x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 29
  • #1

    Lastro em picapes usando água nos pneus




    Alguem ja pensou em usar ou usou agua como lastro nos pneus traseiros para evitar os problemas comuns de rodar com a picape vazia?

    Seria uma solução boa para firmar a traseira sem ter de levar nada na caçamba.

    Agora nao sei se isso pode danificar algo ou ter problemas em velocidades mais altas, desbalanceamento, etc.
    Mit Pajero Full 4P 3.5 Aut - ainda original...

  • #2
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    52
    Posts
    10,354
    Agradecimento: 1
    A prática é comum em tratores.

    No ford modelo 4600 que tenho, uso nos traseiros, no ford 7630, usava nos 4!

    Mais num veículo que o pneu gira bem mais rápido, pode ser um problema sério, pois a força centrífuga (acho que é essa), que pode fazer o pneu deslocar ou estourar em velocidades maiores.

    lembrando, que teria que colocar câmera de ar.

  • #3
    Usuário Avatar de negreira
    Entrada
    09/10/2008
    Local
    nas cavas e atoleiros da Serra da Cantareira/
    Posts
    2,249
    Agradecimentos: 0
    sim.... existe isso...


    .....mas é para ser feito apenas em tratores.....
    QUANTO + RISCADO FICA+ ME AMA
    []s paz saúde trilha e harmonia

  • #4
    Acho que o principal problema é a "massa sem mola" (unsprung mass). Sem mola ou amortecedor para absorver impactos. Até em trens, que parecem brutos, indestrutíveis, a massa não-amortecida (rodas, motor de tração, freios etc.) é mantida a menor possível, inclusive para poupar os trilhos.

  • #5
    É usado em tratores, mas num veículo dinâmico como um automóvel ou picape seria uma idéia totalmente inconcebível.
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #6
    Usuário
    Entrada
    02/10/2010
    Local
    Macaé/
    Idade
    40
    Posts
    210
    Agradecimentos: 0
    imagine por exemplo numa frenagem forte a 120 km/h toda essa massa de água empurrando para frente o pneu, bom não sou técnico na área, mas não me parece uma boa isso, outra, será que é possível conseguir balanceamento num pneu cheio de água??

  • #7
    VSmello, isso não ia ser diferente de vc estar com a picape com 200kg em cima, ou a mesma massa de água dos pneus. Ainda, vc não tem espaço par aque esta massa desloque e acelere. Ela está confinada.

    Acho que o problema é balaceamento...

    Mas que ia ficar 10 ia heim...

    Imagine nao patinar mais no asfalto, a picape ficar macia qdo vazia...melhor frenagem...alta estabilidade (CG lá em baixo!)
    Mit Pajero Full 4P 3.5 Aut - ainda original...

  • #8
    A frenagem ia ficar muito pior (e a aceleração também), porque a energia rotativa armazenada num pneu mais pesado ia ser MUITO maior.

  • #9
    Usuário Avatar de JEFFCATUNDA
    Entrada
    29/10/2006
    Local
    FORTALEZA/CE
    Idade
    62
    Posts
    4,632
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Nava Ver Post
    VSmello, isso não ia ser diferente de vc estar com a picape com 200kg em cima, ou a mesma massa de água dos pneus. Ainda, vc não tem espaço par aque esta massa desloque e acelere. Ela está confinada.

    Acho que o problema é balaceamento...

    Mas que ia ficar 10 ia heim...

    Imagine nao patinar mais no asfalto, a picape ficar macia qdo vazia...melhor frenagem...alta estabilidade (CG lá em baixo!)
    Será que não vale a pena testar???
    AQUI O PAPO É TROLLER E 4X4. ACESSE: https://www.facebook.com/groups/102579076519095/JEFFCATUNDA

  • #10
    Usuário
    Entrada
    31/01/2008
    Local
    Lagoa/RJ
    Posts
    793
    Agradecimentos: 0
    Pneu com água dá dengue!


    Isso não daria nem um pouco certo se a intenção é estabilidade na estrada. A finalidade de hidroinflar um pneu é unicamente aumentar o poder de tração sem necessidade de aplicar o peso diretamente sobre o trator. Geralmente até 75% de água nos pneus de tração e até 40% quando for só direcional.

  • #11
    Gente, esqueça trator...tamo falando de picape!

    O que muda em massa total do carro com ela carregada na caçamba ou disposta puntualmente nos pneus?

    concordo que talvez (precisa ser testado) a inercia de andar e parar fique alterada (qto? não sabemos). Não precisa por nos quatro...ideia seria lastro nos traseiros apenas e suficiente para aumentar a estabilidade.

    Pega um pneu 235 e mede o peso dele. Depois pega um pneu 33 MUD e mede o peso....deve dar uns 7kg x 25kg. E dai? O povo põe e anda do mesmo jeito!
    Mit Pajero Full 4P 3.5 Aut - ainda original...

  • #12
    Muda que massa girando tem uma dinâmica completamente diferente de massa em movimento linear. Fora que é massa sem mola, ou seja, que não é amortecida por uma mola, e suas oscilações não são absorvidas por um amortecedor.

    Um cálculo rápido: uma picape de 1500kg a 100km/h possui energia cinética de 578 mil Joules, o que é suficiente para colocar mais de 1,5 litros de água para ferver.

    Na mesma velocidade, considerando um pneu+aro de 20kg (eu não sei qto pesa um pneu+aro, estou chutando) com massa uniforme (eu sei que a massa não é uniforme, foi para simplificar) a energia cinética rotacional é de 152 mil joules POR PNEU, o que dá 600 mil joules para 4 pneus!

    Ou seja, a energia cinética rotativa nos 4 pneus é maior que a energia cinética linear da picape toda. O freio tem de dissipar o equivalente à fervura de 3 litros de água para parar o veículo.

    Eis a importância de manter o peso dos pneus e aros o mais baixo possível.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Usando um 4x4 pela Primeira Vez
      Por Adriano César F C Silva no fórum Técnicas de Condução e Navegação Off-Road
      Respostas: 50
      Última resposta: 24/11/2011, 13:08
    2. Lastro de chumbo
      Por israel teixeira no fórum Toyota Bandeirante
      Respostas: 11
      Última resposta: 21/03/2007, 22:08
    3. Usando a reduzida + 4x4 no asfalto !
      Por valmor no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 25
      Última resposta: 05/12/2005, 12:54
    4. Usando amortecedor de Wrangler no CJ-5
      Por cristiano no fórum Jeep Willys
      Respostas: 3
      Última resposta: 17/02/2005, 21:50
    5. Calibragem Pneus - Picapes
      Por ojaneri no fórum Picapes
      Respostas: 37
      Última resposta: 29/11/2004, 15:20

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade