x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 28
  • #1
    Usuário
    Entrada
    20/01/2009
    Idade
    50
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0

    [Iniciante] Dúvidas




    Primeiramente, saudações a todos os amigos deste fórum.

    Pesquisando a respeito de ATV's pelo Google, cheguei até aqui, e fiquei impressionado com a quantidade de informações que vcs. disponibilizam a respeito do veículo.

    Gostaria, portanto, de tirar algumas dúvidas que ainda me restam.

    Surgiu a necessidade de adquirir um veículo leve para me deslocar de casa ao trabalho (algo em torno de 11 Km), e como nunca fui chegado a duas rodas, o quadriciclo me pareceu a melhor opção.

    Assim, fiquei interessado em adquirir um ATV modelo FourTrax 420 4X2 da Honda, devido ao preço e a facilidade de manutenção.

    A utilização do veículo seria preponderantemente no asfalto, desta forma surgem os questionamentos quanto a sua viabilidade:

    1. Qual o tipo de habilitação para conduzí-lo?
    2. Este veículo pode trafegar em vias públicas?
    3. Ele oferece segurança para ser utilizado no alfalto?
    4. Sofre muito desgaste com este tipo de utilização? e
    5. Qual a média de consumo neste tipo de utilização?

    Agradeço antecipadamente a ajuda de todos.

    Saudações.

  • #2
    como o fourtrax não tem renavam fica difícil emplacar, e ainda teria que acrescentar retrovisores, velocímetro e indicador do nível de combustível...

  • #3
    Usuário
    Entrada
    20/01/2009
    Idade
    50
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por cRiPpLe_rOoStEr Ver Post
    como o fourtrax não tem renavam fica difícil emplacar, e ainda teria que acrescentar retrovisores, velocímetro e indicador do nível de combustível...
    E no caso, qual seria o modelo ideal para este tipo de uso?

  • #4
    velocímetro serve esses "ciclocomputadores"... retrovisor pode ser aqueles de bicicleta presos por abraçadeiras se não tiver no guidon o encaixe para modelos semelhantes aos usados em motos... marcador de combustível é um pouco mais complexo pq depende de um mecanismo interno que o tanque original não tem... mas se o quad tiver a torneira na saída do tanque, como numa moto dessas mais simples ou nos 1ºs fuscas e kombis, acredito que nem precise do marcador de combustível... mas para garantir eu usaria um sistema como o do trabant, com uma régua na tampa do tanque para conferir o nível de combustível antes de sair com o quad, ja que não dá para balançar ele como se faz com uma moto para testar se o tanque tem gasolina suficiente ouvindo o barulho que faz dentro do tanque... quanto ao renavam, recomendo que faça um protocolo no detran para submeter o quad à inspeção em órgão credenciado pelo inmetro para obtenção do laudo que indica a conformidade do quad com a legislação de tráfego em vigor, mesmo procedimento usado em veículos experimentais...
    4X4 Brasil

  • #5
    Até onde eu sei esses veiculos são proibidos sua utilização em via publica, mais terra, areia, piçarra, lama é com ele mesmo.
    abs

    Segue texto no site da Yamanha


    Prezado Consumidor,

    A YAMAHA MOTOR DO BRASIL LTDA. esclarece que os veículos quadriciclos ATVs foram concebidos, projetados e fabricados pela YAMAHA para uso exclusivamente fora-de-estrada (off-road), sendo proibido o seu tráfego em vias públicas.

    A finalidade de sua concepção não é para utilização em vias abertas à circulação (ruas, avenidas, estradas e logradouros públicos) para deslocamentos diários de trabalho ou lazer, e sim foi concebido para ser utilizado exclusivamente em áreas particulares, por esportistas ou trabalhadores rurais (dependendo do modelo do ATV).

    Estes produtos não podem ser registrados no RENAVAN por não ser permitido o seu tráfego em pistas públicas ou similares. Por não se tratarem de veículos comuns, os quadriciclos da YAMAHA não estão sujeitos às normas aplicáveis aos automóveis tais como equipamentos de segurança, registro e licenciamento.

    Os quadriciclos ATVs foram projetados e fabricados para uso na terra. Sua estrutura não é compatível com a utilização tradicional a que se destinam os automotores exigindo manejo e habilidade do piloto típicas para condução em terrenos acidentados, sendo que no caso de uso de um quadriciclo em qualquer outra situação diferente dessa há alto risco de acidente com lesão grave e morte para o condutor.

    O uso desse veículo em vias pavimentadas ou vias públicas (pavimentadas ou não) oferece risco de colisão com outros veículos.
    Para a sua segurança, adote práticas seguras de pilotagem, observando todas as orientações e recomendações da YAMAHA contidas no Manual do Proprietário.
    YAMAHA MOTOR DO BRASIL LTDA.

  • #6
    Usuário
    Entrada
    19/10/2008
    Local
    Niteroi/RJ
    Posts
    254
    Agradecimentos: 0
    respondendo suas perguntas:
    1 não é emplacado, e como carteira é para rodar em vias publicas.... não á nenhuma carteira necessaria

    2 não. não possui equipamentos obrigatorios como retrovisor, buzina e piscas, e alguns modelos (fourtrax por exemplo) tambem não possuem velocimetro.

    3 Sim. por experiencia propria. apesar de ser proibido rodar na rua, a policia aqui não apurrinha. eu uso o meu pra tudo, e lhe garanto que no inicio vc vai achar estranho rodar no asfalto com ele, mas dps que vc aprender a dirigir, vai fazer curvas brincando. quadris 4x4 integral como o fourtrax antigo(2007 pra traz) são piores para asfalto, com 4x4 integral tem que andar no sapatinho

    4 não. o desgaste maior vai ser pneu, e não há problema algum em colocar pneus de carro nele. fica até melhor com os pneus de carro no asfalto. o meu outlander 800 usa tais pneus

    5 depende muito do uso. dirigindo que nem um descaralhado, fiz 7km/l com meu outlander 800. dirigindo igual gente, deu 16km/l. no meu outlander 400, nunca dirigi que nem um descaralhado, nem nunca medi o consumo mas acho que gira pela casa de uns 16km/l E outra coisa, os quads são muito sensiveis a gasolina. uma vez enchi o tanque de podium no meu 800, e fez os 14km/lkm/l eu dirigindo que nem um louco dobro a autonomia




    e a yamaha não ajuda em nada colocando esse anuncio no site. QUADRICICLOS SÃO SIM CAPAZES DE RODAR NA RUA COM TOTAL SEGURANÇA, TANTO QUE NA EUROPA PODEM RODAR NA RUA E SAEM DE FABRICA JÁ COM O PISCA, RETROVISOR, BUZINA!

  • #7
    Usuário Avatar de negreira
    Entrada
    09/10/2008
    Local
    nas cavas e atoleiros da Serra da Cantareira/
    Posts
    2,249
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por skiter_r Ver Post
    respondendo suas perguntas:
    1 não é emplacado, e como carteira é para rodar em vias publicas.... não á nenhuma carteira necessaria

    2 não. não possui equipamentos obrigatorios como retrovisor, buzina e piscas, e alguns modelos (fourtrax por exemplo) tambem não possuem velocimetro.

    3 Sim. por experiencia propria. apesar de ser proibido rodar na rua, a policia aqui não apurrinha. eu uso o meu pra tudo, e lhe garanto que no inicio vc vai achar estranho rodar no asfalto com ele, mas dps que vc aprender a dirigir, vai fazer curvas brincando. quadris 4x4 integral como o fourtrax antigo(2007 pra traz) são piores para asfalto, com 4x4 integral tem que andar no sapatinho

    4 não. o desgaste maior vai ser pneu, e não há problema algum em colocar pneus de carro nele. fica até melhor com os pneus de carro no asfalto. o meu outlander 800 usa tais pneus

    5 depende muito do uso. dirigindo que nem um descaralhado, fiz 7km/l com meu outlander 800. dirigindo igual gente, deu 16km/l. no meu outlander 400, nunca dirigi que nem um descaralhado, nem nunca medi o consumo mas acho que gira pela casa de uns 16km/l E outra coisa, os quads são muito sensiveis a gasolina. uma vez enchi o tanque de podium no meu 800, e fez os 14km/lkm/l eu dirigindo que nem um louco dobro a autonomia




    e a yamaha não ajuda em nada colocando esse anuncio no site. QUADRICICLOS SÃO SIM CAPAZES DE RODAR NA RUA COM TOTAL SEGURANÇA, TANTO QUE NA EUROPA PODEM RODAR NA RUA E SAEM DE FABRICA JÁ COM O PISCA, RETROVISOR, BUZINA!
    SKITER

    UÉ ????? vc tem 2 quad. pelo que foi tc em outros post.... e se bem me lembro
    vc estava para levar um para emplacar que por sinal vc mesmo disse que já estava todo reguralizado e outro estava batido.
    ou era outra pessoa? agora fiquei na duvida
    QUANTO + RISCADO FICA+ ME AMA
    []s paz saúde trilha e harmonia

  • #8
    Usuário
    Entrada
    19/10/2008
    Local
    Niteroi/RJ
    Posts
    254
    Agradecimentos: 0
    exato! eu tenho um 800 com tudo, inclusive pneus de rua e tenho um 400 com tudo, menos os pneus de rua. e estou sem tempo para leva-lo para emplacar, só por isso ainda está sem placa..

  • #9
    Usuário
    Entrada
    11/08/2008
    Idade
    46
    Posts
    27
    Agradecimentos: 0

    Emplacar Atv

    Gostaria De Saber Detalhadamente Como E O Processo De Emplacamento Passo A Passo , Quem Devo Procurar Pra Esse Procedimento
    Vleu
    Abracos

  • #10
    Acho que não é tão fácil assim emplacar, senão ja vinham com esses opcionais de fábrica para emplacamento, conforme denatran eles são considerados equipamentos agrícolas por isso a dificuldade nunca vi um trator emplacado, mais se você conseguir avisa que eu corro p/ emplacar o meu.

    abraços

  • #11

    Smile

    Aê galera... "MINHA OPINIÃO"... Em relação a emplacar um QUAD apesar de uma mesma lei de transito existir para todo o Brasil, a possibilidade não é cogitada por todos os DETRANS dos estados. Logo não é porque funcionou em tal lugar que vai funcinar em outro. Foi trabalhado uma matéria para a Quad Brasil que falaria sobre esse assunto "EMPLACAR ATVS", só que entrando em contato com o Detran de RR, AM, PA, TO, GO e MG existe muita divergencia sobre o assunto, alguns alegaram que mesmo não sendo emplacado seria necessário uma carteira especifica para o manuseio, outros descartam por não ser um veiculo que seja vendido com renavam e logo possa ser emplacado. O de MG, diz ser bastante procurado para fazer isso, algumas pessoas vão com todos os papeis possiveis e "Necessarios" para o emplacamento, mas ainda sim sempre falta algo, como ele mesmo disse as vezes até conhecimento do proprio pessoal do detran. O pessoal do Amazonas, diz ser proibido emplacar quadriciclos, por conta de não ter um renavam (coisa que sabemos que não é, porque tem alguns quads por ai emplacados). Logo acredito que se alguem do forum conseguir emplacar seu quad, que passe exatamente tudo que foi necessario para realizar o feito.

    Em relação a andar na rua sem problemas é outra coisa muito relativa. O veículo pode ser apreendido sem problema algum. No MA o ministério publico já entrou com uma ação para inibir o uso dos quads nas praias. Em algumas regiões já são proibidos em algumas áreas. RR e AM são proibidos de andarem em Balneários ou banhos de acesso público.

    Andar no asfalto com qualquer quad original é ruim. A calibragem que usamos é diferenciada, se o quad for monoshock atras pior ainda. O que escaparia de uma total frustração no asfalto seria um quad com uma calibragem bem mais alta e de suspensão independente.

    Já na Europa ser emplacado, não é só lá parceiro, inúmeros paises permitem, dentre eles aqui na Venezuela também é, do mesmo jeito as motos offroad, apesar de não ser necessário andar com a placa pregada no veiculo a não ser que circule pela cidade. E aqui não se exige nenhum tipo de acessório extra.

    Mas como falei fica ai, quem conseguir emplacar passa a dica pra quem tem enteresse...

    Um abraço...

  • #12
    Citação Postado originalmente por Edu-MA Ver Post
    conforme denatran eles são considerados equipamentos agrícolas por isso a dificuldade nunca vi um trator emplacado
    eu ja vi tratores emplacados em florianópolis, usados pela prefeitura, entre eles um daqueles microtratores de duas rodas com um reboque... e aquele triciclo chinês que está sendo comercializado com a marca gurgel, mesmo não tendo velocímetro nem freio na roda dianteira, é homologado como máquina agrícola e pode ser emplacado... só tem mais facilidade de emplacar por ter renavam... no caso de um veículo que não tenha renavam, caso da maioria dos quads, deve-se ir ao detran e solicitar a vistoria para expedição do laudo do inmetro e registro no renavam...

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade