Em troca de todo auxílio que recebi do 4x4 Brasil ao longo desses anos... Resolvi "estrear" no fórum com o relato da viagem que fiz de Brasília a Maceió pegando um atalho pelo Jalapão.
Quero a partir de hoje cultivar o hábito de manter diários de viagem que vão me auxiliar no futuro e também ajudar outras pessoas.
Próximas viagens vou tentar ser mais caprichoso nas anotações.

Como não queria ir sozinho ao Jalapão, tive a idéia de convidar os meus pais para um passeio sendo o combinado que eles viriam a minha casa e eu deixaria eles na casa deles (Maceió).

Viajei em um Cherokee Sport 1999 praticamente original. Caprichei na revisão (realizada por eu mesmo). Levei algumas ferramentas de resgate (hi-lift, cinta, anilhas, corda), compressor, mapa rodoviário em papel e meu fiel GPS e-trex vista HCx.

Segui praticamente essa rota abaixo:

Brasilia - Maceio via Jalapao, Dezembro 2015.-image.jpg

Sai de Brasília no dia 3 de Dezembro em direção à Alto Paraíso de Goiás via BR-020. Como meus pais já conheciam boa parte das atrações da Chapada dos Veadeiros nesse trecho entre Alto Paraíso é São Jorge, resolvi seguir viagem pela rodovia BR-010/GO-118 até Teresina de Goiás e lá virei a segunda esquerda para pegando a rodovia GO-241 sentido Cavalcante-GO. Como já errei algumas vezes a dica é pegue a SEGUNDA esquerda em Teresina de Goiás. Entre Alto Paraíso a Cavalcante a distância aproximada é de 90 km. Recomendo fazer esse trecho de dia... Muito bonito.

Chegando em Cavalcante-GO:
Passamos duas noites na Pousada Vale dos Ipês: Pousada Vila dos Ipes

O casal dono da pousada, Ricardo e Andréia sao excelentes anfitriões... Dão todas as dicas do que fazer na região, bons restaurantes, etc. A pousada é simples mas super arrumada. Excelente café da manhã também. Recomendo 100% . Claro que há outras opções de hospedagem para todos os gostos.... Nossa última noite fomos presenteados com uma falta de luz na região. Apesar do calor podemos apreciar um lindo céu estrelado. Pena que não fotografamos.

Cavalcante tem um clima bem diferente de Alto Paraíso/São Jorge. É um lugar mais rural... Mais cidade do interior mesmo. Tem bastante opção de comidas... Sendo o forte mesmo a comida regional.
Na praça central há um excelente mercado. Inclusive com excelentes opções de vinhos e o melhor: barato! (pra quem é acostumado ao "custo" Brasília).

Outra atração que agrada a maioria (uma minoria não gosta) é a visita a cervejaria Aracê. Um chileno chamado Manolo fabrica cerveja lá mesmo... Ele é gente fina demais e costuma bater um bom papo na mesa. O local é bem simples e a comida é gostosa. Em uma das minhas idas por lá (infelizmente não nessa viagem) comi um excelente ceviche... Não se animem muito pois não há ceviche no cardápio. Todo mundo sabe indicar o caminho de lá...

Brasilia - Maceio via Jalapao, Dezembro 2015.-2015-12-04-photo-00011641.jpg Brasilia - Maceio via Jalapao, Dezembro 2015.-2015-12-04-photo-00011636.jpg

Agora se tratando de belezas naturais... Cavalcante também possui algumas diferenças da região Alto Paraíso/São Jorge. Diferenças essas que eu deixo pra cada um emitir suas opiniões. Só vou deixar uma aqui: IMPERDÍVEL.

De Cavalcante seguimos em direção ao povoado do Engenho II (uma das comunidades Kalungas da região). São aproximadamente 27 km de terra com paisagens lindíssimas. Vale dar uma parada no mirante após uma subida (vão saber qual é). Após o mirante am alguns kilometros manter-se a direta da bifurcação seguindo para o povoado do Engenho II (à esquerda é o acesso a cachoeira do prata, outra atração da região)

Brasilia - Maceio via Jalapao, Dezembro 2015.-2015-12-01-photo-00011599.jpg

Chegando no povoado é obrigatório a parada no CAT (Centro de Atendimento ao Turista) onde devemos contratar um guia local para visitarmos as atrações. Paguei em torno de 70 reais e dividi a guia com mais 3 pessoas... Formamos um grupo de 6 pessoas que acredito ser o número máximo para cada guia. É de praxe lá encomendar o ''almoço" em pequenos restaurantes. Eles ficam geralmente na casa mesmo dos locais e são servidos logo ao retorno das atrações. Comida deliciosa (acho que é o melhor tempero do mundo, fome!), simples... Feita com a maioria dos alimentos plantados na própria região.

Visitamos as cachoeiras Santa Bárbara:

Brasilia - Maceio via Jalapao, Dezembro 2015.-img_0887.jpg Brasilia - Maceio via Jalapao, Dezembro 2015.-img_0884.jpg Brasilia - Maceio via Jalapao, Dezembro 2015.-img_6133.jpg

E a cachoeira da Capivara:

Brasilia - Maceio via Jalapao, Dezembro 2015.-image.jpg Brasilia - Maceio via Jalapao, Dezembro 2015.-img_0895.jpg Brasilia - Maceio via Jalapao, Dezembro 2015.-img_0896.jpg Brasilia - Maceio via Jalapao, Dezembro 2015.-img_1157.jpg

Vale um pequeno detalhe. Um pouco antes da chegada do povoado do engenho II, há algumas travessias aquáticas. Para o público do fórum não é nada demais (veículos utilitários não necessariamente 4x4 mas com uma boa altura em relação ao solo). Dependendo da época esses cursos de água costumam ter um bom volume (nessa viagem o nível estava bem baixo). Algumas passagens é possível admirar uma coleção de restos de outros veículos (parachoques, grades, calotas, frisos, acabamentos, canos de descarga e muitas placas dianteiras).
Há uma travessia de rio para a cachoeira Santa Bárbara também. Precisa prestar atenção só nas pedras e passar devagar.

Acho que já escrevi bastante por hoje... Fiquem à vontade pra perguntar. Pode ser que eu demore um pouco pra continuar o relato. Costumo me enrolar com o trabalho.

E como principiante... Pode ser que as fotos não funcionem. Não consigo ver as mesmas depois de postadas pois não estou usando o computador.

Grande abraço..

Ze Eduardo.