x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 35
  • #1
    Usuário Avatar de Alexandre Mello
    Entrada
    16/01/2013
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,346
    Agradecimentos: 14

    Post Expedição Serra da Canastra em Julho de 2013 - Alguém Planeja Ir em Julho à Canastra?




    Estou planejando fazer uma Expedição para conhecer o Parque Nacional da Serra da Canastra em Julho deste ano. Pretendo permanecer 10 dias na região, a fim de conhecer as 4 Portarias do Parque e suas principais Atrações Naturais. Planejo conhecer a região há anos e após alguns meses de planejamento, finalmente partirei para lá no intuito de realmente conhecer o lugar sem pressa.

    Minha intenção na abertura deste Tópico aqui no Fórum 4x4 Brasil, é divulgar meus planos no caso de alguém com idéia similar a minha, de também se aventurar pela Canastra na mesma época, com ou sem conhecimento da região, possamos talvez nos juntar e participar conjuntamente na mesma aventura em meio a este tão comentado paraíso natural.

    Dia 09/07 (terça-feira) será Feriado Estadual em SP, onde terei 4 dias para preparar e revisar a viatura, além de preparar bagagens, provisões, material fotográfico e outros equipamentos básicos necessários para uma pequena expedição.

    Dia 12/07 (sexta-feira) pela manhã pretendo sair de São Paulo - SP em direção a São Roque de Minas - MG, se hospedando por lá e começando a desbravar pela Portaria 1 já no dia seguinte, 13/07 (sábado). Permanência estimada: 3 dias.

    Dia 15/07 (segunda-feira) pela manhã pretendo sair de São Roque de Minas em direção a São João Batista do Glória, atravessando o Parque até o distrito de São João da Canastra, Portaria 2, se hospedando em São João Batista do Gloria. Permanência estimada: 2 dias.

    Dia 17/07 (quarta-feira) pela manhã pretendo sair de São João Batista do Glória em direção a São José do Barreiro, se hospedando por lá e começando a desbravar pela Portaria 4 já no mesmo dia. Permanência estimada: 3 dias.

    Dia 19/07 (sexta-feira) pela manhã pretendo sair de São José do Barreiro em direção a Delfinópolis, se hospedando por lá para conhecer a região. Permanência estimada: 2 dias.

    Dia 21/07 (domingo) a tarde pretendo sair de Delfinópolis em direção a Sacramento, saindo pela Portaria 4 pelo interior do Parque, em direção a São Paulo - SP, retornando para o ponto de partida desta pequena Expedição.

    Este é o roteiro planejado, não necessariamente será seguido desta maneira. A permanência nos locais de hospedagem dependerá das atrações existentes, avaliando assim se valerá a pena ou não permanecer 3 dias ou 2 em um mesmo local.

    Como não conheço o Parque Nacional da Serra da Canastra e os locais que citei em meu roteiro, caso os colegas aqui do Fórum 4x4 Brasil com conhecimento e experiências anteriores na região tenham dicas ou referências para compartilhar, as mesmas serão bem-vindas e de grande proveito para alguém como eu, que desconhece a região, mas que irá para lá com vontade de conhecer e posteriormente relatar com detalhes os locais e aventuras que vivenciou pelo caminho.

    Seguindo a idéia do Título deste Post inicial do Tópico, caso alguém esteja com a mesma intenção e disponibilidade de ir para lá em julho, podemos combinar e possivelmente adequar o cronograma e o roteiro que detalhei resumidamente aqui.
    Troller T4 3.0 TDI 2010/2010 ("Novo Parceiro")
    Tracker 2.0 J20A 2007/2008 ("Velha Parceira")


  • #2
    Usuário Avatar de eduardolimaudi
    Entrada
    06/05/2013
    Local
    Uberlândia/MG
    Idade
    45
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Alexandre Mello Ver Post
    Estou planejando fazer uma Expedição para conhecer o Parque Nacional da Serra da Canastra em Julho deste ano. Pretendo permanecer 10 dias na região, a fim de conhecer as 4 Portarias do Parque e suas principais Atrações Naturais. Planejo conhecer a região há anos e após alguns meses de planejamento, finalmente partirei para lá no intuito de realmente conhecer o lugar sem pressa.

    Minha intenção na abertura deste Tópico aqui no Fórum 4x4 Brasil, é divulgar meus planos no caso de alguém com idéia similar a minha, de também se aventurar pela Canastra na mesma época, com ou sem conhecimento da região, possamos talvez nos juntar e participar conjuntamente na mesma aventura em meio a este tão comentado paraíso natural.

    Dia 09/07 (terça-feira) será Feriado Estadual em SP, onde terei 4 dias para preparar e revisar a viatura, além de preparar bagagens, provisões, material fotográfico e outros equipamentos básicos necessários para uma pequena expedição.

    Dia 12/07 (sexta-feira) pela manhã pretendo sair de São Paulo - SP em direção a São Roque de Minas - MG, se hospedando por lá e começando a desbravar pela Portaria 1 já no dia seguinte, 13/07 (sábado). Permanência estimada: 3 dias.

    Dia 15/07 (segunda-feira) pela manhã pretendo sair de São Roque de Minas em direção a São João Batista do Glória, atravessando o Parque até o distrito de São João da Canastra, Portaria 2, se hospedando em São João Batista do Gloria. Permanência estimada: 2 dias.

    Dia 17/07 (quarta-feira) pela manhã pretendo sair de São João Batista do Glória em direção a São José do Barreiro, se hospedando por lá e começando a desbravar pela Portaria 4 já no mesmo dia. Permanência estimada: 3 dias.

    Dia 19/07 (sexta-feira) pela manhã pretendo sair de São José do Barreiro em direção a Delfinópolis, se hospedando por lá para conhecer a região. Permanência estimada: 2 dias.

    Dia 21/07 (domingo) a tarde pretendo sair de Delfinópolis em direção a Sacramento, saindo pela Portaria 4 pelo interior do Parque, em direção a São Paulo - SP, retornando para o ponto de partida desta pequena Expedição.

    Este é o roteiro planejado, não necessariamente será seguido desta maneira. A permanência nos locais de hospedagem dependerá das atrações existentes, avaliando assim se valerá a pena ou não permanecer 3 dias ou 2 em um mesmo local.

    Como não conheço o Parque Nacional da Serra da Canastra e os locais que citei em meu roteiro, caso os colegas aqui do Fórum 4x4 Brasil com conhecimento e experiências anteriores na região tenham dicas ou referências para compartilhar, as mesmas serão bem-vindas e de grande proveito para alguém como eu, que desconhece a região, mas que irá para lá com vontade de conhecer e posteriormente relatar com detalhes os locais e aventuras que vivenciou pelo caminho.

    Seguindo a idéia do Título deste Post inicial do Tópico, caso alguém esteja com a mesma intenção e disponibilidade de ir para lá em julho, podemos combinar e possivelmente adequar o cronograma e o roteiro que detalhei resumidamente aqui.
    Fala grande Alexandre!

    Com certeza você fez uma ótima escolha ao eleger a Serra da Canastra como seu próximo destino offroad e aventureiro. Com certeza tenho interesse em fazermos pelo menos parte dessa trilha juntos, eu não conseguiria acompanhar a trilha toda porque em Julho estarei trabalhando, mas poderiamos encontrar em uma das portarias.

    Ambicioso seu plano de conhecer as 4 portarias em uma única expedição, eu já andei explorando a Serra quatro vezes e só conheço duas portarias, as principais e mais frequentadas pelo pessoal da região por terem mais atrações, cachoeiras, trilhas... etc, as de Delfinópolis e de São Roque.

    Para quem quer desafios offroad mais pesados Julho é uma época em que as estradas estão boas, sem barro, porque não chove desde março, quando termina a época de monções... mas mesmo assim é possível encontrar alguns desafios, principalmente saindo dos roteiros mais turísticos e pegando caminhos alternativos para chegar aos lugares desejados.

    Quanto a isso posso ajudar indicando uma pessoa em São Roque que conhece a região como a palma da mão e é muito gente fina!, o Bruno - gerente da pousada Barcellos, em São Roque (tel. 37-34331216), cara ele é gente finíssima, você pode mandar o seu roteiro pra ele por e-mail e ele vai te ajudar muito, com muitas dicas. E o mais bacana é que ele ajuda gente como agente sem esperar nada em troca, vou te dar um exemplo, certa vez eu mandei um roteiro pra ele no qual eu ficaria hospedado 3 dias em São Roque, na pousada dele e ele me retornou dizendo que eu deveria ficar menos tempo lá, assim eu poderia conhecer outros lugares... sentiu a honestidade da pessoa? P.S>: A pousada Barcellos é a melhor de São Roque de Minas e provavelmente a melhor da região, tem parede de escalada, piscina, quartos muito bons, ambiente familiar, frequentada por exploradores, fica a dica.

    Já eu, humildemente pelo pouco que conheço da região, analisando o seu roteiro, sugiro você começar a expedição por Delfinópolis, saindo de SP e fazendo - Franca - Cássia - balsa - Delfinópolis. "Delfí" - como é chamada por aqui, pode servir de base para você explorar a parte baixa da Cachoeira da Casca d'Anta e outros passeios. Em seguida atravessaria a travessia da Babilônia, Caminho do Céu, Morro do Rolador, povoado de São José do Barreiro, Vargem Bonita até São Roque de Minas. Esse, na minha opinião é o roteiro mais bonito da Serra da Canastra, podendo visitar a Cachoeira do Quilombo e Casca d'Anta (parte baixa).

    De São Roque você pode atravessar o parque conhecendo a Cachoeira do Jota (no povoado de São Batista da Serra, na metade da travessia do Parque), Cachoeira do Fundão, Garagem de Pedras, parte alta da Cachoeira da Casca d'Anta, parte alta da Cachoeira do Rolinhos e a nascente do Rio São Francisco.

    O caminho entre a portaria de Sacramento e Delfinópolis também é muito bonito. Você poderia retornar para São Paulo à partir de Delfinópolis, dê uma olhada, acho que é bem mais perto que de Sacramento.

    Coloquei aqui dois mapas. Um dos mapas não tem a estrada que liga a Cássia a Delfinópolis pois Delfinópolis Não faz parte do Circuito Serra da Canastra (que é um circuito meramente político pois Araxá e Barreiro não tem nada a ver com Serra da Canastra).

    Espero ter ajudado. Vamos trocar mais idéias até lá. E estaremos juntos na trilha de Limeira/Petrobrás na semana que vem!

    Abração!

    -mapa-serra-da-canastra-02-1-.jpg-lado_do_mapa_pq.jpg
    L200 TRITON 3.2 HPE AT / BF AT 265/75 R16
    Porque algum dia é preciso parar de sonhar, tirar os planos das gavetas e de algum modo começar -
    Amyr Klink

  • #3
    Usuário Avatar de Alexandre Mello
    Entrada
    16/01/2013
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,346
    Agradecimentos: 14
    Limaudi, seu roteiro é bastante interessante. Irei seguir suas sugestões de hospedagem e pontos turísticos dentro da Canastra, pois não conheço nada da região. Falando francamente, também achei ambicioso demais minha intenção de explorar as 4 Portarias em apenas 10 dias. Analisando friamente através de mapas, não é possível ter idéia da dimensão do lugar. Nessa hora, nada melhor do que contar com os relatos e experiências de colegas como você, que moram próximo da região e conhecem bem a Canastra.

    Entrarei em contato com o Bruno da Pousada Barcellos para negociar hospedagem e perguntar a ele qual a permanência que ele recomendaria em São Roque de Minas e nas outras cidades ao redor. Tenho 10 dias disponíveis de férias para permanecer na região, desde que não ultrapasse o limite do planejamento financeiro que fiz para isto.

    Se você estiver com agenda livre nos finais de semana dos dias 12 e 13 ou 19 e 20 em julho, poderia acompanha-lo nos locais que você já visitou, seja em São Roque de Minas ou em Delfinópolis.

    Novamente, agradeço pelas excelentes informações, meu camarada!

    Abraços!

  • #4
    Usuário Avatar de Gugu-Mairipa
    Entrada
    18/12/2012
    Local
    Mairiporã/SP
    Idade
    37
    Posts
    484
    Agradecimento: 1
    Quando meu filho tiver um pouquinho maior vou fazer esse rolê, pena que agora não dá..... Bom Passeio
    "Bananinhas Off Road" - Não nos pergunte se somos capazes, dê-nos uma missão 4x4 -
    Bande 98/99 jipe curto "Big Toy"/"Clone"

  • #5
    Usuário Avatar de Marcelopi
    Entrada
    21/04/2013
    Local
    Interior SP/SP
    Idade
    56
    Posts
    87
    Agradecimentos: 0
    Só para voce ter uma idéia de tempo e dificuldade de um trecho que percorri:
    Domingo pela manhã saí de Capitólio para São Roque de Minas. Ao abrir a portaria segui para a nascente do SãoChico e conheci Casca D´Anta parte de cima, com direito a um mergulho .
    Cheguei de volta a São Roque e almocei, chegando a Casca D´Anta parte de baixo por volta das 13 hs. Parti as 15 hs pela Serra Branca e Babilonia e cheguei no Glória as 19 hs.
    Foi corrido, mas o trecho da Casca D´Anta ao Glória pela Serra Branca e Babilonia é maravilhoso !!!Imperdivel
    Todo trajeto em 4x2. Perto da descida da Serra Branca 4x4 Reduzido para conseguir passar pelas pedras. Trecho muito ruim, mas nada assustador .Foi um dia chuvoso pela manhã e uma tarde linda !!!!
    T4 - 2010 - PRATA - 2 EATON TrueTrac - Rancho - BF AT
    Ex -T4 - 2006 - VERMELHO

  • #6

  • #7
    Usuário Avatar de Alexandre Mello
    Entrada
    16/01/2013
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,346
    Agradecimentos: 14
    Tatulama, excelentes vídeos! Aguçaram ainda mais minha curiosidade em explorar o Parque Nacional da Serra da Canastra. Me interessei pela Pousada Babilônia que aparece no terceiro vídeo. Aquele porco assado pareceu ser delicioso. É certeza explorar a Serra da Canastra em Julho.

    Agradeço pelos links dos vídeos, por conta deles irei fazer alterações no roteiro.

    Abraços!

  • #8
    Usuário Avatar de lucar
    Entrada
    04/01/2012
    Local
    Pirassununga-SP/SP
    Idade
    43
    Posts
    649
    Agradecimento: 1
    Como vai o planejamento da viagem?? Em julho eu, minha esposa e filha estamos de férias... Estou pensando em passar uns dias na Canastra, caso não vá para outro lugar!

    Posta mais infos dessa viagem quem sabe não nos encontramos por lá ou pelo caminho!
    LAND ROVER DEFENDER 110 2000 "GALEGA"
    Cj-5 1973 "Sangue Baum"
    PU2UVB QAP 146.000mhz / PX2L0880 QAP CANAL 16

  • #9
    Usuário Avatar de Alexandre Mello
    Entrada
    16/01/2013
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,346
    Agradecimentos: 14
    Citação Postado originalmente por lucar Ver Post
    Como vai o planejamento da viagem?? Em julho eu, minha esposa e filha estamos de férias... Estou pensando em passar uns dias na Canastra, caso não vá para outro lugar!

    Posta mais infos dessa viagem quem sabe não nos encontramos por lá ou pelo caminho!
    Lucar, dia 18/05 organizei um Passeio pelo Litoral Norte de SP, onde o colega Eduardo Limaudi de Uberlândia - MG, o mesmo que inseriu um Post bastante elucidativo sobre a Canastra neste Tópico, participou comigo deste Passeio, onde trocamos informações e combinamos de nos encontrarmos no final de semana (dias 13 e 14 de julho) em São Roque de Minas (Portaria 1), para explorar as atrações principais: Cachoeira Casca D'Anta e Nascente do Rio São Francisco, aproveitando que ele conhece o caminho, será então o Guia até esses lugares.

    Terei 10 dias disponíveis em Julho, juntamente com minha esposa, que irá me acompanhar nesta Expedição. Pelo que tenho avaliado, a Serra da Canastra é um lugar bastante popular em turismo de aventura, então não há risco de "ficar na mão" em caso de se aventurar sozinho, mas o ideal é seguir sempre em comboio, motivo pelo qual fiz abertura deste Tópico descrevendo meu planejamento inicial.

    Partirei de São Paulo - SP, onde Pirassununga é caminho obrigatório, pois irei pela Anhanguera até Ribeirão Preto. Podemos combinar de nos encontrarmos sim pelo caminho. Minhas amizades no meio Off Road aqui por São Paulo estão sem disponibilidade de tempo para encararem essa aventura coletivamente.

    Tópico anda um tanto parado, mas meus planos continuam ativos. Vamos nos correspondendo e combinando detalhes por aqui, quem sabe não surge mais alguém.

    Abraços!

  • #10
    Usuário Avatar de mauriciotravesso
    Entrada
    17/04/2006
    Local
    São José do Rio Pardo/SP
    Idade
    38
    Posts
    34
    Agradecimentos: 0

    Cool Serra da canastra

    Citação Postado originalmente por lucar Ver Post
    Como vai o planejamento da viagem?? Em julho eu, minha esposa e filha estamos de férias... Estou pensando em passar uns dias na Canastra, caso não vá para outro lugar!

    Posta mais infos dessa viagem quem sabe não nos encontramos por lá ou pelo caminho!
    Amigo!!... Estou indo pra la na sexta feira agora!!!... Eu postei as informacoea em outro forum!!.. Vou copia-las aqui!!!.... Vc nao esta tao longe de mim!!!... Eu ja conheço um pouco a serra !!... Estamos indo em 3 carros!!... Se quiser nos acompanhar!!!... Abraços!!!...
    Atual - Ranger 2.2 CS 4x4
    Antigos - TR4 07 Aut. / Jimny HR 2012 / TR4 05 Mec Preta

  • #11
    Usuário Avatar de mauriciotravesso
    Entrada
    17/04/2006
    Local
    São José do Rio Pardo/SP
    Idade
    38
    Posts
    34
    Agradecimentos: 0
    Galera, estarei passeando pelo parque nacional da serra da canastra neste final de semana próximo com minha noiva em minha tr4 e mais 2 casais de amigos com uma tr4 e um troller, vamos sair de são jose do rio pardo pardo-sp, na sexta (05/07) por volta das 20 horas, 190km (asfalto) até delfinopolis-mg, vamos dormir na pousada da lua (155,00 casal c/ café da manha), no sábado (06/07) cedo rumo a são roque de minas-mg (140km de estrada de terra), passando pela portaria de sacramento, entrando no parque nacional da serra da canastra, pararei para conhecer a parte alta da casca d'anta, nascente do rio sao francisco e talvez a cachoeira do rolinho. Dormiremos em sao roque, na pousada barcelos (155,00 casal c/ cafe), domingo (07/07) cedo vamos para vargem bonita-mg,sao jose do barreiro-mg, depois parte baixa da casca d'anta, seguindo até sao joao batista do gloria pelo vale da babilonia, dormiremos em sao joao, mas ainda não decidimos a pousada, pq talvez vamos ficar em alguma no meio da serra antes da cidade.
    Na segunda cedo por asfalto vamos até capitólio-mg, passar o dia na pousada do rio turvo (200,00 casal c/ cafe), curtir bastante a pousada e fazer um passeio de barco (50,00 p/ pessoa) nos canyons da represa de furnas.
    Na terça (09/07) acordar, tomar aquele café da manha e voltar para casa feliz da vida!...

    Coloquei alguns mapas em anexo para voces verem o caminho.

    Bom!.. Faz mt tempo que tenho minha conta aqui no forum, mas faz pouco tempo que venho acompanhando, agora estou convidando a galera ae!!... Que ja ja vou aparecer nos passeios que tem aqui no forum!!!.... Valeu!!...

    Mauricio ferreira
    cel 19 98382393 (claro) - me liguem qualquer duvida!!!
    Atual - Ranger 2.2 CS 4x4
    Antigos - TR4 07 Aut. / Jimny HR 2012 / TR4 05 Mec Preta

  • #12
    Usuário Avatar de mauriciotravesso
    Entrada
    17/04/2006
    Local
    São José do Rio Pardo/SP
    Idade
    38
    Posts
    34
    Agradecimentos: 0
    O tempo parece apertado!!... Mas vai ser show o passeio!!!...
    Atual - Ranger 2.2 CS 4x4
    Antigos - TR4 07 Aut. / Jimny HR 2012 / TR4 05 Mec Preta

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 5
      Última resposta: 13/04/2013, 13:27
    2. Serra da Canastra Reveillon 2013
      Por Erico Reis Rosa no fórum Planejamento
      Respostas: 17
      Última resposta: 19/01/2013, 09:12
    3. Expedição Serra da Canastra 2009
      Por Arawe no fórum Relatos de Viagem
      Respostas: 0
      Última resposta: 03/11/2009, 17:13

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade