x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 25
    Usuário
    Entrada
    05/09/2010
    Local
    Lajeado/RS
    Agradecimentos: 0

Exclamation Motores diesel modernos

Boa noite caros amigos.

Muito tem se falado de motores com elevada potência e pouca cilindrada.
    Se formos pesquisar um pouco mais a fundo, veremos que esta é uma tendência até mesmo em outros veículos.
    Agora desconsiderando nossos gostos ou crenças por marcas ou modelos ,o que acham desta nova leva de motores diesel sobrealimentados que estão começando a surgir no mercado?
    Considerando o fato de estes serem exaustivamente testados antes de serem lançados !
    Será que estes motores realmente serão um futuro certo, ou ainda podemos continuar idealizando nossos 3.0 ,3.2, 2,8 etc.... ??

Depois que a MIT pegou um motor de 87cv e transformou em 161cv, turboalimentando, intercooler e tudo mais... sei naum.... A minha 2001 é turbo alimentada, o mesmo motor em modelos anteriores nao tem nada disso... depois veio os intercoolers...É preciso lembrar que enquanto um motor que tem sua cilindrada original, roda 1.000.000 de km, outro com turbo roda 500.000, e outro turbinado intercolado roda 300.000. Lembra o que aconteceu com os gol, depois turbinaram o bixo... nao prestou.... Não sei se disse certo.. mas é o que penso...

Também acredito que os fabricantes irão continuar a inventar e aperfeiçoar periféricos para aumentar a potência dos motores, que foram projetados para trabalharem com uma certa potência, que garantiria sua durabilidade para uma certa quilometragem. Mas, numa sociedade de consumo selvagem, na qual um veículo é considerado velho com uns 200 mil km rodados, e passado para a frente para se adquirir um novo, os fabricantes vão continuar deitando e rolando em cima desses consumidores pouco exigentes. É a filosofia de " A BAGAÇA A GENTE PASSA PARA O PRÓXIMO".
    Um dos motivos de tantos vazamentos de óleo nesses motores TURBINADOS é o excesso de pressão para o qual eles não foram projetados.

Anthon

Usuário Avatar de TylerNTL
    Entrada
    13/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Anthoniusnikos Ver Post
    ... Mas, numa sociedade de consumo selvagem, na qual um veículo é considerado velho com uns 200 mil km rodados....

Anthon
    Hoje com 200k já dá quase para se candidatar a receber uma placa preta.
    No mínimo aqui pela minha região, onde a grande maioria tem Caminhonete para eventualmente fazer um passeio nas praias ou dunas, com 100k ela dificilmente ainda está na mão do primeiro dono.

Usuário
    Entrada
    31/01/2008
    Local
    Lagoa/RJ
    Essa história de motorzinho é coisa de Europeu. A indústria automobilística européia estragou o mercado de carros no Brasil, que vê como esportivo clássico o Gol GTS 1.8 , em vez de um Maverick V8, por exemplo.
    Até a GM aqui no Brasil teve que fabricar porcarias como os Opel para se manter no mercado. Acho que o último americano que ela fabricou aqui foi o Opala.
    Sei que grande parte da culpa disso foram os longos anos da proibição da importação e o preço do combustível aqui.

Usuário Avatar de Imperador!
    Entrada
    18/02/2010
    Local
    Fortaleza/CE
    Agradecimentos: 30
    Essa evolução dos motores faz parte.
    Os motores, em geral, tem rendimento muito baixo, dissipando grande parte da potência gerada na forma de calor.

Talvez as montadoras estejam aumentando o grau de eficiência dos motores, permitindo que cilindradas menores possuam resultados práticos bem próximos dos similares com cilindradas altas.

Sobre a questão da redução da vida útil do motor com turbo/intercooler, não posso dizer com certeza, mas acredito que é tudo questão de projeto. Por exemplo, o motor de 87cv da L200 foi feito para ser aspirado e a turbina que foi instalada mudou o projeto original, influenciando inclusive na vida útil. Já os motores de Ranger (2.8 e 3.0), Hilux (3.0) e Triton (3.2) foram desenhados para receberem turbinas, de modo que não acredito que tenha a vida útil reduzida por ter uma turbina, até porque quando fizeram os cálculos da vida útil do motor, o teste foi feito com turbina.
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
    Dodge RAM 2500 5.9 - "Spitfire"

Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    É verdade, concordo com o princípio dessa observação.

Hoje está em ênfase a produção de motores pequenos com grande rendimento.

Acredito que se um motor for concebido assim, tendo todas as adequações estruturais para o esforço que vai receber, a cilindrada pouco importa. O que manda é o bloco, virabrequim, pistões, bielas e todos os demais componentes internos suportarem a carga a qual serão submetidos.

É o caso dos motores Mitsubish L200. Não é surpresa ver um desses com seus 160Hp abrindo o bico, uma vez que seu projeto original prevê outro desempenho e principalmente durabilidade e resistência.
    Nesse aspecto chego a classificar também o powerstroke 2.8 das Rangers. Nada mais é que o HSD 2.5 com algumas melhorias, entretanto estruturalmente é praticamente o mesmo motor.

Já motores como o 2.5 das Nissan e o 2.0 da Amarok foram assim dimencionados e portanto existe um certo compromisso com a durabilidade e resistência apesar do desempenho.

Agora, o grande fato é que ainda temos o estigma de que motor diesel dura uma vida inteira, etc etc etc. Mas esquecemos que esses motores mais antigos não giravam mais que 3000rpm. Nos atuais, com rotação bem elevada, a pancada é muito maior e a consequencia disso já sabemos.

Eu me confesso fã da engenharia automotiva americana, onde o princípio do projeto de um carro prevê sobras para todos os lados; espaço, conforto, desempenho, durabilidade, cilindrada, potência e consumo também!!!!!!!!

Mas esse conceito está "demodê" devido às exigências ambientais atualmente estabelecidas.

Nessas a engenharia européia vem se destacando e cada vez mais estabelecendo-se como padrão mundial.

No Brasil, acredito que nunca tivemos um padrão definido, devido ao preço dos combustíveis entre outras variantes.

Os poucos veículos genuinamente americanos chegaram pra nós "capados" ou desfigurados como o exemplo das pick ups GM que nunca tiveram motores V8, das Ford que sempre usaram os V8 mais fracos da marca e das Dodge que pouco foram fabricadas. Já falando dos carros, Galaxye, Maverick e Dodge Dart, aqui foram oferecidos como produtos diferenciados para pessoas diferenciadas, ao passo que em seu país de origem eram carros populares. Motores 350 GM por lá são como motores AP VW aqui, esse que por sua vez é o motor V8 de maior produção no mundo.

Opalas, infelizmente são frutos de projeto EUROPEU, derivam do Opel Record e herdaram apenas a mecânica americana.

Por fim, os conceitos estão mudando e particularmente falando, não me conforto com a idéia de comprar um carro com 5 anos de idade sabendo que já está praticamente no fim da vida útili do seu motor.

E Comprar carro 0 Km, hehehehe, é outra lógica!!!!!!!!

Abraços a todos

Concordo.. mas como o amigo mesmo falou sobre os problemas gerados pelos penduricalhos acoplados ao motor.... cito o exemplo do aquecimento das l-200, bastante discutidos no forum, claro que ja soube de varios problemas de aquecimento nas l200 93/94, que nao tinham turbina nem nada. Nao sei dizer sobre os motores mais novos citados, mas sei que se nao me engano, a mit ate 2006/7 usa o mesmo motor de 87cv. Alguem sabe a partir de quando comecou a ser usado o intercooler?
    Kda caso é um caso, dependendo de como se usa, o motor dura uma vida inteira sem problemas... dependendo nao dura nem 100.000 km

Amigos... de uma olhada nisso... pelo que entendi o cara é dono de uma retifica... leia o que ele diz sobre o motor da toyota...
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=78754

Usuário Avatar de Daniel.Shimomoto
    Entrada
    30/01/2009
    Local
    Garça/SP
    Citação Postado originalmente por Renato Fraga Ver Post
    É verdade, concordo com o princípio dessa observação.

Hoje está em ênfase a produção de motores pequenos com grande rendimento.

(...)

Opalas, infelizmente são frutos de projeto EUROPEU, derivam do Opel Record e herdaram apenas a mecânica americana.

Por fim, os conceitos estão mudando e particularmente falando, não me conforto com a idéia de comprar um carro com 5 anos de idade sabendo que já está praticamente no fim da vida útili do seu motor.

E Comprar carro 0 Km, hehehehe, é outra lógica!!!!!!!!

Abraços a todos
    Renato;

Interessante análise sua. Vejo que no Brasil, até a década de 60, os projetos americanos "capados" tiveram aceitação no país mas depois disso foram verdadeiros fiascos. Veja o exemplo do Maverick, Dart, etc.

No meu ponto de vista: A partir da década de 70, ocorreram a predominância de projetos Europeus adaptados a particularidades do mercado nacional. Exemplifico: O Kadett usava motor 1.6 na Europa. No Brasil, partiram para 1.8 e 2.0, o proprio Fusca, na década de 70 na Alemanha era relançado com motor 1200cm3 enquanto no Brasil, o 1300 já não tinha mais aceitação. Depois vieram os 1,0L, tendencia esta que está morrendo em prol de motores um pouquinho maiores mas não menos econômicos.

Com relação ao diesel, acho que a tendência é a otimização dos motores. Dada a tecnologia atual, um diesel de alta rotação extraindo em torno de 50 a 70cv/L oferece um bom compromisso durabilidade versus desempenho. E é uma tendência mundial esses numeros.

Apenas para exemplificar, a nova Ford Superduty americana está com motor próprio, 6,7L e 390cv, o que corresponde a 58,2cv/L. Um numero proximo ao obtido por motores menores e de origem européia.

Abs!!!!
    Ford F-1000 XLT 4x4 1998/1998 - BF Goodrich A/T 31x10.5 e RL AVM - "Efão"
    VW Fusca 1983 - 1600 - "Galaxie 500"
    Ex. Ford Ranger XLT 3.0 - "Centenária"

Usuário Avatar de felippetti
    Entrada
    09/01/2004
    Local
    Brasília/DF
    Agradecimentos: 22
    Mas o que dizer de um Honda Civic VTI, com motor 1.6 de 160 cavalos e que dura bacarai? Estes motores rodam fácil mais de 500.000 Km...

Vocês perdem muito tempo procurando regra onde não existe.

Tipo:

Motor grande é mais durável...
    Motor pequeno é mais econômico...
    Motor de baixa rotação dura mais...
    Motor feito aspirado se turbinado dura menos...

E por aí vai. Tudo bobagem.

É uma discussão com argumentos sem nenhum fundamento principalmente as usam como exemplo motores que já deixaram de se produzidos.

Esse assunto já esta se tornando patético no fórum...
    L200 Triton AT 3.2 2010

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem