x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 9 de 9
  • #1
    Usuário Avatar de rfdex
    Entrada
    20/06/2005
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    41
    Posts
    2,340
    Agradecimentos: 17

    Utilitário para o sítio




    Amigos, estou pensando em montar um pequeno utilitário para usar no sítio. Algo do tamanho de um quadriciclo utilitário, de modo que eu possa rebocar carretinha e puxar a pequena roçadeira de grama. Talvez o faça em forma de um mini trator. Ainda não sei ao certo! O custo dos atuais modelos disponíveis, seja quadriciclos seja tratores, estão fora do meu bolso. Pensei em usar um motor estacionário com embreagem centrífuga acoplado num câmbio veicular. Ficaria um conjunto pequeno e leve. E com isso teria a famigerada marcha ré. Ainda não me preocuparia com eventuais aquecimentos se usasse motor de moto, sem contar que ficaria sem a ré. O motor que pensei é este: Motor Estacionário Gasolina Motor A Gasolina Kawashima 14hp - R$ 959,00 no MercadoLivre . O vendedor me disse que o conjunto motor/embreagem aguenta tranquilamente o uso que pretendo dar. O que vocês acham? Segue abaixo o modelo do que pretendo fazer. Obrigado.

    4X4 Brasil
    Raphael - PU2BIG
    Ford Truck

  • #2
    Usuário
    Entrada
    01/04/2013
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    33
    Posts
    126
    Agradecimentos: 0
    Me preocupa a manutenção de um motor desses. Meio estranho, ele parece ter muita força, mas ao mesmo tempo pesa só 32kg??? Veja bem, o honda fourtrax tem 420cc e 26,5 hp e pesa bemmmm mais que isso. Será que esse motor não vai ficar muito reduzido?
    Eu apostaria num motor de moto, invertendo a engrenagem da primeira marcha para transformar ela na ré...

    Caso decida fazer dessa forma, posta fotos e o projeto pra gente... fiquei curioso.

    Abraços e boa sorte!

  • #3
    Usuário Avatar de rfdex
    Entrada
    20/06/2005
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    41
    Posts
    2,340
    Agradecimentos: 17
    Citação Postado originalmente por leomaysouza Ver Post
    Me preocupa a manutenção de um motor desses. Meio estranho, ele parece ter muita força, mas ao mesmo tempo pesa só 32kg??? Veja bem, o honda fourtrax tem 420cc e 26,5 hp e pesa bemmmm mais que isso. Será que esse motor não vai ficar muito reduzido?
    Eu apostaria num motor de moto, invertendo a engrenagem da primeira marcha para transformar ela na ré...

    Caso decida fazer dessa forma, posta fotos e o projeto pra gente... fiquei curioso.

    Abraços e boa sorte!
    Como assim amigo, basta inverter a engrenagem para ela se transformar em ré??? Simples assim ou precisa de alguma outra adaptação??? A idéia é ficar bem reduzido mesmo! Saudações.
    Raphael - PU2BIG
    Ford Truck

  • #4
    Usuário
    Entrada
    01/04/2013
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    33
    Posts
    126
    Agradecimentos: 0
    Na verdade pra fazer a inversão teria que colocar uma outra engrenagem, não sei de qual moto exatamente caberia... uma vez soube de um kart cross na minha cidade que era dessa forma, mas nunca ví pessoalmente.

    Dá uma olhada nesse tópico que vai te ajudar mais:

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...-agora-da.html (Marcha ré em motor de moto AGORA DÁ!!!)

    Abraços

  • #5
    Usuário Avatar de igorbambu
    Entrada
    06/04/2013
    Local
    Cuiabá/MT
    Idade
    30
    Posts
    38
    Agradecimentos: 0
    Revivendo o tópico aqui...

    Eu to montando um projeto de um UTV pra trabalho em chácara também!

    Só não precisava de taaanta força, o objetivo é transporte de sacos e madeira, algo até 200kg. E minha intenção é de ele puxar uma carretinha, aliviando o esforço do chassi.

    Alguém manja dessas idéias? RFDEX, e seu projeto?

    Abraços!

  • #6
    Usuário
    Entrada
    01/04/2013
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    33
    Posts
    126
    Agradecimentos: 0
    A bastante tempo tenho vontade de fazer um UTV assim... seria um kart cross com 2 lugares e mais bonitinho aieuahuiehaiu. Eu faria moldes com papelão para a carenagem e fabricaria com fibra de vidro e algumas peças de carro. Não comecei pois não tenho muito tempo pra mexer nem espaço, como quero algo bonito e de qualidade iria demandar muito tempo e já tenho um fourtrax... No UTV, Penso em fazer uma caçamba basculante atrás também como as de um UTV mesmo, só que maior. Motor seria de moto, no mínimo de tornado e no máximo falcon.

  • #7
    Usuário
    Entrada
    01/04/2013
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    33
    Posts
    126
    Agradecimentos: 0
    algo tipo isso:

    XY500 GK, o NOVO Kart Cross 500 4×4

    Só que melhorado

  • #8
    Usuário Avatar de igorbambu
    Entrada
    06/04/2013
    Local
    Cuiabá/MT
    Idade
    30
    Posts
    38
    Agradecimentos: 0
    Cara exatamente isso que eu quero!
    Suspensão Duplo A , motor de moto, caçambinha simples!
    Já cacei várias fotos de UTV's com chassi pelado, deu pra ter uma idéia de por onde começar!
    Só que tenho altas dúvidas de como "montar" o 4x4, fazer a ré... kkkkkk

    Esse link que vc mandou aí é legal, mas tem que adaptar pra trabalho né?

    Quero seguir esse modelo mais ou menos, da Bobcat
    -bobcat-3200.jpg
    Parece simples e resistente ao trabalho leve!

  • #9
    Usuário
    Entrada
    30/12/2014
    Local
    Guarapari/ES
    Idade
    28
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0

    Parabens pela atitude. Eu acabei de entrar neste forum por que eu penso iqual a vc!

    Parabens pela atitude. Eu tenho 19 anos. Acabei de entrar neste forum por que eu penso iqual a vc meu chapa.Eu fiz um quadriciclo 150cc (OHC) e ja tem um (1) ano de uso. Estou no momento projetando uma caixa de marcha externa que na verdade pela linguagem tecnica é: Caixa de reversão com reduzida integrada. mando fotos quando ficar pronta. a inicio Ela tem 250mm por 150mm de altura 150mm pequenas mas capaz de puchar o fusca do meu pai em terceira reduzida.. Vou enviar as fotos que eu tenho aki. eu não sou engenheiro e nem nerde algum, apenes meu pai que me criou aki no sítio dirindo alguns ultilitarios. Se é isso que voce precisa, To junto contigo pra algumas dicas. Quando vc ver meu quadriciclo (atv) observará que não passa longe do seu projeto ai. Eu faço trilha (of-road) com ele, ele apresenta algus erros nos calculos de suspençao mas não vou mexer nele mais. eu tenho outro projeto pra este ano de 2015. eu Ja estou juntando peça e tenho a direção hidralica, e o sistema 4x4 /-/ 4x2. o semi-eixo e as juntas homocinéticas.

    Resposta para sua questão: A grande vantagem vantagem de usar um motor deses é que vc pode ampliar o sistema de transmição e implantar sistemas axiliares como por exemplo a bomba hiDralica para a direção , guinchos sistemas hidralicos rotativos(refrigeração motora) ou até mesmo conecções para implementos.
    ser quiser ir a lem a dica é o motor em combustão a disel menor que encontrar ai.
    se for para pensar no motor mais barato e mais leve e que não te deia dor de cabeça,o proprio da moto com caixa esterna. Mas lembre-se. O conceito é fazer do seu jeito e não ser autosufocado por dicas maliciosas a seu ver. As coisas para ser proporcionais deve funcionar no mesmo ritimo. Siga o seu gosto e respeite sua segurançã.
    As fotos mandarei Depois!
    valeu mu amigo oF-rOAD terapico

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Bandeirantes para trabalho.
      Por MarcoAG no fórum Toyota Bandeirante
      Respostas: 20
      Última resposta: 28/09/2017, 22:26
    2. Picape CxB para família e trabalho
      Por paulo99 no fórum Picapes
      Respostas: 32
      Última resposta: 01/07/2011, 07:42
    3. para desocupados no trabalho !!
      Por Edgar Caldeira no fórum Humor
      Respostas: 0
      Última resposta: 10/04/2011, 22:47
    4. Picape Diesel Para Trabalho.
      Por biodiesel no fórum Picapes
      Respostas: 117
      Última resposta: 10/12/2008, 20:35
    5. Para as reuniões de trabalho
      Por Fabbo no fórum Humor
      Respostas: 1
      Última resposta: 27/04/2007, 16:24

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade