Bom dia Galera.

Pra quem é aqui do Sul, mora entre Torres/RS e Criciúma/SC ou pela região, e desejar fazer uma expedição ou passeio legal, vou compartilhar a experiência que tive, pois já fiz esse trajeto.

Bom, como não sei onde será o ponto de partida de quem quiser encarar esse passeio, vou me basear pela cidade de Timbé do Sul/SC, pois é de fácil acesso para quem vem do Sul, no caso vem pela BR 101, pega o acesso para a cidade de Ermo, depois Turvo e em seguida é Timbé do Sul, que fica aos pés da Serra da Rocinha (divisa entre SC e RS).

Bom... Partindo de Timbé do Sul/SC, seguir pela rodovia principal... vai cortar o centro da cidade, tem várias placas indicando o caminho, e não tem erro pois é só uma reta... o asfalto termina e irá começar uma estrada de chão... as vezes, qdo sem manutenção, é bem ruim, pois tem muitas pedras.. mas p nossas viaturas, é faca quente na manteiga, melzinho na chupeta...

Logo você irá começar a subir a Serra da Rocinha, que se não me engano são 18 Km de serra, o visual é bem bonito.
No final da subida, essa parte está em obras, pois vão asfaltar a serra, então estão criando novas estradas, alargando, etc... Ali vc irá ver umas antenas à esquerda, e a sua direita a placa BEM VINDOS AO RIO GRANDE DO SUL. Tem uma entrada à esquerda, sentido as antenas, ali siga a estradinha e você terá um mirante, onde antigamente o pessoal pulava de parapente, asa delta, etc... o visual é lindo... dá p ver toda a cidade de Timbé do Sul, e se for um dia limpo dá até de ver o mar... Pare, curta, tire umas fotos e aproveite o visual.

Depois continuando na estrada da serra, alguns km à frente você ira encontrar um asfalto... siga à esquerda sentido São José dos Ausentes... logo à frente irá ter o trevo de acesso a cidade de São José dos Ausentes, porém você irá seguir pela DIREITA, tem placa indicando BOM JARDIM DA SERRA... aqui começa a 2ª parte da aventura... uma estrada de chão que é relativamente boa (pelo menos quando eu fui dava de rodar entre 60 - 80 Km/h tranquilo). Essa estrada irá te mostrar uns campos bem legais, algumas travessias de rios, e bem no finalzinho uma ponte de madeira relativamente grande, que atravessa um rio, e do outro lado já é SC novamente... logo terá um posto de Fiscalização... seguindo logo você estará em Bom Jardim da Serra/SC. Essa estrada tem uns 80 Kilômetros.

Chegando no trevo em Bom Jardim da Serra, siga à direita, sentido Serra do Rio do Rastro... no centrinho de Bom Jardim da Serra mesmo tem algumas opçoes de restaurantes, como a Churrascaria Califórnia e o Restaurante Casa Branca... mas quem quer comer um churrasco no capricho, siga sentido a Serra do Rio do Rastro... logo após passar o Portal da cidade à esquerda tem a Churrascaria Cascata (não é espeto corrido, vc se serve direto na churrasqueira), atrás dessa Churrascaria tem uma cachoeira/cascata que vale a visita, mesmo se vc não for almoçar ali...

Do ladinho da Churrascaria Cascata, recém abriu a Churrascaria Carvalho, essa ainda não fui... então não sei como funciona...

Mais pra frente, uns 2 Km tem a Churrascaria Tropeiro, essa é gigante, e logo na entrada uma sala de vidro que sempre tem umas 6 costelas de fogo de chão... vc entra já com água na boca... hehehe. Essa é Espeto Corrido normal, só a costela que vc se serve no buffett... recomendo!!

O problema dessas churrascarias, todas que citei é que estão sempre lotadas, principalmente entre 12h e 13h... mas, eles dão senhas, e basta vc ficar aguardando... afinal, pra que a pressa se o q vale é curtir um passeio agradável né!?!?!

Bom, depois de "encher o bucho" , uma parada clássica no Mirante da Serra do Rio do Rastro... e depois, pouco mais à frente vale a visita ao Parque Eólico recém instalado... paga uma taxa de R$ 10,00 por veículo e vc pode chegar bem perto dos Geradores Eólicos, e de quebra ainda visualizar um Cânion.

Depois... basta descer a Serra do Rio do Rastro, passando por Lauro Muller, Orleans, Urussanga, Cocal do Sul e Criciúma.

Chegando em Criciúma basta pegar qualquer acesso para a BR 101


Distâncias (partindo de Timbé do Sul/SC)

- Timbé do Sul/SC ---> São José dos Ausentes/RS = 35 Km

- São José dos Ausentes/RS ---> Bom Jardim da Serra/SC = 81 Km

- Bom Jardim da Serra/SC ---> Criciúma/SC = 77 Km

- Criciúma/SC ---> Sombrio/SC = 60 Km (usei a cidade de Sombrio apenas como referência pois fica as margens da BR 101)


Bom, fizemos essa rota ano passado, saindo e retornando de Criciúma.
Saimos as 09 Horas, e voltamos por volta das 16h, parando, batendo fotos, almoço, etc... sem pressa e sem stress.

Abraço a todos.

Link Google Maps

http://goo.gl/maps/zCbUa