Postado originalmente por
GustavoEng
Boa tarde a todos.
Sou membro do Fórum 4x4 há bastante tempo, sempre andando em Pick Up 4x4.
No último sábado fui com um amigo em uma concessionária Honda pra ele olhar uma moto CRF-250. Acontece que vi um quadriciclo 4x4 vermelho, Honda Fourtrax 420 FM, e foi paixão à primeira vista. Um mini jipinho. E então meti o cartão em 12x e comprei um. Só não me atentei naquele momento que o Fourtrax era na verdade metade jipe e metade moto.
Agora, com ele já em casa, e depois de ler o manual, ver uns vídeos e ler alguns fóruns, fiquei com muito medo de andar, capotar com ele e me machucar. Nunca andei de moto já por isso, medo de cair e me machucar. Sou um cara grande e pesado. Então sempre andei em caminhonete.
Pergunto aos que conhecem da coisa, é realmente perigoso andar em Quadriciclos? Eu não gosto de velocidade. Na hora pensei que era tipo um tratorzinho, pra andar em fazenda apreciando a vista, a natureza, sem risco de me machucar. Depois fui ver que o troço é bem potente e capota fácil.
Sei que precisa de capacete e calçado, mas aqueles macacões e protetores de motociclista, nem vou achar algum que caiba em mim.
Será que vendo o quadriciclo ou tento usar com muito cuidado? Gostaria da opinião dos mais experientes. É possível aproveitar sem correr riscos desnecessários, ou o risco é inerente ao uso, como nas motos? Dá pra usar de uma forma onde os riscos sejam comparados aos de uma caminhonete ou outro veículo 4x4, não andando em velocidade?