Postado originalmente por
Paulo André BR
Francisco,
Meu roteiro foi longo...7.500Km
São Paulo/SP -> Chapada dos Veadeiros -> Jalapão -> Chapada Diamantina -> Trancoso/BA -> Vitória/ES -> BH/MG -> SP
Agora, Brasilia ---->Jalapão, pelo que fiz nesse trecho, EU, sugiro:
Dia 1: Saída de
Brasilia (cedo) com destino a
Dianópolis, fazendo um pequeno desvio e passando por
Natividade/TO, uma cidadezinha histórica muito interessante (dê uma olhada no Google). De lá siga para Dianópolis e durma lá. Eu fiquei no hotel Itália, perto do trevo e antes de chegar na cidade propriamente dita. Jantei a Galinha do Bento, no mesmo trevo! (tem no google maps).
Dia 2: Saída de
Dianópolis com destino a
Ponte Alta do Tocantis. Aqui já começa a brincadeira, depois de uns 60Km de asfalto, chegará em Rio da Conceição, onde acaba o asfalto. Passe reto pela cidade... uns 15 Km de terra e terá a saída dessa estrada de terra para outra que irá em direção a Ponte Alta do Tocantins, salvo engano meu, tem placa "
cachoeira da fumaça"... Tome esse rumo, e visite a cachoeira da fumaça: a parte alta serve para banho e parte baixa, dá para passar por trás da queda dágua, mas cuidado, se o volume de água estiver forte, não arrisque! Nessa rota até ponte Alta, tem outras cachoeiras pelo caminho, mas a da fumaça é a que deve ser visitada sem falta...
Já chegando em Ponte Alta, se já for final de tarde, poderá pegar a saída para ver a
pedra furada (legal de ver no por do sol).
Se ainda for cedo, vá para ponte alta, se instale no hotel, e retorne pra pedra furada.
Esse trecho é onde estão os atrativos famosos... tudo está nas saídas da pista principal... Sussuapara, lajeado (areião fofo, ficar atento para não atolar), lagoa azul, velha... etc...Pegue um mapa do local e veja o que interessa... Neste dia, se dormir no Camping do Rio Novo, poderá ter uma boa experiência, tomar banho no rio, etc... (tratar preço de tudo antes... pois com o dono, os valores oscilam como na bolsa de valores, kkkk).