x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 10 de 10
  • #1
    Usuário
    Entrada
    01/08/2016
    Local
    Samambaia/DF
    Idade
    42
    Posts
    11
    Agradecimentos: 0

    Jalapão de xterra




    Estou planejando ir ao Jalapão. Alguém poderia me dizer quanto eu gastaria pra fazer essa aventura? Lembrando que meu ponto de partida é Brasília.

  • #2
    Francisco,

    Não sei se fico preocupado em saber, se vc só tem essa dúvida...

    Qualquer custo de viagem começa quando se sabe quantas pessoas e quantos dias.
    Se a viagem é de carro, deve saber quanto é o custo/km do seu carro e colocar uma folga.

    Enfim...

    CUSTO 1: Custo estimado do carro: sua X-Terra deve fazer 10Km/L, vc vai rodar ao menos 2.000Km = 200L de diesel = R$700,00, no mínimo dos mínimos. Como vai pegar areião, eventual lama, essa conta é só o começo. E lembrando que custo do carro não é só combustível, tem pneu, manutenção, IPVA, seguro, etc. etc. etc.... e antes de sua viagem terá que fazer manutenção, troca de óleo, etc... o custo por Km de um carro fica em torno de R$0,70/Km, e no seu caso vai rodar 2.000Km, isso fica em R$1.400,00 (provavelmente não gastará isso durante a viagem com seu carro, mas a conta chega depois) Ah! tente descobrir o preço do diesel por lá... deve estar bem mais caro que qq outro lugar de Brasília...

    Se quiser se enganar e achar que vai gastar pouco, faça só as contas do diesel, se quiser ser realista, faça as contas pelo custo/km do seu carro...

    CUSTO 2: Custo estimado alimentação por pessoa: 3 refeições/dia, R$30,00/refeição = R$ 90,00/pessoa/dia

    CUSTO 3: Estadia: camping/pousada/hotel... aí vai de cada um, mas pode-se gastar de R$0,00 até R$300,00/dia

    Custo por refeição e estadia pode variar muito... e vai do estilo de cada um.
    Eu estive por lá com minha esposa em 2012, acampei uns 4 dias, fiz refeições no meio do nada, com mantimentos que havia levado. Isso barateia muito.

    Lembre-se também que poderá ter imprevistos de pneu furado ou mesmo estourado. Eu passei ileso mas há diversos relatos de pessoas que tem mais de um pneu estourado numa viagem dessas...Mas pelo perfil de pneu da X-Terra, não deve se preocupar...muito.

    Outra, se quer saber quanto tempo de viagem?! De 5 a 7 dias está resolvido Jalapão, saindo e voltando de Brasília, ou seja por volta de R$3.000,00 vai custar uma vigem dessas - mas faça as suas contas, OK?!!!

    Enfim, espero ter ajudado.

    Qualquer dúvida já gritar!

    T+

  • #3
    Usuário
    Entrada
    01/08/2016
    Local
    Samambaia/DF
    Idade
    42
    Posts
    11
    Agradecimentos: 0
    Obrigado Paulo André conforme certeza sua dica ajuda bastante!

  • #4
    Usuário
    Entrada
    01/08/2016
    Local
    Samambaia/DF
    Idade
    42
    Posts
    11
    Agradecimentos: 0
    Só mais uma pergunta qual foi o seu roteiro no Jalapão?

  • #5
    Usuário
    Entrada
    23/08/2006
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    68
    Posts
    340
    Agradecimentos: 9
    Boa tarde Francisco.

    Também estou em Brasília e o Jalapão virou "meu quintal". Fui umas 8 vezes por lá.
    Tenho alguma coisa aqui :Viagens ao Jalapao - IvandeAraujo
    Estou à disposição.
    []s
    Ivan Pereira
    https://sites.google.com/view/ivandearaujonovo/home/ - Pajero 3 portas, diesel, 2008

  • #6
    Francisco,

    Meu roteiro foi longo...7.500Km

    São Paulo/SP -> Chapada dos Veadeiros -> Jalapão -> Chapada Diamantina -> Trancoso/BA -> Vitória/ES -> BH/MG -> SP


    Agora, Brasilia ---->Jalapão, pelo que fiz nesse trecho, EU, sugiro:

    Dia 1: Saída de Brasilia (cedo) com destino a Dianópolis, fazendo um pequeno desvio e passando por Natividade/TO, uma cidadezinha histórica muito interessante (dê uma olhada no Google). De lá siga para Dianópolis e durma lá. Eu fiquei no hotel Itália, perto do trevo e antes de chegar na cidade propriamente dita. Jantei a Galinha do Bento, no mesmo trevo! (tem no google maps).

    Dia 2: Saída de Dianópolis com destino a Ponte Alta do Tocantis. Aqui já começa a brincadeira, depois de uns 60Km de asfalto, chegará em Rio da Conceição, onde acaba o asfalto. Passe reto pela cidade... uns 15 Km de terra e terá a saída dessa estrada de terra para outra que irá em direção a Ponte Alta do Tocantins, salvo engano meu, tem placa "cachoeira da fumaça"... Tome esse rumo, e visite a cachoeira da fumaça: a parte alta serve para banho e parte baixa, dá para passar por trás da queda dágua, mas cuidado, se o volume de água estiver forte, não arrisque! Nessa rota até ponte Alta, tem outras cachoeiras pelo caminho, mas a da fumaça é a que deve ser visitada sem falta...
    Já chegando em Ponte Alta, se já for final de tarde, poderá pegar a saída para ver a pedra furada (legal de ver no por do sol).
    Se ainda for cedo, vá para ponte alta, se instale no hotel, e retorne pra pedra furada.

    Dia 3: Saída de Ponte Alta com destino a Camping do Rio Novo (sugestão), próximo a Mateiros.
    Esse trecho é onde estão os atrativos famosos... tudo está nas saídas da pista principal... Sussuapara, lajeado (areião fofo, ficar atento para não atolar), lagoa azul, velha... etc...Pegue um mapa do local e veja o que interessa... Neste dia, se dormir no Camping do Rio Novo, poderá ter uma boa experiência, tomar banho no rio, etc... (tratar preço de tudo antes... pois com o dono, os valores oscilam como na bolsa de valores, kkkk).

    Dia 4: Saída do Camping do Rio Novo destino Mateiros. poderá sair sem pressa sentido mateiros, parar para Subir na serra do Espirito Santo (a pé) e depois ver as Dunas (carro - esse trecho tb tem possibilidade de atolar na areia, fique atento), programar estar nas dunas para ver o por do sol. Saindo das dunas, siga para Mateiros para dormir.

    Dia 5: Agora fica a seu critério... Cachoeira da Formiga (muito bonita, e ótimo banho), fervedouros, Mumbuca...
    Em mateiros eu acampei (de favor) no quintal da Dona Rosa, senhora muito gente boa que recebe todo mundo com sorrisão e braços abertos... serve café da manhã, almoço e jantar..., só encomendar... Pergunte pelo restaurante da Dona Rosa.
    Fique uns 2 dias por aí, vendo as atrações... e volte quando quiser...



    Retorne, se quiser, pela estrada do norte, TO-030, que sai de mateiros, passa por São Félix e vai até Ponte Alta. Eu não fiz esse trecho, mas disseram não ter muita coisa pra ver, mas no seu caso, pelo menos não volta pela mesma estrada...

    Enfim, tem muito material disso disponível por aí, com o próprio colega Ivan disponibilizou...
    Fazer todas essas buscas já faz parte de viagem!

    Boa sorte

    T+

  • #7
    Usuário
    Entrada
    04/09/2016
    Local
    Curitiba/PR
    Posts
    183
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por Paulo André BR Ver Post
    Francisco,

    Meu roteiro foi longo...7.500Km

    São Paulo/SP -> Chapada dos Veadeiros -> Jalapão -> Chapada Diamantina -> Trancoso/BA -> Vitória/ES -> BH/MG -> SP


    Agora, Brasilia ---->Jalapão, pelo que fiz nesse trecho, EU, sugiro:

    Dia 1: Saída de Brasilia (cedo) com destino a Dianópolis, fazendo um pequeno desvio e passando por Natividade/TO, uma cidadezinha histórica muito interessante (dê uma olhada no Google). De lá siga para Dianópolis e durma lá. Eu fiquei no hotel Itália, perto do trevo e antes de chegar na cidade propriamente dita. Jantei a Galinha do Bento, no mesmo trevo! (tem no google maps).

    Dia 2: Saída de Dianópolis com destino a Ponte Alta do Tocantis. Aqui já começa a brincadeira, depois de uns 60Km de asfalto, chegará em Rio da Conceição, onde acaba o asfalto. Passe reto pela cidade... uns 15 Km de terra e terá a saída dessa estrada de terra para outra que irá em direção a Ponte Alta do Tocantins, salvo engano meu, tem placa "cachoeira da fumaça"... Tome esse rumo, e visite a cachoeira da fumaça: a parte alta serve para banho e parte baixa, dá para passar por trás da queda dágua, mas cuidado, se o volume de água estiver forte, não arrisque! Nessa rota até ponte Alta, tem outras cachoeiras pelo caminho, mas a da fumaça é a que deve ser visitada sem falta...
    Já chegando em Ponte Alta, se já for final de tarde, poderá pegar a saída para ver a pedra furada (legal de ver no por do sol).
    Se ainda for cedo, vá para ponte alta, se instale no hotel, e retorne pra pedra furada.
    Esse trecho é onde estão os atrativos famosos... tudo está nas saídas da pista principal... Sussuapara, lajeado (areião fofo, ficar atento para não atolar), lagoa azul, velha... etc...Pegue um mapa do local e veja o que interessa... Neste dia, se dormir no Camping do Rio Novo, poderá ter uma boa experiência, tomar banho no rio, etc... (tratar preço de tudo antes... pois com o dono, os valores oscilam como na bolsa de valores, kkkk).
    Atenção: verifique a situação da ponte na cachoeira da fumaça, nesse roteiro proposto Quando estive lá a ponte estava intransitável e o ponte de passagem pelo rio com mais de 1 metro de profundidade. Precisei voltar e fazer uma volta gigante. Fui no final do ano passado, relato disponível aqui no fórum.

    Abracos

  • #8
    Sim, muito bem lembrado pelo Marlon!

    Tentar ter informações atuais sobre o trajeto.
    Ao ler relatos por aí, verifique a data em que foi feita a viagem...

    Eu mesmo, estive lá em 2012!!! Já sei que a pedra furada tem eucaliptos ao redor...
    Tudo pode mudar muito rápido, tanto pela mão do homem com pela natureza.
    Bastou uma chuva forte e eu não pude ir ao mumbuca pois a ponte havia caído no dia em que chegamos...

    Se tive que dirigir a noite, cuidado com a velocidade, as vezes a estrada estará ótima, mas poderá ter uma erosão enorme e vc não verá a tempo.

    Acho que estou com vontade de voltar lá, rsrs

    T+

  • #9
    Usuário
    Entrada
    01/08/2016
    Local
    Samambaia/DF
    Idade
    42
    Posts
    11
    Agradecimentos: 0
    Obrigado por essa dicas!

  • #10
    Usuário Avatar de Sérgio Bambirra
    Entrada
    19/10/2012
    Local
    Lavras/MG
    Idade
    59
    Posts
    304
    Agradecimentos: 6
    Boas dicas. Me coçando de vontade...
    ESMERALDA: verde, bruta e preciosa
    Band longa 84

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Jalapao jan 16
      Por paulosergio no fórum Planejamento
      Respostas: 21
      Última resposta: 02/03/2016, 08:19
    2. Respostas: 472
      Última resposta: 02/01/2014, 18:15
    3. Jalapão set/09
      Por crisamb no fórum Trilhas
      Respostas: 0
      Última resposta: 07/09/2009, 10:07
    4. JALAPÃO? O FIM?
      Por caj no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 1
      Última resposta: 04/09/2003, 09:11

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade