkkkkk
    Nessa espero ir relatando de la mesmo ...
    Completando ... o novo Blog já ta feito
    No Costa do Sol Poente - Jeri / Delta / Lençóis
    abs
    No - Cls Tracker e XTCB; Kataya4x4; Viajantes4x4
    XT 05/06 (Chumbo) - ex-Jimny e TK

  • #523
    Usuário Avatar de NO - CT Santos/SP
    Entrada
    28/05/2009
    Local
    Santos/SP
    Idade
    63
    Posts
    2,111
    Agradecimentos: 0
    O Blog No Costa do Sol Poente - Jeri / Delta / Lençóis completado ...
    E já estou montando o novo Blog ..
    NO PERU Machu Picchu 2012
    Abrirei um tópico relatando a viagem ao Peru/Chile/Argentina ...
    abs
    No - Cls Tracker e XTCB; Kataya4x4; Viajantes4x4
    XT 05/06 (Chumbo) - ex-Jimny e TK

  • #524
    Usuário Avatar de NO - CT Santos/SP
    Entrada
    28/05/2009
    Local
    Santos/SP
    Idade
    63
    Posts
    2,111
    Agradecimentos: 0
    Amigos
    O Blog da viagem à Argentina e Uruguay (por falta de parceiros cancelei Peru e Chile), está completo...
    NO no Sul / Uruguay / Argentina - jul/2013
    Assim TODOS os blogs estão completos ... acredito eu kkkkkkkk
    Abs

    Citação Postado originalmente por NO - CT Santos/SP Ver Post
    O Blog No Costa do Sol Poente - Jeri / Delta / Lençóis completado ...
    E já estou montando o novo Blog ..
    NO PERU Machu Picchu 2012
    Abrirei um tópico relatando a viagem ao Peru/Chile/Argentina ...
    abs
    No - Cls Tracker e XTCB; Kataya4x4; Viajantes4x4
    XT 05/06 (Chumbo) - ex-Jimny e TK

  • #525
    Usuário Avatar de NO - CT Santos/SP
    Entrada
    28/05/2009
    Local
    Santos/SP
    Idade
    63
    Posts
    2,111
    Agradecimentos: 0
    No - Cls Tracker e XTCB; Kataya4x4; Viajantes4x4
    XT 05/06 (Chumbo) - ex-Jimny e TK

  • #526
    Desativado
    Entrada
    13/12/2007
    Idade
    71
    Posts
    6,146
    Agradecimentos: 93
    Reativando o tópico. Será que o No já terminou o blog sobre a Patagônia?

  • #527
    Terminou... veja no tópico 522.

  • #528
    Desativado
    Entrada
    13/12/2007
    Idade
    71
    Posts
    6,146
    Agradecimentos: 93
    Citação Postado originalmente por konai Ver Post
    Terminou... veja no tópico 522.
    👍 Valeu Konai, obrigado......

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade