Galera,
A tempos tenho vontade de conhecer a região da Serra da Mantiqueira, PN Itatiaia etc. To avaliando roteiros, coletando informações, já tenho uma boa idéia do que ver na região, onde ficar etc etc..........mas gostaria de trocar umas idéias com o pessoal.
Inicialmente o caminho até lá...........considerando que estou em Porto Alegre e vou subir pelo litoral até Curitiba, não estava muito a fim de contornar a cidade de SP e seguir via Rio-SP. Vale a pena, ou aumenta muuuuuuuuito a viagem, subir o estado de SP pelo litoral, Rio-Santos, e sair passando por Cunha subindo a Bocaina até a Rio-SP ??
Outra dúvida é quanto à época...........minhas férias serão em fevereiro...............roteiros de serra são para inverno, então não sei se vale a pena visitar esta região no verão..........aqui no sul pelo menos os melhores visuais são no inverno, no verão costuma chover muito na região da Mantiqueira ???
Basicamente tô pensando em conhecer o PN Itatiaia, fazer a caminhada até a base das Agulhas Negras / Prateleiras (não quero escalar ao pico), Itamonte, fazer a conhecida "volta dos 80" que percorre boa parte do interior da região, e Fragária. A região do Garrafão é próxima certo ??? Existe dificuldade de acessar a região dos campos do Garrafão sozinho, com a família ???
Por enquanto acho que é isso.............
[ ]s pensando na estrada