x
Convex Datacenter
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 45
  • #1
    Usuário
    Entrada
    04/01/2014
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    47
    Posts
    167
    Agradecimento: 1

    Cool Expedição Brasília - Alter do Chão (via MT-322 via Xingu) - Transpantaneira ago/2014




    No final de julho até meados de agosto 2014 planejo sair de Brasília, subir a BR-158 até entrar na MT-322, que passa por dentro da Reserva Indígena do Xingu, até Peixoto de Azevedo, para continuar subindo via BR-163 até Itaituba, pegar uns 90Km de Transamazônica e seguir até Alter do Chão.

    Nessa época as chuvas diminuem e formam-se praias no Tapajós, tidas como umas das mais belas do Brasil: vejam aqui

    Ficar por lá uns dias, jiboiando.

    Voltar via BR-163 até Cuiabá, Poconé e aí fazer a Transpantaneira (MT-060) até Porto Jofre (120 pontes de madeira e 145Km de extensão), e então retornar a Brasília.

    Planos para 26 de julho a 17 de agosto 2014: 23 dias. Total de aprox. 6.500 Km.

    Sugestões e/ou adeptos? Alguém já fez parte do percurso e tem dicas?

    Valeu!

    []s
    Piotrek
    Vendo minha Pajero Full TDI 3.2 HPE 4p BF Goodrich AT 2005
    Brasília-DF

  • #2
    Usuário Avatar de titanium
    Entrada
    16/07/2009
    Local
    ---/DF
    Posts
    3,667
    Agradecimentos: 65
    Na época de seca a estrada fica com muito pó, o que complica um pouco a visibilidade em comboios grandes.

    Mas Ótimo percurso!
    --
    Viajar é bom e necessário!

  • #3
    Usuário
    Entrada
    04/01/2014
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    47
    Posts
    167
    Agradecimento: 1
    Pois é, Titanium, por isso que vou no final de julho até meados de agosto. Porque ainda está longe de ser a época de seca brava.

    Setembro e outubro é quando de fato fica seco. Fiz longas pesquisas sobre isso, inclusive com base em pesquisas acadêmicas empíricas.

    O ideal é meio-termo. Não tão seco pra não prejucar comboio e detonar os veículos com poeira em demasia. E tampouco mto molhado pra ficar atolado 80% do tempo - a não ser que essa seja a aventura buscada

    Galera: sugestões? dicas? alguém anima?

    abs
    Piotrek
    Vendo minha Pajero Full TDI 3.2 HPE 4p BF Goodrich AT 2005
    Brasília-DF

  • #4
    Usuário
    Entrada
    17/10/2010
    Local
    Curitiba e Brasília/PR
    Idade
    69
    Posts
    141
    Agradecimentos: 0
    Pilotarei,
    Tem a planilha do percurso com Km por dia, etc?
    abs
    Hilux CD 4X4 (14/15)

  • #5
    Usuário
    Entrada
    15/01/2014
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    8
    Agradecimentos: 0
    Olá, pessoal!
    Conheço um pouco do Mato Grosso. Mês de agosto, é mês de desgosto...secura e mais queimadas e queimadas...Mato Grosso continua sendo o campeão nesse item. Um percurso dessa envergadura precisa ser bem estudado, mesmo porque há safra e entressafras, com grande movimentação de caminhoneiros carregados de grãos ou de insumos...Talvez seja melhor estudar os meses de junho e julho, inclusive melhores para a transpantaneira que conheço bem. Agosto, repito, é mês de desgosto por lá, podem crer! Para meu jeep, 60km/h, seria cruel, mas para outras marcas 4x4 avançadas em termos de comodidade e velocidade, é uma aventura e tanto! Boa parte desse trajeto proposto eu fiz de fusca, sem grandes contratempos...

  • #6
    Usuário
    Entrada
    04/01/2014
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    47
    Posts
    167
    Agradecimento: 1
    Ótima contribuição, Zaraba!

    Minha pesquisa levou mais em conta a formação de praias em Alter do Chão, às margens do Tapajós. O mês de maio é qdo as águas estão mais cheias - e as cabanas em Alter do Chão ficam submersas em águas. Aí o nível do rio vai diminuindo gradualmente. Agosto já têm praias. Os melhores meses para Alter do Chão são agosto, setembro, outubro e novembro.

    Mas tendo em vista tua experiência com MT e Transpantaneira, eu tenho disponibilidade para, ao invés de partir de BSB no dia 26 de julho, sair uma ou no máximo duas semanas antes. Ou seja, posso sair no dia 19 de julho ou quem sabe no dia 12 de julho - e ver a semi-final e final da Copa já na estrada, em bares e/ou postos de abastecimento.

    Dessa forma, eu conseguiria antecipar em 15 dias a proposta anterior - fazendo praticamente todo o percurso no mês de julho. Que tal? Mas eu apenas faria essa modificação se vc achar que é extritamente necessária. Do contrário, corremos o risco de chegar em Alter do Chão e não terem formado as lindas praias de areia nas margens do Tapajós.

    Por isso, precisamos fazer o cálculo do meio, equilibrado, para que consigamos desfrutar tanto de Alter do Chão, como da Transpantaneira, sem que, contudo, tenhamos experiências prejudicadas.

    Sobre Transpantaneira, dê-nos mais dicas, por favor! (além de fotos, se tiver) Toda e qquer dica é bem-vinda!!! P.ex.: quanto tempo para o percurso. Quais riscos (além de animais na pista). O que levar (de peças) etc.

    Sobre MT, quais tuas dicas, principalmente sobre a MT-322 (vc já passou por lá? -- sei que já asfaltaram uns 80Km dela e os indígenas conseguiram um acordo em abril/2013 para que dentro da R.I.Xingu apenas cascalhem). E sobre a BR-163, dicas?

    E.Mac; bora!! Não tenho planilha ainda, não. Agora em fev. vou pro Jalapão - e pra essa tenho sim o roteiro montado. Para a viagem a Alter do Chão e Transpantaneira estou aos poucos fazendo a rota e pesquisas, com base em leituras e feedback da galera.

    Mas, grosseiramente falando, daria média de 340Km/dia. Sendo que dos 23 dias, 4 dias inteiros seriam sem rodar NADA. Só jiboiando em Alter do Chão pra recarregar as baterrias humanas. (ou 3 dias em Alter e 1 no Pantanal - enfim, a estudar/conversar) E, claro, em dias de estradas melhores, podemos percorrer mais Kms e, em outras, fazer mais devagar, para observar a fauna e a flora; tirar fotos, filmar. Vou levar máquina, filmadora de veículo - e sou fissurado por natureza, bem como por nascer e pôr-do-sol, pq têm as melhores cores do dia e os melhores sons da natureza.

    A rota inicial projetada é esta aqui: http://goo.gl/maps/H3Ddk

    Zaraba, E.Mac e demais, o que dizem?

    abs
    4X4 Brasil
    Piotrek
    Vendo minha Pajero Full TDI 3.2 HPE 4p BF Goodrich AT 2005
    Brasília-DF

  • #7
    Usuário
    Entrada
    20/08/2011
    Local
    ARARAS/SP
    Idade
    58
    Posts
    1,077
    Agradecimento: 1
    Bom dia, acabo de chegar desse roteiro. A MT 322 tinha um pouquinho de lama, nada assustador, nada de asfalto, e uma balsa de 70,00 por carro cobrado pelos indios. Na hora que entra na br 163 tambem tranquilo, só lembrando o que nosso amigo aí em cima disse, nao era epoca de safra, portanto o movimento nao era tao grande assim. A transamazonica entre Itaituba e Ruropolis está em boas condicoes (as chuvas ainda nao acabaram com ela).
    Alter do Chao realmente é lindissimo, ainda havia muita praia para desfrutar.
    Nao passei na transpantaneira dessa vez, mas fui em julho/13 e realmente é uma época onde a estrada está bem preservada, mas qualquer garoa faz dela um quiabo e escorrega mesmo. Depois de uns 2 ou 3 sustos voce acaba acertando a mao e o pé.
    Nao aconselho a ficar no hotel em porto jofre, Carissimo e pouco servico. Ficaria em uma pousada a 40 km de porto jofre, nao me lembro o nome, mas é encostado no rio pichaim, passando a ponte voce ja ve ela, extremamente simpatica e bem mais em conta e aconchegante. Vou organizar as mais de 2.000 fotos e postarei algumas aqui para voce ter uma ideia de como estava o roteiro.

  • #8
    Usuário
    Entrada
    04/01/2014
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    47
    Posts
    167
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por paulosergio Ver Post
    Bom dia, acabo de chegar desse roteiro. A MT 322 tinha um pouquinho de lama, nada assustador, nada de asfalto, e uma balsa de 70,00 por carro cobrado pelos indios. Na hora que entra na br 163 tambem tranquilo, só lembrando o que nosso amigo aí em cima disse, nao era epoca de safra, portanto o movimento nao era tao grande assim. A transamazonica entre Itaituba e Ruropolis está em boas condicoes (as chuvas ainda nao acabaram com ela).
    Alter do Chao realmente é lindissimo, ainda havia muita praia para desfrutar.
    Nao passei na transpantaneira dessa vez, mas fui em julho/13 e realmente é uma época onde a estrada está bem preservada, mas qualquer garoa faz dela um quiabo e escorrega mesmo. Depois de uns 2 ou 3 sustos voce acaba acertando a mao e o pé.
    Nao aconselho a ficar no hotel em porto jofre, Carissimo e pouco servico. Ficaria em uma pousada a 40 km de porto jofre, nao me lembro o nome, mas é encostado no rio pichaim, passando a ponte voce ja ve ela, extremamente simpatica e bem mais em conta e aconchegante. Vou organizar as mais de 2.000 fotos e postarei algumas aqui para voce ter uma ideia de como estava o roteiro.
    Wow, que bacana, Paulo Sérgio!!!!

    Então parece-me que ir em julho pode ser uma boa, pq existe chance boa de a maré estar mais baixa no Tapajós e pegar praias em Alter do Chão!

    Se vc tiver dicas de onde abastecer (e onde NÃO abastecer) no trajeto; de onde dormir (e onde NÃO dormir), bem como no trecho subindo até Alter do Chão, bem como no trecho pra baixo da MT-322, sentido Cuiabá, e na região da Transpantaneira. A pousada a que vc se refere próxima ao Rio Pichaim é ao sul de Porto Jofre?

    Se tiver mais dicas, bem como de quais equipamentos e/ou peças vc recomendaria eu levar, ficarei muito grato!!

    Além de fotos de ambos os trajetos e locais.

    Valeu mesmo! abração
    Piotrek
    Vendo minha Pajero Full TDI 3.2 HPE 4p BF Goodrich AT 2005
    Brasília-DF

  • #9
    Usuário
    Entrada
    15/01/2014
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    8
    Agradecimentos: 0
    O Paulo Sérgio tem razão. A MT-322 eu conheci como BR-080, até um trecho um pouco acima de Matupá, na época, bem ruim, com atoleiros monstros. Hoje é diferente. O governo do Estado lançou obras de pavimentação de Matupá até o Xingu, entre 180 e 190 kms de extensão. Devem estar em obras, o que eleva o nível de dificuldades, se essa é a meta. Quanto ao Pantanal (100 km de Cuiabá a Poconé, asfalto) e daí até Porto Jofre, são 145kms de terra batida, sem mistérios, sendo que em julho as águas já estão mais baixas. Agosto e setembro também são ótimos. Em julho, principalmente no início, pode ocorrer uma frente fria da Argentina, caindo drasticamente a temperatura (já peguei temperaturas abaixo de 10 graus), uma chuva fina e que transforma trechos da estrada em pistas bem escorregadias, como bem frisou Paulo Sérgio. De julho em diante, a vantagem é o avistamento maior de animais silvestres, principalmente milhares de jacarés nos corixos, pequenas represas formadas pelas cheias. Infelizmente, ninhais, enfim o que vc já deve ter visto em vídeos e fotos. A construção da Barragem do Manso, um crime contra este santuário ecológico, mudou muito a paisagem pela contenção das cheias tão necessárias àquele ecossistema. Não sei como está a manutenção das inúmeras pontes de madeira que interligam os corixos, mas com certeza devem melhorar por causa da Copa. Não tem mistério na Transpantaneira. Vale a pena fazer esse trajeto, inclusive prestando atenção na observação do Paulo sobre os serviços daquele hotel de Porto Jofre. Melhor acampar, tendo o cuidado de escolher um local seguro para não ter surpresas de visitas indesejáveis de alguns animais. Em Mato Grosso, como em muitos lugares turísticos do Brasil, não se explora o turismo em si, mas o turista! De resto, é curtir!

  • #10
    Usuário
    Entrada
    04/01/2014
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    47
    Posts
    167
    Agradecimento: 1
    Vamos ver as fotos que o Paulo Sergio posta aqui, Zaraba, para termos notícias atualizadas das condições da MT-322. No YouTube tem vários vídeos sobre o asfaltamento de parte da MT-322. Mas a maior parte continua terra batida. abs!
    Piotrek
    Vendo minha Pajero Full TDI 3.2 HPE 4p BF Goodrich AT 2005
    Brasília-DF

  • #11
    Usuário
    Entrada
    20/08/2011
    Local
    ARARAS/SP
    Idade
    58
    Posts
    1,077
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Piotrek Ver Post
    Vamos ver as fotos que o Paulo Sergio posta aqui, Zaraba, para termos notícias atualizadas das condições da MT-322. No YouTube tem vários vídeos sobre o asfaltamento de parte da MT-322. Mas a maior parte continua terra batida. abs!
    Desculpe a demora, é que eu nao me encontro no Brasil. Retorno dia 09-02 e entao lhe postarei as fotos ok. Grande abraco.

  • #12
    Usuário Avatar de Marcos_sc
    Entrada
    13/03/2011
    Local
    Maringá/PR
    Idade
    51
    Posts
    418
    Agradecimento: 1
    Esta viagem é um sonho de consumo!...

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Alter do Chão
      Por Bandinho no fórum Planejamento
      Respostas: 28
      Última resposta: 26/02/2022, 20:31
    2. Respostas: 16
      Última resposta: 17/08/2014, 10:36
    3. Respostas: 24
      Última resposta: 11/02/2014, 21:36
    4. Expedição Machu Picchu 2014
      Por thiago.correia no fórum Passeios
      Respostas: 11
      Última resposta: 11/02/2014, 21:29
    5. Expedição Transpantaneira 2011 - Quem vai?!
      Por alfonse leite no fórum Planejamento
      Respostas: 392
      Última resposta: 30/12/2012, 17:06

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade