x
Convex Datacenter
Página 26 de 27 PrimeiroPrimeiro ... 161718192021222324252627 ÚltimoÚltimo
Resultados 301 a 312 de 316
  • #301
    Usuário
    Entrada
    15/09/2014
    Local
    sao paulo/SP
    Idade
    55
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0



    Qualquer pessoa que já pilotou um quadriciclo pode afirmar que o mesmo não possui estabilidade para esse propósito. Para fazer uma curva com um quadriciclo em uma velocidade de 30 km (velocidade considerada baixa para rua)há a necessidade de compensar a força centrifuga executando movimentos de pendular com o corpo.

    Mesmo com a alteração dos projetos originais, colocando pneus de alta pressão e com banda de rodagem adequadas ao asfalto essa falta de estabilidade não seria alterada, ou seja não se adequa o seu uso no quesito segurança ao usuário e também aos outros veículos que circulam e compartilham a mesma via.

    Deixo claro também que a simples colocação de equipamentos de segurança exigidos nessa nova resolução como: setas, velocimetro, pneus e luz de freio não adequa o veículo a rua (seria a mesma coisa que emplacar um burro) e tão somente aos cofres públicos.

    Quanto ao numero VIN (numero de chassi identificação de marca, ano, modelo e versão) . O primeiro passo para obtenção da homologação do veículo e a obtenção CAT (certificado de adequação as leis de transito, segue na integra ao final do texto) essa é a primeira exigência para obtenção pré cadastro junto ao DENATRAN que viabiliza finalmente o RENAVAM e o emplacamento.

    As exigencias para obtenção desse primeiro documento CAT, já inviabiliza o processo mesmo adequando o produto a todas as exigencias do CAT, também não conheço nenhum engenheiro que colocaria seu CREA e possa emitir nesse processo, pois a responsabilidade e imensa.
    Finalizando, não tenho conhecimento de que alguma marca tenha conseguido tal homologação. Os poucos quadriciclos que circulam emplacados obtiveram seu RENAVAM de modo (veiculo artesanal) e só alguns poucos DETRANS da união acatam esse tipo de processo, e caso queiram seguir esse difícil caminho até a obtenção do RENAVAM por favor comprem uma armadura igual a do homem de ferro para transitar e deixem uma boa poupança afim de indenizar terceiros. espero ter ajudado.

    Segue o CAT abaixo na integra
    RESOLUÇÃO Nº 41, DE 21 DE MAIO DE 1998


    Estabelece os procedimentos para o cadastramento de veículos no RENAVAM e emissão do Certificado de Segurança, de acordo com os arts. 97 e 103 do Código de Trânsito Brasileiro.

    O CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO - CONTRAN, usando da competência que lhe confere o art. 12, inciso I, da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, que institui o Código de Trânsito Brasileiro - CTB, e conforme Decreto n 2.327, de 23 de setembro de1997, que trata da coordenação do Sistema Nacional de Trânsito, resolve:

    Art. 1º Estabelecer os procedimentos para a concessão do código de Marca/Modelo/Versão de veículos do Registro Nacional de Veículos Automotores – RENAVAM, para efeito de pré cadastro, registro, e licenciamento no Sistema Nacional de Trânsito.

    Art. 2º Os veículos de fabricação nacional, importados, transformados ou encarroçados, serão homologados e receberão códigos específicos na tabela de Marca/Modelo/Versão do RENAVAM, desde que atendidos os requisitos de segurança declarados nos Anexos I, II e III encaminhados ao órgão máximo executivo de trânsito da União.

    Parágrafo único. Os fabricantes, montadoras, transformadoras ou encarroçadoras, que não possuírem capacitação laboratorial e de engenharia no Brasil ou no exterior ou com produção anual inferior a quinhentas unidades/ano, por modelo/versão, conforme NBR 6066, e, os importadores, que não contarem com o amparo da marca, deverão apresentar, juntamente com os anexos previstos no caput deste artigo, Laudo de Capacitação Técnica expedido pelo INMETRO – Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualificação ou organismo devidamente credenciado.

    Art. 3º A apresentação do anexo III, de que trata o Artigo 2º desta Resolução, não exime o emitente de apresentar os comprovantes de atendimento dos requisitos de identificação e segurança veicular, arquivados no Brasil ou no exterior, que poderão ser solicitados a qualquer tempo pelo órgão máximo executivo de trânsito da União.

    Art. 4º As empresas fabricantes, montadoras, transformadoras ou encarroçadoras e, os importadores de veículos, deverão preencher e arquivar o Anexo IV, que poderá ser solicitado a qualquer tempo pelo órgão máximo executivo de trânsito da União.

    Art. 5º O órgão máximo executivo de trânsito da União emitirá para comercialização do veículo o Certificado de Adequação à Legislação de Trânsito – CAT (Anexo V), em nome de pessoa física ou jurídica responsável pelas informações que originarem a concessão do código Marca/Modelo/Versão.

    § 1º Para emissão do CAT, o interessado deverá apresentar a comprovação de atendimento dos requisitos ambientais, na forma da Lei 8.723, de 28 de outubro de 1993 e da Portaria nº. 167, de 26 de dezembro de 1997, do IBAMA- Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.

    § 2º No prazo máximo de trinta dias, contados da data de recebimento do pedido acompanhado dos Anexos de que trata o art. 2º, em devida ordem quanto ao cumprimento da legislação de trânsito, o órgão máximo de trânsito da União concederá o registro na tabela Marca/Modelo/Versão.

    § 3º Havendo necessidade de complementação do pedido, será fixado prazo para atendimento da exigência.

    § 4º Após concessão do código de Marca/Modelo/Versão, o órgão máximo executivo de trânsito da União enviará ao beneficiário as informações necessárias para a inserção do veículo no módulo do pré-cadastro do RENAVAM.

    § 5º No caso de veículos importados, o detentor do CAT poderá permitir a sua utilização por outra pessoa física ou jurídica, informando o órgão governamental competente.

    Art. 6º Para os novos modelos nacionais e de exportação, antes do início da comercialização, o órgão máximo executivo de trânsito da União concederá, a pedido do fabricante ou montadora, estabelecida no Brasil e com capacitação laboratorial ou de engenharia, código Marca/Modelo/Versão do RENAVAM em antecipado, conforme Anexo VI, para registro em nome do solicitante de até 200 unidades, que serão exclusivamente utilizados no desenvolvimento, avaliação ou apresentação do produto.

    § 1º O disposto no caput deste artigo, aplica-se a veículo importado, hipótese em que o órgão máximo executivo de trânsito da União emitirá uma dispensa do CAT (Anexo VII), que será utilizado para fins de desembaraço aduaneiro.

    § 2º Os veículos de que trata este artigo, não poderão ser comercializados sem a concessão do CAT.

    Art. 7º Para fabricantes de reboques ou semi-reboques e transformadores será exigida a homologação da empresa por entidade credenciada pelo INMETRO, de acordo com regulamentação específica, bem como, quando aplicável, a comprovação de que trata o § 1º. do art. 5º.

    § 1º O órgão máximo executivo de trânsito da União criará código de Marca/Modelo com finalidade de alteração junto ao órgão executivo de trânsito dos Estados e do Distrito Federal, para efeitos de legalização do veículo após transformação.


    § 2º Os transformadores e os fabricantes de reboques ou semi-reboques tratados no caput deste artigo, estarão aptos a expedir juntamente com a nota fiscal, o Certificado de Segurança Veicular – CSV, desde que possuam código de Marca/Modelo/Versão.

    § 3º As empresas enquanto não homologadas, deverão solicitar o Certificado de Segurança individualmente, conforme legislação específica.

    Art. 8º Para os implementadores (fabricantes de carroçarias abertas ou fechadas, pranchas, porta-containers, chassi porta-container, basculante, bombeiro, silo, tanque, mecanismo operacional, entre outros), será exigida homologação da empresa por entidade credenciada pelo INMETRO, de acordo com regulamentação específica.

    Parágrafo único. Os implementadores homologados emitirão um Certificado de Conformidade do Produto, conforme regulamento próprio do INMETRO.

    Art. 9º Esta Resolução entra em vigor 90 (noventa) dias após a data de sua publicação.




    O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) anuncia a possibilidade da realização do emplacamento de quadriciclos no Brasil a partir da publicação da Resolução 573, de 16 de dezembro de 2015, que estabelece os requisitos de segurança e circulação de veículos denominados quadriciclos, de fabricação nacional ou importados, para uso em vias urbanas.
    Pela Resolução 573, o quadriciclo deve atender os mesmos requisitos de segurança especificados para os triciclos, incluindo a utilização de sistema de identificação com placa traseira,


    O parágrafo “V” da resolução 014/98 do Contran estabelece que para circular o quadricíclo deverá estar equipado com:
    1 – espelhos retrovisores, de ambos os lados;
    2 – farol dianteiro, de cor branca ou amarela;
    3 – lanterna, de cor vermelha na parte traseira;
    4 – luz de freio, de cor vermelha;
    5 – indicadores luminosos de mudança de direção (setas), dianteiros e traseiros;
    6 – iluminação da placa traseira;
    7 – velocímetro;
    8 – buzina;
    9 – pneus que ofereçam condições mínimas de segurança;
    10 – dispositivo destinado ao controle de ruído do motor;
    11 – protetor das rodas traseiras.

    Obs: Além destes ítens obrigatórios, incluem-se placas na dianteira e traseira, sendo que esta última deverá ser lacrada ao chassi do veículo.

    att Alexandre www.quadris.com.br



  • #302
    Usuário
    Entrada
    12/03/2016
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    39
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0

    Boa tarde Alexandre

    Amigo, li seus pontos, porém o quadriclo não é tão inseguro ou menos, como uma moto? Com uma moto também é necessário usar o peso do corpo para se fazer uma curva. Eu não tenho muito conhecimento das diferenças mecanicas entre quad e moto, mas do ponto de vista de um leigo como eu, se você mudar o pneu do quad para um pneu de rua, o quad seria mais seguro de se andar que uma moto, tendo em vista que um dos grandes riscos de se pilotar uma moto é cair e uma via e acabar sofrendo graves acidentes causados por atropelamento. Sem falar que a largura da maioria das motos, da a falsa sensação - para motoristas de carro mais displicentes - que um carro e uma moto podem ocupar a mesma faixa de rodagem.

    Fico muito agradecido se você puder elencar seus pontos sobre meus comentários acima.

    Obs: No link abaixo você pode ver uma entrevista a um piloto de competições de Quad que fala que a velocidade média dele em uma competição foi de 100km/h. Se numa competição um piloto dirigide maneira razoavelmente segura a 100 por hora, pq não poderiamos andar a 60km/h nas ruas da cidade?

    Yamaha YFZ450 ATV guns charging in 2013 | Yamaha Motor Australi

    Abs

    Victor
    4X4 Brasil

  • #303
    Usuário Avatar de jackalbr
    Entrada
    11/11/2004
    Local
    Santo André/SP
    Idade
    40
    Posts
    421
    Agradecimentos: 0
    Victor, é muito Simples!

    Basta você andar num quadriciclo e vai perceber a diferença!

    Nas motos, o Piloto é "integrado" a massa da moto, fazendo com que a mudança de posição do piloto e da moto seja mais "homogenea" e assim você desloca bem o centro de gravidade, mantendo a moto em Pé!

    No quadriciclo isso não acontece porque o centro de gravidade dele é muito alto, tanto como nun carro, porem com 1/3 da largura!

    ande nun Quadri a mais de 40 por hora e depois conte sua experiencia!!!!
    Triton "Lama" SL 2" + BL 4" + Rock Slider + 35 GF MT + presentes.
    Em construção - Cherokee Sport XJ - "Capitão América" - Lift de 12" 4link total.

  • #304
    Usuário Avatar de Flávio Cadore
    Entrada
    10/03/2004
    Local
    Faxinal do Soturno/RS
    Idade
    54
    Posts
    2,909
    Agradecimentos: 36
    Victor, quadriciclo capota só de olhar atravessado para ele..hehhehe
    Dá uma olhada nos vídeos que tem no you tube...até o UTV RZR capota fácil e ele é mais largo. Tem até uns kits para aumentar a largura dos quads esportivos, para os 4x4 eu ainda não ví.

  • #305
    Usuário Avatar de zemirto
    Entrada
    12/05/2005
    Local
    Votuporanga/SP
    Idade
    56
    Posts
    197
    Agradecimentos: 2

    Quadriciclo Agrale/Lavrale

    Olá, pessoal tenho um quadriciclo Agrale/Lavrale, 1989, documentado, esta parado a anos(+/- 10), placa amarela, tem renavam, pode-se atualizar p/ placa branca e rodar..., interessados + detalhes me ligue; 17-98121.1222(Tim/whatsapp).
    4X4 Brasil Razão: Correção

  • #306
    Usuário
    Entrada
    12/03/2016
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    39
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0
    Então, mas quad capota em trilha. Andando em linha reta e fazendo curva não deveria. Agora pra moto cair é só passar por cima de uma casca de banana.

    Já andei em quad 4x4 em trilha e sei da instabilidade, mas é em trilha. Não andei em quad esportivo e com pneu pra rua.

    Sinceramente, se os caras conseguem andar a 100km/h em competição off road, qualquer um pode ter pilotar quad com mais segurança que moto a 60km/h pela cidade.

  • #307
    Usuário
    Entrada
    26/08/2016
    Local
    passa quatro/MG
    Posts
    2
    Agradecimento: 1
    Galera finalmente 4 anos depois de batalha juricial consegui emplacar o meu!!!! Não foi fácil mas agora é só curtir também pelas ruas da cidade hehehe...em seguida mando fotos

  • #308
    Usuário Avatar de Jovem
    Entrada
    01/09/2011
    Local
    Ji-Paraná/RO
    Posts
    34
    Agradecimento: 1
    Manda as fotos mesmo, esquece não.
    E o que voce precisou modificar no quadri

  • #309
    Usuário
    Entrada
    26/08/2016
    Local
    passa quatro/MG
    Posts
    2
    Agradecimento: 1
    So buzina e luz de re... eu entrei com acao judicial faz tempo e a decisao do juiz saiu antes dessa nova resolucao. Entao o meu se enquadrou na resolucao antiga do Contran que tinha pouca exigencia...foi por pouco rsrs

  • #310
    Usuário
    Entrada
    13/11/2019
    Local
    Vassouras/RJ
    Idade
    43
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0
    Boa noite amigo! Me ajuda com a minha luta, poderia me da alguma dica? Zap 24-998811217 Agnaldo. Obrigado.

  • #311
    Alguma novidade sobre a possibilidade de emplacamento quadri?
    Comprei um Cforce e gostaria de legalizar.
    Nada novo atualmente?
    Nem judicial?
    www.alternet.com.br/users/cll/index.html
    Atualmente Commander 21/22 diesel, Ranger V6 Plus 23/24 Compass Diesel 19/20, e Quadriciclo Cforce 520

  • #312
    Usuário Avatar de andrekrolow
    Entrada
    20/08/2013
    Local
    Pelotas/RS
    Idade
    53
    Posts
    9
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Roberto Caribe Ver Post
    Meu nome é Roberto Neânes Lima Caribé Pinho , meu telefone é (61) 8128 4698 e meu e-mail é roberto.caribe@dromos.com.br
    (...)
    É incrível que no Brasil a legislação exista, permita o emplacamento mas eu simplesmente não consiga emplacar meu quadriciclo.
    Então, por tudo o que está exposto, eu busco orientação no sentido de conseguir emplacar meu quadriciclo.
    olá Roberto, li sobre tua batalha, tu és perceverante, parabéns, alguma notícias sobre a tentativa de regularização ? o tal CAT ou BIN?
    4X4 Brasil Razão: Adequar regra de postagem 2/2.18
    Nissan PathFinder
    ex-L200 HPE

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade