x
Convex Datacenter
  • #5545
    Usuário
    Entrada
    03/12/2011
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    52
    Posts
    328
    Agradecimentos: 0



    Forum como esse é muito importante, pra gente q tem ram!!! principalmente quem comprou a pouco tempo!!
    Eu mesmo aprendi muita coisa aqui basta ler com paciencia e saber filtrar tb.
    De acordo.
    Aprendi muita coisa aqui, e o melhor, temos o histórico disso tudo, fácil de acessar, registrar. Esse forum é uma excelente ferramenta. Esse nosso da RAM é um dos mais movimentados, e por ter todo esse movimento e ser tão democrático assim, temos problemas sim, como todos os outros.
    Tem muita galera de peso aqui que contribui pacas (Elias, Dammeto, Joester, Julien e outros colegas). E outros que estão aprendendo e ainda vão contribuir.
    Sei que é difícil levar a adiante algumas questões. Mas vamos nos esforçar, não é um outro que irá colocar o fórum abaixo.
    Vamos seguir adiante. Em nome da paixão pela marca e pelos nossos companheiros.
    Hilux SRV Top - 2014/2015
    Dodge RAM 2008/2008

  • #5546
    Banido
    Entrada
    22/08/2013
    Local
    Santa Maria/RS
    Idade
    40
    Posts
    538
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Rodrigo Souza Ver Post
    Aproveitando para que é do MS, aqui em CG achei um oficina que tem uma ferramenta que os americanos usam pra trocar pivô sem usar "dona marreta", troquei os pivôs da minha lá e realmente não judia da máquina. , contato: Marcos 67 98228962
    Amigo Rodrigo, o sistema de direção das RAM infelizmente é um dos piores que existem. E não se restringe apenas a modelos de 3Geração, a 4 tambem sofre disso (ram 2012). É chegar aos 40~50.000km e começa o toc toc.

    Te sugiro ler algumas paginas atraz onde fiz um post kilométrico de como ajustar este toc toc sem maiores dores de cabeça. Em casos como o teu onde recém está no inicio, as voltas no referido parafuso nao chegam a ser drásticas pra se obter resultado. Em outros porem (o meu foi um), tive que dar umas 5 voltas no parafuso que ajusta o eixo do pitman pra cessar o cleck cleck.

    Checa lá .

    Ps: Pra te facilitar:

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/pi...ml#post2274959
    4X4 Brasil

  • #5547
    Banido
    Entrada
    22/08/2013
    Local
    Santa Maria/RS
    Idade
    40
    Posts
    538
    Agradecimento: 1
    Pra quem não entendeu, o conceito é o mesmo deste vídeo, porém na RAM tem de se fazer deitado por baixo meio no "tato" ....


  • #5548
    Usuário
    Entrada
    03/12/2011
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    52
    Posts
    328
    Agradecimentos: 0
    Rodrigo, segue o passo a passo do Joester. Com isso deve resolver além da direção ficar mais firme.

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/pi...ml#post2274959
    Hilux SRV Top - 2014/2015
    Dodge RAM 2008/2008

  • #5549
    Desativado
    Entrada
    16/06/2015
    Local
    Ponta Pora/MS
    Posts
    895
    Agradecimentos: 16
    nao acho certo acabar com esse topico, os experientes desistir de postar no topico por causa de alguns que vem so pra especular..nossa camionete tem muito detalhe pra resolver e tem muito recurso pra gnt encontrar no exterior e no brasil tambem e que nos nao sabemos, mas as vezes algum sabe e pode postar pro pessoal pra resolver um problema, eu mesmo uso muito esse topico pra descobrir possiveis problemas ou toc toc que ela faz que alguem aqui ja teve e descobriu como resolver facilmente, as ccs do brasil sao careiras e tem detalhes que sao faceis de resolver.. ate mesmo os mais experientes nunca sera totalmente experiente, tem coisas novas solucoes novas que lanca no mercado pra possiveis problemas e que nesse topico nos podemos ir descobrindo e passando para os outros companheiros! AQUI É O UNICO LUGAR ABERTO QUE PODEMOS SOLUCIONAR PROBLEMAS DAS NOSSAS RAM'S, nao existe esse negocio de criar whats app(no geral e nao diretamente a esse topico) que depois de um tempo so vira besteira e ninguem mais conversa nada civilizadamente..entao vamos fazer o possivel pra manter esse topico que tem muita informacao e ainda tem muita informacao pra vim!

  • #5550
    Usuário Avatar de Guima-MS
    Entrada
    01/11/2010
    Local
    Interior/MS
    Posts
    707
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por joester.brondani Ver Post
    Pra quem não entendeu, o conceito é o mesmo deste vídeo, porém na RAM tem de se fazer deitado por baixo meio no "tato" ....

    Cuidado para nao estrangular a caixa de direcao , regulando o parafuso . Esse parafuso tira bastante folga e qualquer outro barulho , mais tem um limite , nao se pode apertar tudo .
    Dodge Dakota + Procomp 33x12.50 + MWM 2.8

  • #5551
    Banido
    Entrada
    22/08/2013
    Local
    Santa Maria/RS
    Idade
    40
    Posts
    538
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Guima-MS Ver Post
    Cuidado para nao estrangular a caixa de direcao , regulando o parafuso . Esse parafuso tira bastante folga e qualquer outro barulho , mais tem um limite , nao se pode apertar tudo .
    Veja que lá no meu post original eu menciono isso, que tem um meio termo que se passar do ajuste correto estrangula o pitman deixando a direção dura e sem voltar ao lugar apos uma curva....

    Mas aproveitando, pra nao ter erro mesmo: Cuidado pra nao apertar demais, simplesmente sair girando pra direita e deu...

    Tem que ser no tato. Virar de 1/4 em 1/4 de volta e ir tentando jogar o pitman (de preferencia com a ponteira de direção desconectada). Empurrar ele com força pros lados até deixar de ouvir o cleck cleck... Quando deixar de ouvir, testar a direção e ver se nao ficou muito dura. Não é algo exato, tem de se experimentar , tirar uma tarde com algumas cervejas pra ir testando. O resultado, se bem feito e com paciencia, é muito satisfatorio.
    4X4 Brasil

  • #5552
    Desativado
    Entrada
    16/06/2015
    Local
    Ponta Pora/MS
    Posts
    895
    Agradecimentos: 16
    Citação Postado originalmente por joester.brondani Ver Post
    Pessoal que ja fez de tudo pra tirar aquele "toc toc" da direção quando pega imperfeições na estrada, e aquela teimosia dela em nao querer andar reto (fica fugindo pra um lado ora pra outro), abaixo vai a solução (Requer um pouco de paciencia, uma marreta e algumas ferramentas):

    Ferramentas:

    1 Chave allen 3/16
    1 Chave de boca 16
    1 Marreta ou extrator de pivô.


    1) Essa nao é nessessariamente obrigatória, mas eu recomendo. Desconectar o pivo da ponteira de direção do braço "pitman", para deixa-lo solto da barra. Com extrator de pivô ou marreta pois nao é facil de sacar. Tambem da pra desrosquear a luva de ajuste da direção virando o volante todo pra um lado e desrosqueando até soltar, mas marque bem a posição que ela está originalmente pra nao deixar o volante torto quando montar haha... Depois de solto o pitman, tente joga-lo (mechendo pros lados) e verá/ouvirá um toc toc (pequena folga pros lados). É essa a folga que incomoda tanto, faz barulho e deixa a direção meio imprecisa. Existe um parafuso no final do eixo da caixa de direção (eixo estriado que conecta no pitman), que ajusta o eixo pra cima e pra baixo, e é neste parafuso que iremos mecher.

    Explicação: A engrenagem que conecta o eixo do pitman a caixa de direção cria uma folga em alguns pontos. O que se faz é descer levemente o eixo pra que a engrenagem mude os pontos de apoio/toque, pra lugares que ainda nao estão gastos.

    Segue a foto de como é e onde é a folga:

    Anexo 501513

    Então, acima da caixa de direção, bem na posição do eixo estriado, há uma porca 16, com um parafuso no meio. Esse parafuso tem encaixe pra chave allen:

    Anexo 501514

    Eu deitei embaixo da minha e fui com o capo aberto pra iluminar, e a mão ali pelo eletroventilador, e consegui mecher sem problemas e sem retirar nada. Basicamente, primeiro: Vc conecta a chave allen 3/16 no parafuso central pra evitar que ele saia da posição que se encontra quando você frouxar a porca trava 16. Afrouxe a porca cerca de duas voltas, e então aperte o parafuso allen 1/4 de volta. Mecha no pitman, se a folga continua, aperte mais o allen. Va indo até que sinta que melhorou, POREM, nao aperte demais, sempre teste virando o volante e ouvindo se há algum ruído ou se o volante fica duro, caso isso ocorra volte de 1/4 em 1/4 de volta até encontrar o meio termo.

    Basicamente isso resolveu os toc toc, os jogos de direção e inclusive uma pequena folga de meio cm que a direção tinha, no meu caso. Há casos em que a coisa tá tão preta que nao adianta mais. Esse parafuso tem recurso de ajuste justamente pra isso.

    TAMBEM é recomendado fazer o ajuste de pré carga do rolamento na outra extremidade da caixa de direção (onde conecta o braço que vem da direção), porem no meu caso nao fiz por não ter a chave adequada, fazendo isso resolve-se 100% normalmente até os casos mais críticos.

    Ajuste de pré carga:

    Anexo 501516

    Desconectar a luva que conecta a barra de direção a caixa, afrouxar a contra-porca em forma de losango (circular).

    Anexo 501517


    Onde atua?

    Anexo 501519

    A chave nessessária:

    Anexo 501520

    Bem, no meu caso apenas o ajuste do eixo do pitman resolveu o problema.


    Pra quem gosta de brincar e aprender, mecanicos de fim de semana, mãos a obra

    Um abraço!
    joester otima solucao! esse toc toc que vc quer dizer é aquele que sentimos no volante? que PARECE um joguinho da cruzeta da coluna da direcao se movendo? pois desde que essa ram era de um parente meu, ele vivia encucado com esse toc toc, ja tinha trocado desde tudo pivo, barra de direcao, cubo, e nunca resolveu esse negocinho chato! ate eu comprei pq achava que era "normal" pois a minha ram preta tambem fazia, mas ai esta uma grande solucao que nem eu sabia!

  • #5553
    Banido
    Entrada
    22/08/2013
    Local
    Santa Maria/RS
    Idade
    40
    Posts
    538
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por laramie Ver Post
    nao acho certo acabar com esse topico, os experientes desistir de postar no topico por causa de alguns que vem so pra especular..nossa camionete tem muito detalhe pra resolver e tem muito recurso pra gnt encontrar no exterior e no brasil tambem e que nos nao sabemos, mas as vezes algum sabe e pode postar pro pessoal pra resolver um problema, eu mesmo uso muito esse topico pra descobrir possiveis problemas ou toc toc que ela faz que alguem aqui ja teve e descobriu como resolver facilmente, as ccs do brasil sao careiras e tem detalhes que sao faceis de resolver.. ate mesmo os mais experientes nunca sera totalmente experiente, tem coisas novas solucoes novas que lanca no mercado pra possiveis problemas e que nesse topico nos podemos ir descobrindo e passando para os outros companheiros! AQUI É O UNICO LUGAR ABERTO QUE PODEMOS SOLUCIONAR PROBLEMAS DAS NOSSAS RAM'S, nao existe esse negocio de criar whats app(no geral e nao diretamente a esse topico) que depois de um tempo so vira besteira e ninguem mais conversa nada civilizadamente..entao vamos fazer o possivel pra manter esse topico que tem muita informacao e ainda tem muita informacao pra vim!
    Eu gosto dos teus posts pois são sempre concisos e com alguma informação nova, nunca é baboseira.

    Eu havia desistido de entrar aqui, mas tem algo que me faz sempre voltar, que é ver alguem precisando de alguma ajuda, e saber que eu posso ajudar.

    Só acho que tem coisas que são bruscamente desvirtuadas por aqui, alguns post as vezes que estão tomando uma linha bacana, alguma discussão técnica legal e afins, e aparece um perdido lá no meio postando um monte de baboseira nada a ver, e destoando completamente do raciocinio a que o post seguia.

    Enfim... que venham as discussões de alto nível novamente.

  • #5554
    Banido
    Entrada
    22/08/2013
    Local
    Santa Maria/RS
    Idade
    40
    Posts
    538
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por laramie Ver Post
    joester otima solucao! esse toc toc que vc quer dizer é aquele que sentimos no volante? que PARECE um joguinho da cruzeta da coluna da direcao se movendo? pois desde que essa ram era de um parente meu, ele vivia encucado com esse toc toc, ja tinha trocado desde tudo pivo, barra de direcao, cubo, e nunca resolveu esse negocinho chato! ate eu comprei pq achava que era "normal" pois a minha ram preta tambem fazia, mas ai esta uma grande solucao que nem eu sabia!
    Esse mesmo rapaz.. aquele toc toc , q parece algo solto, primeiro se imagina que é pivo, depois cruzeta, depois coluna...

    Isso é uma folga meio que caracteristica que acaba aparecendo entre a engrenagem "rosca sem fim" e a dentada, que atuam ali comandando o braço pitman. Aparece mais acentuadamente quando se usa pneus maiores e baixa calibragem.

    Apertando este parafuso, você desloca o eixo do pitman pra baixo, tirando o contato da rosca sem fim (do eixo com a engrenagem) da área desgastada, e dando mais um tempo de vida pra caixa de direção , sem toc tocs.

    Mas como eu disse, ajuste moderadamente. Compra uma caixa de cervejas e tira um dia pra brincar.

    Abraço!

    EDIT: Isso é uma das causas de pickup vagante/errante tambem (que custa a ficar quieta no centro da pista), vulgo "passarinheira"...
    4X4 Brasil

  • #5555
    Usuário
    Entrada
    11/05/2014
    Local
    Serro/MG
    Idade
    32
    Posts
    59
    Agradecimentos: 0
    Pessoal,infelizmente não tenho cacife ainda pra ter uma Dodge,mas agrado muito do caminhão.
    Vi que a umas duas paginas anteriores se estava falando sem muita certeza se a nova já está chegando as concessionárias.
    Sábado dia 07 11,vi uma carreta com duas Ram,um Grand Cherokee e uma Sprinter na BR116 sentido Governador Valadares.
    Acredito eu que para serem entregues em alguma concessionária.
    Por sinal,muito bonitas as novas rodas e muito interessante os porta objetos na lateral da carroceria.

  • #5556
    Desativado
    Entrada
    16/06/2015
    Local
    Ponta Pora/MS
    Posts
    895
    Agradecimentos: 16
    Citação Postado originalmente por joester.brondani Ver Post
    Esse mesmo rapaz.. aquele toc toc , q parece algo solto, primeiro se imagina que é pivo, depois cruzeta, depois coluna...

    Isso é uma folga meio que caracteristica que acaba aparecendo entre a engrenagem "rosca sem fim" e a dentada, que atuam ali comandando o braço pitman. Aparece mais acentuadamente quando se usa pneus maiores e baixa calibragem.

    Apertando este parafuso, você desloca o eixo do pitman pra baixo, tirando o contato da rosca sem fim (do eixo com a engrenagem) da área desgastada, e dando mais um tempo de vida pra caixa de direção , sem toc tocs.

    Mas como eu disse, ajuste moderadamente. Compra uma caixa de cervejas e tira um dia pra brincar.

    Abraço!

    EDIT: Isso é uma das causas de pickup vagante/errante tambem (que custa a ficar quieta no centro da pista), vulgo "passarinheira"...
    perfeito!! qualquer hora que tiver atoa um sabadao vo me atraca nisso dai pra ver! minha cx de direcao ja ta com retentor estourado, vou mandar tirar p troca retentor, deve ficar melhor ainda pra apertar ne? ou tem a questao do tanto de aperto pra verifica com o volante?

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 5 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 5 visitantes)

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade