x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 17
  • #1
    Usuário Avatar de Vicente Guimaraes
    Entrada
    02/05/2011
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    49
    Posts
    1,655
    Agradecimentos: 0

    Viagem a Lençois, Jericoacoara e Delta do Parnaíba




    Fala pessoal,

    Em outubro/2011 eu e minha noiva fomos aos Lençóis Maranhenses e depois seguimos para Fortaleza, Jeri e Delta.

    Foi a minha primeira experiência pilotando 4X4 em trilhas (leves e média) e acho que vale o relato, dividi o texto em 2 partes, sem 4x4 (inicial) e com 4x4 (Jeri e Delta)

    Em maio/2011 já tínhamos ido à Barreirinhas, Atins e Santo Amaro (a melhor época é inverno maio, junho, julho com as lagoas cheias), mas foi no esquema turista. Vejam neste relato, tem algumas dicas legais:

    http://www.mochileiros.com/lencois-m...as-t56947.html

    1ª PARTE – VIAGEM “NORMAL” SEM 4X4 – LENÇÓIS, FORTALEZA, MORRO BRANCO, CANOA QUEBRADA.

    Saímos do Rio pela Gol (viajamos com milhas) chegamos em São Luiz as 1:30 da manhã, esperamos a vã que sai para Santo Amaro (3:30hs). Tem que contactar antes e marcar seu lugar (as pousadas passam o telefone). A van vai até um povoado chamado Sangue de onde seguimos em 4x4 Toyotas Bandeirantes. Chegamos em Santo Amarro as 8:00.

    Fiquei na pousada Água Doce por 5 dias. Esta é a melhor pousada de Santo Amaro, uma cidade bem simples sem nenhuma infra turística (poucos restaurantes, internet rara, dificuldade para usar cartão, só a água branca aceita cartão). Outra pousada mais ajeitadinha é a Cajueiro. Também existem opções econômicas camping aluguel de quartos etc.

    Esta época não é a melhor (outubro). As Lagoas estão mais vazias, algumas secas, não vale a pena.... Eu visitei novamente algumas lagoas de Santo Amaro como a da Betânia (estava cheia mas com 50% da água de maio), Reflexo (tinha uns 40 cm de profundidade, mas estava grande e bem bonita de fotografas) e América (estava seca). Valeu pelo camarão da Malásia que tive oportunidade de saborear; tem uns 30cm, é uma delícia , melhor que lagosta.

    Depois voltamos para São Luiz de onde pegaríamos o vôo para Fortaleza. Em Fortaleza conhecemos os principais pontos turísticos, mas ficamos mais para dormir à noite e fazer os passeios durante o dia. Para isso aluguei um carro (Celta - 80 dia) para fazer os traslados para os passeios principais (Morro branco, canoa quebrada, Beach Park) achei mais prático do que usar os onibus e vans locais que fazem os passeios que eram caros também em médio 80 a 50 R$ por pessoa. Além da liberdade de ir e voltar a hora que quiser. Isso foi importante para fugir das roubadas.

    Fomos o 1º dia para Canoa Quebrada e Morro Branco (cerca de 30km de Fortaleza). O lance destas cidades são os cânions e a praia. Os cânions de Morro Branco são muito legais, vc pode pagar um guia, mas também pode ir sozinho, também tem um passeio de bugre pela praia que termina nos cânions (acho que custa 30 por pessoa, já faz um tempinho). No mais o passeio não teve nada excepcional. Os canions estão meio detonados, tem pixações, lixo, etc.. As praias tem uma água verde mas meio turva, venta muito (sendo uma boa para kite-surf que infestam a orla), os kites atrapalham os banhistas, o esquema é ficar nas barracas/restaurantes superlotadas que tocam axé e forró o tempo todo e que dominam as praias e tomar uma cervejinha. Esquema de praia que não gosto. Gosto do oposto, água cristalina, praia selvagem, pouco movimento, calma, sem musica, só o som das ondas. Valeu pelos cânions. Iria de novo? Não.

    Canoa quebrada tem um comércio legalzinho, uma rua para pedestres com bastante variedade, chamada Broadway, compramos algumas telas lá, ficamos até ums 20hs depois voltamos para Fortaleza. Iria de novo? Não.

    No 2º dia conhecemos Cumbuco, Lá o esquema é o Kite Surfe, muito gringo, a economia e o turismo local vivem disso, tem muito restaurante transadinho e bonito, à noite fica muito movimentado. A praia em si, não é grande coisa, areia dura, muito vento, água barrenta. Valeu pela melhor lagosta que comemos na viagem, esqueci o nome, o dono é um Holandês e fica na praia perto da praça central. O passeio de Buggy também é legal. Iria de novo? Não.

    No 3º dia fomos para o Beach Park, é um dos maiores parques aquático do Brasil, cara valeu a pena. O parque é alto nível mesmo, tem resort, hotel 5 estrelas, praia. Vc pode se hospedar lá ou pagar para entrar. É caro, 1 dia custa 170 por pessoa. Como fomos em uma 3ª feira, então estava vazio e dava para ir nos toboáguas numa boa, tem o Kamikase que tem 71 metros de altura. Só subir os degraus que foi f... Iria de novo? SIM.

    De lá saímos as 17hs e fomos para Jericoacoara.

    2ª PARTE – A AVENTURA NO 4X4

    A IDA PARA JERI

    Para chegar lá vc tem várias opções a mais comum é pegar um onibus na Rodoviária (ou carro) até Jijoca (cerca de 3 horas de viagem) depois, de lá, pegar uma Jardineira (um caminhão com banquinhos, na verdade é um pau de arara mais arrumadinho) a viagem dali dura cerca de 1 hora e meia pelas trilhas. Para fazer isso nós teríamos que ir no outro dia pela manhã e perderíamos 1 dia pois quando chegássemos em Jeri não daria tempo para fazer nenhum passeio.

    Resolvi ir de 4x4, aluguei uma Hilux 4x4, 2.5 cabine dupla (estou até hoje pagando, mas foi emocionante, rsss).

    A VIATURA - Achei a viatura muito boa (não achei o motor tão fraco, já andei em uma Pajero Sport diesel 2008 e achei mais fraca que a Hilux) , ela tem espaço (tenho 1,93m de altura), é confortável, anda muito bem na estrada (fiz média de 100km/h , sempre que possível ia a 140km, sem problemas, inclusive em ultrapassagens, a estrada também ajudava, bem lisa e com muitas retas) nas trilhas de areia, dunas e alagados foi muito bem, mesmo com pneus comuns.

    A VIAGEM - De Fortaleza para Jijoca foram 2 horas. A Estrada Fortaleza Jeri é super tanquila, o asfalto é muito bom, sem pedágios. Fomos à noite mas não recomendo, o melhor é ir de dia. O problema é que chegando perto de Jeri as placas nos trevos são apagadas propositalmente para vc se perder. Quem faz isso são os “guias piratas” (segundo o nosso “guia oficial” chamado de Zé). Não tem jeito vc se perde e entra em uma cidadezinha errada, aí o cara quer te vender o serviço de guia. Eu me perdi 2 vezes. Mas perguntei em postos de gasolina e consegui me achar. Quem tiver GPS é uma boa.

    TRILHA JIJOCA _ JERI PELAS DUNAS

    A em Jijoca contratamos um guia (R$ 50) da associação local de guias (são registrados, uniformizados, tudo certinho). Eles são importantes para guiar pela trilha de areia até Jeri (cerca de 20 minutos) mas só passa 4x4 do bão ... Ecosport, Fiat Adventure fica na primeira lombada de areia.

    A trilha mais curta para chegar em Jeri é a trilha das dunas. Dura cerca de 30 minutos. Passando em vários trechos de areia bem fofa. O guia vai na frente de moto (aquelas motos comuns CG125... não sei como os caras conseguem, eles passam com as motos no meio do areião fofo... vão rabeando, parece que vão cair)

    Chegamos em Jeri as 22hs. Ficamos em uma pousada bem legal, um grande custo benefício, pertinho da pracinha central mas em uma rua calma (a Rua do Forró, mas distante do forró que fica perto da praia a uns 100 m da pousada) ela fica em frente a uma pizzaria grande a ao lado de uma lojinha de tapioca. A pousada tem apartamentos/chalés coloridos e um lindo cajueiro no centro do seu terreno.

    O esquema de Jeri é bem legal. As ruas são de areia, o comércio é bem focado no turismo, muitos donos de pousada e restaurante são europeus (principalmente italianos) os restaurantes são de muito bom gosto de para todos os bolsos. As pousadas também têm do albergue até pousadas de luxo. A nossa ficou por R$ 80 a diária. A noite é movimentada, tem restaurante, muitas barraquinha de caipirinhas diversas da rua principal (perto da praia). A praia de Jeri, em si, não é muito movimentada, a água também não é das mais cristalinas, dá pro gasto. Eu mesmo não fiquei nenhum dia na praia. Ao lado da vilazinha (4 ruas) de Jeri tem a Duna do Por do Sol (deve ter uns 30 ou 40m de altura), de onde podem ser feitas excelentes fotos, da Vila e da paisagem.

    O esquema para o turista em Jeri é fazer os passeios que saem durante o dia para várias localidades (em sua grande maioria o destino são lagoas de água doce, algo parecido com lençóis, só que são poucas lagoas e estas são muito maiores). Geralmente as pessoas vão no lombo dos Buggys (com sol na testa) ou em pickups D20 (em bancos na caçamba, com cobertura). Se eu tivesse que optar iria de D20 já que os passeios são longos entre 3 a 4 horas de translados, fora o tempo em cada local/barraca, então é fundamental chapéu/camiseta/filtro solar, etc.

    Como fui de 4x4 fugi do sol na testa multidão. Tem hora (entre 8:00 e 8:30) que tem até engarrafamento de buggy e de D20 é de arrepiar. Nós saíamos um pouco mais tarde, lá pelas 10hs, com o nosso “Guia Zé” à tiracolo. Gente simples e legal.

    PASSEIOS EM JERI de 4X4

    1º dia lagoa da Tatajuba, o mais legal foi o trajeto de ida e volta grande parte pela praia (que tem uma areia firme), foi bem emocionante, na ida atravessamos um rio em balsa (à remo!!!!). Cara a hilux quase não cabia na balsa... O rio tinha uns 50 metros de largura (maré baixa) passamos um trecho de mangue com areia, com alguns alagados. Chegamos as dunas fixas (são calcificadas e não mudam de lugar) legalzinho também. Depois chegamos à Tatajuba uma lagoa bem grande, mas a água é barrenta, tipo água de rio. É legal ficar nas redinhas, mas o vento incomoda vc fica com frio rapidinho. O melhor da lagoa é a cerveja gelada e o peixe assado na brasa.

    A volta foi uma aventura, a maré subiu (já eram cerca de 15hs e todos os Buggys de turismo tinha saído a muito tempo) aquele rio de 50m ficou com uns 200m e com ondulações pois o mar estava “entrando” no rio. Para eu entrar com a viatura na balsa eu tive que andar ainda uns 30 metros num trecho raso (máximo de 40cm de água , mas com muita lama no fundo). Os remadores ficaram no perengue danado... a maré estava subindo e entrando no rio, jogando a balsa para dentro do rio, isso somado ao vento que soprava firme (aquela balsa com a Hilux encima parecia um barco à vela...). Até o meu Guia foi dar uma ajuda (nessa hora pensei, se o cara está ajudando o negócio deve estar feio), depois de uns 30 minutos mais ou menos chegamos “perto” da margem do outro lado, desci dentro do rio com uns 50cm de profundidade e andei mais uns 40 metros até a areia.

    Depois disso, aquela trilha do mangue estava alagada, tivemos que buscar outro caminho, pelo meio do mato mesmo, seguindo trilhas de animais e caminhantes literalmente. Em um trecho que parecia seco com uma grama baixa, havia na verdade uma lama preta no fundo, quase atolei ali. Voltamos de ré e demos a volta. Atravessamos vários igarapés no caminho, alguns até bem profundos (fiquei preocupado porque a Hilux não tinha snorkel), em um destes desatolamos um Buggy. Depois de muito tempo achamos um caminho “por dentro”, levou cerca de 4 hroas e chegamos em Jeri as 19hs...

    2º e 3ª DIAS Lagoa do Coração– Lagoa do coração é bem mais ou menos, nada demais (depois das lagoas de Lençóis). Chegamos na Lagoa Azul e depois na do Paraíso. Agora sim, estes passeios valem muito a pena, água azul cristalina, lugar super tranqüilo, com passeios de caiaque, janguada, etc... O caminho é tranqüilo, de areia nada demais. Se puder vá direto pra lá, vá várias vezes (não perca tempo em Tatajuba, Mangue Seco, etc..), pode-se até passar um dia em uma pousada à beira da Lagoa (Pousada Chez Loran onde também tem uma ótima comida). Achei o melhor passeio turístico de Jeri. Iria de novo? SIM.

    DELTA DO PARNAÍBA – 1 DIA

    No último acabamos indo ao DELTA, mas não foi planejado. A nossa intenção era fazer o passeio até Mangue Seco, que fica cerca de 2 horas de Jeri, indo pela Praia, passando por 2 balsas. Chegamos lá cedo lá pelas 10hs, olhamos e pensamos... é isso? Uma praia normalzinha, umas barracas de palha, umas cadeira de plástico e só... Cara depois das praias de Rio, Ilha Grande e Caribe, aquela praia não me motivou nem um pouco....

    Esta praia fica no caminho para o DELTA, faltariam ainda cerca de 250Km. Resolvemos “esticar” até o Delta. Até o final do Ceará foram cerca de 150Km, entramos no Piauí, são cerca de 100km no Piauí e chegamos à Parnaíba (que faz fronteira com o Maranhão) e de onde partem alguns passeios ao Delta. A estrada está em bom estado e bem sinalizada. Chegamos lá pelas 13hs. Tive que alugar uma lancha (existem passeios em barcos maiores , saveiros e barcas mas estes partem as 9:00hs e duram o dia todo e são mais em conta, acho que são 20 ou 30 por pessoa), a lanha custou R$ 250. O passeio foi legal, paramos para almoçar do outro lado do rio, já no Maranhão, depois seguimos o Rio até a sua foz, o encontro das águas é um fenômeno muito legal. Na volta viemos passando no meio dos igarapés. A maré cheia permitiu isso, mas também escondeu os jacarés que ficam nas margens (daria uma boa foto). O passeio terminou lá pelas 18hs, com o sol se pondo, voltamos, chegamos em Jeri as 22hs.

    Na volta pegamos um caminho diferente de Jijoca pra Jeri, passamos por trecho todo alagado, tipo uma planície de pantano (a maré estava baixando, mas ainda estava um pouco alta) donde surgia da água uma ponte. O guia fala “vc tem que mirar naquela ponte que ela passa sobre um Rio” putz.... depois da ponte mais água por todo lado, parecia uma lagoa, mas a profundidade não passava de 40cm. Depois disso teve um igarapé, devia ter um 3 metros de largura, parecia rasinho, o Guia Zé “Mané” fala assim “pode ir que é raso”. Aì eu fui... cara a p... do igarapé tinha quase 1 metro de fundura... no que eu entrei a água passou pelo capot, teto, e caiu na caçamba, no embalo e no 4x4 passei direto, mas tomei um baita susto. Saímos na praia, ao Norte da Duna do Por do Sol e voltamos pela praia.
    Iria de novo? Claro
    Também visitamos a pedra furada e a árvore da preguiça. Tipo, passeio obrigatório para fotos. À pedra furada dá para ir à pé de Jeri, pela praia, tem que ter cuidado com a maré alta.

    Depois de 5 noites e 4 dias em Jeri voltamos para Fortaleza e Rio.

  • #2
    Usuário Avatar de Daril camassola
    Entrada
    27/02/2009
    Local
    Gramado/RS
    Idade
    50
    Posts
    199
    Agradecimentos: 0
    show de bola guri mt bom o relato parabens, minha mulher e maluca pra conhecer os lençois maranhenses quem sabe um dia eu levo ela
    Troller 2015 prata
    Willys 59 branco 4.1 pra ralar
    ex Troller 2006 prata

  • #3
    Usuário Avatar de climbr
    Entrada
    12/01/2012
    Local
    Araraquara/SP
    Idade
    44
    Posts
    232
    Agradecimentos: 0
    Parabéns pela viagem, e obrigado pelo relato. Com esses detalhes com certeza alguém poderá planejar melhor uma viagem dessas!

  • #4
    Usuário Avatar de Vicente Guimaraes
    Entrada
    02/05/2011
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    49
    Posts
    1,655
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por climbr
    Parabéns pela viagem, e obrigado pelo relato. Com esses detalhes com certeza alguém poderá planejar melhor uma viagem dessas
    Opa valeu !!
    Citação Postado originalmente por Daril camassola Ver Post
    show de bola guri mt bom o relato parabens, minha mulher e maluca pra conhecer os lençois maranhenses quem sabe um dia eu levo ela
    Cara vai lá sim, é muito show, em Barreirinhas tem mais infra-estrutura (pousadas, restaurantes, internet, passeios, etc.) em Santo Amaro é mais "sertão" mas as lagoas e dunas são maiores e mais bonitas.
    Na próxima vez que eu for lá vou alugar um 4x4 em São Luiz, tem muita trilha/caminho para se fazer lá.
    Em breve vou postar umas fotos.

  • #5
    Parabens, sonho meu antigo esta viagem , estou preparando um jeep cj 5 com motor ap 2.0 zero e quando terminar com certeza farei esta tao sonhada viagem. Na ocasiao vou lhe pedir opnioes , pois moro em juiz de fora mg e a viagem sera longa.

    conto com suas orientaçoes

    obrigado
    Luis bastos

  • #6
    Usuário
    Entrada
    27/04/2010
    Local
    Rio De Janeiro/RJ
    Idade
    59
    Posts
    3,077
    Agradecimentos: 12
    Luis
    Vou fazer essa viagem em setembro com uns amigos saido do Rio. Vamos nessa !!!
    Abs
    SW4 95 caveirão

  • #7
    Usuário Avatar de Vicente Guimaraes
    Entrada
    02/05/2011
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    49
    Posts
    1,655
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Luis Bastos Ver Post
    Parabens, sonho meu antigo esta viagem , estou preparando um jeep cj 5 com motor ap 2.0 zero e quando terminar com certeza farei esta tao sonhada viagem. Na ocasiao vou lhe pedir opnioes , pois moro em juiz de fora mg e a viagem sera longa.conto com suas orientaçoes
    Valeu Luis, estou às ordens, a viagem será longa mesmo, só nos lençois de 4x4 dá para ficar uns 10 dias fácil (3/4 dias em Barreirinhas e o restante em Santo Amaro).

    vc pode aproveitar a viagem com o Dimasi

    Citação Postado originalmente por Dimasi
    Luis
    Vou fazer essa viagem em setembro com uns amigos saido do Rio. Vamos nessa !!!
    Abs
    Se eu estivesse de folga nesta época poderia ir também...
    Site do Encontro Nacional de Engesas, Campers & Marruás
    http://engesas.blogspot.com.br/

  • #8
    Usuário
    Entrada
    07/12/2009
    Local
    Resende/RJ
    Idade
    63
    Posts
    1,290
    Agradecimento: 1
    Vicente, muito bom o relato, Parabéns.
    Abs.
    Carlos Feitosa.
    LAND CRUISER PRADO 2009
    EX - SW4 3.0 TD 2002

  • #9
    Caramba!!! Parabéns!!
    Estarei indo em julho a Natal. Talvez eu pratique um pouco da sua aventura. Valeu pelos comentários.
    Abraços

    Guilherme

  • #10
    Usuário Avatar de euclidesneto
    Entrada
    23/11/2010
    Local
    Aracaju/SE
    Posts
    1,025
    Agradecimentos: 0
    Beleza de relato.

    Só posso ir no período de carnaval. Será que vale a pena?

  • #11
    Usuário
    Entrada
    13/11/2012
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    15
    Agradecimentos: 0
    Euclides vale sim!

    Moro em Campo Grande-MS, e meus pais em Parnaíba-PI, passei as festas de fim de ano por lá e como tinha recém adquirido a L200, e a mana uma Duster 4wD, fizemos o passeio pra Jeri, via Camocim na ida e Jijoca na volta.
    Tem passeio pra todos os gostos e preços, e sempre com muita beleza nas paisagens e diversão pra nós marmanjos com nossos brinquedões! Já havi feito em passeio com Agências de Turismo, mas pilotando a máquina é bem mais legal, claro.
    Se alguém se interessar posso mandar dicas, e um relato mais detalhado do passeio. Que já fiz duas vezes e farei sempre que for visitar os velhos. Abraço e um feliz 2012 rapaziada!

  • #12
    Usuário Avatar de euclidesneto
    Entrada
    23/11/2010
    Local
    Aracaju/SE
    Posts
    1,025
    Agradecimentos: 0
    Com certeza que quero, Ataíde. Abri um tópico para minha viagem, se quiser postar lá, agradeço.

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/re...ranhenses.html (Lençois Maranhenses.)

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 52
      Última resposta: 27/10/2016, 21:37
    2. Exp. Costa do Sol Poente - Jeri/Delta/Lençóis
      Por NO - CT Santos/SP no fórum Relatos de Viagem
      Respostas: 30
      Última resposta: 13/06/2012, 00:38
    3. Fortaleza - Jericoacoara - Delta do Parnaiba
      Por Mkaye no fórum Planejamento
      Respostas: 9
      Última resposta: 08/12/2011, 21:05
    4. Respostas: 6
      Última resposta: 10/12/2006, 16:16

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade