x
Convex Datacenter
Página 5 de 6 PrimeiroPrimeiro 123456 ÚltimoÚltimo
Resultados 49 a 60 de 64
  • #49



    E aí, Danillo, já retornaste? Como foi a viagem?

  • #50
    Usuário
    Entrada
    23/09/2007
    Local
    Nova Petrópolis/RS
    Idade
    51
    Posts
    158
    Agradecimentos: 0

    Consumo de combustível na Bolívia e no Perú

    Acabamos de voltar de nossa viagem de carro de 9.000Km onde estivemos em Machu Picchu no Perú. Algo que nos deixado intrigados é o fato de que nossos 3 veículos (2 deles a gasolina e 1 a diesel) estarem fazendo médias de consumo muito diferentes do realizado no Brasil.

    Como exemplo, no trecho entre La Paz e Cusco, enfrentando altitudes acima de 4.000mts, com trânsito engarrafado em La Paz e El Alto, muitas curvas antes de Copacabana e também de Cuzco, ainda acima verificamos consumo médio de 10,8Km/lt na Grand Vitara e na X-Terra, valores bem acima do que faríamos no Brasil, onde a Grand Vitara não passaria dos 9Km/lt.

    Fica aí nossa dúvida: será o combustível brasileiro tão inferior ao combustível dos países hermanos ? Será que o efeito da altitude pode gerar consequência tão positiva aos veículos ?

    Quanto à questão do combustível brasileiro, com exceção do Uruguai o Brasil possui o maior preço por litro de gasolina, sendo que na Bolívia, por exemplo, pagamos R$ 0,94 e no Perú R$ 1,50. Temos aí um duplo efeito em economia, além do combustível ser consideravelmente mais barato seu rendimento é bem maior.

    Alguém tem algum palpite sobre o assunto ? Deixe seu comentário.

    Para quem tiver interesse veja o relato completo de nossa viagem no www.turismoeaventura.blogspot.com

  • #51

    Consumo de combustível na Bolívia e no Perú

    Olá, Márcio!

    Primeiramente, deixa eu te cumprimentar pelo ótimo relato de viagem. Parabéns, principalmente pelo trabalho que deve ser escrever ao longo da expedição!

    Sobre esta questão do combustível, quando fiz viagens pela Patagônia e Atacama com a minha palio adventure em 2006, 2007 e 2008, percebi um rendimento superior durante a viagem, ou seja, maior quilometragem por litro. Isso foi muito evidente. Entretanto, nas viagens com o Tracker, em 2009, não percebi um ganho tão significativo, mas acredito que houve, embora um pouco mais modesto.

    Eu acredito que um dos fatores que certamente influenciam é o fato de não utilizamos gasolina no Brasil, mas sim uma mistura de gasolina e álcool. Lembrei de outro detalhe, não só o consumo foi melhor nessas viagens, mas a potência também melhorou. O carro ficava "mais esperto".

    Buenas, saudações pelo regresso e aguardamos os comentários dos foristas para elucidar a questão.

    Abraço.

    Evandro Colares
    Tracker 2.0 16V
    http://viajandopatagonia.blogspot.com

  • #52
    Usuário Avatar de ZYKAO
    Entrada
    09/06/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    54
    Posts
    1,382
    Agradecimentos: 3
    Depois de aproximadamente 8000km, voltamos dia 09/01 da viajem ao Noa e Chile, chegamos até Iquique e infelizmente não deu para esperar o Dakar chegar, estamos lá dia 05/01 e eles passaram dia 08/01.

    Gostaria de agardecer a todos que sanaram duvidas e ajudaram a escolher o roteiro, segui basicamente o roteiro do Ramalho, porem entrei no Chile por Paso de Sico e estendemos ate o Pacifico, voltando por Paso de jama.

    Na ida o fato de ter descido para o Sul em Avia Terai, foi importantissimo, pois saimos daquela monotonia do Chaco e conhecermos lugares fantasticos proximos a Cafayate.

    Aproveitei a Zofri de Iquique e troquei os pneus da Xterra, cada BF AT 31 sai por cerca de R$ 300,00.

  • #53
    Usuário Avatar de ramalho-vitoria
    Entrada
    13/01/2008
    Local
    Vitória/ES
    Idade
    74
    Posts
    760
    Agradecimentos: 0
    Parabéns pela travessia. Acabei de chegar de Ushuaia e agora meu destino será Puerto Williams onde já comecei a pesquisar o roteiro.

    Grande abraço e sucesso.

  • #54
    Caros

    Muito legal os relatos de vossas viagens, me faz relembrar dessas belas paisagens. Como agora estou morando em Fortaleza, vai demorar um pouco para encarar uma viagem pela América do Sul de carro. Mas de qualquer forma, gostaria de perguntar o preço do diesel nos países visitados, em um dos relatos somente tem o preço da gasolina.

    Um abraço

    Marcio Bispo

  • #55
    Usuário Avatar de ZYKAO
    Entrada
    09/06/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    54
    Posts
    1,382
    Agradecimentos: 3
    Marcio,


    Estive por lá no inicio do ano o diesel estava na faixa de 3,50 pesos argentinos, aproximadamente R$1,70, no Chile tirei uma foto dos preços dos combustiveis na cidade de Tocopila, para converter para o real, divida por 290.

    -foto 1 preço dos combustiveis
    -foto 2 Unico posto em San Antonio de los Cobres(bomba de diesel e gasolina)
    -foto 3 chegando em Paso de Sico
    -foto 4 Paso de Sico
    -foto 5 Rota 1 em Iquique
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Viagem a NOA e Atacama em Dez 2009 !!-cam_0339.jpg   Viagem a NOA e Atacama em Dez 2009 !!-cam_0170.jpg   Viagem a NOA e Atacama em Dez 2009 !!-cam_0129.jpg   Viagem a NOA e Atacama em Dez 2009 !!-cam_0193.jpg   Viagem a NOA e Atacama em Dez 2009 !!-cam_0326.jpg  

  • #56
    Usuário
    Entrada
    16/01/2008
    Local
    Joaçaba/SC
    Idade
    47
    Posts
    35
    Agradecimentos: 0

    combustível brasileiro

    Citação Postado originalmente por marcioport Ver Post

    Fica aí nossa dúvida: será o combustível brasileiro tão inferior ao combustível dos países hermanos ? Será que o efeito da altitude pode gerar consequência tão positiva aos veículos ?

    Quanto à questão do combustível brasileiro, com exceção do Uruguai o Brasil possui o maior preço por litro de gasolina, sendo que na Bolívia, por exemplo, pagamos R$ 0,94 e no Perú R$ 1,50. Temos aí um duplo efeito em economia, além do combustível ser consideravelmente mais barato seu rendimento é bem maior.

    Alguém tem algum palpite sobre o assunto ? Deixe seu comentário.
    Na verdade nunca entendi porque nossa gasolina não é pura. Talvez essa seja a razão do consumo não ser tão apropriado. Ao que parece é que o governo quer "empurrar" o álcool a qualquer custo. Também acredito que o número de octanas influencie no consumo. Outra coisa, creio que os fabricantes não foram muito "felizes" em lançar o carro FLEX. Pois, apesar de não entender muito de mecânica, penso que a câmara de combustão deve ser uma situação intermediária entre o álcool e a gasolina. É um carro "meia boca", vamos dizer assim. Porque, afinal de contas, os combustíveis são bem distintos. Não sei até que ponto isso presta! Outra questão, é claro, é o preço. Pois na imensa maioria das vezes compensa abastecer com gasolina. Essa história de meio ambiente, ecologia, combustível (álcool) que polui menos, etc ... o pessoal não está "engolindo" muito bem. É isso. Um abraço a todos!

  • #57
    Citação Postado originalmente por ZYKAO Ver Post
    Marcio,


    Estive por lá no inicio do ano o diesel estava na faixa de 3,50 pesos argentinos, aproximadamente R$1,70, no Chile tirei uma foto dos preços dos combustiveis na cidade de Tocopila, para converter para o real, divida por 290.

    -foto 1 preço dos combustiveis
    -foto 2 Unico posto em San Antonio de los Cobres(bomba de diesel e gasolina)
    -foto 3 chegando em Paso de Sico
    -foto 4 Paso de Sico
    -foto 5 Rota 1 em Iquique
    Grato pelas informações. Vc é o dono do XTerra desta expedição, certo? Gostaria de te perguntar como foi o desempenho da viatura na altitude e nas costelas de dinossauro do paso de Sico. Fui lá de Grand Vitara 3P em 2007 e o bichinho (e nós muito mais) sofreu um bocado. Algum problema mecânico? É que eu comprei um Xterra no final do ano passado e planejo refazer em breve tal percurso.

  • #58
    Usuário Avatar de ZYKAO
    Entrada
    09/06/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    54
    Posts
    1,382
    Agradecimentos: 3
    Fala Marcio,


    Fui com a Xterra e um amigo com uma Frontier, a minha estava com a bomba injetora um pouco mais aberta e a dele original, ambas não tiveram problemas na subida, em Sico como se sobe mais devagar por causa do caminho de ripio, praticamente não percebi muita diferença, apenas a sensação de subida de serra.

    Voltamos por Jama e lá fica mais evidente o efeito da altitude, o ideal nessa situação é o carro turbinado, que ajuda bem o motor a diesel ou a gasolina.

    Saindo de San Pedro rumo a P. Jama, passaram por nos um Mondeo V6 e um 307 argentinos, no trecho de reta deviam estar a uns 120km/h, no trecho de subida passamos os dois que deveriam estar andando a uns 70 km/h, por causa da altitude.

    Quanto ao P. de Sico se andassemos a uns 30 km/h o carro parecia que ia desmontar, como as costelas não estavam tão grandes, bastava andar a uns 60 km/h que a vibração diminuia bem.

    Saimos de SADLC, paso de Sico e fomos até Iquique nesse dia e o unico problema que a Xterra teve, foi perder uns 3 parafusos que seguram aquele acabamento inferior do parachoque embaixo do milha, mas nada que um arame não resolvesse.

    abs

    João

  • #59
    Citação Postado originalmente por ZYKAO Ver Post
    Fala Marcio,


    Fui com a Xterra e um amigo com uma Frontier, a minha estava com a bomba injetora um pouco mais aberta e a dele original, ambas não tiveram problemas na subida, em Sico como se sobe mais devagar por causa do caminho de ripio, praticamente não percebi muita diferença, apenas a sensação de subida de serra.

    Voltamos por Jama e lá fica mais evidente o efeito da altitude, o ideal nessa situação é o carro turbinado, que ajuda bem o motor a diesel ou a gasolina.

    Saindo de San Pedro rumo a P. Jama, passaram por nos um Mondeo V6 e um 307 argentinos, no trecho de reta deviam estar a uns 120km/h, no trecho de subida passamos os dois que deveriam estar andando a uns 70 km/h, por causa da altitude.

    Quanto ao P. de Sico se andassemos a uns 30 km/h o carro parecia que ia desmontar, como as costelas não estavam tão grandes, bastava andar a uns 60 km/h que a vibração diminuia bem.

    Saimos de SADLC, paso de Sico e fomos até Iquique nesse dia e o unico problema que a Xterra teve, foi perder uns 3 parafusos que seguram aquele acabamento inferior do parachoque embaixo do milha, mas nada que um arame não resolvesse.

    abs

    João

    Caro João

    Realmente este caminho do paso de Sico é pauleira. Quando estavamos parados em um posto de fronteira vimos um vitarinha acompanhado de um palio... Ficamos pensando: que bicho louco!

    O acabamento deste para-choque do XT é realmente meio fraco, no caso do meu vou ver se acho algum funileiro que dê uma reforçada boa nele.

    Outra pergunta: a manutenção pós-viagem foi muito séria? Explico: os amortecedores retornaram em condições? O resto da suspensão voltou Ok? Estou perguntando porque quando fiz esta viagem tive que trocar de cara os 4 amortecedores e depois fui trocando outras peças da suspensão.

    Um abraço
    Marcio

  • #60
    Usuário Avatar de ZYKAO
    Entrada
    09/06/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    54
    Posts
    1,382
    Agradecimentos: 3
    Marcio,


    Não tive uma má impressão dessa estrada, talvez na epoca que tenha ido ela estivesse em más condições, mas pelo menos quando fomos achei bem melhor do que imaginava.

    Talvez a distancia entre eixo do Vitara por ser menor que o da Xterra, sacolejava do jeito que falou.

    Saindo de SADLC até Toconao (1ª cidade ao entrar no Chile), rodamos uns 350km de ripio.

    Essas partes de acabamento do parachoque eram presas com parafusossoberbos, com a vibração acabaram caindo, mas nada que algumas presilhas tipo enforca gato não resolvessem.

    Quanto à suspensão,buchas, amortecedores, não tive nehum problema, estão como antes, não precisei fazer nada.

    Seguem mais algumas fotos para relembrar as paisagens:


    abs
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Viagem a NOA e Atacama em Dez 2009 !!-cam_0134.jpg   Viagem a NOA e Atacama em Dez 2009 !!-cam_0166.jpg   Viagem a NOA e Atacama em Dez 2009 !!-cam_0211.jpg  

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade