Postado originalmente por
laramie
pessoal, passando um relato aqui sobre alinhamento das rams..
quando montei minha suspensao e sai pra rua, sentia muito a direçao puxar-soco pro lado esquerdo, qualquer desnivel na rua ou recapamento a direcao puxava-soqueava pro lado esquerdo a ponto que eu precisava corrigir no volante, ai levei no alinhamento, ficou 100% o alinhamento e o rapaz so disse que 1 amortecedor de direcao estava estourado, ai fui rapidamente e comprei 1 amortecedor de direcao original mopar e coloquei no lugar provisoriamente ate chegar outro importado, ai levei outra vez la e ficou mesma coisa, nao adiantou nada, ai depois reparei que tinha 1 tirante(barra que fixa o diferencial no chassi) virado de ponta cabeça, era no sabado, liguei pro mecanico e agendei com ele 1 bico pra virar, era servico rapido, ai quando viramos o tirante, sai com a camionete e continuo esse maldito problema! ai nao sabia mais oq fazer, encomendei dos EUA uma track bar ja estava vendo 1 barra de direcao nova 1 cx de direcao nova, pois nao sabia qual o maldito problema!
ai falando com 1 amigo meu, ele me indicou verificar a regulagem do tirante, ai deitei embaixo da camionete e vi que o lado do passageiro estava em uma posicao e o lado do motorista em uma posicao diferente, ai estranhei pq geralmente essas regulagens tem de estar os 2 lados na mesma posicao, ai entrei no manual de instalacao da marca da suspensao e vi la que tinha que estar em sentido 12h no marcador do diferencial, ai ta cheguei na loja de pneus e disse ao rapaz que ajuste para mim, ele disse "nao tem nada a ver isso ja mexi muito nas outras camionetes e nao faz diferenca nenhuma" ai ja subiu meu sangue com ele e disse "como que nao tem nada a ver se isso é o que centraliza o diferencial da camionete". ai blz fiz la no sentido que o manual da suspensao dizia, ficou 100%! nao puxa nada, direçao muito firme, tudo redondinho 100%!
e o rapaz que me indicou que verificasse essa regulagem do tirante, disse que quando ele levou no alinhamento o pessoal falou a mesma coisa pra ele, que nao adiantaria nada que isso nao mudaria nada na direcao da camionete, entao por isso eu axo que dependendo da loja o pessoal nao sao treinados, nao tem experiencia pelo menos nas nossas rams que sao eixo rigido!
entao pro pessoal que tiver algum problema na hora de trocar a suspensao ou usar em modo severo que chegue a mover essa regulagem algo assim, va direto nessa regulagem! vc mesmo consegue regular nao precisa elevar a roda do chao nem tirar pneu nada! nao afeta o alinhamento das rodas tambem! so soltar um pouco a polca do tirante e girar a regulagem!
AGORA UM SEGREDO SOBRE OS SHIMMYS-DEATH WOBBLE:
todo mundo fica quebrando a cabeça pra concertar isso e querendo saber o motivo de acontecer isso, se é problema em alguma peça ou algo assim! 1 rapaz ja tinha entrado em contato cmg pedindo sugestoes do que melhorar isso pois a dele dava direto! ai recomendei a eles amortecedores de direcao e mais alguns produtos que melhoraria, depois de 1 tempo ele falou cmg outra vez, disse que jogou a regulagem do tirante ate o final da regulagem e resolveu todo o problema! nao fez mais nada de death wobble ou shimmy! sem nenhuma alteracao em amortecedor nem barras que prometem acabar com esse tal problema!