x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 11 de 11
    Usuário Avatar de LuizPR
    Entrada
    14/01/2014
    Local
    Curitiba/PR
    Agradecimentos: 19

Apreensão e perda de viaturas na Bolívia

Boa tarde. Estou planejando viagem à Bolívia, entrando por Villazon e saindo por Hito Cajón. Pergunto aos amigos aqui do fórum e que já fizeram este trecho se tiveram dificuldades em fazer o registro da viatura no sistema de controle de entrada e saída neste país. Que cuidados são necessários para não correr o risco de ter o veículo apreendido? Onde se faz este registro, considerando-se os pontos de entrada e saída acima citados? Obrigado.
    LR Defender 110 2004

Usuário Avatar de rcschreiner
    Entrada
    23/06/2008
    Local
    Porto Alegre/RS
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por LuizPR Ver Post
    Boa tarde. Estou planejando viagem à Bolívia, entrando por Villazon e saindo por Hito Cajón. Pergunto aos amigos aqui do fórum e que já fizeram este trecho se tiveram dificuldades em fazer o registro da viatura no sistema de controle de entrada e saída neste país. Que cuidados são necessários para não correr o risco de ter o veículo apreendido? Onde se faz este registro, considerando-se os pontos de entrada e saída acima citados? Obrigado.

Fala Luiz

Mas voce tem alguma modificacao muito relevante na sua viatura que justifique tal preocupação? (entendo ser uma Defender)

Porque eu fui para o Uyuni e alguns lugares a mais e ninguem questionou nada quanto a viatura.
    O que acontece com muita frequencia, principalmente nos postos de fronteira é a velha propina. Sempre inventam problemas, inventam taxas, depende do horario que voce chega eles criam problema até com o horario mas é unicamente com o intuito de levar propina. Nao tem nada legal nisso.

Se voce falar que nao tem dinheiro e trancar o pé provavelmente será liberado depois de te cozinharem por um tempo.

Era esta a sua duvida?
    SW4 SRX

Ex Hilux SRV 2015 ; Ex Troller 2010 ; Ex Troller 2008

Usuário Avatar de LuizPR
    Entrada
    14/01/2014
    Local
    Curitiba/PR
    Bom dia. Obrigado pela resposta.

Minha viatura é uma Defender, sim, e não fiz nenhuma alteração nas características originais dela. Minha dúvida vem de relatos neste fórum falando sobre riscos de ter-se o veículo apreendido na Bolívia, e também da observação abaixo que extraí do site do Itamaraty:

risco de apreensão e perda do carro:
    são inúmeros os casos de veículos de brasileiros que são apreendidos, por não disporem permissão para circular no território boliviano ou por terem excedido o prazo de permanência.
    quando você se apresenta no posto de fronteira, os fiscais da Aduana deverão inserir os dados do seu automóvel no Sistema de Controle de Entrada e Saída de Veículos de Turismo na Bolívia -- chamado de "SIVETUR".
    o seu veículo deverá ser registrado no SIVETUR, com dados preenchidos em formulário eletrônico e firmados por Agente Aduaneiro no posto situado no ponto de entrada no país. Veja aqui as instruções do formulário que você preencherá na fronteira.

confira se o seu veículo foi realmente registrado no SIVETUR e peça o comprovante de autorizaçào de circulação. O Consulado tem conhecimento de casos de brasileiros que se apresentaram à Aduana na fronteira, fizeram o registro, mas os dados não foram registrados, tendo seus carros sido apreendidos.

nos casos de apreensão de carros estrangeiros, a lei boliviana prevê processo rápido a ser seguido: o veículo é detido em depósito policial e colocado a leilão de forma quase que imediata.
    esse procedimento é absolutamente legal e o Consulado não tem como ajudar aqueles que têm seus veículos apreendidos. Os estrangeiros também são processados pela entrada ou permanência ilegal de veículo no país, estando sujeitos a multas e outras penalizações.

Entendo que basta fazer os procedimentos indicados acima para evitar-se problemas, mas queria ver a opinião de quem já fez o trecho que pretendo fazer, que é entrar na Bolívia por Villazon, ir até Uyuni e descer para San Pedro de Atacama pela reserva Edurado Avaroa, entrando no Chile pelo passo Hito Cajón. A inserção dos dados da viatura no tal Sistema de Controle de Entrada de Veículos na Bolívia é feito na aduana em Villazon, mesmo, ou este registro é feito em outro posto? Pergunto porque já li que em Corumbá há dois procedimentos para entrada no país vizinho, um na aduana e outro para registro do veículo. Li também que entrando pelo passo Hito Cajón o registro da viatura é feito em algum lugar já bem dentro do território boliviano.

Em Vilazon, especificamente, onde é feito o registro?
    LR Defender 110 2004

Usuário
    Entrada
    15/04/2009
    Local
    São Paulo/SP
    Sr. Luiz, talvez valha a pena assistir a esse video embora ele não seja de Villazon.

Esse casal entrou na Boliva via Campo Grande e foi até o Peru.

Nesse video, eles documentaram os tramites para entrar na Bolivia: Passagem pelas Aduanas, Registro do Veiculo, Sivetur, permissão para dirigir na Bolivia, tempo que eles e o veiculo poderiam permaner na Bolivia.

Lembro que assisti algo sobre conveniência de se ter passaporte e pagamento antecipado de pedágios.
    Mas não lembro se é nesse video.

Boa viagem.

Bom dia. Obrigado pela resposta.

Minha viatura é uma Defender, sim, e não fiz nenhuma alteração nas características originais dela. Minha dúvida vem de relatos neste fórum falando sobre riscos de ter-se o veículo apreendido na Bolívia, e também da observação abaixo que extraí do site do Itamaraty:

risco de apreensão e perda do carro:
    são inúmeros os casos de veículos de brasileiros que são apreendidos, por não disporem permissão para circular no território boliviano ou por terem excedido o prazo de permanência.
    quando você se apresenta no posto de fronteira, os fiscais da Aduana deverão inserir os dados do seu automóvel no Sistema de Controle de Entrada e Saída de Veículos de Turismo na Bolívia -- chamado de "SIVETUR".o seu veículo deverá ser registrado no SIVETUR, com dados preenchidos em formulário eletrônico e firmados por Agente Aduaneiro no posto situado no ponto de entrada no país. Veja aqui as instruções do formulário que você preencherá na fronteira.

confira se o seu veículo foi realmente registrado no SIVETUR e peça o comprovante de autorizaçào de circulação. O Consulado tem conhecimento de casos de brasileiros que se apresentaram à Aduana na fronteira, fizeram o registro, mas os dados não foram registrados, tendo seus carros sido apreendidos.

nos casos de apreensão de carros estrangeiros, a lei boliviana prevê processo rápido a ser seguido: o veículo é detido em depósito policial e colocado a leilão de forma quase que imediata.
    esse procedimento é absolutamente legal e o Consulado não tem como ajudar aqueles que têm seus veículos apreendidos. Os estrangeiros também são processados pela entrada ou permanência ilegal de veículo no país, estando sujeitos a multas e outras penalizações.

Entendo que basta fazer os procedimentos indicados acima para evitar-se problemas, mas queria ver a opinião de quem já fez o trecho que pretendo fazer, que é entrar na Bolívia por Villazon, ir até Uyuni e descer para San Pedro de Atacama pela reserva Edurado Avaroa, entrando no Chile pelo passo Hito Cajón. A inserção dos dados da viatura no tal Sistema de Controle de Entrada de Veículos na Bolívia é feito na aduana em Villazon, mesmo, ou este registro é feito em outro posto? Pergunto porque já li que em Corumbá há dois procedimentos para entrada no país vizinho, um na aduana e outro para registro do veículo. Li também que entrando pelo passo Hito Cajón o registro da viatura é feito em algum lugar já bem dentro do território boliviano.

Em Vilazon, especificamente, onde é feito o registro?

Usuário Avatar de LuizPR
    Entrada
    14/01/2014
    Local
    Curitiba/PR
    Obrigado pela dica. Vou ver o vídeo. Abraços.

QUOTE=khan;2513077]Sr. Luiz, talvez valha a pena assistir a esse video embora ele não seja de Villazon.

Esse casal entrou na Boliva via Campo Grande e foi até o Peru.

Nesse video, eles documentaram os tramites para entrar na Bolivia: Passagem pelas Aduanas, Registro do Veiculo, Sivetur, permissão para dirigir na Bolivia, tempo que eles e o veiculo poderiam permaner na Bolivia.

Lembro que assisti algo sobre conveniência de se ter passaporte e pagamento antecipado de pedágios.
    Mas não lembro se é nesse video.

Boa viagem.

[/QUOTE]
    LR Defender 110 2004

Usuário Avatar de LuizPR
    Entrada
    14/01/2014
    Local
    Curitiba/PR
    Muito bom o vídeo, Khan. Creio que em Villazon o procedimento será o mesmo. Vamos ver se vem informações sobre a aduana naquela cidade. Valeu, abraços.
    LR Defender 110 2004

Usuário Avatar de xexelo
    Entrada
    26/06/2004
    Local
    Curitiba/PR
    Agradecimentos: 12
    Muito bom o vídeo, Khan. Creio que em Villazon o procedimento será o mesmo. Vamos ver se vem informações sobre a aduana naquela cidade. Valeu, abraços.
    Entrei na Bolívia vindo do Peru (2017) quando fui a Cusco. Não tivemos nenhum problema, é só preencher os papeis corretamente e pegar a Declaração Jurada do veículo que eles te dão que ninguém te incomoda se vc estiver dentro da lei. Nesse ano não tinha Sevitur.
    Só apreendem o carro quando vc não faz os documentos certinho, mas como disse o colega acima eles sempre podem inventar algo para pedir propina, se vc estiver correto não ceda.
    Fui de Desaguadero a Uyuni e sai pela fronteira com Olague - Chile, 215 km de terra, essa fronteira fecha ao meio dia e volta as 14 h (mas só fomos atendidos as 14:45).

Abraço.
    4X4 Brasil
    Marcelo J. Manente
    Ranger 2.5 CD 4x4 Diesel 01

Usuário Avatar de LuizPR
    Entrada
    14/01/2014
    Local
    Curitiba/PR
    Valeu, Marcelo. Após os comentários dos amigos as coisas ficaram mais claras.

Citação Postado originalmente por xexelo Ver Post
    Entrei na Bolívia vindo do Peru (2017) quando fui a Cusco. Não tivemos nenhum problema, é só preencher os papeis corretamente e pegar a Declaração Jurada do veículo que eles te dão que ninguém te incomoda se vc estiver dentro da lei. Nesse ano não tinha Sevitur.
    Só apreendem o carro quando vc não faz os documentos certinho, mas como disse o colega acima eles sempre podem inventar algo para pedir propina, se vc estiver correto não ceda.
    Fui de Desaguadero a Uyuni e sai pela fronteira com Olague - Chile, 215 km de terra, essa fronteira fecha ao meio dia e volta as 14 h (mas só fomos atendidos as 14:45).

Abraço.
    LR Defender 110 2004

Usuário
    Entrada
    05/03/2020
    Local
    santa cruz do rio pardo/SP
    me conte mais sobre essa programção, vc ira sozinho? vai com a familia? de onde pretende sair? estou planejando a ida tbm com minha esposa e se nao se importar e dependendo podemos marcar de ir todos juntos. obrigado

Usuário Avatar de LuizPR
    Entrada
    14/01/2014
    Local
    Curitiba/PR
    Bom dia.

A princípio iremos em 3 veículos (2 Defender e uma Ranger), mas só no início de 2022. Estamos analisando um roteiro até a Cordillera Blanca, ao norte de Lima, mas com direito a dois dias na Bolívia, conhecendo a reserva Eduardo Avaroa e um pouco do salar. Teremos 20 a 23 dias para fazer a viagem.

Famílas completas não participarão desta vez. Sem esposas, namoradas ou afins. Não é qualquer mulher que encara a Bolívia. A minha certamente não. Também queremos ir de San Pedro para o Peru margeando a fronteira com a Bolívia para passar pelo parque Lauca, no norte do Chile, e a infraestrutua nesta região é precária. Provavelmente algumas noites serão em acampamento em ambientes naturais.

Estamos em fase inical do planejamento, até mesmo pelo tempo que ainda há para fazermos a viagem. À medida em que as coisas avançarem vou atualizando, talvez em outro tópico. Deixarei-o informado.

Citação Postado originalmente por Chef Ricardo Simoes Ver Post
    me conte mais sobre essa programção, vc ira sozinho? vai com a familia? de onde pretende sair? estou planejando a ida tbm com minha esposa e se nao se importar e dependendo podemos marcar de ir todos juntos. obrigado
    LR Defender 110 2004

Usuário Avatar de LuizPR
    Entrada
    14/01/2014
    Local
    Curitiba/PR
    Completando a resposta acima: sairemos de Curitiba. Abraços.

Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Respostas: 56
    Última resposta: 24/10/2017, 21:04
  2. steindorff viaturas
    Por thiago-nit no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
    Respostas: 11
    Última resposta: 31/01/2014, 08:23
  3. Despedida das Viaturas
    Por Pequeno jr no fórum Picapes
    Respostas: 38
    Última resposta: 16/08/2012, 08:37
  4. Viaturas da 2ª Guerra