x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 13
  • #1
    Usuário Avatar de LuizPR
    Entrada
    14/01/2014
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    64
    Posts
    228
    Agradecimentos: 21

    Apreensão e perda de viaturas na Bolívia




    Boa tarde. Estou planejando viagem à Bolívia, entrando por Villazon e saindo por Hito Cajón. Pergunto aos amigos aqui do fórum e que já fizeram este trecho se tiveram dificuldades em fazer o registro da viatura no sistema de controle de entrada e saída neste país. Que cuidados são necessários para não correr o risco de ter o veículo apreendido? Onde se faz este registro, considerando-se os pontos de entrada e saída acima citados? Obrigado.
    LR Defender 110 2004

  • #2
    Usuário Avatar de rcschreiner
    Entrada
    23/06/2008
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    54
    Posts
    29
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por LuizPR Ver Post
    Boa tarde. Estou planejando viagem à Bolívia, entrando por Villazon e saindo por Hito Cajón. Pergunto aos amigos aqui do fórum e que já fizeram este trecho se tiveram dificuldades em fazer o registro da viatura no sistema de controle de entrada e saída neste país. Que cuidados são necessários para não correr o risco de ter o veículo apreendido? Onde se faz este registro, considerando-se os pontos de entrada e saída acima citados? Obrigado.

    Fala Luiz

    Mas voce tem alguma modificacao muito relevante na sua viatura que justifique tal preocupação? (entendo ser uma Defender)

    Porque eu fui para o Uyuni e alguns lugares a mais e ninguem questionou nada quanto a viatura.
    O que acontece com muita frequencia, principalmente nos postos de fronteira é a velha propina. Sempre inventam problemas, inventam taxas, depende do horario que voce chega eles criam problema até com o horario mas é unicamente com o intuito de levar propina. Nao tem nada legal nisso.

    Se voce falar que nao tem dinheiro e trancar o pé provavelmente será liberado depois de te cozinharem por um tempo.

    Era esta a sua duvida?
    Troller TX4 Connect 3.2 / Toyota SW4 SRX

    Ex Hilux SRV 2015 ; Ex Troller 2010 ; Ex Cherokee Sport XJ 1997 ; Ex Troller 2008


  • #3
    Usuário Avatar de LuizPR
    Entrada
    14/01/2014
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    64
    Posts
    228
    Agradecimentos: 21
    Bom dia. Obrigado pela resposta.

    Minha viatura é uma Defender, sim, e não fiz nenhuma alteração nas características originais dela. Minha dúvida vem de relatos neste fórum falando sobre riscos de ter-se o veículo apreendido na Bolívia, e também da observação abaixo que extraí do site do Itamaraty:

    risco de apreensão e perda do carro:
    são inúmeros os casos de veículos de brasileiros que são apreendidos, por não disporem permissão para circular no território boliviano ou por terem excedido o prazo de permanência.
    quando você se apresenta no posto de fronteira, os fiscais da Aduana deverão inserir os dados do seu automóvel no Sistema de Controle de Entrada e Saída de Veículos de Turismo na Bolívia -- chamado de "SIVETUR".
    o seu veículo deverá ser registrado no SIVETUR, com dados preenchidos em formulário eletrônico e firmados por Agente Aduaneiro no posto situado no ponto de entrada no país. Veja aqui as instruções do formulário que você preencherá na fronteira.

    confira se o seu veículo foi realmente registrado no SIVETUR e peça o comprovante de autorizaçào de circulação. O Consulado tem conhecimento de casos de brasileiros que se apresentaram à Aduana na fronteira, fizeram o registro, mas os dados não foram registrados, tendo seus carros sido apreendidos.

    nos casos de apreensão de carros estrangeiros, a lei boliviana prevê processo rápido a ser seguido: o veículo é detido em depósito policial e colocado a leilão de forma quase que imediata.
    esse procedimento é absolutamente legal e o Consulado não tem como ajudar aqueles que têm seus veículos apreendidos. Os estrangeiros também são processados pela entrada ou permanência ilegal de veículo no país, estando sujeitos a multas e outras penalizações.

    Entendo que basta fazer os procedimentos indicados acima para evitar-se problemas, mas queria ver a opinião de quem já fez o trecho que pretendo fazer, que é entrar na Bolívia por Villazon, ir até Uyuni e descer para San Pedro de Atacama pela reserva Edurado Avaroa, entrando no Chile pelo passo Hito Cajón. A inserção dos dados da viatura no tal Sistema de Controle de Entrada de Veículos na Bolívia é feito na aduana em Villazon, mesmo, ou este registro é feito em outro posto? Pergunto porque já li que em Corumbá há dois procedimentos para entrada no país vizinho, um na aduana e outro para registro do veículo. Li também que entrando pelo passo Hito Cajón o registro da viatura é feito em algum lugar já bem dentro do território boliviano.

    Em Vilazon, especificamente, onde é feito o registro?
    LR Defender 110 2004

  • #4
    Usuário
    Entrada
    15/04/2009
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    67
    Posts
    26
    Agradecimentos: 2
    Sr. Luiz, talvez valha a pena assistir a esse video embora ele não seja de Villazon.

    Esse casal entrou na Boliva via Campo Grande e foi até o Peru.

    Nesse video, eles documentaram os tramites para entrar na Bolivia: Passagem pelas Aduanas, Registro do Veiculo, Sivetur, permissão para dirigir na Bolivia, tempo que eles e o veiculo poderiam permaner na Bolivia.

    Lembro que assisti algo sobre conveniência de se ter passaporte e pagamento antecipado de pedágios.
    Mas não lembro se é nesse video.


    Boa viagem.






    Citação Postado originalmente por LuizPR Ver Post
    Bom dia. Obrigado pela resposta.

    Minha viatura é uma Defender, sim, e não fiz nenhuma alteração nas características originais dela. Minha dúvida vem de relatos neste fórum falando sobre riscos de ter-se o veículo apreendido na Bolívia, e também da observação abaixo que extraí do site do Itamaraty:

    risco de apreensão e perda do carro:
    são inúmeros os casos de veículos de brasileiros que são apreendidos, por não disporem permissão para circular no território boliviano ou por terem excedido o prazo de permanência.
    quando você se apresenta no posto de fronteira, os fiscais da Aduana deverão inserir os dados do seu automóvel no Sistema de Controle de Entrada e Saída de Veículos de Turismo na Bolívia -- chamado de "SIVETUR".o seu veículo deverá ser registrado no SIVETUR, com dados preenchidos em formulário eletrônico e firmados por Agente Aduaneiro no posto situado no ponto de entrada no país. Veja aqui as instruções do formulário que você preencherá na fronteira.

    confira se o seu veículo foi realmente registrado no SIVETUR e peça o comprovante de autorizaçào de circulação. O Consulado tem conhecimento de casos de brasileiros que se apresentaram à Aduana na fronteira, fizeram o registro, mas os dados não foram registrados, tendo seus carros sido apreendidos.

    nos casos de apreensão de carros estrangeiros, a lei boliviana prevê processo rápido a ser seguido: o veículo é detido em depósito policial e colocado a leilão de forma quase que imediata.
    esse procedimento é absolutamente legal e o Consulado não tem como ajudar aqueles que têm seus veículos apreendidos. Os estrangeiros também são processados pela entrada ou permanência ilegal de veículo no país, estando sujeitos a multas e outras penalizações.

    Entendo que basta fazer os procedimentos indicados acima para evitar-se problemas, mas queria ver a opinião de quem já fez o trecho que pretendo fazer, que é entrar na Bolívia por Villazon, ir até Uyuni e descer para San Pedro de Atacama pela reserva Edurado Avaroa, entrando no Chile pelo passo Hito Cajón. A inserção dos dados da viatura no tal Sistema de Controle de Entrada de Veículos na Bolívia é feito na aduana em Villazon, mesmo, ou este registro é feito em outro posto? Pergunto porque já li que em Corumbá há dois procedimentos para entrada no país vizinho, um na aduana e outro para registro do veículo. Li também que entrando pelo passo Hito Cajón o registro da viatura é feito em algum lugar já bem dentro do território boliviano.

    Em Vilazon, especificamente, onde é feito o registro?

  • #5
    Usuário Avatar de LuizPR
    Entrada
    14/01/2014
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    64
    Posts
    228
    Agradecimentos: 21
    Obrigado pela dica. Vou ver o vídeo. Abraços.




    QUOTE=khan;2513077]Sr. Luiz, talvez valha a pena assistir a esse video embora ele não seja de Villazon.

    Esse casal entrou na Boliva via Campo Grande e foi até o Peru.

    Nesse video, eles documentaram os tramites para entrar na Bolivia: Passagem pelas Aduanas, Registro do Veiculo, Sivetur, permissão para dirigir na Bolivia, tempo que eles e o veiculo poderiam permaner na Bolivia.

    Lembro que assisti algo sobre conveniência de se ter passaporte e pagamento antecipado de pedágios.
    Mas não lembro se é nesse video.


    Boa viagem.

    [/QUOTE]
    LR Defender 110 2004

  • #6
    Usuário Avatar de LuizPR
    Entrada
    14/01/2014
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    64
    Posts
    228
    Agradecimentos: 21
    Muito bom o vídeo, Khan. Creio que em Villazon o procedimento será o mesmo. Vamos ver se vem informações sobre a aduana naquela cidade. Valeu, abraços.
    LR Defender 110 2004

  • #7
    Usuário
    Entrada
    26/06/2004
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    58
    Posts
    2,029
    Agradecimentos: 20
    Citação Postado originalmente por LuizPR Ver Post
    Muito bom o vídeo, Khan. Creio que em Villazon o procedimento será o mesmo. Vamos ver se vem informações sobre a aduana naquela cidade. Valeu, abraços.
    Entrei na Bolívia vindo do Peru (2017) quando fui a Cusco. Não tivemos nenhum problema, é só preencher os papeis corretamente e pegar a Declaração Jurada do veículo que eles te dão que ninguém te incomoda se vc estiver dentro da lei. Nesse ano não tinha Sevitur.
    Só apreendem o carro quando vc não faz os documentos certinho, mas como disse o colega acima eles sempre podem inventar algo para pedir propina, se vc estiver correto não ceda.
    Fui de Desaguadero a Uyuni e sai pela fronteira com Olague - Chile, 215 km de terra, essa fronteira fecha ao meio dia e volta as 14 h (mas só fomos atendidos as 14:45).

    Abraço.
    4X4 Brasil
    Marcelo J. Manente

  • #8
    Usuário Avatar de LuizPR
    Entrada
    14/01/2014
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    64
    Posts
    228
    Agradecimentos: 21
    Valeu, Marcelo. Após os comentários dos amigos as coisas ficaram mais claras.

    Citação Postado originalmente por xexelo Ver Post
    Entrei na Bolívia vindo do Peru (2017) quando fui a Cusco. Não tivemos nenhum problema, é só preencher os papeis corretamente e pegar a Declaração Jurada do veículo que eles te dão que ninguém te incomoda se vc estiver dentro da lei. Nesse ano não tinha Sevitur.
    Só apreendem o carro quando vc não faz os documentos certinho, mas como disse o colega acima eles sempre podem inventar algo para pedir propina, se vc estiver correto não ceda.
    Fui de Desaguadero a Uyuni e sai pela fronteira com Olague - Chile, 215 km de terra, essa fronteira fecha ao meio dia e volta as 14 h (mas só fomos atendidos as 14:45).

    Abraço.
    LR Defender 110 2004

  • #9
    Usuário
    Entrada
    05/03/2020
    Local
    santa cruz do rio pardo/SP
    Idade
    40
    Posts
    3
    Agradecimentos: 0
    me conte mais sobre essa programção, vc ira sozinho? vai com a familia? de onde pretende sair? estou planejando a ida tbm com minha esposa e se nao se importar e dependendo podemos marcar de ir todos juntos. obrigado

  • #10
    Usuário Avatar de LuizPR
    Entrada
    14/01/2014
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    64
    Posts
    228
    Agradecimentos: 21
    Bom dia.

    A princípio iremos em 3 veículos (2 Defender e uma Ranger), mas só no início de 2022. Estamos analisando um roteiro até a Cordillera Blanca, ao norte de Lima, mas com direito a dois dias na Bolívia, conhecendo a reserva Eduardo Avaroa e um pouco do salar. Teremos 20 a 23 dias para fazer a viagem.

    Famílas completas não participarão desta vez. Sem esposas, namoradas ou afins. Não é qualquer mulher que encara a Bolívia. A minha certamente não. Também queremos ir de San Pedro para o Peru margeando a fronteira com a Bolívia para passar pelo parque Lauca, no norte do Chile, e a infraestrutua nesta região é precária. Provavelmente algumas noites serão em acampamento em ambientes naturais.

    Estamos em fase inical do planejamento, até mesmo pelo tempo que ainda há para fazermos a viagem. À medida em que as coisas avançarem vou atualizando, talvez em outro tópico. Deixarei-o informado.


    Citação Postado originalmente por Chef Ricardo Simoes Ver Post
    me conte mais sobre essa programção, vc ira sozinho? vai com a familia? de onde pretende sair? estou planejando a ida tbm com minha esposa e se nao se importar e dependendo podemos marcar de ir todos juntos. obrigado
    LR Defender 110 2004

  • #11
    Usuário Avatar de LuizPR
    Entrada
    14/01/2014
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    64
    Posts
    228
    Agradecimentos: 21
    Completando a resposta acima: sairemos de Curitiba. Abraços.

  • #12
    Usuário
    Entrada
    23/01/2024
    Local
    CAMPO GRANDE/MS
    Idade
    42
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0

    carro apreendido na bolicia

    fomos em uma viagem de família eu m eu marido minha filha meu genro e meu noto de 1 ano de idade conhecer a fronteira da Bolívia com Corumbá ms na data de 21-01-2024, carimbamos os nossos passaporte e perguntamos se precisava de mais algum doc. eles falarão que não precisava pois não íamos andar nem 50 km dentro da Bolívia, fomos a Puerto soares, chegando em uma barreira fomos abordados por policiais que os mesmos falarão que estávamos irregular e que a aduana estava fechada e que teríamos que ir ate um posto da aduana mais a frente para regularizarmos o veiculo. chegando nesse posto já estava alguns homens nos esperando e já foram mandado nos descer do carro pq o carro estava sendo apreendido. fomos tratados pior que cachorro, mandarão nos tirar os pertences do carro e que iriamos ficar ali mesmo, questionei que estava com meu neto de apenas 1 ano que não iria ficar na beira da rodovia no só, ele simplesmente falou que nos que se virasse que ali passava varias conduções. um verdadeiro terrorismo..... com muita conversa dois homens armados nos levarão em nosso carro ate a entrada de Puerto soares e não deixarão nos nem falarmos ao telefone pegando na arma e falando para desligar os rádios e nos largarão na beira da estrada.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -whatsapp-image-2024-01-23-09.39.57-alterada.jpg   -whatsapp-image-2024-01-23-09.39.57-alterado.jpg   -whatsapp-image-2024-01-21-16.24.00.jpg  

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 56
      Última resposta: 24/10/2017, 21:04
    2. steindorff viaturas
      Por thiago-nit no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 11
      Última resposta: 31/01/2014, 08:23
    3. Despedida das Viaturas
      Por Pequeno jr no fórum Picapes
      Respostas: 38
      Última resposta: 16/08/2012, 08:37
    4. Viaturas da 2ª Guerra
      Por Amauri Marques Farias no fórum Outros
      Respostas: 8
      Última resposta: 05/10/2010, 18:53
    5. ate bolivia
      Por J_vd_Bos no fórum Land Rover
      Respostas: 2
      Última resposta: 10/03/2007, 06:37

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade