Caio, acabei de colocar um Tópico muito parecido com o seu na área das Cherokas pois estou p/ adquirir um Cherokee Sport e um dos objetivos é fazer algumas viagens aqui pelo Brasil e também Argentina e Chile.
O grande problema é com relação ao preço do combustivel no Brasil que sem dúvida alguma é bem mais caro que na Argentina e Chile por exemplo, porém temos que sair do Brasil para ter acesso a uma gasoza mais barata e até chegar lá toda a poupança e economias guardadas p/ a viagem já se foi com os postos brasileiros.
A vantagem de se viajar à diesel é o valor do combustivel, (não vejo a questao de durabilidade, segurança e confiabilidade dos carros a gasolina sendo menor que as dos carros à Diesel), pois se for analisar fica muito mais caro a manutenção preventiva de uma carro a diesel do que um a gasolina, há peças de carros à diesel que sem duvida alguma são mais complicadas de achar e tambem são bem mais caras, por exemplo, a troca de oleo de um carro à diesel sai mais caro que a troca de oleo de um carro à gasolina, a manutenção de uma bomba injetora é muito mais cara que manutenção do sistema de injeção a gasolina além de ser mais simples e muito mais facil de achar oficinas especializadas para fazer. Se der um problema no cabeçote por exemplo de uma carro a diesel, reze pois vai grana.
O relato acima não coloca os veiculos à diesel como ruins, muito pelo contrario, já tive e tenho carro á diesel mas estou vendendo e por isso preciso de uma carro mais barato, se pudesse nunca sairia do diesel.
Assim como vc espero mais informaçoes de aventureiros de bolso gordo que já se meteram com seus V8, v6 e 6cc por este mundo de meu DEUS.
Abraços.