Pessoal
Vou relatar a viagem que fizemos minha esposa meus dois garotos de 10 e 6 anos numa kia sorento 2008 tudo muito tranquilo desde estrada ate guardas rodoviarios que foram muitos principalmente na Argentina (mas todos muito educados e respeitosos so fazendo averiguções).
As Cidades pernoitadas na ida foram iniciando de São Paulo:
Penha Santa Catarinha
Gramado e Canela Rio grande do sul
Pelotas tambem Rio grande do sul
Punta del Este Uruguai
Colonia del Sacramento Uruguai
Buenos Aires Capital Federal Argentina
Santa Rosa Neuquen
Neuquen Neuquen
Junin de los Andes
San Martin de los Andes
A volta foi passando pelo Paraguai e so mudou depois de Buenos Aires
SMDLA
Junin de los Andes
Santa Rosa Neuquen
Concepcion del Uruguai AR
Foz do Iguaçu
Nossa aventura começou a um ano atrás quando deveríamos ter vindo a argentina porem a “peste “ suína nos impediu (estávamos preocupados principalmente com o nosso filho menor na época com 4 para 5 e muito sensível a mudanças climáticas) talvez por medo ou ignorância na época ninguém sabia direito a dimensão que tinha esta pandemia.
Mas finalmente iniciamos nossa aventura rumo a San Martin de Los Andes este ano tendo mais tempo para podermos descer a Patagônia, mais devagar, isto é parando mais vezes e viajando menos quilometragem por dia.
Vou agora relatar nossos dias os pontos mais relevantes, e vou também passar os aprendizados com as novas experiências obtidas.
Sairíamos dia 9 de julho feriado em São Paulo e como só em são Paulo resolvemos acompanhar via radio e internet o movimento das estradas (típico paulistano avesso ao transito caótico da cidade e que não adiantou de nada como verão mais a frente) pois já tínhamos feitos varias viagens para o sul e sabíamos como era. Após o almoço (do restante dos viajantes pois em dia de viagem não gosto de comer muito para não ter uma digestão pesada e também não ter de usar o banheiro em estrada) rumamos para nossa primeira parada o Beto Carreiro World, uma viagem que acabou sendo bastante difícil com varias interrupções de acidentes e obras na pista na Regis na serra e em Curitiba no anel viário( o pior é que foi na ida e na volta) juntando a isso o grande movimento de feriado. Demoramos 8 horas.
Outro novo fato que descobri muito útil foi o GPS que consegui emprestado de ultima hora (um mês antes e tive que correr a trás de aprendizado e de mapas do cone sul programas etc.) de meu compadre que já tinha o mapa do Brasil e coloquei o muito atual Mapear V9 mapa do cone sul mais preciso que o brasileiro pois este fora dos grandes centro urbanos tornava se um off Road completo.
Acabou sendo um ótimo programa não sei se por ter ido sem grandes expectativas o Beto Carreiro World muito bem estruturado com vários brinquedos e organização acima do esperado comparado a parques internacionais.
Na saída do parque resolvemos dar uma puxada e dormir em Floripa na casa de meu cunhado e encurtar a próxima perna em 120 km que seria Gramado.
Dia seguinte rumamos para o sul na BR-101 e sua eterna duplicação e subimos com certo receio a rota do sol que acabou sendo nossa melhor opção e a estada mais rápida e bonita, com um ar muito bucólico a BR-484.
Passamos dois dias em Gramado e Canela onde viemos a sentir nossos primeiros dias de frio de 8 graus, em ótimo hotel com calefação e tudo que veio a se tornar um pequeno treino para o que estava por vir.
Os pontos mais interessantes de Gramado são promovidos pela prefeitura como foi no nosso caso estávamos a algumas semanas do grande evento de mostra do cinema e no final do dia acabamos assistindo um filme com as crianças (Shrek for ever) e pudemos ter a experiência de um típico programa de cidade pequena coisa que eu não fazia a tempos em São Paulo nos domingos.
Outro programão em Gramado foi o Museu de maquinas a vapor onde na entrada existe uma replica do acidente igual ocorrido em Paris no inicio do século com uma Maria fumaça. A casa do papai Noel não gostamos, acho que pelo fato de estar na verdade muita chuva e frio. As inúmeras fabricas de chocolate são uma visita obrigatória bem como o Mini Mundo para qualquer idade uma ótima diversão.
Já em canela fomos a famosa cachoeira do Caracol com uma queda muito linda apesar do frio um ótimo programa.
Fomos para Porto Alegra no dia seguinte numa manha ensolarada mas gelada em Gramado para encontramos com os amiginhos do nosso mais velho e matamos a saudades do cotidianos paulistano vendo rostos conhecidos, num ótimo shopping Center da capital e onde aproveitei para verificar um barulho que começara a fazer no motor do carro. Fui a uma Kia onde fui muito bem atendido e rapidamente diagnosticado como sendo a válvula solenóide de variação da turbina (controlava a abertura e fechamento das pás da turbina TGV) e que obviamente ninguém tinha esta peça, e vim a descobrir que ninguém no Brasil Uruguai e Argentina teria esta peça.
Pelotas nosso próximo destino foi uma surpresa pelo fato de estar recebendo uma convenção que tornou nossa busca por hotel difícil, mas no final uma agradável estadia num hotel fazenda chamada Encharque Santa Rita” um charme total com muito requinte e sofisticação e um belo café da manha a beira de um rio.
Uns parênteses que abro aqui é o fato de utilizar na viagem um smart fone com skype pago e a rede dos hotéis de wifi conseguia manter o contado com familiares e negócios uma dica barata e mais confiável que a rede de celular.
No dia seguinte com a bússola sempre ao sul rumamos para Chuí uma seqüência de retões passando pela receita federal onde a dica aqui é declarar tudo o que você tiver no carro de eletrônico não esquecer os brinquedos dos guris e do GPS, e ai um pouco mais adelante a aduana Uruguai onde fomos muito abem recebidos e rapidamente liberados e onde tivemos o primeiro encontro de vários com dois carros de Ponta Grossa indo por coincidência para o mesmo destino que o nosso, mas com uma semana de antecedência o que nos fez a não os encontrarmos em SMDLA. Um detalhe de aprendizado e entrar sempre no Uruguai como o tanque cheio pois o diesel la é mais caro e você consegue atravessar o pais sem abastecer economizando ai um bom dinheiro para se ter uma idéia o diesel na fronteira brasileira estava a 2,17 e no Uruguai 2,70 preço de gasolina.
Optamos por esta rota para passarmos pelo Uruguai e chegarmos a Buenos Aires de balsa mas poderíamos ter ido de PoA por Uruguaiana por terra e descido paralelo ao rio da Prata.
No Uruguai passamos ainda pelo Forte Santa Rita uma construção muito interessante e um ponto bom para parar com as crianças para esticar as pernas e recarregar ou descarregar as energias para continuar rumo a Punta del Este, e assim como em todo o Uruguai tivemos estradas em excelente estado e a cidade linda como sempre porem me impressionou a quantidade de hotéis fechados fora da temporada e penamos novamente para encontrar um bom e barato. Passeamos um pouco no final da tarde e no dia seguinte rumando para Montevidéu paramos no famoso hotel nas pedras Casa Puebla, em seguida continuamos passando por alguns pedágios de 4,5 reais e paramos no mercado de Montevidéu para almoçarmos um belo churrasco e continuar para dormirmos em Colônia del Sacramento uma pequena cidade bem rústica com um farol e algumas construções antigas para se visitar e vários hotéis cujo movimento principal é de turistas entre Uruguai e Argentina e que novamente nos fez perder certo tempo para encontrar acomodações adequadas ao valor pago.
No dia seguinte fomos ao BuqueBus contratar nossa viagem de balsa para atravessarmos o rio da Prata 53 km em uma hora num catamara rápido e luxuoso tudo por 530 reais acho eu um valor bastante justo comparando principalmente como os valores pagos aqui em São Paulo, alem do fato de que se fossemos por terra aumentaria nossa viagem em 300 km. Fizemos a alfândega dos dois países no terminal do Buquebus e embarcamos no navio e fomos jogados no centro de Buenos Aires a Capital Federal da Argentina, e aqui cabe lembra se não fosse o GPS estaríamos perdidos totalmente e literalmente pois com o transito e o cuidado maior para se dirigir entre os nosso hermanos o caminho era o ultimo de nossas preocupações.
A chegada a BA apesar de já esperada com coisas caras correria falta de estacionamento e muito transito o pior foi descobrir que o cambio de 2 pra 1 em relação a real peso não era grande vantagem pois estávamos em alta temporada
Em BA as atividades programadas por nossa guia (minha esposa) teve o Zoo, El Atenero (livraria), planetário (gostaria muito de ter visto sobre estrelas e planetas mas tive que me contentar com um teatrinho do pequeno príncipe) e para neste dia estava chovendo muito. No dia seguinte com sol mas muito vento e frio fizemos um passeio em um ônibus doubledeck sem capota quase congelei mas muito bonito e passamos por vários locais entre eles o Porto Madero, o estádio do Boca Jrs. Noutro dia fomos a Museu dos Ninos no shopping Abastos um parque na verdade parecido com a cidade das crianças.
Estivemos também no restaurante Papa fritas e no bar Tortoni outro ponto indicado e muito bem recomendado por amigo.
Fizemos algumas arrumações no carro tiramos roupas mais quentes e começamos a descer ruta 5 em direção a Santa Rosa em direção a Patagônia.
Neste momento o carro estava com 29 mil km e preferi fazer a revisão dos 30 em Neuquem capital da Patagônia e região de petróleo.
Continua no proximo post