Parece que Ushuaia é a preferência dos viajantes motorizados! São muitos relatos e planejamentos, muito ricos e cheios de dicas e idéias! Fiz minha pesquisa, meu planejamento e agora é hora de lançar meu projeto:
De Macaé/RJ a Ushuaia no carnaval de 2013 (e mais uns diazinhos...)
O planejamento já está bem adiantado, e continua até depois que o carro sair daqui da base, claro. A rota está no mapa abaixo. A idéia é sair daqui em direção a SP, Foz do Iguaçu e passar para AR. De lá para Resistencia (RN12), Rosario (RN11), Villa Maria (RN9), Villa Mercedez (RN8), San Luis (RN7), El Sosneado (RN143 e RN144) e dali para o sul, passando por 7 lagos, Bariloche, PN Los Alerces, El Chalten (monte Fitz Roy), El Calafate e Glaciar Perito Moreno, travessia para o Chile, Cuernos del Paine, Puerto Natales, travessia do Estreito de Magalhães, Retorno à Argentina, Rio Grande e Ushuaia.
O retorno é pelo litoral, passando por Peninsula Valdez, dali para Buenos Aires, Colonia do Sacramento e retorno ao Brasil por Santana do Livramento. Uma parada estratégica em Bento Gonçalves pra uma visita à família e, pra fechar, retorno pra Macaé pela BR-116.
Vamos com GPS, os mapas são do OpenStreetMap. Quem não conhece vale a pena dar uma olhada!
A parte boa é que vai acontecer, um sonho de bastante tempo. A parte ruim é que o tempo é curto, no máximo 25 dias! O que não tem remédio, remediado está. Prefiro assim e voltar na metade se enrolar. E se tivesse certeza de tudo, que tudo vai dar certo, não seria aventura!

Vamos eu e Linda, a chefe da expedição, que topa todas e não tem tempo ruim... De doido todo mundo tem um pouco, mas nós estamos bem nesse item

A idéia é manter esse tópico bem atualizado, e deixar informações para quem já se decidiu e, tanto quanto possível, um incentivo pra quem "tá quase". Já fiz algumas viagens e todas foram excelentes, com e sem contratempos!
Um abraço a todos!
Marcio e Linda
SW4 02
PU1MTW
