x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 21
  • #1

    Carretera Austral - dez 2015




    Estamos programando uma viagem para a Carretera Austral, com a saída para dezembro de 2015, gostaria de apreciar as dicas da galera desse forum que, com certeza, faz toda a diferença!

    Enquanto o livro que comprei não chega (Guia de Trilhas Carretera Austral), um roteiro já foi pro esboço, mas devido a algumas dúvidas que surgiram (e ainda não consegui as respostas nas diversas pesquisas que estou fazendo aqui no forum, no mochileiros.com e nos demais blogs) abri mais esse post falando da Carretera.

    Pretendo fazer a Carretera sem Ushuaia (que será uma outra viagem), saindo de Mendoza, atravessando para Santiago (Puente del Inca, Los Caracoles, Cristo Redentor de los Andes), Pucon, Puerto Varas, Carretera até o final voltando pela ruta 40 até Bariloche.

    Mina Clavero
    Mendoza Santiago
    Santiago Pucon
    Pucon
    Pucon Puerto Varas
    Puerto Varas
    Puerto Varas
    Puerto Varas
    Chaitén
    Chaiten
    Coyaique
    Coyhaique
    (Ventisqueiro Colgante)
    Puerto Tranquilo
    Puerto Tranquilo Capillas de Marmol
    Puerto Tranquilo
    (Caleta Tortel)
    Villa O'Higgins
    Villa O'Higgins Campo de Hielo Sur
    Villa O"Higgins Los Antiguos
    Los Antiguos Bariloche
    Dúvidas:
    Mapeei alguns lugares para visitar na Carretera, como Ventisqueiro Colgante, Caleta Tortel, Capillas de Marmol, Campo de Hielo Sur, tem mais? Cada linha seria um dia, está bom o escalonamento? Dicas?

    Qual seria o melhor roteiro, Carretera completa via Puerto Montt e balsas ou ruta 40 e Futaleufú?

    Grande abraço
    André Frederico
    Salvador- Ba
    Xterra 05 / Vitarinha 3p 97


  • #2
    Usuário Avatar de fpandur
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Presidente Prudente/SP
    Idade
    55
    Posts
    1,937
    Agradecimentos: 7
    André, na volta de Ushuaia fiz uma parte de seu roteiro. Passei por O´Higgins (pernoitamos lá), Caleta Tortel, Capillas de Marmol (2 pernoites), Ventisqueiro Colgante. Acampei no Parque Queulat, se escutava o estrondo do gelo desprendendo do Ventisquero mesmo estando longe dele . O roteiro original era depois do Parque Queulat sair direto por Futaleufú mas resolvemos dar uma esticada até Chaiten apenas para conhecer a cidade e depois retornamos para sair por Futaleufú. Se precisar de alguma dica desses lugares que passei e eu puder ajudar em algo, é só entrar em contato
    Frontier LE MT 10;Xterra 05 + BL ;Camper 4x4 93 S4T;Camper 4x2 93 S4T;CJ5 63: GM 4 cil + Full-lock + TRPC + cambio C20 4m;Xterra 03/04 (in memorian)

  • #3
    Usuário
    Entrada
    26/06/2004
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    58
    Posts
    2,029
    Agradecimentos: 20

    Roda mais um pouco.

    Ola André,

    Fiz a Carretera Austral a 2 anos sozinho. Veja este tópico:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/pl...13-2014-a.html (Carretera Austral e região dos lagos Argentina em 2013/2014)

    De Puerto Montt tem 3 maneiras de ir a Chaiten de ferry / balsa:
    1- Vc pode pegar direto de Puerto Montt A Chaiten, uma viagem bem demorada e geralmente a noite.
    2- Vc pode pegar um ferry para Isla Chiloe e de lá pegar outra a Chaiten.
    3- Vc pode ir até Hornopiren, pegando un ferry no caminho até lá e da cidade vc pega outro ferry até Leptepu, roda 10 km de estrada de terra até Fiordo Largo e pega mais um ferry até Caleta Gonzalo. Dali são mais ou menos 60 km de estrada de terra até Chaiten.

    Recomendo a primeira e terceiras opções.
    A terceira eu fiz e é demais, a primeira pretendo fazer numa próxima vez. Em Chaiten vc pode fazer caminhadas no Parque Pumalin. Tem trilhas lindas por lá. Tem a trilha do vulcão Chaiten que quase destruiu a cidade em maio de 2008. Tem as termas de Amarillo, que na época que vc vai, com friozinho deve ser muito bom.
    Entre Chaiten e Puerto Puyuhuapi a estrada está sendo asfaltada, longos trechos rodando sobre britas fininhas e muita poeira se estiver seco. Nesta região tem muitos lagos, rios e montanhas nevadas, tudo muito lindo.
    De puyuhuapi até Coyaique Tem o Ventisqueiro Colgante, como vc falou. Não deixe de fazer a trilha até o mirante. Não fique apenas no mirante do lago. É pouco para tanta beleza. Só espero que vc tenha sorte de ter tempo limpo nesta época. Ainda a caminho de Coyaique, após o Ventisqueiro, sobe-se uma serra com curvas beeem fechadas em meio a uma vegetação parecida com a da serra do mar. Antes de chegar ao asfalto tem uma trilha q eu não fiz pq estava atrasado no cronograma que dizem ser muito linda.
    De Coyaique até Puerto Tranquilo É um trecho muito bonito tbm, destaque para o Cerro Castillo, na vila de mesmo nome, para Valle de Bosque Muerto, e antes de Puerto Tranquillo a beira do lago General Carrera. Em Puerto Tranquilo vc pode fazer o passeio para o Glaciar dos exploradores e as Capillas como vc já falou.
    De Puerto Tranquilo a Cochrane tem apenas o lindo visual do Rio Baker que inicia azul turquesa e vai ficando esverdeado a medida q se aproxima da cidade. Se quiser fazer um passeio diferente neste trecho tem uma estrada q sai a esquerda e vc pode cruzar sobre o rio em uma ponte pênsil de madeira onde cabe apenas o carro. Máximo 3 mil kg para passar. No outro lado do rio me disseram que tem lindos visuais e para retornar à Carretera vc precisa passar com balsa.
    De Chochrane a Villa O"Higgins tem centenas de cachoeiras no caminho (pelo menos no verão). Tem Caleta Tortel q também é linda e dezenas de lagos e montanhas linda tbm. Tem um ferry gratuito tbm, mas na época que vc vai deve haver apenas um por dia. No verão são 3 x.
    Vc disse que quer sair por Los Antiguos, uma ótima pedida. A estrada até lá vai pela beira do lago General Carrera em precipícios de até 300 a 400 metros. Visuais estonteantes se estiver com sol.

    Não sei se as balsas que relatei funcionam no inverno. Veja neste site e reserve com antecedencia: http://www.navieraustral.cl/

    Tenha uma folga de ao menos 3 dias para vc voltar. Pode ser que nesta época vc ache estradas fechadas por nevascas repentinas. Quando isso acontece vc tem q ficar esperando limparem a estrada por dias.

    Não se esqueça de comprar correntes que são obrigatórias na neve.
    Qualquer coisa é só perguntar.

    Um abraço, desculpe a msg longa.
    Marcelo J. Manente

  • #4
    Flávio, entrei nessa empreitada, vou organizar alguns detalhes na xterra (como a segunda bateria e iluminação externa para camping), estamos pensando em acampar mesmo, esse acampamento no parque foi em camping?

    Marcelo, já tinha lido esse seu relato, loucura ir só, mas mais que loucura é coragem de fazer essa viagem sozinho e não depender de ninguém, massa!
    Minha dúvida inicial seria a de ir pela balsa (opção 3) ou pela estrada via Futaleufú. Gostei das dicas das trilhas, principalmente dessa de Puerto Tranquilo a Cochrane, vou estudar mais a respeito.

    De Puerto Varas ao parque Queulat não consigo fazer em um dia né? O Google está mostrando 468 km em 13:40h.

    Estou indo no verão, acredito não ter problema com a estrada, não se preocupe quanto ao tamanho da mensagem, quanto mais informação melhor, eu que agradeço a atenção.

    Bora Flávio?

    Grande abraço
    André Frederico
    Salvador- Ba
    Xterra 05 / Vitarinha 3p 97


  • #5
    Usuário Avatar de fpandur
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Presidente Prudente/SP
    Idade
    55
    Posts
    1,937
    Agradecimentos: 7
    Citação Postado originalmente por Andre Frederico Ver Post
    Flávio, entrei nessa empreitada, vou organizar alguns detalhes na xterra (como a segunda bateria e iluminação externa para camping), estamos pensando em acampar mesmo, esse acampamento no parque foi em camping?

    Marcelo, já tinha lido esse seu relato, loucura ir só, mas mais que loucura é coragem de fazer essa viagem sozinho e não depender de ninguém, massa!
    Minha dúvida inicial seria a de ir pela balsa (opção 3) ou pela estrada via Futaleufú. Gostei das dicas das trilhas, principalmente dessa de Puerto Tranquilo a Cochrane, vou estudar mais a respeito.

    De Puerto Varas ao parque Queulat não consigo fazer em um dia né? O Google está mostrando 468 km em 13:40h.

    Estou indo no verão, acredito não ter problema com a estrada, não se preocupe quanto ao tamanho da mensagem, quanto mais informação melhor, eu que agradeço a atenção.

    Bora Flávio?

    Grande abraço
    André, me parece que o Marcelo se enganou, você estará indo no verão, mesma época que eu e ele passamos por lá, não deverá ter qualquer problema com neve. Acampei sim no Parque Queulat, tivemos sorte pois pegamos o último "sitio" disponível. Local muito ajeitado lá e reservado, cada sitio de camping tem local para estacionar o veículo, um quiosque com mesa e fica cercado por árvores. Chuveiro quente com gaz, embora estivesse desligado e eu não encontrei nenhum guarda pra ligar, fuçei no controlador e coloquei ele para funcionar kkkk Devo ter fotos do local, se quiser lhe passo. Não fiz reserva alguma, cheguei lá de sopetão rs, rs, rs Se precisar de algumas idéias para a XTerra e eu puder ajudar, estou a disposição. Sobre ir junto ... ia justamente enviar uma mensagem pra ti semana que vem, explicando minha situação Converso contigo inbox, porque é um pouco longa pra colocar aqui
    Frontier LE MT 10;Xterra 05 + BL ;Camper 4x4 93 S4T;Camper 4x2 93 S4T;CJ5 63: GM 4 cil + Full-lock + TRPC + cambio C20 4m;Xterra 03/04 (in memorian)

  • #6
    Usuário
    Entrada
    26/06/2004
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    58
    Posts
    2,029
    Agradecimentos: 20
    Citação Postado originalmente por fpandur Ver Post
    André, me parece que o Marcelo se enganou, você estará indo no verão, mesma época que eu e ele passamos por lá, não deverá ter qualquer problema com neve. Acampei sim no Parque Queulat, tivemos sorte pois pegamos o último "sitio" disponível. Local muito ajeitado lá e reservado, cada sitio de camping tem local para estacionar o veículo, um quiosque com mesa e fica cercado por árvores. Chuveiro quente com gaz, embora estivesse desligado e eu não encontrei nenhum guarda pra ligar, fuçei no controlador e coloquei ele para funcionar kkkk Devo ter fotos do local, se quiser lhe passo. Não fiz reserva alguma, cheguei lá de sopetão rs, rs, rs Se precisar de algumas idéias para a XTerra e eu puder ajudar, estou a disposição. Sobre ir junto ... ia justamente enviar uma mensagem pra ti semana que vem, explicando minha situação Converso contigo inbox, porque é um pouco longa pra colocar aqui
    Ops, falha nossa.

    Não sei onde q achei que o André iria em agosto.

    Desculpe.
    Marcelo J. Manente

  • #7
    Usuário
    Entrada
    26/06/2004
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    58
    Posts
    2,029
    Agradecimentos: 20

    Sozinho, com todo mundo.

    Citação Postado originalmente por Andre Frederico Ver Post
    Flávio, entrei nessa empreitada, vou organizar alguns detalhes na xterra (como a segunda bateria e iluminação externa para camping), estamos pensando em acampar mesmo, esse acampamento no parque foi em camping?
    Marcelo, já tinha lido esse seu relato, loucura ir só, mas mais que loucura é coragem de fazer essa viagem sozinho e não depender de ninguém, massa!
    Minha dúvida inicial seria a de ir pela balsa (opção 3) ou pela estrada via Futaleufú. Gostei das dicas das trilhas, principalmente dessa de Puerto Tranquilo a Cochrane, vou estudar mais a respeito.
    De Puerto Varas ao parque Queulat não consigo fazer em um dia né? O Google está mostrando 468 km em 13:40h.
    Estou indo no verão, acredito não ter problema com a estrada, não se preocupe quanto ao tamanho da mensagem, quanto mais informação melhor, eu que agradeço a atenção.
    Bora Flávio?
    Grande abraço
    Valeu André,
    No meu caso eu fiz a viagem sozinho senão não faria. Não consegui ninguém com verba pra me acompanhar. Foi ótimo conheci lugares lindos e tive uma sorte grande de achar tempo bom quase todos os dias, o que na região é raro.

    Se eu fosse de novo iria por Isla Chiloé pois este caminho eu ainda não fiz. Mas para vc que esta indo pela primeira vez acho a terceira opção mais maneira. Pelo seguinte: você estará fazendo a Carretera inteirinha. Eu posso dizer que fiz inteira pq fui até o centro de Puerto Montt onde termina a ruta 7.

    Não tem como fazer de Puerto Varas ao parque em um dia, mas pra que fazer correndo? Faça em dois dias posando em Chaitén no parque Pumalin. Tem uns campings perto das termas de Amarillo, dai já aproveita o lugar. No dia seguinte vai até o parque Queulat.

    Só te digo uma coisa, não rode a noite pela Carretera. Além de ser perigoso por ser uma estrada tão estreita você vai perder muito do visual do lugar.

    Aquela estradinha (não sei se é uma trilha) que eu falei começa 18 Km depois de Puerto Bertrand. Aproxime bem o Google maps na região q vc verá a estradinha seguir até mais tarde terminar no rio novamente. Vai uma foto da balsa q achei no Panoramio.


    Um abraço.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Carretera Austral - dez 2015-cochrane.jpg  
    Marcelo J. Manente

  • #8
    Excelente pedida Marcelo, vi a tal estradinha, agora seria melhor fazer na volta não? Fica mais fácil de descobrir os horários da balsa, o que acha?

    Flávio, se tiver mais detalhes desse camping avisa (pode mandar pelo facebook também). Devo estar passando por São Paulo a partir do dia 11/12 pena que vc mora bem longe da capital.

    Obrigado pelas dicas.

    Grande abraço.
    André Frederico
    Salvador- Ba
    Xterra 05 / Vitarinha 3p 97


  • #9
    Usuário
    Entrada
    26/06/2004
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    58
    Posts
    2,029
    Agradecimentos: 20
    Citação Postado originalmente por Andre Frederico Ver Post
    Excelente pedida Marcelo, vi a tal estradinha, agora seria melhor fazer na volta não? Fica mais fácil de descobrir os horários da balsa, o que acha?

    Flávio, se tiver mais detalhes desse camping avisa (pode mandar pelo facebook também). Devo estar passando por São Paulo a partir do dia 11/12 pena que vc mora bem longe da capital.

    Obrigado pelas dicas.

    Grande abraço.
    André,

    Aquela balsa pelo q entendi funciona o dia todo e é para um ou dois carros por vez. Mesmo assim fazer este caminho na volta pode ser uma boa pedida sim.

    Abç.
    Marcelo J. Manente

  • #10
    Usuário
    Entrada
    26/06/2004
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    58
    Posts
    2,029
    Agradecimentos: 20
    André,

    Tava olhando seu planejamento e pensei: pq vc não roda mais um pouco e conhece El Calafate? São mais 683 Km de Los Antiguos. E com mais 254 Km vc já está em Torres del Paine, algo que sinceramente eu considero imperdível na Patagônia.
    São dois lugares espetaculares.

    Vc pode fazer assim. Ir de Los Antiguos direto a TDP ou Puerto Natales (mais 100 Km). No dia seguinte desfrute o parque o dia todo e saia de lá em torno das 18 h em direção a El Calafate. No dia seguinte faça um passeio de barco pelas geleiras e vá a geleira de Perito Moreno de carro no mesmo dia (não é preciso pagar nova entrada no parque).

    Lembrando que lá no sulzão os dias são beeeeeem mais longos, Só escurece totalmente lá pelas 22:30 h o que nos deixa com mais tempo para rodar e ver belezas.

    Abraço.
    Marcelo J. Manente

  • #11
    Citação Postado originalmente por xexelo Ver Post
    André,

    Tava olhando seu planejamento e pensei: pq vc não roda mais um pouco e conhece El Calafate? São mais 683 Km de Los Antiguos. E com mais 254 Km vc já está em Torres del Paine, algo que sinceramente eu considero imperdível na Patagônia.
    São dois lugares espetaculares.

    Vc pode fazer assim. Ir de Los Antiguos direto a TDP ou Puerto Natales (mais 100 Km). No dia seguinte desfrute o parque o dia todo e saia de lá em torno das 18 h em direção a El Calafate. No dia seguinte faça um passeio de barco pelas geleiras e vá a geleira de Perito Moreno de carro no mesmo dia (não é preciso pagar nova entrada no parque).

    Lembrando que lá no sulzão os dias são beeeeeem mais longos, Só escurece totalmente lá pelas 22:30 h o que nos deixa com mais tempo para rodar e ver belezas.

    Abraço.
    Essa parte da patagônia argentina já tem capítulos suficientes para uma nova estória, pretendo fazer uma viagem específica para lá, que inclusive pode ser de avião, alugando um carro para conhecer essas belezas (sem falar que o casal que vai comigo não tem tempo suficiente para fazer tudo).

    Tenho um planejamento para 2016 ir de opala: http://deopalaaofimdomundo.blogspot.com.br/ , vamos ver se dá certo...

    Surgiu outra dúvida, como se comporta a temperatura na carretera, faz frio mesmo?

    Abraço
    André Frederico
    Salvador- Ba
    Xterra 05 / Vitarinha 3p 97


  • #12
    Usuário
    Entrada
    26/06/2004
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    58
    Posts
    2,029
    Agradecimentos: 20
    Citação Postado originalmente por Andre Frederico Ver Post
    Essa parte da patagônia argentina já tem capítulos suficientes para uma nova estória, pretendo fazer uma viagem específica para lá, que inclusive pode ser de avião, alugando um carro para conhecer essas belezas (sem falar que o casal que vai comigo não tem tempo suficiente para fazer tudo).
    Tenho um planejamento para 2016 ir de opala: http://deopalaaofimdomundo.blogspot.com.br/ , vamos ver se dá certo...
    Surgiu outra dúvida, como se comporta a temperatura na carretera, faz frio mesmo?
    Abraço
    André,

    Eu levei sorte na minha viagem, foi naquele ano que o verão bateu recordes de calor. Basicamente o frio mais forte foi só lá entre Cochrane e Vila O'Higgins. Dali para cima foi esquentando e em Puerto Montt Já estava de bermudas. Mas pode ser diferente este ano, nunca se sabe. Chegou a nevar nas montanhas ao redor de Cochrane na noite de ano novo.

    Já na Argentina, na vez que eu fui a Ushuaia, o frio começou a pegar em Comodoro Rivadavia e de Rio Gallegos em diante é q a coisa pegou. Mas para quem mora em Curitiba como eu até que não foi muito grande o frio. Mínima de 8 e máxima de 16 em Ushuaia.

    Em quantos dias vc pretende fazer a Carretera mesmo?

    Olhando o seu roteiro de Opala. Não tenho certeza, mas acredito que o trecho de El Chalten até El Bolson já estará todo asfaltado até 2016, Assim vcs não precisarão fazer quase 2000 Km e sim uns 1200 Km.

    Abç.
    4X4 Brasil
    Marcelo J. Manente

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 69
      Última resposta: 06/06/2022, 19:29
    2. Vitória -> Ushuaia e Carretera Austral - 02/16
      Por GuilhermeAdolf no fórum Planejamento
      Respostas: 36
      Última resposta: 14/03/2020, 22:52
    3. Carretera Austral bloqueada
      Por netuno no fórum Planejamento
      Respostas: 4
      Última resposta: 23/02/2012, 15:56
    4. Expedição Carretera Austral
      Por André_rally no fórum Planejamento
      Respostas: 14
      Última resposta: 11/08/2010, 19:42
    5. Carretera Austral no Chile, alguém já fez?
      Por Serengetiman no fórum Relatos de Viagem
      Respostas: 3
      Última resposta: 08/08/2006, 00:41

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade