x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 5 de 5
  • #1
    Usuário
    Entrada
    10/03/2024
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    42
    Posts
    3
    Agradecimentos: 0

    Dúvidas planejamento RJ-Ushuaia-NOA-RJ 2023/24 (blindado, camping, rotas)




    Pessoal, é uma pena que pós-pandemia muitos relatos e planejamentos para a Patagônia desapareceram.
    A situação na Argentina piorou muito, o turismo despencou e diversos estabelecimentos citados aqui já não estão abertos.
    Estive agora em fevereiro de 2024 e novembro de 2023 em Buenos Aires e o turismo estão à todo vapor. Mas Buenos Aires, Bariloche e Mendoza não são boas referências da situação da Argentina.
    Minhas dúvidas são diversas. Quem tiver experiência ou souber responder qualquer uma delas, já ajuda muito.

    Situação:
    Carro: próprio, quitado em meu nome, Jeep Compass diesel 4x4, BLINDADO, com película nos vidros (exceto dianteiro), sem modificações, de meu uso diário na selva de pedra e tiros do RJ.
    Viajantes: eu e minha esposa, sem problemas de saúde ou restrições.
    Disponibilidade de tempo: 30 dias de roteiro na Argentina e parte do Chile. Sairemos do RJ mas pararemos no RS alguns dias com uns amigos e também em Buenos Aires. Somando um total de 45-50 dias, mas disponibilizarei 30 dias pro percurso Patagônia chilena/ argentina e noroeste argentino.
    Roteiro:
    IDA: costa do Uruguai (minha esposa quer voltar lá), Buenos Aires, descida pela ruta 3
    VOLTA: subida pela ruta 40 pegando regiões vínicas, NOA, retorno ao Brasil (RJ)

    Dúvidas:

    1- Carro blindado! Não acho detalhes a respeito. Minha dúvida é sobre documentação. No Brasil está¡ tudo ok e espero não ter problemas nas paradas pela polícia ou fronteira. Alguém possui informações a respeito?

    2- Da parte técnica da blindagem, trata-se de blindagem N3-A mais leve que as antigas. Porém pesada o suficiente para alguns cuidados extras com portas e mala. O medo é trincar um vidro por pedrada de rípio. Espero que não aconteça. Alguma dica?

    3- Película nos vidro é problema para a polícia de algum desses países?

    4- Minha placa ainda não é Mercosul porque ainda não fui obrigado a trocar. Algum problema? Não gosto de chamar atenção pra nada diferente. Mas também não vi muitos carros com a nova placa em Buenos Aires. Mas placa cinza antiga certamente chama mais atenção.

    5- Diesel S10 ainda é um problema de encontrar? Vale levar galão, certo?

    6- Camping! Minha esposa odeia! Mas estou as opções: barraca de teto ou barraca avulsa.
    A minha barraca de chão é antiga e devo comprar outra de montagem rápida e fácil.
    A dívida é se existem boas áreas de camping em parques ou cenários bonitos e também se é seguro algum tipo de camping mais selvagem? Vi muitos campings no trajeto e entendo como necessário pela facilidade de planejamento x reservas de hotéis e pousadas. Pretendo fazer pouco camping, mas serão estratégicos em alguns locais mais remotos.

    7- A barraca de teto restringe um pouco mais porque obviamente tem que ser sobre o carro. Não tenho e custará por volta de 9k. Já terei comprador na volta. Me desagrada a aerodinâmica e maior consumo. Além disso, meu estepe que iria no teto terá¡ que ir dentro do carro, ocupando muito espaço. O estepe do Compass é temporário e levarei pneus ATR montados no carro e numa roda sobressalente. Mas terei locais bacanas onde poderei acampar com segurança fora de campings fechados? Minha referência de Brasil me desagrada. RSRSRSRS

    8- Já li que a polícia de alguns trechos da Argentina podem fazer de nossas vidas um inferno. Mas não li um relato de alguém 100% certo que tenha sido multado. Procede? E no Chile e Uruguai? Mesmo padrão?

    Agradeço qualquer contribuição!

    PS: Sei das limitações offroad do Compass. Não pretendo abusar. Muito pelo contrário. Só não quero trocar de carro por isso.
    Quando falei que compraria uma Xterra 2004 minha esposa falou que eu era maluco. Então respeitei... temporariamente.
    Só não insisti na troca do carro porque necessito do blindado no dia-a-dia e sei do histórico de manutenção do meu carro. Então isso facilita. Mas levarei alguns equipamentos pra aumentar a segurança.

  • #2
    Usuário
    Entrada
    23/08/2006
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    68
    Posts
    340
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por Leandro GMF Ver Post
    Pessoal, é uma pena que pós-pandemia muitos relatos e planejamentos para a Patagônia desapareceram.
    A situação na Argentina piorou muito, o turismo despencou e diversos estabelecimentos citados aqui já não estão abertos.
    Estive agora em fevereiro de 2024 e novembro de 2023 em Buenos Aires e o turismo estão à todo vapor. Mas Buenos Aires, Bariloche e Mendoza não são boas referências da situação da Argentina.
    Minhas dúvidas são diversas. Quem tiver experiência ou souber responder qualquer uma delas, já ajuda muito.
    Dúvidas:

    1- Carro blindado! Não acho detalhes a respeito. Minha dúvida é sobre documentação. No Brasil está¡ tudo ok e espero não ter problemas nas paradas pela polícia ou fronteira. Alguém possui informações a respeito?
    Estive em dez23-jan24 na Argentina e Chile.IvandeAraujo - Atacama23-24
    Não tivemos problemas nas fronteiras a não ser a demora. Era final de ano. Mal olham o carro só a revista usual. Acho que não vão notar que o carro é blindado.
    Também em fev-mar23 fizemos parte da Carretera Austral. IvandeAraujo - Carretera

    2- Da parte técnica da blindagem, trata-se de blindagem N3-A mais leve que as antigas. Porém pesada o suficiente para alguns cuidados extras com portas e mala. O medo é trincar um vidro por pedrada de rípio. Espero que não aconteça. Alguma dica?
    Infelizmente em relação a isso não sei nenhuma dica.


    3- Película nos vidro é problema para a polícia de algum desses países?
    Na Argentina não é permitida mas tínhamos películas bem escuras e não tivemos problemas. A polícia na Argentina está bem "macia". rsrsrsrsrs
    Já tive problemas sérios antes, com extorsão e propinas.

    4- Minha placa ainda não é Mercosul porque ainda não fui obrigado a trocar. Algum problema? Não gosto de chamar atenção pra nada diferente. Mas também não vi muitos carros com a nova placa em Buenos Aires. Mas placa cinza antiga certamente chama mais atenção.
    Sem problemas!!. Muita gente circulando com placas cinzas.

    5- Diesel S10 ainda é um problema de encontrar? Vale levar galão, certo?
    Acho que problemas maior é encontrar diesel S50 ou S500. Em todos os locais tinha diesel S10. Sugiro que na Argentina abasteça sempre que puder, pois pode faltar diesel em algum lugar.

    6- Camping! Minha esposa odeia! Mas estou as opções: barraca de teto ou barraca avulsa.
    A minha barraca de chão é antiga e devo comprar outra de montagem rápida e fácil.
    A dívida é se existem boas áreas de camping em parques ou cenários bonitos e também se é seguro algum tipo de camping mais selvagem? Vi muitos campings no trajeto e entendo como necessário pela facilidade de planejamento x reservas de hotéis e pousadas. Pretendo fazer pouco camping, mas serão estratégicos em alguns locais mais remotos.
    Não acampamos. Mas pelo que vi, lá tem muito mais estrutura do que no Brasil. Existem áreas maravilhosas para camping, principalmente na Patagônia. Ficaria tranquilo em relação à segurança nos campings. Tivemos roubo em cidade grande: Comodoro Rivadavia.

    8- Já li que a polícia de alguns trechos da Argentina podem fazer de nossas vidas um inferno. Mas não li um relato de alguém 100% certo que tenha sido multado. Procede? E no Chile e Uruguai? Mesmo padrão?
    Como disse antes, a polícia está uma maravilha!!. Sem encheção de saco, procedimentos normais: carta verde, SOAPEX, documentos....

    PS: Sei das limitações offroad do Compass. Não pretendo abusar. Muito pelo contrário. Só não quero trocar de carro por isso.
    Quando falei que compraria uma Xterra 2004 minha esposa falou que eu era maluco. Então respeitei... temporariamente.
    Só não insisti na troca do carro porque necessito do blindado no dia-a-dia e sei do histórico de manutenção do meu carro. Então isso facilita. Mas levarei alguns equipamentos pra aumentar a segurança.
    O Compass vai tirar "de letra".
    Tenho uma pequena lista de itens para verificar: listaparaverificaodeitensparaaviagem.docx - Documentos Google
    Lembre-se dos itens obrigatórios!!.
    Vai levar GPS, e sabe onde pegar os mapas, né?.

    Estou à disposição.
    []s
    Ivan Pereira
    https://sites.google.com/view/ivandearaujonovo/home/ - Pajero 3 portas, diesel, 2008

  • #3
    Usuário Avatar de LuizPR
    Entrada
    14/01/2014
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    64
    Posts
    229
    Agradecimentos: 21
    Boa tarde. Adicionando mais alguns comentários à resposta acima, bem completa por sinal:

    - Película nos vidros: em 4 viagens pela Patagônia Argentina e Chilena nunca tive problemas; só observo que as películas de meu carro não são aquelas bem escuras; creio que não terá nenhum inconveniente.

    - Placa antiga do Brasil: sem problemas; as minhas são assim, nenhum questionamento, nem mesmo na província de Entrerios.

    - Diesel equivalente ao S10 é o mais comum, se não o único, na Argentina e no Chile; um galão de 20 litros no porta-malas é recomendado pois eventualmente pode haver falta de combustível em algum lugar na Argentina; abasteça sempre que chegar em meio tanque;

    - Camping: nunca acampei mas relatos de amigos informam que há campings em quase todos os locais interessantes tanto na Argentina quanto no Chile com ótima infraestrutura; uma pesquisa em relatos neste fórum poderá dar boas indicações; baixe o IOverlander em seu celular; neste aplicativo você acha campings e áreas indicadas para camping em local aberto; acampar em áreas abertas, pelo que li e vi, não é problema.

    - Barraca de solo ou de teto: o vento por lá é um fator a ser considerado; nos campings normalmente há locais protegidos onde podem ser armadas barracas de solo razoavelmente protegidas de vento; apesar de eu ter uma barraca de teto penso que na Patagônia a de solo é mais indicada.

    - Polícia argentina: na província de Entrerios sempre fui parado e em algumas ocasiões multado; acho que meio loteria; mais para o sul, depois de passar por Rosário ou pela província de Buenos Aires nunca recebi multas, apesar de nos pararem frequentemente; não esqueça do básico, que já deve saber: levar a carta verde, fazer o seguro de veículos válido no Chile (soapex ou algo assim), imprimir uma via do documento do carro, o carro tem que estar no nome de algum ocupante, trafegar com luz baixa acesa, levar kit de primeiros socorros, cambão e dois triângulos; se tiver engate tipo bola tire-o.

    - Polícia chilena: tranquilo.

    Um últmo lembrete sobre a polícia: não sei se já dirigiu na Argentina. Lá quando um policial pede para você parar ele vai para o meio de pista e você deve parar ali, e não no acostamento.

    Boa viagem.
    4X4 Brasil
    LR Defender 110 2004

  • #4
    Usuário
    Entrada
    10/03/2024
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    42
    Posts
    3
    Agradecimentos: 0
    Bacana seu site Ivan. Vou gastar um bom tempo nele. Ainda mais sendo relato recente.
    Quanto a película, penso em retirá-las pra não ter dor de cabeça. Como os vidros traseiros não baixam por causa da blindagem, se pedirem pra ver o que tem atrás, vou ter que me explicar. Melhor não dar motivos.
    Muito obrigado pelas dicas.
    Grande abraço


    Citação Postado originalmente por ivancgbsb Ver Post
    Dúvidas:


    Estive em dez23-jan24 na Argentina e Chile.IvandeAraujo - Atacama23-24
    Não tivemos problemas nas fronteiras a não ser a demora. Era final de ano. Mal olham o carro só a revista usual. Acho que não vão notar que o carro é blindado.
    Também em fev-mar23 fizemos parte da Carretera Austral. IvandeAraujo - Carretera


    Infelizmente em relação a isso não sei nenhuma dica.



    Na Argentina não é permitida mas tínhamos películas bem escuras e não tivemos problemas. A polícia na Argentina está bem "macia". rsrsrsrsrs
    Já tive problemas sérios antes, com extorsão e propinas.


    Sem problemas!!. Muita gente circulando com placas cinzas.


    Acho que problemas maior é encontrar diesel S50 ou S500. Em todos os locais tinha diesel S10. Sugiro que na Argentina abasteça sempre que puder, pois pode faltar diesel em algum lugar.


    Não acampamos. Mas pelo que vi, lá tem muito mais estrutura do que no Brasil. Existem áreas maravilhosas para camping, principalmente na Patagônia. Ficaria tranquilo em relação à segurança nos campings. Tivemos roubo em cidade grande: Comodoro Rivadavia.


    Como disse antes, a polícia está uma maravilha!!. Sem encheção de saco, procedimentos normais: carta verde, SOAPEX, documentos....


    O Compass vai tirar "de letra".
    Tenho uma pequena lista de itens para verificar: listaparaverificaodeitensparaaviagem.docx - Documentos Google
    Lembre-se dos itens obrigatórios!!.
    Vai levar GPS, e sabe onde pegar os mapas, né?.

    Estou à disposição.

  • #5
    Usuário
    Entrada
    10/03/2024
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    42
    Posts
    3
    Agradecimentos: 0
    Quanto ao vento, confesso que não havia considerado.
    Deve ser desagradável fazer "kitesurf camping" mesmo. kkkkk
    Outro desafio é convencer minha esposa. Uma barraca de teto já demonstra má intenção. kkkkk
    Melhor levar barraca na mala e deixar "acontecer".
    Vou evoluindo o planejamento das paradas mas vou ditar o ritmo de viagem com calma, deixando algumas reservas maiores ou mais longas como pontos estratégicos, dando maior margem pra mudanças de percurso ou paradas interessantes.
    Abração

    Citação Postado originalmente por LuizPR Ver Post
    - Camping: nunca acampei mas relatos de amigos informam que há campings em quase todos os locais interessantes tanto na Argentina quanto no Chile com ótima infraestrutura; uma pesquisa em relatos neste fórum poderá dar boas indicações; baixe o IOverlander em seu celular; neste aplicativo você acha campings e áreas indicadas para camping em local aberto; acampar em áreas abertas, pelo que li e vi, não é problema.

    - Barraca de solo ou de teto: o vento por lá é um fator a ser considerado; nos campings normalmente há locais protegidos onde podem ser armadas barracas de solo razoavelmente protegidas de vento; apesar de eu ter uma barraca de teto penso que na Patagônia a de solo é mais indicada.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Ushuaia 2023
      Por proença no fórum Relatos de Viagem
      Respostas: 6
      Última resposta: 26/10/2023, 19:19
    2. Qual comprar Hilux 2023 ou L200 2023
      Por Douglotes no fórum Comparações entre Veículos
      Respostas: 0
      Última resposta: 13/12/2022, 08:41
    3. BASECAMP: como traçar rotas e qual a diferença entre rotas e tracks?
      Por Piotrek no fórum GPS - Global Positioning System
      Respostas: 1
      Última resposta: 26/03/2015, 02:28
    4. Camping em Caraíva, Bahia - Camping do Sufoco
      Por Camping do Sufoco Caraíva no fórum Relatos de Viagem
      Respostas: 0
      Última resposta: 15/01/2015, 21:25
    5. Dúvidas - Pai e Filho a Ushuaia
      Por RenatoRP no fórum Planejamento
      Respostas: 4
      Última resposta: 23/08/2012, 10:32

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade