x
Convex Datacenter
Página 4 de 23 PrimeiroPrimeiro 1234567891011121314 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 37 a 48 de 269

Tópico: Jalapão - 2014

  • #37
    Banido
    Entrada
    04/02/2013
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    544
    Agradecimentos: 0

    Minha opinião.




    Voltando ao assunto PY;

    Questão de Lógica;

    De que adianta o PY se você não o pode usar legalmente. Você gosta de adrenalina, né? Vai usar malocado? Toda vez que ver a Federal ou a Militar vai enfiar embaixo do banco? Imagina que você compra e pega um federal CAXIAS pela frente e apreende seu radinho novinho e carinho... ou você compra e leva dois anos para fazer a prova.
    O primeiro passo antes de se pensar em comprar um PY é você se legalizar, o custo é baixo, o chato é se submeter a prova; mas não tem outro jeito. Tem estado que só deve ter prova uma vez a cada dois anos, portanto o mais importante é fazer a prova.
    Ontem me inscrevi na de OUTUBRO aqui no Rio, só tem em outubro e depois mais nenhuma e sem garantias de que a inscrição vai ser aceita.
    Com relação a usabilidade, é mais simples que usar smartfone ou tablet. Portanto não vai ser um PY que vai te dar uma rasteira.

  • #38
    Usuário
    Entrada
    18/09/2012
    Local
    Teresópolis/RJ
    Idade
    52
    Posts
    520
    Agradecimentos: 0
    Acho legal toda essa preocupação, mas se foram 30 motos sem rádio, não é possível que precisemos!
    Parece até que vamos fazer o Camel Trophy!
    Jalapão não tem mistério, não tem gente e não tem tanta areia assim!
    Em vários lugares o celular funciona.
    Acho até válido o talk about (já usei muito fazendo trilha). O problema é o alcance.
    Ex Pajero GLS-B Diesel 94, Ex Defender 200 TDi 1992, Ex Nissan Frontier Serrana 2004 e atual Pajero Sport V6 2001 Automática.

  • #39
    Usuário
    Entrada
    02/02/2013
    Local
    Montes Claros/MG
    Posts
    1,469
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por GLMedina Ver Post
    Acho legal toda essa preocupação, mas se foram 30 motos sem rádio, não é possível que precisemos!
    Parece até que vamos fazer o Camel Trophy!
    Jalapão não tem mistério, não tem gente e não tem tanta areia assim!
    Em vários lugares o celular funciona.
    Acho até válido o talk about (já usei muito fazendo trilha). O problema é o alcance.
    Como disse anteriormente (E o Medina confirmou), Jalapão não é o fim do mundo. Se a gente fosse fazer a BR-319 (Porto Velho - RO/Manaus - AM), eu até estaria MUITO mais preocupado.

    Eu levantei a bola do PY, mas eu mesmo não tenho certeza de que vou comprar um pra mim. Sei lá...acho um investimento "alto" para usar durante 5 dias... eu sei lá qdo vou precisar de novo. Um Px pelo menos posso ouvir as frequencias dos caminhoneiros e saber onde tem "puliça" e congestionamentos...ou seja, é muito mais útil pra mim...

    enfim...acho que cada um é cada um...compra quem quiser e faz a prova quem quiser tb...

    A idéia da comunicação é apenas para não ter que parar sempre que tiver que decidir uma coisa ou um caminho. Não achei que íamos num comboio tão grande assim que um talk about num iria resolver...rsrs

    Acho que tem que ser um passeio e não uma expedição/competição...ou seja, algo mais relax

    Enfim...mas como disse lá no início do tópico, é o Medina que manda! Afinal, a viagem é "dele" e estamos de "carona"...


    Abs

    Wald
    DEFENDER 90 CSW/2001 "AMORZÃO"

  • #40
    Banido
    Entrada
    04/02/2013
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    544
    Agradecimentos: 0
    Galerinha;

    Eu não estou dizendo que todos tem que ter PY para ir. Com certeza alguém já deve ter. O que estou divagando é sobre quem vem antes, o ovo ou a galinha, ou seja se o hardware ou se a autorização para te-lo. Somente isto... LOL

  • #41
    Banido
    Entrada
    26/09/2011
    Idade
    44
    Posts
    282
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Waldmartins Ver Post
    Como disse anteriormente (E o Medina confirmou), Jalapão não é o fim do mundo. Se a gente fosse fazer a BR-319 (Porto Velho - RO/Manaus - AM), eu até estaria MUITO mais preocupado.

    Eu levantei a bola do PY, mas eu mesmo não tenho certeza de que vou comprar um pra mim. Sei lá...acho um investimento "alto" para usar durante 5 dias... eu sei lá qdo vou precisar de novo. Um Px pelo menos posso ouvir as frequencias dos caminhoneiros e saber onde tem "puliça" e congestionamentos...ou seja, é muito mais útil pra mim...

    enfim...acho que cada um é cada um...compra quem quiser e faz a prova quem quiser tb...

    A idéia da comunicação é apenas para não ter que parar sempre que tiver que decidir uma coisa ou um caminho. Não achei que íamos num comboio tão grande assim que um talk about num iria resolver...rsrs

    Acho que tem que ser um passeio e não uma expedição/competição...ou seja, algo mais relax

    Enfim...mas como disse lá no início do tópico, é o Medina que manda! Afinal, a viagem é "dele" e estamos de "carona"...


    Abs

    Wald

    Não vou fazer parte deste passeio. Mas.......

    Para apreciar e aproveitar as " belezas " do Jalapão, recomendo um comboio de no máximo 3 veiculos.

    Todas as atrações serão melhor aproveitadas em um número reduzido de pessoas.

    Menos carros, menos Barulho.

    Muita coisa no " Deserto " só é percebida com o silêncio e descrição. E muitas pousadas não tem estrutura para " hospedar bem " uma quantidade grande de pessoas.

    No ano que estive no Jalapão, cruzamos com o pessoal da AdrenaLama, acredito que estavam com uns 8 a 10 carros. E um Troller zero do grupo havia capotado na estrada de chão, por indisplicência do motorista.

    Radio PX e TalkAbout é suficiente para tudo e a Serra da Canastra exige mais dos carros.

    Por existir sempre uma "estruturinha por perto" recomendo o acampamento com belos jantares a Luz do Luar, regados a muito vinho e bate papo. Do que dormir e comer em pousadas muito simples.

    Só uma sugestão.
    4X4 Brasil

  • #42
    Usuário
    Entrada
    18/09/2012
    Local
    Teresópolis/RJ
    Idade
    52
    Posts
    520
    Agradecimentos: 0
    Oxe, eu não sou dono de passeio nenhum!
    Ex Pajero GLS-B Diesel 94, Ex Defender 200 TDi 1992, Ex Nissan Frontier Serrana 2004 e atual Pajero Sport V6 2001 Automática.

  • #43
    Usuário
    Entrada
    18/09/2012
    Local
    Teresópolis/RJ
    Idade
    52
    Posts
    520
    Agradecimentos: 0
    O Franz me passou esse roteiro (já feito pelo Club XT 600) que dá para adaptarmos ao nosso passeio. Eu apenas o inverti, pois acredito que seja melhor ante a possibilidade de ir por Montes Claros. No final coloquei um mapa. Existe a possibilidade de fazer o Jalapão pelo sentido horário (como sugerido abaixo) ou anti-horário (que acho mais interessante), voltando, no final, pela Chapada dos Veadeiros.

    "Saindo de Dianópolis vc pode seguir direto para Ponte Alta. Seria um dia de viagem com direito a passar pela Cach da Fumaça, pela Cach do Soninho e o por do sol na pedra furada.

    Dia 2 saindo em direção ao canion da Suçuapara (passeio rápido pois fica ao lado da estrada) e seguindo pra Cach da Velha e pernoitando numa Pousada (onde era a casa do pablo escobar).

    Dia 3 em direção a Mateiros, passando pela Dunna do por do Sol. Pousadas em Mateiros e dia seguinte pra Mumbuca, Fervedouro e cach do Formiga

    Dia 4 em direção à Coaceral pela rota C e voltando pra Dianópolis pela Hell...

    Tranquilo... "

    -roteiro-definitivo-jalapao-2014.jpg
    Ex Pajero GLS-B Diesel 94, Ex Defender 200 TDi 1992, Ex Nissan Frontier Serrana 2004 e atual Pajero Sport V6 2001 Automática.

  • #44
    Usuário
    Entrada
    18/09/2012
    Local
    Teresópolis/RJ
    Idade
    52
    Posts
    520
    Agradecimentos: 0
    Se eu tivesse mais tempo, ainda faria a Estrada Real partindo de Ouro Preto!
    Ex Pajero GLS-B Diesel 94, Ex Defender 200 TDi 1992, Ex Nissan Frontier Serrana 2004 e atual Pajero Sport V6 2001 Automática.

  • #45
    Usuário Avatar de vwinit
    Entrada
    05/04/2011
    Local
    Salisbury - England AC/AC
    Posts
    1,772
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Marado Ver Post
    Grande VWinit;

    É apenas a aplicação da Lei de Murphy. O forista Carlos Siqueira, me relatou que em um passeio por estrada de terra, a última viatura sumiu. Olharam para trás e cadê o cara, nada. Ninguém escutou nada, nem percebeu nada. Voltaram e a viatura havia rolado o barranco, uma Marruá, o indivíduo tava lá dentro bem machucado.
    Ninguém vai sair para se machucar, mas quem sabe o que pode acontecer... A maioria aqui não se conhece, mas vai que tem um inconseqüente. As vezes nem é na viatura, num rio, num banho simples o cara escorrega e ...
    Mas isto é do Passeio... só acho que não devemos ir de "mão abanando".
    Quanto ao PY. acho essencial, pode ser a única comunicação com o exterior.
    Marado, concordo contigo na filosofia.
    Creio que TODOS devemos estar preparados para situações difíceis e cada um se cuidar ao máximo.
    Acidentes acontecem, mas podem e devem ser minimizados.

    A questão de médico na equipe é obrigatória em expedições ao Everest por exemplo... o que passa longe do Jalapão.

    Para tentar esclarecer melhor, eu acho sim, muito importante a questão Segurança e os riscos envolvidos. Acho que devemos saber sobre riscos e primeiros-socorros assim como sabemos de mecânica dos carros e já será suficiente para este "nível" de "aventura".

    O fator comunicação ajuda na segurança. Talk About só fala um com o outro e o grupo todo fica isolado (conversas paralelas). Ajuda, mas não resolve.

    PY, sim ... concordo com o Doc. TEM que ter e ponto.
    HT é eficiente tbm e fala com quem tiver PY na mesma frequência.

    Se for o caso, podemos alugar. Aqui em Ipatinga, fica por R$13 a diária de cada HT. Para eventos de pouca duração vale a pena o aluguel. No nosso caso, comprar um HT que poderá ser utilizado em várias ocasiões deve ser mais vantagem.
    Comprei antes de ir para Ushuaia um HT Dual Band(uhf+vhf) Baofeng de 5W. Já resolve... Hoje custa uns 250conto no ML.

    Comboios grandes são realmente complicados... Quanto maior, mais necessário serão os rádios. Mesmo que todos não tenham, posições estratégicas do comboio deverão assumir esta função. Mas aí já sai do propósito inicial de um passeio entre amigos e passa a ser entre alguns se desdobrarem para tomar conta de todos...

    Em comboio, sempre o carro da frente "toma conta" do que vem logo atrás... Mas numa estrada de chão, poeira e a vontade de apreciar tudo, a tendência é que durante os deslocamentos, o grupo ande mais longe um do outro;
    Mais uma vez, só funciona bem se tiver rádio ...

    Vamos conversando.

    Abraço!
    Land Rover Brasil 2014 - De 04 a 07 de Setembro em São Lourenço/MG

  • #46
    Usuário Avatar de lucar
    Entrada
    04/01/2012
    Local
    Pirassununga-SP/SP
    Idade
    43
    Posts
    649
    Agradecimento: 1
    O bacana do rádio em deslocamento é a comunicação ativa do grupo. Eu retirei um PX que tinha aqui e irei doar para outro companheiro aqui da cidade que tem feito trilhas e passeios comigo! Comprei um Cobra 148 gtl ex que deve ter mais de 20 anos.. é um baita rádio e não tenho licença para operar ele. Acho que o radio deve ser homologado para conseguir licença e este meu não homologa pois é chucrutado e tem mais de 160 canais... quando não estou em grupo deixo a antena recolhida (dobrada) e se preciso de alguma informação paro o veiculo e transmito! Usar rádio (PTT) qualquer que seja com veiculo em movimento é mesma coisa que usar celular, não pode e dá multa!

    O HT dual band é uma boa devido ao custo benefício e ser fácil de esconder em caso de alguma policia encanar. Viajo faz uns 10 anos com o PX e nunca me pararam ou pediram licença, porém se parar perco o rádio fora a multa e processo que demanda! Eu recomendo SIM o uso de comunicadores em viagens quando se esta em comboio a viagem fica bem mais bacana!

    Realmente a Canastra exige bastante do veiculo, mas o Jalapão deve exigir também..... fiz Parte da Canastra a menos de um mês sozinho, encontrei somente um jeep CJ (willys no caminho) e só dei mole em um lugar que fui fazer graça.... o guincho me sacou fora da encrenca... se não tivesse com ele estaria com problemas. Unica falha do veiculo foi a quebra de uma solda do cano de escape que trincou exatamente onde fui querer fazer graça... de resto tudo joia. Rodei em um dia uns 170km dentro do Parque (Babilonia, Serra Branca e por ai vai....) ..... Revisa o veiculo minuciosamente e boa viagem!

    73 para ttodos!
    4X4 Brasil
    LAND ROVER DEFENDER 110 2000 "GALEGA"
    Cj-5 1973 "Sangue Baum"
    PU2UVB QAP 146.000mhz / PX2L0880 QAP CANAL 16

  • #47
    Banido
    Entrada
    26/09/2011
    Idade
    44
    Posts
    282
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por lucar Ver Post
    O bacana do rádio em deslocamento é a comunicação ativa do grupo. Eu recomendo SIM o uso de comunicadores em viagens quando se esta em comboio a viagem fica bem mais bacana!

    Realmente a Canastra exige bastante do veiculo, mas o Jalapão deve exigir também.....
    Não existe motivos para encanar com o uso de rádios e realmente, para essas viagens em grupo, é muito util e divertido.

    Nunca ouvi falar de alguem que tenha sido preso ou levado uma multa pelo uso do rádio. Principalmente se vcs estiverem em comboio. Besteira se preocupar com isso. Mas eu recomendaria um rádio barato, pois para a maioria dos " mortais " o uso é muito restrito. E não compensa o grande investimento.

    Por incrível que pareça, a Serra da Canastra exige muito mais dos carros e do condutor do que o Jalapão.

    O Jalapão é uma grande planicie e a Serra da Canastra é Serra. "Ora bolas!"

    Quando estive no Jalapão não precisei ligar nem mesmo a Traçada da L200. E dormimos alguns dias ao lado de carros "normais" no meio do Deserto.

    Este roteiro por incrivel que pareça é " para iniciantes ", como dizia um amigo. Mas vale a pena conhece-lo.

    Leandro
    4X4 Brasil

  • #48
    Usuário
    Entrada
    18/09/2012
    Local
    Teresópolis/RJ
    Idade
    52
    Posts
    520
    Agradecimentos: 0
    Mas é o que estou dizendo desde o início: é apenas um passeio. Não é lugar para colocar nossos carros à prova nem testar nossa destreza como "off-roaders", mas para curtir o que o jalapão oferece.
    Considero chegar lá e voltar, pelas nossas estradas mais desafiante que andar por lá propriamente dito.
    Ex Pajero GLS-B Diesel 94, Ex Defender 200 TDi 1992, Ex Nissan Frontier Serrana 2004 e atual Pajero Sport V6 2001 Automática.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. TransLamazonica 2014
      Por Mirim no fórum Planejamento
      Respostas: 10
      Última resposta: 28/07/2013, 21:51
    2. Jalapão
      Por ards76 no fórum Passeios
      Respostas: 0
      Última resposta: 28/03/2011, 08:15
    3. Jalapão set/09
      Por crisamb no fórum Trilhas
      Respostas: 0
      Última resposta: 07/09/2009, 10:07
    4. COPA de 2014
      Por proença no fórum Humor
      Respostas: 7
      Última resposta: 20/06/2008, 13:17
    5. JALAPÃO? O FIM?
      Por caj no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 1
      Última resposta: 04/09/2003, 09:11

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade