Fala Geovani, cometi um erro no texto
Na verdade essas cidades (San Cristóbal, Culpina, Alota) ficam na Bolívia
Bom dia,
Moro na Venezuela a 5 anos, e realmente é uma bosta o goverto. Mas sobre o boicote nao concordo.
A Venezuela é linda, muitos lugares bonitos, praias, montanhas, até neve tem!!...nao acho justo incentivar um boicote ao turismo por causa do Governo, penso ao contrario!!! venham sim!!!! devido ao cambio paralelo o turismo aqui é baratisssimo!!! muito mais barato que em qualquer parte da america latina!!..
Abs
Thiago
Fala Thiado
A intenção do tópico não foi fazer campanha contrária à Bolívia ou Venezuela. Minha intenção foi alertar sobre uma prática da polícia boliviana na fronteira da Bolívia com o Brasil que poderia prejudicar aos brasileiros quem viessem de carro. A Bolívia tem lugares espetaculares, é um país muito barato para viajar, e tanto é que estou indo para a Bolívia no Carnaval.
Sou contra boicotar um país por causa de diferenças de ideologia política. Boicotes desse tipo, como os boicotes econômicos a vários países, só prejudicam o povo e os mais pobres, os ricos e governantes sempre dão um jeito de se safar. O turismo gera empregos e renda e ajuda o povo local. Quem já visitou lugares pobres do Nordeste Brasileiro, do Norte da Argentina e do Atacama sabe do que estou falando.
Eu já estive na Venezuela (Caracas, Isla Margarita e Los Roques) e adorei. Os venezualos são 10 e os lugares são incríveis. Penso em voltar algum dia e conhecer melhor Los Roques e outros lugares que tenho pesquisado na internet.
A miséria para mim, não é exótica e nem merece ser visitada...Tem de ser combatida.
No Rio de Janeiro, há agora grupos que exploram passeios a favela, para estrangeiros....ridiculo, pois eles saem de lá com a visão pior do que a que ja existe do nosso pais lá fora. Tenho muito contato com estrangeiros, que inclusive ja fizeram esse "passeio" e vi o quanto ficaram horrorizados com o que viram.Chega a ser vergonhoso os comentários que fazem....Sou contra visitar a miséria e a pobreza e achar que estou ajudando!
Prezado Vicente;
Se não foi sua intenção boicotar a Bolivia, é minha a intenção, e me perdoe o radicalismo, mas visitar fazendo turismo lugares como Bolivia, Venezuela, Cuba e até certos lugares do nordeste brasileiro, sob minha ótica, é sim alienação.
Os pobres, miseráveis, desvalidos e afins, não lucram nada com isso...nada mesmo...e é minha maneira de protestar contra esses governos corruptos e bandidos, é não fazer turismo nesses lugares.
A Venezuela vive uma situação tão estapafurdia e ridicula, que as pessoas se vem impelidas a fazer escambo, pois faltam produtos de todos os generos, desde alimenticios, até de higiene pessoal e o cara que manda lá e seus asseclas fingem que está tudo bem. Ridiculo!!
Sobre aquele indio ignorante e mafioso da bolivia, nem vou falar nada, porque só paises como o Brasil, apoiam um cara que defende por debaixo dos panos a produção de narcóticos e explora seu povo com promessas que nunca cumpre.
Vá a Bolivia....mil vezes se assim o desejar....mas que é alienção...é!
Quanto ao nordeste brasileiro, nós podemos fazer algo, colocando lá em Brasilia, gente com vontade de resolver, que acabe com politicas paternalistas(bolsa-familia), que só servem para comprar votos de maneira legalizada....imoral e indecente....mas legalizada.
Vicente,
estive na Bolivia de carro neste inicio de ano.
Entrei por Puerto Suarez (Corumbá do lado Brasileiro) e passei por Sta Cruz, Samaipata, Cochabamba e La Paz.
Sai por Desaguadero para o Peru.
Na fronteira passamos pela emigração normalmente no lado brasileiro e depois no lado boliviano.
Depois já no lado boliviano, por estarmos de carro tivemos de passar na policia boliviana para tirar a permissão para deslocamento com carro no território boliviano (ou algo similar).
Foi tranquilo, tirando o fato do policial no final pedir 50 bolivianos de "taxa".
Na saída da Bolivia em Desaguadero, vc informa que está deixando o pais de carro e tudo bem.
A Bolivia é um país pobre mas de paisagens muito bonitas.
Para mim o maior problema para viagens de carro para lá é o fato de ficar sem a cobertura do seguro do carro.
Vicente
Voltando ao planejamento.
Estou pesquisando a algum tempo, e não sabia dessa questão da camada fina de sal "no meio" do salar, tinha visto a questão dos olhos de água.
Gostei bastante do trajeto desses europeus (fim da página) Minus 14 on Salar de Uyuni - Moglander's Travels
Meu roteiro por enquanto é o seguinte: Vou sair de Calama (ou mais próximo se descobrir hospedagem) até São Pedro de Quemes - Hotel de Pedra Tayka.
Depois o caminho dos europeus até cidade uyuni
Outro dia desço pela rota 5, 701 e sigo por essa rota Wikiloc - Tour 3 Dias por Uyuni trilha - Uyuni, Potosí (Bolivia)- GPS track
Acho que vou ficar no abrigo da laguna colorada devido a proximidade do gueiseirs. Mas acredito que não seja apenas um e sim vários. Habilita as fotos do google earth desse -22°16'0.63", -67°48'51.27" , se postaram no lugar certo parece arrumadinho.
Vc já tem roteiro?
Abraço
Sim existe esse problema, geralmente não é perigoso na época seca pois as trilhas dos carros são bem marcadas, o problema é na chuva, quando fica uma fina camada de água.
Além disso, essa água é super salgada e quando seca pode entupir a entrada de ar para o radiador (parte externa) que para de funcionar e o motor funde. Então os caras por lá protegem com plástico a parte dianteira do veículo.
veja as fotos aqui * 10º Dia ? 28/12/2009 (Uyuni -> Alota) | Viajando de Carro - Liberdade para conhecer novos lugares
Bacana, de Unimog é moleza :)
Geovani, esse hotel é bacana eu dei uma pesquisada, na ida para Uyuni eu não faria esse caminho, seguiria até Vila San Martin, Chuvica e depois subiria pelo salar (coloca no Google), explico, essa é a rota mais comum, como a do 2º link que vc postou (tour 3 dias por Uyuni....) e mais movimentada. Alem disso dependendo da época do ano é impossível passar por causa do excesso de água, se for entre abril e novembro é a época de seca.
Essa rota é mesma a que eu vou fazer até a Laguna Verde. Saio de Uyuni e sigo 5, depois pego a 701 passando por San Cristóbal, Culpina K, Villa Alota, Lagunda Hedionda e sigo ao sul. Vou ficar no Hotel Tayka Del Desierto ( US$ 100 a diária GPS -21.844272,-68.040079 ) Esse hotel fica entre a Laguna Hedionda e Colorada. O abrigo da colorada é bastante precário e desanimei de ficar por lá. NO 2º dia, do hotel vou seguir essa mesma rota (do link, tour de 3 dias...) até a laguna verde e voltar ao Hotel no final da tarde. No 3º dia faço hotel-Uyuni-Sucre.
Meu roteiro será
1º dia - Sucre-Potosí-Uyuni (por do sol no Salar, passeio noturno no salar)
2º dia - Uyuni (Salar de Uyuni, Isla del Pescado se tiver acesso)
3º dia - Uyuni - Hotel Tayka Del Desierto (se o salar estiver seco, o q será difícil, vou cortar pelo Salar)
4º dia - Hotel Tayka del Desierto - Laguna Colorada - Gêiseres - Laguna Verde - Hotel Tayka
5º dia - Hotel - Uyuni - Potosí - Sucre
Vicente
Acredito que a maiorrrr parte do salar seja sólida. Olhando de pertinho as imagens de satélite é possível ver muito caminhos dentro do salar, pra tudo que é lado. Tô loco pra me encrencar :twisted:
Mas devido ao link dos "atolados" fiquei sabendo da cueva de las galaxyas. Não tem muita informação a respeito, o que encontrei, diz ser algo único - uma caverna subaquática pre-histórica. Vou tentar descobrir mais a respeito pra ver se vale a pena conhecer.
Também dos links que vc postou, tem um mapa. Se tiver combustível em todos locais marcados ali, duvido, tá muito tranquilho.
* 11º Dia ? 29/12/2009 (Alota/Bolívia -> San Pedro de Atacama/Chile ? Paso Hito Cajón) | Viajando de Carro - Liberdade para conhecer novos lugares
Sabe que o melhor horário dos gueisers é no raiar do sol né?
PS: Te achei nos mochileiros hoje. 2- Muito bom teu blog, peguei várias informações do atacama lá.:curtir:
Abraço
Com certeza é sólida, como disse se vc for na época de seca é tranquilo ir seguindo as marcas das trilhas... mas se chover apaga tudo com aquela camada de 10cm de água.
Eu vi esse mapa também... agora ter combustível em todos não sei.. pelo que já li em San Cristóbal e Vila Alota tem posto de combustível.
Sim é o que dizem, inclusive todos os passeios "turísticos" tentam chegar lá antes do sol raiar. Para mim será complicado, porque entre o Hotel e os geiseres são 50km de estrada de chão e/ou deserto (que não sei o estado das estradas).
Valeu, eu também "frequento" aquele site, bem legal para informações de viagem. Depois deixa um recado lá no blog. :curtir:
Segue trajeto que pretendo fazer vermelho e verde na ida ao hotel, azul e vermelho na volta.
Anexo 450950
PAra ir para a Bolivia vc tem que tomar vacina de febre amarela,
Para dirigir, pode usar sua carteira de motorista do brasil
Impressão ou vc diminuiu o roteiro? (essa imagem ta bem pequena)