x
Convex Datacenter
Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 57
  • #1
    Usuário Avatar de 503!
    Entrada
    25/03/2009
    Local
    Natal/RN
    Idade
    33
    Posts
    233
    Agradecimentos: 3

    Roadtrip de carro alugado - Bolívia-Chile-Argentina-Bolívia (Dezembro/2015)




    E aí, pessoal, tudo tranquilo?

    Depois de muito ver pessoas fazendo estas rotas e de ler seus relatos, finalmente bati o pé e decidir começar de fato o meu planejamento de viagem. Pretendo aproveitar o recesso do Judiciário (de 20/12/2015 a 20/01/2016) aproveitando a suspensão dos prazos processuais (sou advogado), minimizando as complicações pela ausência no meu escritório. Tenho, portanto, pouco mais de 5 meses para planejamento e execução do roteiro.

    Possuo um Suzuki Jimny e inicialmente pensava em levá-lo até a fronteira (Foz do Iguaçu), atravessando o Paraguai e começando a rota pela Argentina, por Fiambalá. Depois de cotar os custos iniciais de envio do carro por cegonha ao Paraná e levar um susto, terminei por desistir desta opção (ida e volta dariam quase R$ 5.000,00, fora minhas passagens para pegá-lo no destino e para voltar a Natal).

    Cogitei, então, a possibilidade de ir dirigindo até lá. Fiz um cálculo por cima de quanto combustível gastaria, custos com alimentação e hospedagem, e mais uma vez descartei a opção, principalmente pelo tempo que eu perderia das minhas limitadas férias em um deslocamento perigoso e cansativo antes sequer de começar a viagem.

    Lendo um relato em específico, deste tópico (10 dias na Bolívia, Uyuni, Salar de Uyuni, Reserva Eduardo Avaroa, Sucre, etc.), busquei a Biz Rent a Car (Boliviana) e lá encontrei uma opção viável de alugar um Suzuki Jimny para fazer somente o percurso turístico, direto e sem deslocamentos desnecessários. Em uma cotação simples, o preço semanal do aluguel sai a 490 bolivianos (aproximadamente R$ 230,00) com 1000km inclusos.

    Já entrei em contato com a empresa e estou aguardo um retorno do orçamento total de 28 dias entre 20/12/2015 e 17/01/2016, inclusa a documentação para saída à Argentina e ao Chile.

    Pois bem. A imagem abaixo representa o meu roteiro inicial (sei que vou alterar muita coisa ainda, retirar vários destinos, incluir outros, etc.), que é basicamente retirar o carro em Sucre (Bolívia), passando por Uyuni, atravessar o litoral do Chile e intercalar as travessias das cordilheiras à Argentina, indo e vindo pelos Paso Sico, Paso de Jama e Paso San Francisco. No final, pela Argentina, subiria à Bolívia para devolver o carro e voltar para o Brasil.

    O roteiro basicamente seria o seguinte:

    Sucre - Uyuni - Ollague - Calama - Antofagasta - Taltal - Copiapió - Paso San Francisco - Fiambalá - Tinogasta - Cafayate - Paso Sico - San Pedro de Atacama - Paso de Jama - Susques - Potosí (Ruta 14) - Sucre

    -rota.jpg

    O percurso total chega perto dos 4.500km a serem rodados, e estudo reduzir a rota do litoral chileno - o objetivo principal são as travessias entre a Argentina e o Chile, e não o litoral propriamente dito.

    Peço opiniões acerca de pontos a serem deixados de lado, pontos a serem incluídos e eventuais conselhos sobre os trechos acima mencionados que serão estudados ao longo desses meses que ainda faltam para minhas férias.

    Vale a pena descartar a travessia de Copiapió a Fiambalá, deixando só os pasos próximos a San Pedro de Atacama?

    Outro ponto a considerar é que não encontrei vôos de Natal a Sucre (na verdade até para La Paz é muito difícil), exceto com 3, 4 conexões e a custos totais de quase R$ 5.000,00. O aluguel de carro na Argentina (destino bem mais barato saindo de Natal) é caríssimo e termina ficando uma coisa pela outra. Preciso achar um meio de alugar carro na Argentina ou Chile que custe pouco, ou um meio de chegar a Sucre sem ser voando à Bolívia.

    Vão ser estudadas várias outras formas de viagem, como voar ao Chile/Argentina em vez da Bolívia, me deslocando de ônibus até o local de retirada do carro, como alugar carro na Argentina ou Chile fazer somente a rota das cordilheiras, trocando a estrada da Bolívia por um dos pacotes de turismo ao Uyuni contratáveis em San Pedro de Atacama... Enfim.

    Deixo aqui meu esboço de viagem para que os colegas possam opinar.

    Abraços!
    4X4 Brasil
    Filipe Nóbrega
    Samurai 96 - Jimny 4All 09
    - Jimny 4All 12 - Jimny 4All 13 - Jimny 4Sport 14 - Jimny 4Sport 15 - Jimny 4All 12 - Jimny HR 2011

  • #2
    Usuário Avatar de Vicente Guimaraes
    Entrada
    02/05/2011
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    49
    Posts
    1,655
    Agradecimentos: 0
    Olá amigo "501!" qual seu nome?

    A opção avião-carro alugado geralmente é mais econômica mesmo, estou planejando uma viagem para o mesmo período (Rio - Acre - Peru - Machu Pichu - Nasca - Lima). Inicialmente pensei em fazer com o meu carro, mas são 8 dias de ida e volta até Rio Branco... São 8 dias a menos de viagem e calculei que nesses 8 dias devo gastar uns R$ 4.500 (R$ 800 com hospedagem, R$ 800 com comida, R$ 2500 com combustível, R$ 300 com pedágios, mais outros valores menores). Só vale a pena se for uma família ou grupo de amigos...

    Além do valor financeiro... são 8 dias a menos nas férias só de deslocamento. Agora já penso em fazer Rio - La Paz na Bolívia e alugar o carro lá para passear no Peru.


    Sobre a sua viagem, legal o roteiro

    Acho que a opção que ficará mais em conta será mesmo Natal - SP - Santa Cruz de La Sierra - Sucre.

    O aluguel na Argentina é caro, no Chile mais ainda... Se quiser economizar para 28 dias de aluguel tem que ser na Bolívia mesmo.

    Uma opção seria ir até Corumbá de avião e seguir de trem até Santa Cruz de La Sierra (trem da morte) e de lá de avião até Sucre (de S.Cruz até Sucre a passagem é bem em conta, tipo US$ 50...). Dependendo do trecho Natal-Corumbá pode ser a opção mais em conta.

    Veja nesse as informações sobre esse trem
    http://www.machupicchu.com.br/tudosobre/tm/tm.html


    Eu faria "Uyuni - Atacama" indo pela Laguna Verde, vai passar pela Laguna Colorada, Deserto de Siloli, etc. paisagens imperdíveis. O caminho é mais "aventureiro" e off road, veja este link do meu blog
    http://viagensaamericadosul.blogspot...ia-laguna.html

    -mapa.jpg

    Outra dica é ir um pouco mais ao Sul de Fiambalá, até a cidade de Villa Union e conhecer os parques Ishigualasto e Talampaya (dá pra fazer os dois passeios no mesmo dia)

    Vc já viu o meu blog? tem muita informação sobre essa região... Bolívia, Atacama e Norte da Argentina.
    http://viagensaamericadosul.blogspot.com.br/
    4X4 Brasil
    Site do Encontro Nacional de Engesas, Campers & Marruás
    http://engesas.blogspot.com.br/

  • #3
    Usuário Avatar de Vicente Guimaraes
    Entrada
    02/05/2011
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    49
    Posts
    1,655
    Agradecimentos: 0
    O trecho Rio-SãoPaulo-Santa Cruz de La Sierra com "milhas" do cartão de crédito fica em 26.000 milhas (ida e volta) pela Gol

    Vc não tem milhas? Geralmente este trecho é bem em conta.
    Site do Encontro Nacional de Engesas, Campers & Marruás
    http://engesas.blogspot.com.br/

  • #4
    Usuário Avatar de 503!
    Entrada
    25/03/2009
    Local
    Natal/RN
    Idade
    33
    Posts
    233
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por Vicente Guimaraes Ver Post
    Olá amigo "501!" qual seu nome?

    A opção avião-carro alugado geralmente é mais econômica mesmo, estou planejando uma viagem para o mesmo período (Rio - Acre - Peru - Machu Pichu - Nasca - Lima). Inicialmente pensei em fazer com o meu carro, mas são 8 dias de ida e volta até Rio Branco... São 8 dias a menos de viagem e calculei que nesses 8 dias devo gastar uns R$ 4.500 (R$ 800 com hospedagem, R$ 800 com comida, R$ 2500 com combustível, R$ 300 com pedágios, mais outros valores menores). Só vale a pena se for uma família ou grupo de amigos...

    Além do valor financeiro... são 8 dias a menos nas férias só de deslocamento. Agora já penso em fazer Rio - La Paz na Bolívia e alugar o carro lá para passear no Peru.


    Sobre a sua viagem, legal o roteiro

    Acho que a opção que ficará mais em conta será mesmo Natal - SP - Santa Cruz de La Sierra - Sucre.

    O aluguel na Argentina é caro, no Chile mais ainda... Se quiser economizar para 28 dias de aluguel tem que ser na Bolívia mesmo.

    Uma opção seria ir até Corumbá de avião e seguir de trem até Santa Cruz de La Sierra (trem da morte) e de lá de avião até Sucre (de S.Cruz até Sucre a passagem é bem em conta, tipo US$ 50...). Dependendo do trecho Natal-Corumbá pode ser a opção mais em conta.

    Veja nesse as informações sobre esse trem
    http://www.machupicchu.com.br/tudosobre/tm/tm.html


    Eu faria "Uyuni - Atacama" indo pela Laguna Verde, vai passar pela Laguna Colorada, Deserto de Siloli, etc. paisagens imperdíveis. O caminho é mais "aventureiro" e off road, veja este link do meu blog
    http://viagensaamericadosul.blogspot...ia-laguna.html

    -mapa.jpg

    Outra dica é ir um pouco mais ao Sul de Fiambalá, até a cidade de Villa Union e conhecer os parques Ishigualasto e Talampaya (dá pra fazer os dois passeios no mesmo dia)

    Vc já viu o meu blog? tem muita informação sobre essa região... Bolívia, Atacama e Norte da Argentina.
    http://viagensaamericadosul.blogspot.com.br/
    Vicente, muito obrigado pela colaboração!

    Me chamo Filipe. Pensei do mesmo modo ao descartar a possibilidade de ir dirigindo. Além dos custos quase se equipararem ao trecho aéreo, o tempo perdido é o pior prejuízo.

    Confesso que acho o roteiro bastante longo, fiquei empolgado com os atrativos da região e quis matar tudo numa viagem só. Não sei se dá certo fazer tudo de uma vez, tanto pelo tempo quanto pelo dinheiro.

    Por tal motivo, agora no início do planejamento ainda cogito diminuir o roteiro pela metade, fazendo apenas o trecho superior, deixando o litoral do chile de lado, para uma próxima oportunidade. Seria, nessa hipótese, apenas Sucre - Uyuni- San Pedro de Atacama -Susques - San Pedro de Atacama - Uyuni - Sucre.

    O trecho de Copiapió a Fiambalá seria infelzimente adiado. Será que vale a pena? Li que esse é um dos melhores locais.

    Vou pesquisar a possibilidade de entrar por Corumbá, apesar de o trem da morte não ser muito atrativo, hehe.

    Outro grande dilema da viagem é o tempo em si. 28 dias. Como se planejar com o tempo em cada cidade, em cada deslocamento? Por segurança, o ideal é ter passagem de volta já comprada, mas um pouco me assusta a possibilidade de, por algum percalço, se aproximar a data do voo de volta e eu ainda estar na estrada. Ou o contrário, retornar bem antes do planejado.

    Certamente lerei o seu blog. Muito obrigado mais uma vez.
    Filipe Nóbrega
    Samurai 96 - Jimny 4All 09
    - Jimny 4All 12 - Jimny 4All 13 - Jimny 4Sport 14 - Jimny 4Sport 15 - Jimny 4All 12 - Jimny HR 2011

  • #5
    Usuário Avatar de 503!
    Entrada
    25/03/2009
    Local
    Natal/RN
    Idade
    33
    Posts
    233
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por Vicente Guimaraes Ver Post
    O trecho Rio-SãoPaulo-Santa Cruz de La Sierra com "milhas" do cartão de crédito fica em 26.000 milhas (ida e volta) pela Gol

    Vc não tem milhas? Geralmente este trecho é bem em conta.
    Excelente! Possuo o plano da Tam Fidelidade. Não sei dizer se o cartão converte também ao Smile da Gol. Vou me informar.

    Realmente um "preço" excelente para evitar o pagamento em dinheiro.
    Filipe Nóbrega
    Samurai 96 - Jimny 4All 09
    - Jimny 4All 12 - Jimny 4All 13 - Jimny 4Sport 14 - Jimny 4Sport 15 - Jimny 4All 12 - Jimny HR 2011

  • #6
    Usuário
    Entrada
    17/10/2010
    Local
    Curitiba e Brasília/PR
    Idade
    69
    Posts
    141
    Agradecimentos: 0
    Filipe Nóbrega

    Em 2011 eu fui de Motocicleta boa parte desse roteiro (do Chile, em SPA, fui para o Peru) e a minha mulher me alcançou em Sucre fazendo São Paulo - Santa Cruz de la Sierra pela GOL, e de Santa Cruz para Sucre foi por uma empresa aérea Boliviana. Comprei a passagem por meio do DECOLAR com boa antecedência e esse trecho, com duração de 45 minutos, custou US $ 50,00.
    Hilux CD 4X4 (14/15)

  • #7
    Usuário
    Entrada
    08/02/2011
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    65
    Posts
    158
    Agradecimentos: 0
    Filipe (vulgo 503):

    Quanto aos dias de viagem, fiz um roteiro semelhante ao seu em 30 dias (tá certo que sai e voltei de/para SP).
    Mas 28 dias dá tranquilo.
    O meu roteiro foi: Entrada na Argentina por Uruguaiana/Paso de Los Libres, e depois rumo a Mendoza.
    Subi para o Chile via Uspallata e fui apenas até Los Andes (1ª cidade do Chile).
    Depois voltei para Mendoza (Los Caracoles novamente) e subi para Fiambalá, via San Juan e Chilecito.
    De Fiambalá, fiz o Paso de San Francisco chegando em Copiapó, depois asfalto até Antofagasta, Calama e São Pedro de Atacama.
    Depois Paso Jama até Tilcara e Salta, rumando ao Brasil via Foz do Iguaçu.
    O Paso San Fancisco realmente vale a viagem, mas, de fato acho que ficou um tanto "esticado" para você.
    De qualquer modo, é bom que tem motivo para voltar um dia; estas viagens são feitas para serem apreciadas.
    Somos viajantes e não turistas.
    Abraços...boa sorte.
    Dimas

  • #8
    Usuário
    Entrada
    08/02/2011
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    65
    Posts
    158
    Agradecimentos: 0
    Filipe:
    Quando eu disse: "fiz um roteiro semelhante ao seu" em 30 dias, eu quis dizer que a minha vontade era fazer tudo, mas principalmente Los Caracoles, e então estava num drama semelhante ao seu: fazer apenas parte do que eu tinha no percurso e bem apreciar ou fazer todo o meu roteiro e seja como der...
    Eu acho que a minha viagem foi um tanto apressada; teria preferido fazer mais devagar (rodei 10.000 em 30 dias, fora a Serra do Rio do Rastro que fiz no Brasil)).
    A minha próxima será Patagônia e estou planejando para não ser corrida.
    Boa sorte.


  • #9
    Usuário Avatar de 503!
    Entrada
    25/03/2009
    Local
    Natal/RN
    Idade
    33
    Posts
    233
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por E. Mac Ver Post
    Filipe Nóbrega

    Em 2011 eu fui de Motocicleta boa parte desse roteiro (do Chile, em SPA, fui para o Peru) e a minha mulher me alcançou em Sucre fazendo São Paulo - Santa Cruz de la Sierra pela GOL, e de Santa Cruz para Sucre foi por uma empresa aérea Boliviana. Comprei a passagem por meio do DECOLAR com boa antecedência e esse trecho, com duração de 45 minutos, custou US $ 50,00.
    Boa noite, amigo. Obrigado pela dica.

    Estou dando uma pesquisada em preços de passagens, e na época que planejo está circulando por volta dos R$ 600,00 cada trecho saindo de SP até Santa Cruz (mais ou menos R$ 1.400,00 já com taxas ida e volta), e o trecho Santa Cruz - Sucre só achei por U$ 164,00.

    O trecho mais caro está saindo Natal-SP, por incrível que pareça.

    Vou continuar monitorando.
    Filipe Nóbrega
    Samurai 96 - Jimny 4All 09
    - Jimny 4All 12 - Jimny 4All 13 - Jimny 4Sport 14 - Jimny 4Sport 15 - Jimny 4All 12 - Jimny HR 2011

  • #10
    Usuário Avatar de 503!
    Entrada
    25/03/2009
    Local
    Natal/RN
    Idade
    33
    Posts
    233
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por Dimas Offx4 Ver Post
    Filipe:
    Quando eu disse: "fiz um roteiro semelhante ao seu" em 30 dias, eu quis dizer que a minha vontade era fazer tudo, mas principalmente Los Caracoles, e então estava num drama semelhante ao seu: fazer apenas parte do que eu tinha no percurso e bem apreciar ou fazer todo o meu roteiro e seja como der...
    Eu acho que a minha viagem foi um tanto apressada; teria preferido fazer mais devagar (rodei 10.000 em 30 dias, fora a Serra do Rio do Rastro que fiz no Brasil)).
    A minha próxima será Patagônia e estou planejando para não ser corrida.
    Boa sorte.

    Dimas, muito obrigado pela colaboração.

    De fato a rota toda me parece bastante estrada pra se rodar de uma só vez. Por outro lado, considerando os quase 30 dias, acredito que seja bem possível.

    Como estou na fase inicial do planejamento, ainda pretendo ler sobre cada uma das cidades pelas quais passarei, determinando onde devo passar direto, onde vale a pena parar, onde precisarei dormir (independente de atrativo turístico da cidade, à noite) e onde passarei alguns dias para conhecer tudo.

    Hoje, que ainda não conheço exatamente as possibilidades de visitas nesta rota, confesso que tenho receio de terminar o trajeto antes do previsto, ficando "de bobeira" em Sucre antes do dia da viagem de volta.

    Abraços!
    Filipe Nóbrega
    Samurai 96 - Jimny 4All 09
    - Jimny 4All 12 - Jimny 4All 13 - Jimny 4Sport 14 - Jimny 4Sport 15 - Jimny 4All 12 - Jimny HR 2011

  • #11
    Usuário Avatar de 503!
    Entrada
    25/03/2009
    Local
    Natal/RN
    Idade
    33
    Posts
    233
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por Vicente Guimaraes Ver Post
    Olá amigo "501!" qual seu nome?

    A opção avião-carro alugado geralmente é mais econômica mesmo, estou planejando uma viagem para o mesmo período (Rio - Acre - Peru - Machu Pichu - Nasca - Lima). Inicialmente pensei em fazer com o meu carro, mas são 8 dias de ida e volta até Rio Branco... São 8 dias a menos de viagem e calculei que nesses 8 dias devo gastar uns R$ 4.500 (R$ 800 com hospedagem, R$ 800 com comida, R$ 2500 com combustível, R$ 300 com pedágios, mais outros valores menores). Só vale a pena se for uma família ou grupo de amigos...

    Além do valor financeiro... são 8 dias a menos nas férias só de deslocamento. Agora já penso em fazer Rio - La Paz na Bolívia e alugar o carro lá para passear no Peru.


    Sobre a sua viagem, legal o roteiro

    Acho que a opção que ficará mais em conta será mesmo Natal - SP - Santa Cruz de La Sierra - Sucre.

    O aluguel na Argentina é caro, no Chile mais ainda... Se quiser economizar para 28 dias de aluguel tem que ser na Bolívia mesmo.

    Uma opção seria ir até Corumbá de avião e seguir de trem até Santa Cruz de La Sierra (trem da morte) e de lá de avião até Sucre (de S.Cruz até Sucre a passagem é bem em conta, tipo US$ 50...). Dependendo do trecho Natal-Corumbá pode ser a opção mais em conta.

    Veja nesse as informações sobre esse trem
    http://www.machupicchu.com.br/tudosobre/tm/tm.html


    Eu faria "Uyuni - Atacama" indo pela Laguna Verde, vai passar pela Laguna Colorada, Deserto de Siloli, etc. paisagens imperdíveis. O caminho é mais "aventureiro" e off road, veja este link do meu blog
    http://viagensaamericadosul.blogspot...ia-laguna.html

    -mapa.jpg

    Outra dica é ir um pouco mais ao Sul de Fiambalá, até a cidade de Villa Union e conhecer os parques Ishigualasto e Talampaya (dá pra fazer os dois passeios no mesmo dia)

    Vc já viu o meu blog? tem muita informação sobre essa região... Bolívia, Atacama e Norte da Argentina.
    http://viagensaamericadosul.blogspot.com.br/
    Vicente, bom dia.

    Amigo, por favor, é possível descer direto da Reserva Eduardo Avaroa para o Chile, continuando o caminho destacado nessa imagem? Pelos mapas que tenho estudado o "caminho" traçado é desfeito após a Laguna Colorada. Neste caso teria que retornar à ruta 701 na Bolívia para só então me dirigir a Ollague no Chile.

    Caso haja como ir direto das Lagunas, na reserva, ela se conecta direto à ruta 27, voltando para San Pedro de Atacama? Há aduana chilena por lá? Preciso mostrar a documentação para entrada no país...
    Filipe Nóbrega
    Samurai 96 - Jimny 4All 09
    - Jimny 4All 12 - Jimny 4All 13 - Jimny 4Sport 14 - Jimny 4Sport 15 - Jimny 4All 12 - Jimny HR 2011

  • #12
    Usuário Avatar de geovanih
    Entrada
    11/01/2010
    Local
    Porto Alegre/
    Posts
    362
    Agradecimento: 1
    Vicente, permina-me responder essa rs.

    Felipe, vc pode sair da BO pela Eduardo Avaroa. Tem o paso Cajon, lá vc da saída da BO e somente na cidade de SPA da entrada no Chile. OBS: 1)Cuidado com os horários aduaneiros. 2) O mesmo vale para o paso Sico.

    E sobre ficar de bobeira, te garanto que não há a menor chance disso acontecer nesse perímetro.

    Abs
    Geovani

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Diesel S10 na Argentina, Chile e Bolivia
      Por felipecota no fórum Planejamento
      Respostas: 43
      Última resposta: 14/11/2016, 14:25
    2. Respostas: 142
      Última resposta: 18/04/2016, 21:48
    3. Bolívia-Chile-Argentina-Uruguai
      Por Gabriel Ba no fórum Relatos de Viagem
      Respostas: 57
      Última resposta: 14/05/2013, 16:46
    4. Argentina, chile e Bolivia, com Video
      Por zluiz no fórum Relatos de Viagem
      Respostas: 12
      Última resposta: 08/09/2011, 12:27
    5. Peru-Chile-Bolivia-Argentina
      Por hrodrigues no fórum Relatos de Viagem
      Respostas: 5
      Última resposta: 17/05/2011, 18:34

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade