Diesel armazenado por muito tempo, mesmo protegido de chuva, sol e poeira, tende a se deteriorar com menos de dois meses. O fenômeno responsável por esta deteriorização é a condensação do ar que está no interior do tanque. A variação de temperatura ocasiona a formação de água na região superior do tanque, que acaba se misturando com o Diesel.
Além da condensação, outro fator que torna o Diesel impróprio é a oxidação dos componentes químicos desse combustível que após três meses reagindo, tornam o combustível impróprio para o uso. Ao utilizar combustível oxidado ou contaminado com água, os danos à bomba e bicos injetores são enormes, podendo até inutilizá-los devido oxidação ou falta de lubrificação.
O ideal é manter o tanque sempre cheio, eliminando a presença ar, minimizando assim a condensação, e consequentemente a presença de água no combustível.
Combustível armazenado por mais de dois meses dentro do tanque deve ser descartado, e em tanques de metal o risco é maior ainda devido a ferrugem do mesmo.
até mais
