Como alguns aqui já sabem, tinha a intenção de ir até o Atacama. Infelizmente os passos Jama e Sico ficaram fechados quase duas semanas por causa da neve no Chile. O Atacama ficará para uma próxima vez.

Então a viagem ficou somente na Argentina, o que acabou sendo muito bom, pois aproveitamos para explorar bem as cidades, com calma, conversar muito com os locais e aprender mais sobre eles.

Não tive nenhum problema com a polícia. Saí do Brasil por São Borja (RS), fronteira muito organizada e simples, só carimbaram passaporte e olharam documento do carro. Nada mais. Levou 5 minutos. Nas barreiras policiais, e são muitas, viam a placa do Brasil e mandavam seguir. Só em duas oportunidades pediram para olhar os documentos - na estrada de Salta a San Antonio de los Cobres e na volta, depois de Corrientes. Mas sempre muito cordiais.

Fiz a gravação de toda a viagem com a câmera do carro, vou colocando aos poucos aqui. Serão vídeos longos, com os trechos completos.

O primeiro é da divisa de SC com o RS, pela BR116 e depois BR285até a fronteira com a Argentina, em São Borja. Para quem quiser conhecer o caminho, vale a pena assistir. A BR285 está em péssimo estado de conservação, uma vergonha pensar que é uma das principais ligações da Argentina com o Brasil.

Vou colocar aqui também fotos da viagem.

Espero que gostem!

Alexandre