x
Convex Datacenter
Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 53
  • #1
    Usuário Avatar de Alexandre Mello
    Entrada
    16/01/2013
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,346
    Agradecimentos: 14

    Post Expedição Estrada Real (Caminho dos Diamantes e Caminho do Sabarabuçu) 17 a 29/06/14




    Durante às Férias Parciais em Junho de 2014, juntamente com minha esposa, companheira inseparável de aventuras, sairemos em Expedição pelos seguintes caminhos da Estrada Real:

    => Caminho dos Diamantes (Ouro Preto a Diamantina) Distância: +/- 395 Km (18 Trechos) Estimativa de Tempo: 6 a 8 Dias

    => Caminho do Sabarabuçu (Cocais a Glaura) Distância: +/- 160 Km (7 Trechos) Estimativa de Tempo: 3 Dias

    Dias: 17 e 18 - Saindo de São Paulo via BR-381 (Rodovia Fernão Dias) faremos uma parada para pernoite (1 diária) e no dia seguinte visitaremos o Centro de Arte Contemporânea em Inhotim (Distrito de Brumadinho) Distância: +/- 542 Km.

    Dias 18 a 20 - Saindo de Brumadinho rumo a Ouro Preto, estimativa de 2 diárias para visitação aos principais pontos turísticos no Centro Histórico de Ouro Preto e arredores. Distância: +/- 106 Km.

    Dias 20 a 25 - Saindo de Ouro Preto e seguindo rumo à Diamantina via Estrada Real (Caminho dos Diamantes), estimativa de 6 dias para desbravar e apreciar os roteiros turísticos, com possibilidade de estender até 2 dias a mais este roteiro. Distância: +/- 394 Km.

    Dias 25 e 26 - Saindo de Diamantina rumo a Cocais, retornando parcialmente pelo Caminho dos Diamantes, 1 diária para pernoite em Cocais para no dia seguinte iniciar o Caminho do Sabarabuçu. Distância: +/- 307 Km.

    Dias 26 a 28 - Saindo de Cocais e seguindo rumo à Glaura via Estrada Real (Caminho do Sabarabuçu). estimativa de 3 dias para desbravar e apreciar os roteiros turísticos da região. Distância: +/- 160 Km.

    Dia 29 - Saindo de Glaura e retornando a São Paulo via MG-440 / MG-030 / BR-383 / MG-270 / BR-381. Distância: +/- 617 Km.

    => Tempo Estimado de Expedição: 13 Dias.


    => Quilometragem Estimada da Expedição: 2.126 Km.

    Mapas, Planilhas e Documentação Base desta Expedição:

    - Planilhas (Caminho dos Diamantes): Roteiros Planilhados da Estrada Real

    - Planilhas (Caminho do Sabarabuçu): Roteiros Planilhados da Estrada Real

    - Tracklog (Caminho do Sabarabuçu): http://www.estradareal.tur.br/files/...1bb4225a65.gtm

    - Tracklog (Caminho dos Diamantes): http://www.estradareal.tur.br/files/...e1b541cb3c.gpx

    - Documentação Completa (Caminho dos Diamantes): http://www.estradareal.tur.br/downlo...a_completa.pdf

    Objetivo de Abertura de Tópico aqui no Fórum 4x4 Brasil:

    - Troca de informações sobre os Roteiros e os Pontos Turísticos nestas Regiões da Estrada Real;

    - Compartilhar conhecimentos e experiências com outros colegas que já percorreram estes trajetos;

    - Compartilhar fotografias, vídeos e informações dos locais visitados;

    - Relatar as experiências pessoais durante e após esta Expedição neste Tópico.

    Mapa da Estrada Real:

    -mapa-ilustrativo-da-estrada-real.jpg

    4X4 Brasil Razão: Tentanto Ajustar a Formatação do Texto... "Missão Impossível"... Editor HTML com Problemas. Desisto!
    Troller T4 3.0 TDI 2010/2010 ("Novo Parceiro")
    Tracker 2.0 J20A 2007/2008 ("Velha Parceira")


  • #2
    Usuário Avatar de Alexandre Mello
    Entrada
    16/01/2013
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,346
    Agradecimentos: 14
    Partindo de casa rumo a:

    -expedicaoe.r.jpg

    -mapacaminhodosdiamantes.jpg

    -sabarabucu.jpg

    Irei postando informações durante o percurso, conforme a disponibilidade de acesso Wi-Fi.
    Troller T4 3.0 TDI 2010/2010 ("Novo Parceiro")
    Tracker 2.0 J20A 2007/2008 ("Velha Parceira")


  • #3
    Usuário Avatar de jorgeffn
    Entrada
    23/06/2008
    Local
    Diamantina/MG
    Idade
    42
    Posts
    1,862
    Agradecimentos: 45
    Citação Postado originalmente por Alexandre Mello Ver Post
    Partindo de casa rumo a:

    -expedicaoe.r.jpg

    -mapacaminhodosdiamantes.jpg

    -sabarabucu.jpg

    Irei postando informações durante o percurso, conforme a disponibilidade de acesso Wi-Fi.
    Opa... uma boa viagem!!! se precisar de alguma coisa aqui pros lados de BH é só falar....

    passando por Itambé do Mato Dentro não deixe de conhecer o vilarejo de Cabeça de Boi... ele não está no roteiro.. fica a uns 15km de Itambé e vale demais a visita... caso for pernoitar na região lá tem algumas pousadas.. inclusive com mais opções que Itambé.... e até Morro do Pilar a estrada é sensacional!! após Conceição do Mato Dentro também tem alguns vilarejos bem interessantes... apenas atente para a saída para Córregos, porque na região agora tem muito movimento de mineradora (minério de ferro), mas entrando para Córregos o caminho volta a ser tranquilo e os vilarejos são bem bacanas.... o trecho entre Tapera e Itaponhoacanga é onde a estrada fica um pouco ruim.. mas nada demais... e o visual acaba compensando também... enfim, é um caminho bem bacana com muita coisa para curtir!!!
    ah e na volta... na região de Cocais, se tiver tempo, vale a visita a cidade Santa Bárbara e de Catas Altas... são bem próximas a Cocais e com um aspecto histórico bastante interessante!!!

    uma excelente viagem!!!

    abs!!!!
    "Viajar! - mas de outras maneiras: transportar o sim desses horizontes!" J.G.R
    Triton Sport GLS Ex: Niva, Vitara(s), Pajero, Jimny, Troller, Triton GL

  • #4
    Usuário Avatar de Sérgio Bambirra
    Entrada
    19/10/2012
    Local
    Lavras/MG
    Idade
    59
    Posts
    304
    Agradecimentos: 6
    Salve Alexandre!

    Legal o roteiro! Se tiver oportunidade de visitar o santuário do Caraça, recomendo fortemente, inclusive como opção de hospedagem.

    Boa viagem!
    ESMERALDA: verde, bruta e preciosa
    Band longa 84

  • #5
    Usuário Avatar de Alexandre Mello
    Entrada
    16/01/2013
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,346
    Agradecimentos: 14
    Citação Postado originalmente por Sérgio Bambirra Ver Post
    Salve Alexandre!

    Legal o roteiro! Se tiver oportunidade de visitar o santuário do Caraça, recomendo fortemente, inclusive como opção de hospedagem.

    Boa viagem!
    Sérgio, bacana sua sugestão. Certamente visitarei o "Santuário do Caraçá", provavelmente no sábado, segundo meus planos de viagem no Caminho dos Diamantes, quando passarei pelo trecho entre Catas Altas e Santa Bárbara.
    4X4 Brasil

  • #6
    Usuário Avatar de Alexandre Mello
    Entrada
    16/01/2013
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,346
    Agradecimentos: 14
    Citação Postado originalmente por jorgeffn Ver Post
    Opa... uma boa viagem!!! se precisar de alguma coisa aqui pros lados de BH é só falar....

    passando por Itambé do Mato Dentro não deixe de conhecer o vilarejo de Cabeça de Boi... ele não está no roteiro.. fica a uns 15km de Itambé e vale demais a visita... caso for pernoitar na região lá tem algumas pousadas.. inclusive com mais opções que Itambé.... e até Morro do Pilar a estrada é sensacional!! após Conceição do Mato Dentro também tem alguns vilarejos bem interessantes... apenas atente para a saída para Córregos, porque na região agora tem muito movimento de mineradora (minério de ferro), mas entrando para Córregos o caminho volta a ser tranquilo e os vilarejos são bem bacanas.... o trecho entre Tapera e Itaponhoacanga é onde a estrada fica um pouco ruim.. mas nada demais... e o visual acaba compensando também... enfim, é um caminho bem bacana com muita coisa para curtir!!!
    ah e na volta... na região de Cocais, se tiver tempo, vale a visita a cidade Santa Bárbara e de Catas Altas... são bem próximas a Cocais e com um aspecto histórico bastante interessante!!!

    uma excelente viagem!!!

    abs!!!!
    Jorge, muito úteis suas dicas. Certamente não deixarei de conhecer o "Vilarejo de Cabeça de Boi", que como você mesmo referenciou, eu não sabia da existência do mesmo, nem de que possui bons atrativos que valem a pena a visitação.

    Antes de sair de São Paulo - SP, fiz reservas para diárias apenas em Brumadinho e Ouro Preto. Entre Mariana e Diamantina estarei à "caça" de hospedagem, seja em Pousadas ou Campings pela região. Toda sugestão de hospedagem no trecho do Caminho dos Diamantes, certamente é bem vinda.

    Ao chegar hoje pela manhã em Brumadinho, para visitação ao Centro de Arte Contemporânea Inhotim, fiquei surpreso com a grande quantidade de Carretas Basculantes transportando Minério de Ferro por Brumadinho, além das Locomotivas da MRS Logística que até agora à noite passando apitando aqui próximo a Pousada Villa da Serra onde estou hospedado em Brumadinho.

    É antiga esta extração de Minério de Ferro tão próxima a BH?

  • #7
    Usuário Avatar de jorgeffn
    Entrada
    23/06/2008
    Local
    Diamantina/MG
    Idade
    42
    Posts
    1,862
    Agradecimentos: 45
    Citação Postado originalmente por Alexandre Mello Ver Post
    Jorge, muito úteis suas dicas. Certamente não deixarei de conhecer o "Vilarejo de Cabeça de Boi", que como você mesmo referenciou, eu não sabia da existência do mesmo, nem de que possui bons atrativos que valem a pena a visitação.

    Antes de sair de São Paulo - SP, fiz reservas para diárias apenas em Brumadinho e Ouro Preto. Entre Mariana e Diamantina estarei à "caça" de hospedagem, seja em Pousadas ou Campings pela região. Toda sugestão de hospedagem no trecho do Caminho dos Diamantes, certamente é bem vinda.

    Ao chegar hoje pela manhã em Brumadinho, para visitação ao Centro de Arte Contemporânea Inhotim, fiquei surpreso com a grande quantidade de Carretas Basculantes transportando Minério de Ferro por Brumadinho, além das Locomotivas da MRS Logística que até agora à noite passando apitando aqui próximo a Pousada Villa da Serra onde estou hospedado em Brumadinho.

    É antiga esta extração de Minério de Ferro tão próxima a BH?
    Alexandre... BH está cercada de mineração... na região de Brumadinho existem várias mineradoras.. (Itatiaiuçu, Igarapé entre outras cidades próximas)

    Então... Cabeça de Boi vale muito a visita.. é um vilarejo muito simpático.. e como eu disse é tem boas opções de hospedagem... (tem a pousada Vilaarejo do Uriel e da Silvana que é bacana) até te indico pernoitar por lá quando for seguir depois para Diamantina... porque em Conceição do Mato Dentro está bem complicado conseguir hospedagem por causa da mineração que está se instalando lá... eu tive lá em um evento da UFMG semana passada e paguei 150 dilmas numa pousada meia boca.. e foi difícil conseguir. Ou seja.. lá você não vai encontrar boas opções para se hospedar. Agora não sei se está na sua lista... Tabuleiro, que é um vilarejo de Conceição e onde fica a maior cachoeira de Minas (deve ter bastante informação nos lugares que você olhou... já que é um dos grandes atrativos da ER).. lá pode ser que role hospedagem... mas de qualquer forma tem camping... ou seja, é tranquilo. (qualquer coisa lá dá uma parada no Rupestre.. é um restaurante com uma excelente comida e o Gil que é dono pode te dar boas dicas). Nos vilarejos entre Conceição e Serro deve ter algumas pousadas também.. mas não sei como está ocupação por lá (fica próximo a mineração também)

    no mais é isso.. se lembra de algo posto aqui!!!

    boa viagem!!

    abs!!!
    "Viajar! - mas de outras maneiras: transportar o sim desses horizontes!" J.G.R
    Triton Sport GLS Ex: Niva, Vitara(s), Pajero, Jimny, Troller, Triton GL

  • #8
    Usuário Avatar de cezarsantiago
    Entrada
    14/10/2008
    Local
    Lauro de Freitas/Ba/BA
    Posts
    114
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Alexandre Mello Ver Post
    Durante às Férias Parciais em Junho de 2014, juntamente com minha esposa, companheira inseparável de aventuras, sairemos em Expedição pelos seguintes caminhos da Estrada Real:

    => Caminho dos Diamantes (Ouro Preto a Diamantina) Distância: +/- 395 Km (18 Trechos) Estimativa de Tempo: 6 a 8 Dias

    => Caminho do Sabarabuçu (Cocais a Glaura) Distância: +/- 160 Km (7 Trechos) Estimativa de Tempo: 3 Dias

    Dias: 17 e 18 - Saindo de São Paulo via BR-381 (Rodovia Fernão Dias) faremos uma parada para pernoite (1 diária) e no dia seguinte visitaremos o Centro de Arte Contemporânea em Inhotim (Distrito de Brumadinho) Distância: +/- 542 Km.

    Dias 18 a 20 - Saindo de Brumadinho rumo a Ouro Preto, estimativa de 2 diárias para visitação aos principais pontos turísticos no Centro Histórico de Ouro Preto e arredores. Distância: +/- 106 Km.

    Dias 20 a 25 - Saindo de Ouro Preto e seguindo rumo à Diamantina via Estrada Real (Caminho dos Diamantes), estimativa de 6 dias para desbravar e apreciar os roteiros turísticos, com possibilidade de estender até 2 dias a mais este roteiro. Distância: +/- 394 Km.

    Dias 25 e 26 - Saindo de Diamantina rumo a Cocais, retornando parcialmente pelo Caminho dos Diamantes, 1 diária para pernoite em Cocais para no dia seguinte iniciar o Caminho do Sabarabuçu. Distância: +/- 307 Km.

    Dias 26 a 28 - Saindo de Cocais e seguindo rumo à Glaura via Estrada Real (Caminho do Sabarabuçu). estimativa de 3 dias para desbravar e apreciar os roteiros turísticos da região. Distância: +/- 160 Km.

    Dia 29 - Saindo de Glaura e retornando a São Paulo via MG-440 / MG-030 / BR-383 / MG-270 / BR-381. Distância: +/- 617 Km.

    => Tempo Estimado de Expedição: 13 Dias.


    => Quilometragem Estimada da Expedição: 2.126 Km.

    Mapas, Planilhas e Documentação Base desta Expedição:

    - Planilhas (Caminho dos Diamantes): Roteiros Planilhados da Estrada Real

    - Planilhas (Caminho do Sabarabuçu): Roteiros Planilhados da Estrada Real

    - Tracklog (Caminho do Sabarabuçu): http://www.estradareal.tur.br/files/...1bb4225a65.gtm

    - Tracklog (Caminho dos Diamantes): http://www.estradareal.tur.br/files/...e1b541cb3c.gpx

    - Documentação Completa (Caminho dos Diamantes): http://www.estradareal.tur.br/downlo...a_completa.pdf

    Objetivo de Abertura de Tópico aqui no Fórum 4x4 Brasil:

    - Troca de informações sobre os Roteiros e os Pontos Turísticos nestas Regiões da Estrada Real;

    - Compartilhar conhecimentos e experiências com outros colegas que já percorreram estes trajetos;

    - Compartilhar fotografias, vídeos e informações dos locais visitados;

    - Relatar as experiências pessoais durante e após esta Expedição neste Tópico.

    Mapa da Estrada Real:

    -mapa-ilustrativo-da-estrada-real.jpg

    Boa viagem! Pretendo fazer a estrada real em janeiro no sentido Diamantina-Ouro Preto, saindo de Salvador/Ba.
    Vai postando as dicas e as fotos.
    Acompanhado sua expedição.
    Cezar - Trinton Gls - Ex TR4

  • #9
    Usuário
    Entrada
    20/08/2011
    Local
    ARARAS/SP
    Idade
    58
    Posts
    1,077
    Agradecimento: 1
    Fala Alexandre, como está a expedicao? Estamos aguardando mais fotos heim?
    Eu fiz a estrada real (caminho velho e diamantes) em janeiro de 2012, foi muito bom, mas um pouco corrido, tinhamos apenas 10 dias. Nao deu para conhecer muito as maravilhas da natureza e nos dedicamos mais nos fatos historicos de todo o trecho, pois o meu zequinha estava vendo essa historia na escola.
    Estou acompanhando o nivel dos rios no pantanal e se as estradas se mantiverem intransitaveis, vou cancelar a viagem e refazer um trecho da estrada real, nao um trecho muito grande, pois eu vou querer explorar um pouco mais os lugares que nao deu para ir no passado. Por isso vou contar com os seus detalhados e valiosos relatos ok. Abraços e curtam muito.

  • #10
    Usuário Avatar de Alexandre Mello
    Entrada
    16/01/2013
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,346
    Agradecimentos: 14
    Citação Postado originalmente por paulosergio Ver Post
    Fala Alexandre, como está a expedicao? Estamos aguardando mais fotos heim?
    Eu fiz a estrada real (caminho velho e diamantes) em janeiro de 2012, foi muito bom, mas um pouco corrido, tinhamos apenas 10 dias. Nao deu para conhecer muito as maravilhas da natureza e nos dedicamos mais nos fatos historicos de todo o trecho, pois o meu zequinha estava vendo essa historia na escola.
    Estou acompanhando o nivel dos rios no pantanal e se as estradas se mantiverem intransitaveis, vou cancelar a viagem e refazer um trecho da estrada real, nao um trecho muito grande, pois eu vou querer explorar um pouco mais os lugares que nao deu para ir no passado. Por isso vou contar com os seus detalhados e valiosos relatos ok. Abraços e curtam muito.
    Grande Paulo Sérgio... Precisamos em Julho marcar algum Passeio com Pernoite e com Churrasco para conversarmos bastante pessoalmente sobre esses assuntos...

    Eu havia observado pela sua página no Facebook que você havia feito o Caminho Velho e o Caminho dos Diamantes... Aliás, sua página no Facebook é uma inspiração para mim... Fico admirando suas fotos em suas diversas Expedições Brasil afora... Um dia chego lá...

    Caminho Velho conclui apenas uma parte dele, parando em Carrancas - MG. Me dediquei muito a outra cidade daquele circuito, São Thomé das Letras, onde explorei todas as Cachoeiras, Grutas, Montanhas, Rios e demais Atrações Rurais da Região do Circuito das Águas em STL.

    Estou em Brumadinho, +/- 60 Km de Belo Horizonte, para agradar a "Patroa" que estava ansiosa para conhecer o Centro de Arte Contemporânea Inhotim, lugar fantástico, valeu a pena ter parado por aqui ontem, antes de seguir daqui a pouco rumo a Ouro Preto.

    Site do Instituto Inhotim: Inhotim

    Fiquei na Pousada Villa da Serra: Booking.com: Pousada Villa da Serra , Brumadinho, BR - 65 Opiniões dos hóspedes . Reserve já o seu hotel!

    Esta Pousada é um Sítio, com amplo espaço, jantar típico mineiro, bem rústico preparado no fogão à lenha, com aquele tempero mineiro delicioso. Se vier para estas bandas, vale a pena ficar por aqui, até mesmo porque não existem tantas pousadas pela região.

    Estava comentando com a "Patroa" sobre um possível cancelamento da sua Expedição Pantanal Sul por causa das chuvas intensas na região... Fato muito triste, pois estava a fim de acompanhá-lo nessa, não fosse a Copa do Mundo da Fifa 2014 ter atrapalhado os planos de férias meu e dela, onde tivemos de antecipar, fato que culminou nesta Expedição Estrada Real: Caminho dos Diamantes e do Sabarabuçu.

    Vamos combinar algo para Julho...

    Abraços!

  • #11
    Usuário Avatar de Alexandre Mello
    Entrada
    16/01/2013
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,346
    Agradecimentos: 14
    Citação Postado originalmente por cezarsantiago Ver Post
    Boa viagem! Pretendo fazer a estrada real em janeiro no sentido Diamantina-Ouro Preto, saindo de Salvador/Ba.
    Vai postando as dicas e as fotos.
    Acompanhado sua expedição.
    Cezar, estou fazendo o inverso: Ouro Preto a Diamantina por ter saído de São Paulo.

    No seu caso, saindo de Salvador o melhor é fazer mesmo no sentido oposto: Diamantina a Ouro Preto.

    Reserva 1 dia a mais para "esticar" até Brumadinho e conhecer o Centro de Arte Contemporânea Inhotim, que fica +/- 110 Km de Ouro Preto. Mesmo que não curta Arte Contemporânea, o lugar é muito bonito em sua Arquitetura e Paisagismo, com muitas atrações para passar o dia todo por lá.

  • #12
    Usuário Avatar de Alexandre Mello
    Entrada
    16/01/2013
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,346
    Agradecimentos: 14

    Post 1º e 2º Dias: Inhotim / Brumadinho - Fotos e Descritivo dos Locais Visitados.

    Resumo do 1º e 2º dia dos deslocamentos em Inhotim (Centro de Arte Contemporânea) e Brumadinho, rumo a Ouro Preto.

    Placa na Rodovia indicando acesso a Inhotim:
    -01-placa-inhotim.jpg

    Visitação ao Centro de Arte Contemporânea (Inhotim):
    -02-instituto-inhotim.jpg
    Infelizmente, foram tiradas poucas fotos, pois a grande maioria das Obras de Arte Contemporânea e suas Galerias possuem restrições a fotografias.

    Chalés da Pousada Villa da Serra em Brumadinho.
    -03-pousada-villa-da-serra.jpg
    Pousada localizada em um Sítio, com amplo espaço, boa piscina e um delicioso jantar típico mineiro, preparado ao forno à lenha, pois em Brumadinho não existem opções decentes para alimentação no Centro da cidade, sem infraestrutura alguma para receber turistas, embora muitos estrangeiros visitem o Instituto Inhotim.

    Estátua da Índia segurando um Bezerro na entrada da Fazenda Flor da Índia, na rodovia que liga a Sede do Município de Brumadinho ao Distrito de Aranhas.
    -05-fazenda-flor-da-india.jpg -06-fazenda-flor-da-india.jpg

    Serra da Moeda, seguindo rumo ao "Topo do Mundo", local onde são realizados saltos de Paraglider e Asa Delta, situado no topo da Serra da Moeda, a 1.450m de Altitude.
    -07-serra-da-moeda.jpg -08-serra-da-moeda.jpg

    Vista do alto do "Topo do Mundo", com a Lagoa dos Ingleses, Município de Nova Lima ao fundo e das Torres de Telecomunicações.
    -09-lagoa-dos-ingleses-nova-lima.jpg -10-topo-do-mundo-brumadinho.jpg

    Chegamos hoje às 16h em Ouro Preto e estamos aproveitando a noite no Centro Histórico. Amanhã faremos os circuitos culturais históricos no centro e na sexta-feira iniciaremos efetivamente o Caminho dos Diamantes.
    4X4 Brasil
    Troller T4 3.0 TDI 2010/2010 ("Novo Parceiro")
    Tracker 2.0 J20A 2007/2008 ("Velha Parceira")


  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Estrada Real: Caminho dos Diamantes + Caminho Velho
      Por Waldir Carlos no fórum Relatos de Viagem
      Respostas: 484
      Última resposta: 02/04/2018, 20:03
    2. Estrada Real - caminho Velho
      Por machmar no fórum Trilhas
      Respostas: 6
      Última resposta: 08/05/2014, 13:00
    3. Respostas: 1
      Última resposta: 28/04/2014, 10:50
    4. Estrada Real ( Caminho Velho)
      Por mauricio tracker no fórum Passeios
      Respostas: 2
      Última resposta: 28/08/2013, 15:52
    5. Expedição América do Sul - A caminho do Ushuaia
      Por Julio Hermes no fórum Planejamento
      Respostas: 9
      Última resposta: 20/10/2011, 10:27

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade