x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 15
  • #1

    De Pernambuco ao Mato Grosso do Sul




    Olá pessoal!! Realizei mais uma aventura à bordo da nossa querida "1113" rodando por esse lindo país. Depois de fazer a viagem do Jalapão, planejamos ir visitar um tio meu, que mora num sítio, no MS, num povoado chamado Arapuá, em Três Lagoas-MS. Pronto!, era o que queríamos pra montar outro trajeto.

    Planejamento feito, vamos pra estrada! O motivo principal dessa viagem, seria chegar logo ao MS para aproveitar alguns dias com meu tio no sítio, descansando, pescando e aproveitando as belezas da Região, que é muito próxima do Pantanal.

    Saímos de Recife, no dia 12/03/12, e às 04:15, já estávamos na 101, no sentido Sul.
    Anexo 338049Anexo 338050 Travessia do São Francisco em Propriá-SE

    No primeiro dia, fomos direto até Jequié-BA, fazendo quase 1.200Km, e rodando quase 15 horas, pois tínhamos que ganhar tempo. No 2º dia, nosso planejamento era já Dormir em Mariana-MG e fazer a única parada para conhecer lá e Ouro preto que são belezas de cidades Históricas mineiras, mas não deu e então dormimos numa cidadezinha Chamada Raul Soares-MG. No dia dia seguinte, conhecemos as cidades mineiras históricas que são lindas (Mariana e Ouro Preto)
    De Pernambuco ao Mato Grosso do Sul-fa-rias-2012-022.jpgDe Pernambuco ao Mato Grosso do Sul-dsc01554.jpgDe Pernambuco ao Mato Grosso do Sul-dsc01559.jpgDe Pernambuco ao Mato Grosso do Sul-dsc01570.jpgDe Pernambuco ao Mato Grosso do Sul-dsc01582.jpgDe Pernambuco ao Mato Grosso do Sul-dsc01591.jpgDe Pernambuco ao Mato Grosso do Sul-dsc01592.jpgDe Pernambuco ao Mato Grosso do Sul-fa-rias-2012-018.jpgDe Pernambuco ao Mato Grosso do Sul-fa-rias-2012-019.jpg
    e fomos dormir em Varginha-MG (não podia deixar de registrar o pratinho de torresmo feito na hora, né?! Só mesmo em Minas!!). No quarto dia, descemos por São Paulo e às 17:15, chegamos na cidade "abelha", Arapuá e no sítio do meu tio.

    Na volta, saímos do sítio por volta das 5 da manhã e às 18:45 hs, estávamos em Taguatinga-DF, depois de quase 1.000 km. No dia seguinte, saíamos cedinho do DF e fomos pela Bahia para dormir em Seabra-BA, passando pela bela cidade de Bom Jesus da Lapa e sua igreja dentro da Pedra. Na manhã seguinte, seguimos em direção á região da chapada diamantina, mas não entramos e fomos até Paulo Afonso-BA e no último dia, de volt a Recife.

    Foi um viagem maravilhosa, mas o propósito maior deste tópico, foi dar um relato das rodovias que pegamos, custos com hospedagens e combustível.

    Inicialmente diria que fiquei bastante impressionado com 2 coisas:
    • Bom estado das BR's que peguei (não foram poucas) e quando não estávam muito boas, estavam em obra de duplicação;
    • A quantidade impressionante de carretas/bitrens, que rodam nas nossas estradas e tomaram conta literalmente do trânsito. São elas quem ditam as regras de ultrapassagem, velocidade e constantemente nos jogam pros acostamentos. Quando estive na BR-116, entre Jequié-BA e Teófilo Otoni, cheguei a contar a passagem em sequencia de 32 carretas/caminhões para um único carro pequeno, vindo no sentido contrário ao nosso.
    Bom rodamos pelas Seguintes BR's e estaduais:
    • BR-101 (de PE até próximo de Feira de Santana-BA): Como sabemos está em fase de duplicação. Já está pronta de RN até a cidade de Palmares-PE e depois em obras até a BA. Há que se ter paciência, pois há muitas máquinas trabalhando e vários desvios, principalmente em AL e SE.
    • BR-116 (de Feira de Santana-BA até Caratinga-MG): Muito boa, pedagiada, com bons acostamentos, essenciais para vc sair da pista quando uma carreta resolver vir ultrapassando. Muito movimentada de carretas, especialmente os bitrens. Detalhe que, logo após a divisa da BA/MG, perto da cidade de Divisa Alegre-BA, há o entrocamento com a BR-251, que liga a Montes Claros-MG e após isso, o movimento de carros pesados reduz significativamente. A pista está sendo sempre consertada, o que geram vários "siga-pare", atrasando a viagem, mas o asfalto é muito bom.
    • MG's 329, 262 e 443 (de Caratinga até Lobo Leite-MG): Típicas estradas mineiras, com muitas curvas, muitas subidas e descidas, mas todas muito bem sinalizadas, com excelente estado do asfalto. Boa parte deste trecho, faz parte da estrada real, onde as paisagens são de tirar o fôlego, como podem ver abaixo:
    De Pernambuco ao Mato Grosso do Sul-dsc01538.jpgDe Pernambuco ao Mato Grosso do Sul-dsc01545.jpgDe Pernambuco ao Mato Grosso do Sul-mato-grosso-020.jpg
    • BR-040 (De Lobo Leite até Barbacena): Boa, com pista dupla em ambos os lados, porém com alguns buracos/desnivelamentos, mas bem larga, o que parece ser uma rodovia duplicada, mas sem as muretas.
    • MG-265 (Barbacena até Lavras-MG): Excelente!! muito bem sinalizada, com 3ª faixa e quase todas as subidas.
    • BR-381 (Fernão Dias de Lavras-MG até 3 Corações-MG: Muito boa! Duplicada e em excelente estado!!
    • BR-491 (3 Corações até Guaranésia-MG): Muito boa, com ótimo asfalto e 3ª faixa nas subidas, porem com uma grande pegadinha: Na altura da cidade de Areado-MG, ela vira à esquerda e não há nenhuma placa, apenas a indicação da cidade. A mudança na pista é grande e se você não prestar atenção, vai errar, como nós.
    • SP 340 e 225: Bem as rodovias de SP são de 1º mundo e a SP-340 não é exceção. Vejam as fotos: Duplicada (e pedagiada também!) é excelente. Já a SP 225 tem um bom trecho sem estar duplicada e está com o asfalto cheio de remendos, tornando a viagem desagradável e estiver num carro pequeno. Depois de uma certa altura (acho que em
    • Brotas-SP) ela fica duplicada e aí volta a ser de 1º mundo.
    De Pernambuco ao Mato Grosso do Sul-mato-grosso-094.jpgDe Pernambuco ao Mato Grosso do Sul-mato-grosso-095.jpg
    • SP-300 (rod. Mal. Rondon): excelente rodovia, porém, um exagero de pedágios. De Bauru-SP até Castilho-SP, são 8!! e quase R$40,00.
    • BR-158 (de Tres Lagoas-MS até próximo Itajá-GO): Excelente! Bom asfalto e acostamentos, paisagens belíssimas do rio Sucuriú ao longo.
    • GO-176 e 204 (de Itajá até Rio verde-GO): Boa rodovia. Asfalto sem problemas, mas há várias falhas na sinalização com mato encobrindo as placas. Também não há 3ª faixa de apoio nas subidas.
    • BR-060 (Rio verde até Taguatinga-DF): Está bastante adiantada em sua duplicação, porém, nenhuma parte foi liberada. Em alguns trechos ainda nem começaram a desmatar a estrada, mas o asfalto é bom e sem buracos. Detalhe para a chegada em Goiania-GO que está um caos! Desvios totalmente sem condições, com muitos buracos e grande movimento. Atente para a pegadinha, pois quando chega na cidade, não siga a direção da BR-060, pois isso te levará ao suburbio de Goiania e a uma grande perda de tempo. Pegue a BR-153 (que é a mesma), à direita e contornará a cidade. Depois elas se junatrão numa mesma rodovia. Após Goiania-GO, a estrada está duplicada e muito boa, excelente e as entradas e saídas de Braília, são de 1º mundo. Atente aos radares!
    • BR-020 (de Taguatinga-DF até Posse-GO, divisa com a BA): Muito boa, mas com os mesmos problemas de sinalização e alguns buracos em descidas, mas nada de grave.
    • BA-349 e 161 e BR-242 (de Posse até feira de Santana-BA): a BA 349 está muito boa, e é quase uma grande reta infinita. Deserta de tráfego, achei que tinha tirado a sorte grande e iria ganhar um bom tempo. Assim foi até a bela cidade de Bom Jesus da Lapa-BA e cruzar o velho Chico, pois aí ao pegar a BA 161 até Ibotirama, tenha muito cuidado, pois está péssima com vários buracos, remendos e falta de sinalização. Foi aí que descobrimos por que não havia tráfego. É bem melhor subir até Barreiras e pegar a BR-242. A BR 242 está muito bom, com boa sinalização,m porém peca por ter alto tráfego e não ter a 3ª faixa, que faz muita falta pois tem muito trânsito pesado
    De Pernambuco ao Mato Grosso do Sul-dsc01750.jpgDe Pernambuco ao Mato Grosso do Sul-mato-grosso-157.jpgDe Pernambuco ao Mato Grosso do Sul-mato-grosso-159.jpgDe Pernambuco ao Mato Grosso do Sul-mato-grosso-161.jpg
    • BR-116 (Feira de Santana até Tucano-BA): estrada com asfalto bom, mas movimentadíssima e num trecho que não é privatizada, ou seja, a manutenção está bem precária, falta melhorar sinalização e novamente o excesso de carretas, caminhões e bitrens atrasa muito a viagem.
    • BR-110, 232 e PE-375 (de Paulo Afonso até Recife-PE): a BR 110 está há muito sem receber uma boa camada de asfalto então o asfalta está muito abrasivo, com alguns buracos, mas nada demais. De Ibimirim-PE até a BR232 em Cruzeiro do Nordeste-PE está muito boa. Já a BR-232 está boa até a cidade de São Caetano-PE, onde fica duplicada até Recife, entretanto a duplicação feita há apenas alguns anos já mostra os sinais do abandono, com muitos remendos e buracos. Se não houver manutenção irá acabar em breve.
    Bom meus amigos esse foi um resumo das estradas onde rodei que de uma certa forma, classificaria com a nota de 8,5, pois em 7.000km diria que não peguei nem 50 km de estradas ruins. O que pega é a falta de sinalização, 3ª faixa e o movimento intenso dos nosso colegas peso-pesados.
    A viagem é uma oportunidade maravilhosa de estar com pessoas amigas, aproveitando a vida o que ela nos oferece de melhor que é a companhia dos amigos e daqueles que amamos. Ver como nosso país está crescendo e com é gigante é uma coisa que só dá para fazer, dessa forma, na estrada e quem faz uma vez, não pára mais.

    O resumo das despesas foram o seguinte:

    Total de Km: 7.000km
    Total de litros (diesel):765 litros
    Consumo médio (pajero Sport 2.8 AT, com 4 pessoas e bagagem): 9,0 km/l
    Preço médio do Diesel: R$1,96 (o mais caro foi em Itarumã-GO - R$2,18 e o mais barato foi na saída de Feira de Santana, R$1,74)
    Gasto com combustivel: R$1495,65
    Gasto com Hospedagens: R$233,25 (5 diárias, por pessoa)
    Gasto com refeições: R$317,00 (7 jantares e 7 almoços por pessoa)

    total: R$924,00 por pessoa.

    Fomos em 4 pessoas e na volta não pagamos 2 diárias por ficarmos hospedados em casas de amigos.

    Espero ter ajudado e contribuindo com mais esses dados. Se alguém precisar de mais detalhes sobre uso do GPS, planilhas resumidas e só me procurar.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos De Pernambuco ao Mato Grosso do Sul-dsc01568.jpg  

  • #2
    Usuário
    Entrada
    31/03/2011
    Local
    MACEIÓ/AL
    Idade
    47
    Posts
    518
    Agradecimentos: 2
    Ricardo, estou virando seu fã por conta dos passeios que faz com seu grupo, principalmente por sermos vizinhos de Estado e saber que tanto eu como os demais integrantes do fórum podem contar com sua presteza.

    Parabéns pela nova empreitada.
    Grande abraço.
    Wellington Calheiros.

  • #3
    É isso mesmo meu amigo!! Já Estamos montando outra nova empreitada, para o ano que vem, dessa vez mais curtinha: Ou será o delta do Rio parnaíba ou será conhecer a bela Jericoaquara-CE. O que acha??
    A vida é bela e curta demais para ficarmos sentado numa sala vendo TV, melhor aproveitar de dentro da minha 1113!!!
    Valeu pelo apoio!!
    Um grande abraço!!

  • #4
    Usuário Avatar de vinicius10
    Entrada
    07/08/2011
    Local
    Araruama/RJ
    Idade
    52
    Posts
    198
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por ric945 Ver Post
    É isso mesmo meu amigo!! Já Estamos montando outra nova empreitada, para o ano que vem, dessa vez mais curtinha: Ou será o delta do Rio parnaíba ou será conhecer a bela Jericoaquara-CE. O que acha??
    A vida é bela e curta demais para ficarmos sentado numa sala vendo TV, melhor aproveitar de dentro da minha 1113!!!
    Valeu pelo apoio!!
    Um grande abraço!!
    E aí Ricardo, blz.

    concordo com vc em relação a vida, todo final de ano saio do RJ e vou pra esses lados do nordeste, que por sinal acho maravilhoso. levo em torno de 20 dias,e, vou com a mfamília. A partir de julho próximo é , que vou começar a fazer umas aventuras com mais 2 amigos e, no final de ano vou com a família. Como já postei anteriormente, em julho vou ao Jalapão.
    Para o ano que vem , estou começando a planejar DE Fortaleza até Jericoacoara pela areia, delta do Parnaíba e Lençóis maranhense. O que acha?
    Em relação a viatura, tenho um Ssangyong Kyron 4x4 c reduzida, em Dezembro passado fui até Canoa Quebrada e, na areia e nas dunas anda tranquilo sem precisar baixar pneus. Para o Jalapão irei com ele, mas até o final do ano comprarei outra viatura 4x4 e deixarei a Kyrom pra esposa. Estou pesquisando alguns, o que vc me diz?
    Pajero sport de 2002 /2005 2.8-
    Hilux SW4 2002 -
    Mitsubishi L200 gls 2003/2007 -
    Troller 2003 -
    Land Rover defender 99 -

    Qual desses vc me sujere?
    Vamos ver, dependendo das datas do ano q vem , quem sabe da para combinarmos algo.

    Abs!
    Ex frontier sel 2008
    ex-ssangyong kyron 2011
    s-10 lt / diesel 4x4 12/13


  • #5
    Usuário
    Entrada
    31/03/2011
    Local
    MACEIÓ/AL
    Idade
    47
    Posts
    518
    Agradecimentos: 2

    Cool

    Citação Postado originalmente por ric945 Ver Post
    É isso mesmo meu amigo!! Já Estamos montando outra nova empreitada, para o ano que vem, dessa vez mais curtinha: Ou será o delta do Rio parnaíba ou será conhecer a bela Jericoaquara-CE. O que acha??
    A vida é bela e curta demais para ficarmos sentado numa sala vendo TV, melhor aproveitar de dentro da minha 1113!!!
    Valeu pelo apoio!!
    Um grande abraço!!

    Ricardo, essa pergunta é fácil de responder: cada local tem suas particularidades, então junte o grupo a vão aos dois.
    Ainda estou pensando em visitar o Jalapão, principalmente depois de você ter feito o roteiro saindo daqui da nossa região. Você tem esse trajeto guardado no gps?

  • #6
    Usuário
    Entrada
    31/03/2011
    Local
    MACEIÓ/AL
    Idade
    47
    Posts
    518
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por vinicius10 Ver Post
    [...] Como já postei anteriormente, em julho vou ao Jalapão.
    [...]Em relação a viatura, tenho um Ssangyong Kyron 4x4 c reduzida, em Dezembro passado fui até Canoa Quebrada e, na areia e nas dunas anda tranquilo sem precisar baixar pneus. Para o Jalapão irei com ele, mas até o final do ano comprarei outra viatura 4x4 e deixarei a Kyrom pra esposa. Estou pesquisando alguns, o que vc me diz?
    Pajero sport de 2002 /2005 2.8-
    Hilux SW4 2002 -
    Mitsubishi L200 gls 2003/2007 -
    Troller 2003 -
    Land Rover defender 99 -

    Qual desses vc me sujere?
    Vamos ver, dependendo das datas do ano q vem , quem sabe da para combinarmos algo.

    Abs!
    Vinicius, permita deixar minhas impressões sobre suas opções.

    Para pajero sport compre somente as que tem motor 2.8. Tive uma 2002 2.8 que ficou comigo por 9 anos até ser roubada em 2011. Era um excelente veículo. Já andei nas 2.5 e constatei que são amarradas, gastam um absurdo de combustível e ainda fazem muito ruído de motor mesmo em velocidade de cruzeiro.

    Sobre sw4 posso atestar também porque meu irmão teve duas 2001 efi diesel. São tão bons quanto a pajero sport, bom torque, pouca coisa mais econômica que a pajero e o motor gira mais baixo em velocidade de cruzeiro.

    Se a l200 for aquela quadradinha saia dessa. É justamente o motor 2.5 que colocaram nas pajero sport que bebem demais, andam pouco e ainda fazem um barulho imenso dentro da cabine, além de desconfortáveis. Tivemos uma 97, duas 2000 e uma 2003.

    Andei em uma land rover defender 110 sw e também achei excelente. A altura dela passa muita tranquilidade por que o motorista tem uma visão bastante ampliada do que acontece ao redor do carro possibilitando se antecipar aos obstáculos com certa margem de segurança.

    O troller já mostrou a que veio, está consolidado como um veículo robusto e resistente. Só andei em um uma única vez e no banco traseiro. É um martírio, ademais é excelente máquina.

    Espero ter contribuído.

  • #7
    Usuário Avatar de vinicius10
    Entrada
    07/08/2011
    Local
    Araruama/RJ
    Idade
    52
    Posts
    198
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por GALEGUITO Ver Post
    Vinicius, permita deixar minhas impressões sobre suas opções.

    Para pajero sport compre somente as que tem motor 2.8. Tive uma 2002 2.8 que ficou comigo por 9 anos até ser roubada em 2011. Era um excelente veículo. Já andei nas 2.5 e constatei que são amarradas, gastam um absurdo de combustível e ainda fazem muito ruído de motor mesmo em velocidade de cruzeiro.

    Sobre sw4 posso atestar também porque meu irmão teve duas 2001 efi diesel. São tão bons quanto a pajero sport, bom torque, pouca coisa mais econômica que a pajero e o motor gira mais baixo em velocidade de cruzeiro.

    Se a l200 for aquela quadradinha saia dessa. É justamente o motor 2.5 que colocaram nas pajero sport que bebem demais, andam pouco e ainda fazem um barulho imenso dentro da cabine, além de desconfortáveis. Tivemos uma 97, duas 2000 e uma 2003.

    Andei em uma land rover defender 110 sw e também achei excelente. A altura dela passa muita tranquilidade por que o motorista tem uma visão bastante ampliada do que acontece ao redor do carro possibilitando se antecipar aos obstáculos com certa margem de segurança.

    O troller já mostrou a que veio, está consolidado como um veículo robusto e resistente. Só andei em um uma única vez e no banco traseiro. É um martírio, ademais é excelente máquina.

    Espero ter contribuído.
    Olá Galeguito,


    Com certeza qualquer opinião é de grande importância, estou tendendo mais para uma Pajero sport 2004 2.8.
    Agora em relação ao Jalapão , estamos indo agora em julho e, caso queira se juntar a nós será muito bem vindo.
    Podemos marcar de nos encontrarmos na entrada do Jalapão.

    Abs !
    Ex frontier sel 2008
    ex-ssangyong kyron 2011
    s-10 lt / diesel 4x4 12/13


  • #8
    Nem precisa! É muito fácil e tranquilo, são apenas 240 km sem estradas (kkkk) me manda um PM que te explico. Te dou as dicas, mas é fundamental o contato com o Batata lá do Jalapão que falei no blog. Foi um apena não ter mapeado por GPS, pois até tenho, que uso pra pescar no mar. Foi vacilo!!
    Acho que vou a Jeri primeiro!!! tudo de uma vez não dá, né?!!

    Um abraço!!

  • #9
    Pô Vinícius, vc já deve fazer belas viagens também né!!?? É isso mesmo, temos que aproveitar cada Km da vida!!
    Olha, quanto às carangas, é muita escolha cara!!! Olha, num gosto muito do jeitão do troller não, viu. Diem que só gosta quem anda pilotando. temos que ter um mínimo de conforto, né?!!! Como vc tem uma Kyron, acho que previlegia conforto e robustez, então nunca poderá pegar uma L200 gls, pois é dura que nem pau de tarado, mas aguenta qq parada, desde que respeite os limites dela. Land Rover não posso te dizer nada, então ficaria com a Hilux ou a Pajero, a que estiver melhor. se fizer muita questão e der importância ou câmbio AT, aí só restará a Pajero!!

  • #10
    Olha Vinícius, quem sabe não vamos pra Jeri juntos no ano que vem?? vamos ver...

  • #11
    Usuário
    Entrada
    31/03/2011
    Local
    MACEIÓ/AL
    Idade
    47
    Posts
    518
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por vinicius10 Ver Post
    Olá Galeguito,


    [...]
    Agora em relação ao Jalapão , estamos indo agora em julho e, caso queira se juntar a nós será muito bem vindo.
    Podemos marcar de nos encontrarmos na entrada do Jalapão.

    Abs !
    Seria uma imensa satisfação me juntar ao grupo, não fosse uma viagem que já está agendada desde o ano passado nesse período.
    Desejo um ótimo passeio e já peço que guardem o roteiro no gps para nos presentear depois.
    Abraço.

  • #12
    Usuário
    Entrada
    31/03/2011
    Local
    MACEIÓ/AL
    Idade
    47
    Posts
    518
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por ric945 Ver Post
    [...]
    Acho que vou a Jeri primeiro!!! tudo de uma vez não dá, né?!!

    Um abraço!!
    Ricardo, quando disse para ir aos dois locais não era para ir na mesma época.
    Vão aos dois locais quando puderem e desfrutem das belezas singulares de cada um.
    Deixo minha humilde opinião: primeiro ao delta, depois jericoacoara.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. cj5 diesel equipado em Mato Grosso
      Por Rogério Tortato no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 10
      Última resposta: 13/02/2011, 22:56
    2. Jeepeiros do Mato Grosso
      Por Diegogm06 no fórum Geral Off-Topic
      Respostas: 3
      Última resposta: 29/11/2010, 23:17
    3. Para o pessoal do Mato Grosso do Sul e amigos!
      Por Vagner Fabricio no fórum Geral Off-Topic
      Respostas: 5
      Última resposta: 09/05/2010, 22:10
    4. To No Sufoco Em Miranda Mato Grosso!!!
      Por JORGE CAMOI no fórum Mitsubishi
      Respostas: 5
      Última resposta: 29/07/2008, 11:05
    5. Estradas do Mato Grosso
      Por Marcio Vargas no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 0
      Última resposta: 12/01/2006, 07:47

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade